Geralmente, no dia seguinte a um jogo do Botafogo, tenho costume de falar algo sobre a peleja, mas hoje não. Abro uma exceção, afinal, é algo para ser comemorado.
Momentos antes da vitória sobre o Volta Redonda, a surpreendente notícia da saída do Eduardo Freeland, que comandará o futebol profissional do Bahia, após ter sido "rebaixado de cargo" (por incompetência) pelo John Textor.
Já deixo claro que a saída do Freeland me deu muito mais alegria do que os cinco gols de ontem. Um cara fraquíssimo, arrogante e completamente inapto para o cargo de diretor de futebol em Série A. E vou além: O Botafogo retornou à primeira divisão...
...apesar do Eduardo Freeland.
Alguns torcedores deram méritos ao dirigente, mas esquecem que ele encheu o time de refugos, quis manter o Chamusca (só cedeu após pressão da torcida), queria trazer Fernandão, perdeu o timing na renovação do Navarro, etc.
O mesmo EF que, ciente que perderia o espaço após a confirmação da SAF do Botafogo, ainda trouxe algumas merdas em 2022 (Klaus, Fabinho, Breno, Vinicius, renovou com Barreto...). E por fim, o cara que há duas semanas atrás fez questão de viajar de graça para Londres às custas do Textor, falando em projeto para base, etc.
Cara de pau!
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
Pensei a mesma coisa: que cara de pau! Viajar as custas do Textor pra fazer esse papelão. Mas pra quem viu ele fazendo o que fez não se surpreende. E bem do tipo deitão que gosta de fazer farra com a verba alheia, afinal foi isso que fez no clube com essas contratações espúrias e renovações vergonhosas. Vai tarde e não volte nunca mais!!!
ResponderExcluirIsso mesmo, Paulo! É um cara arrogante...e fraquíssimo.
ResponderExcluirAbs e SA!!!
Sobre a saída do Freeland, acho que até demorou, pois pela 896ª vez afirmo que o retorno para a série A se deu pelo campo e bola e principalmente pelo trabalho do E. Moreira.
ResponderExcluirO Freeland, segundo as noticias, brigou pela manutenção do Chamusca e foi voto vencido... A conclusão óbvia é que achava o trebelho bom.
Uma outra hipótese é que se o Freeland desejasse de fato trabalhar com a base, teria permanecido no Flamengo e não aceitaria o convite do Botafogo; assim, como recebeu uma proposta para cuidar de todo o futebol do Bahia, decidiu deixar a base do Botafogo.
Todavia, quando da demissão do E. Moreira e recolocação do Freeland em outra função, o PVC criticou o Textor em 22 de fevereiro:
"Textor pode fazer bem ao ambiente do Botafogo, mas comete erros na chegada, como não olhar nos olhos dos funcionários que demite e troca de função, como Enderson Moreira e Eduardo Freeland. Quem vê gestão vê coração, ou o Bayern de Munique não homenagearia seus craques do passado todos os anos, em todas as conquistas."
https://ge.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2022/02/22/john-textor-cavani-e-o-dinheiro-do-barcelona-cuidado-com-a-arrogancia.ghtml
Criticou sem considerar a fala do próprio Textor sobre o novo trabalho do Freeland, obviamente anterior a data da critica. Em 11 de fevereiro, escreveu o Textor:
"Estou feliz em anunciar: Eduardo Freeland aceitou o novo cargo de gestão, trabalhando diretamente comigo para desenvolver instalações de excelência da academia do Botafogo (divisões de base). Ele se juntará a mim em Londres na semana que vem com o presidente Durcesio para darmos início a esse projeto glorioso!"
https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2022/02/6336385-botafogo-muda-funcao-de-freeland-e-contrata-ex-vasco-para-comandar-o-futebol.html
Agora em 7 de março, disse o PVC sobre a saida do Freeland para o Bahia:
"Eduardo Freeland é o novo diretor-executivo do Bahia. Depois de ser afastado de suas funções no departamento profissional do Botafogo, onde foi campeão da Série B, e de ser deslocado para o projeto das divisões de base, estratégico para a SAF, Freeland troca o Rio de Janeiro por Salvador para comandar o processo de recuperação do Bahia."
https://ge.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2022/03/07/bahia-contrata-diretor-executivo-eduardo-freeland-que-sai-do-botafogo-para-comandar-projeto-de-recuperacao.ghtml
E se o Textor tivesse demitido o Freeland após o acerto na mudança de cargo, o que diriam os comentaristas?
Eu nunca gostei do trabalho do Freeland e até achei que demorou a sair, como escrevi inicialmente, mas mesmo que fosse o Guardiola do departamento de futebol, não há problema algum em ser demitido ou pedir demissão, desde que o acordado em contrato seja respeitado.
Se para o PVC o Textor agiu mal em trocar o Freeland de função, obviamente com a concordância do próprio Freeland, agora seria hora de "criticar" o Freeland de ter aceitado a proposta do americano para gerenciar um projeto e pouco tempo depois resolver deixar o clube.
Repito que não tem nada de errado, mas se um pode sair quando bem entender e de fato pode, o outro também pode modificar as coisas como e quando achar necessário... Menos quando se deseja criticar.
SA!!!
Marcio, é por essas e outras que eu não fico sentido quando demitem o Enderson ou qualquer outro nesse ramo do futebol. São todos iguais.
ResponderExcluirAbs e SA!!!
Rodrigo, o pior é ver muitos torcedores agradecendo ao Freeland o trabalho feito, quase como se tivesse feito filantropia...
ResponderExcluirUm excesso de gratidão que não concordo.
No caso eu sou obrigado a lembrar do rival, onde o centroavante fez dois gols do titulo da Libertadores 2019 e muitos torcedores atualmente reclamam e até pedem que seja barrado, por causa dos muitos gols que perde.
Não vou entrar no mérito se estão ou não exagerando, pois não é problema nosso, mas se fosse por aqui...
SA!!!
Marcio, são os torcedores tiktokers que se empolgam com anúncios engraçadinhos do clube em redes sociais! rs
ResponderExcluirAbs e SA!!!
RODRIGO, esses "panacas" da área esportiva, particularmente os ligados a "rede esgoto", enviaram emissários para conversar com o americano, querendo promover entrevistas exclusivas, etc, etc, tudo para enaltecer o projeto e mamarem algum por fora, captou meu amigo?
ResponderExcluirLevaram uma mão de merda do JT e passaram a criticar abertamente todo o trabalho do americano. É o lema deles, sem "dindim" serão sempre criticas.
Não posso afirmar ser verdade, mas para mim não seria novidade alguma, pois é só lembrarmos as "mutretas" em vários títulos de certo time que os juízes ajudavam e ganhavam emprego de comentaristas de arbitragem na TV.
Por isso que, desculpe o palavreado, mas "cago e ando para opiniões de galvão bueno, pvc, lédio ( com minúsculas mesmo ) e outros que infestam a mídia esportiva.
Embora não fosse da mídia, o freeland era conivente com esses caras e com as indicações de "pseudos" craques por parte de empresários amigo$. Vai com Deus e não volte mais ao GLORIOSO.
Jota, pois é! O EF é o típico do jovem (incompetente) que ficou fascinado com "poder" e mostrou em pouco tempo que jamais poderia executar as funções à ele atribuídas.
ResponderExcluirAbs e SA!!!
O cara conseguiu passar uma imagem falsa de que foi o responsável direto pelo título da série B. O Bahia está totalmente desinformado e não sabe a besteira que fez. É mais uma escória que se vai. Adeus!
ResponderExcluirRodrigo, muitos atestam que fez um grande trabalho por causa do Acesso Total... Eu não assisti e não posso comentar, mas quando o E. Moreira assumiu na 12ª rodada e 13 pontos ganhos, se não estiver enganado, o acesso era de total raiva, já que era uma realidade distante à época o retorno à série A.
ResponderExcluirSA!!!
Klaus, o pior é que ele conseguiu enganar muito trouxa.
ResponderExcluirMarcio, mesmo vendo o AT, achei risível a participação dele.
Abs e SA!!!
Parece que a chegada do Mister John Textor trouxe bons ventos para o Botafogo. Gradativamente as malas sumirão, e tomara que o EF na sua infinita incompetência leve os pernas que contratou para o Bahia.
ResponderExcluirGosto do Bahia, tomara que suba, mas com o Terralivre, sei não. Aqui no Botafogo só subiu pela pressão da torcida para mandar o mecânico embora, caso contrário estaríamos na série C. O mérito da subida foi do EM e dos jogadores, mas parece que o time baiano está apostando no EF. Boa sorte pra ele e para o Bahia, e que o ex diretor de futebol não volte mais. Abs e SB!
Rodrigo, mais um detalhe.
ResponderExcluirTorcedores andam preocupados com a demora nas contratações e a chegada do novo técnico... Eu ainda não estou preocupado, mas não digo que quem assim pensa está errado
Entretanto, mesmo que a demora seja um fato, também é fato de que o time deixado para a SAF é bem fraco, segundo o que expressou o Freeland ainda em setembro:
Em 29/09/2021;
"Hoje, a folha do futebol está em pouco mais de R$ 2 milhões. A ideia do presidente é dobrar isso. Muita coisa pode acontecer, mas essa é a expectativa. Precisamos construir isso ainda. Esse orçamento é a partir de maio ou junho, porque a nossa receita de primeiro semestre ainda será de Série B. Queremos manter a base desse elenco, muitos mostraram que têm condições de ficar, e encorpar para a Série A. Acredito que teremos uma equipe forte a partir de junho. Antes disso, precisamos de muita criatividade."
https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/cartada-por-navarro-o-dobro-da-folha-e-chefe-de-mercado-freeland-projeta-o-2022-do-botafogo.ghtml
Ou seja, o elogiado Freeland não conseguiu, junto à diretoria, manter a base e os contratados até o presente momento mostraram quase nada ou muito pouco.
O Textor pode e deve ser cobrado pelo atraso, mas o fato de precisar contratar 400 jogadores não é sua culpa.
Se retirarmos o Textor do cenário e passarmos a trabalhar com o cenário anterior, manter a base e "encorpar" a equipe em maio e junho, considerando o que de fato ocorreu... Estaríamos muito mal parados com o planejamento do Freeland.
SA!!!
Sergio, agora essa bomba é problema do Bahia. Heheheh
ResponderExcluirMarcio, eu confio no que está sendo feito, mas considerando que precisamos de um time inteiro titular de reforços e faltar exatamente 1 mês para o BR, estou bem preocupado agora também.
Abs e SA!!!
Rodrigo, mas o porquê do Botafogo precisar de um time inteiro titular, o que justifica a sua preocupação, foi ocasionado por um erro de planejamento imediatamente anterior à chegada do Textor.
ResponderExcluirSA!!!
Não sei exatamente quais as atribuições de um "diretor-executivo" no futebol profissional. Pode ser que o demissionário profissional seja muito bem qualificado para o cargo e tenha vários dos atributos necessários para tal. Entretanto, o que chega ao meu conhecimento não lhe é favorável, muito pelo contrário, senão vejamos alguns fatos do futebol profissional do Botafogo FR sob a gestão do EF, de que me recordo:
ResponderExcluir- a eliminação na Copa do Brasil para o ABC de Natal;
- a não classificação para as finais do carioquinha com, salvo engano, uma das piores campanhas da nossa história;
- montagem de elenco da pior qualidade, com excesso de jogadores em algumas posições, carências em outras;
- a insistência na manutenção do Chamusca, que, ao que tudo indica, só foi demitido por conta das pressões da torcida;
- as péssimas contratações feitas em 21 - se não há dinheiro e se a previsão era de termos aumento de receita em maio/junho, que se esperasse ao invés de atender os pedidos do treinador de plantão.
Isto posto, página virada. Parece que o gerente da base do S. Paulo saiu de lá e está livre no mercado. E o cara, pelo que eu li, não sei se procede, fez um bom trabalho no tricolor paulista.
Outra coisa do EF: esta é a 3ª vez que ele sai do Botafogo. Saiu da base em 2016 para o Cruzeiro. Retornou. Em 2018 tornou a deixar a base para ir trabalhar no esgoto. Retornou, desta vez para o profissional. E saiu.
Faz parte, desde que os compromissos assumidos sejam honrados. Não sei se ele teria que pagar alguma multa. Se é só o aviso prévio, por mim pode ir embora.
Para encerrar, perfeita a cronologia dos acontecimentos: o cara vai a Londres visitar as instalações do Crystal Palace, e sei lá mais o quê, além de comer fish´n chips, volta e nem 1 mês depois sai para trabalhar na série B. Rapaz de visão...
Abs.
Negociações são sempre difíceis principalmente em se tratando de bons jogadores. A razão da demora do Textor em contratar é motivada em primeiro lugar pelo fato da SAF ter demorado a sair e o outro motivo é que o cara tem grana mas não é burro para gastar a toa, coisa que o Botafogo fez durante décadas.
ResponderExcluirClaro que nós torcedores estamos ansiosos, mas acho que até o início do brasileiro vamos ter um time razoável e como disse o Textor, há uma segunda janela no meio do ano.
Eu acho que ele vai fazer um time para ter um campeonato digno, sem sustos. Ano que vem é outra história. Não se constrói um grande time da noite pro dia, às vezes acontece, mas é raro. Abs e SB!
Marcio, viva EF e o legado que nos deixou. Rs
ResponderExcluirHahaha. Eduardo, o Freeland é realmente um poço...sem fundo.
Abs e SA!!!
Não sei se o Sérgio se refere a demora para a SAF sair em relação ao prazo para encontrar um investidor ou em relação à burocracia desde a chegada do Textor até a assinatura final.
ResponderExcluirSe for em relação à chegada do investidor e a assinatura final, o porta-voz das negociações, o advogado André Chame, estimou em dezembro que tudo seria feito em até dois meses, prazo considerado curto em uma negociação desse porte.
Em 31 de dezembro, disse o Chame:
" Estimamos que todo o processo seja concluído ao final do prazo de sessenta dias, o que é um tempo considerado curto para operações deste porte e complexidade. Desta forma, sei que todos temos uma grande ansiedade relacionada ao tema, mas peço ao torcedor que tenha paciência caso sejam necessárias dilações destes prazos(...)"
https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/porta-voz-preve-conclusao-do-negocio-da-botafogo-saf-com-john-textor-em-ate-60-dias,21f2059cfb0f02a349c3348eb04de0afbf3u5hec.html
Um outro problema e que no caso não há nada que o Botafogo possa fazer é em relação as especulações divulgadas, pois se for desmentir, emitirá 500 notas oficiais por dia... Isso cria todo um debate entre a Torcida e que no final leva nada a lugar algum...
Se observarem, todos os que "jogam" na Ucrânia já foram sondados pelo Botafogo. Se todos forem contratados, Textor terá de adotar o alfabeto Khemer, utilizado no Camboja, e as suas 74 letras; vai ter muito time.
SA!!!
Marcio, fato é que o tempo passa e precisamos logo dos reforços.
ResponderExcluirAbs e SA!!!