21/05/25

"Melhor" do que os "reforços"
















Notícia retirada do FogãoNet:

"Botafogo renova contrato de Kayke e aumenta multa rescisória para R$ 300 milhões".

Meu comentário: Nem entrarei no mérito do valor ou se o atacante de 18 anos é bom, promissor, etc. Eu só vi os poucos jogos do campeonato carioca e apesar de não ter chamado a minha atenção (e que fique claro, ninguém chamou), não posso desconsiderar que no meio daquela lama treinada pelo Carlos Leiria e, muitas vezes iniciando entre os reservas, o Kayke ainda marcou três gols.

Mas deu para perceber que o Kayke é esforçado. O moleque é jovem, mas briga, corre e encara adulto de igual para igual. Diante disso - e considerando as opções que temos no elenco principal -, eu afirmo que seria bem mais proveitoso pular etapas e utilizar o Kayke quando necessário no time de cima do que insistir em Rwan Cruz, Elias Manoel, Nathan Fernandes e afins.

E falo muito sério!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20/05/25

Dando conta do recado



















Notícia retirada do GE:

"Valeu o investimento': zaga do Botafogo com média de 21 anos faz Flamengo passar em branco.

Jair e David Ricardo assumem responsabilidade e se destacam diante de lesões de Bastos e Barboza, titulares na linha defensiva".

Realmente, uma agradável surpresa. Não por menos, o Botafogo tem uma das defesas menos vazadas do Brasileirão até o momento. 

Em especial, destaco o DR. 

Recordo que em sua estreia (ainda no estadual) contra o Madureira aqui no ES, eu estive in loco e não gostei. Mas hoje, com calma, lembro que era aquele lixo de time do Leiria repleto de atletas horríveis da base e sem qualquer sinal de treino tático ou técnico. Hoje, o ex-Ceará tem se mostrado firme, com habilidade e bastante personalidade. Melhor - até agora -, inclusive do que o próprio Jair, que ainda alterna lances de firmeza com alguns pequenos vacilos.

O problema para o David é que naquele lado tem o Barboza, que pelo histórico, quando retornar, será titular. Já pela direita, o Jair é titularíssimo...por falta de outra opção, afinal, diante desse quadro de incertezas (e sem clareza do próprio Botafogo), eu tenho sérias dúvidas de como o Bastos voltará. Isso, se algum dia voltar de vez também.

Fato é que temos três bons zagueiros, com características distintas...
...mas a diretoria ainda precisa reforçar para que não precisemos recorrer à improvisos diante de adversários fortes.

E para você, quem está melhor? Jair ou DR?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19/05/25

Uma porta

















Haja paciência...

Palavras (vazias) do Renato Paiva, após o empate de ontem:

"- Senti que o Rwan tem sido utilizado com mais frequência e ainda não tem o mesmo ritmo dos outros. Senti que no desgaste do ataque, nas lutas contra os zagueiros, já estava desgastado. Quis colocar o Nathan que não é tão alto, mas dá velocidade e 1 x 1. A ideia era jogar nas costas do Flamengo. Depois fui medindo. Senti a equipe bem. Às vezes parece que é obrigado a mudar. Às vezes a equipe está bem, mas vai tirar por quê? Hoje sentia a gente controlar. Senti o Flamengo ter uma quebra física e não quis mexer. Quando vi que ia entrar o Michael, percebi que precisava mexer. Sinceramente, senti a equipe compacta".

Bom, falamos isso (Marcio e eu) no pós-jogo de ontem lá no canal do CB no YouTube: Se o Paiva não viu que a partir dos 25 minutos do segundo tempo, o adversário estava nervoso, desarrumado, a torcida impaciente e que dava para buscarmos um gol, ele é burro. Mas se ele viu tudo isso e mesmo assim manteve o Botafogo sem qualquer tentativa de substituição (só fazendo ao final, já nos acréscimos), é mais burro ainda.

Resumo: Que treinador horrível.

O Botafogo teve chance real de vencer a partida no segundo tempo e só não o fez, porque no comando técnico tem um profissional completamente desqualificado para o cargo que ocupa.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18/05/25

Empate ok (sem tempero)
















O Botafogo arrancou um empate de 0 a 0 com o Flamengo, permanecendo ali no meio da tabela de classificação.

Diferente de boa parte da torcida, eu concordei com a escalação/formação tática do início. Por um simples motivo: Limitação da qualidade e opções do elenco. Ainda assim, não quer dizer que precisaríamos jogar tão recuados e com três volantes em linha, isolando por completo os atacantes.

Durante os 25 minutos iniciais, não vimos a cor da bola. Mas, ao menos, o sistema defensivo estava ligado e impedia que, mesmo com posse de bola, o adversário criasse chances reais. Pelo contrário, exceção feita a uma grande defesa do John, o Botafogo foi quem mais chegou perto de um gol.

Coisas do futebol.  E diante do apresentado nos 45 minutos, eu diria que foi "menos ruim" do que eu imaginava. Não me refiro à partida do Botafogo. Essa, realmente ficou aquém. Mas eu esperava um Flamengo bem mais forte e pressionando. 

O empate estava ok até então. Mas que fique claro: Não quer dizer que tenha sido bom.

Para variar, na volta do intervalo, o Renato Paiva manteve o estatuto de não mexer, mesmo vendo que o seu time poderia (e deveria) atuar melhor, explorando os espaços do rival. Só foi tirar o inapto Rwan Cruz aos 21 minutos para a entrada do Nathan. Ou seja, desperdiçamos quase 70 minutos com um jogador a menos, pois me desculpe quem tem esperança....Rwan Cruz não é atleta de futebol. E quem o indicou por R$50 milhões merecia ser preso!

A partida continuou bem parecida. De um lado, o Flamengo com posse de bola, mas em uma noite bastante atípica, atuando mal e errando mais do que o normal. Do outro, o Botafogo marcando e esperando brechas. E assim, até tivemos algumas chances, mas esbarramos em uma noite ruim do Igor Jesus e, claro, na limitação de todos os outros atacantes do elenco.

E ainda assim, no frigir dos ovos, o GLORIOSO acabou controlando mais a posse de bola e deixando os adversários nervosos. 

Deu uma ligeira impressão de que poderíamos, com mais tranquilidade e na base do último suspiro, buscar os três pontos. Infelizmente, faltou qualidade no complemento das jogadas.

Resultado final aceitável e justo pelo apresentado por Botafogo e Flamengo.

Agora é descansar o elenco e focar na decisão da Libertadores.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

É sempre diferente














Botafogo e Flamengo se enfrentam no início da noite de hoje, no Maraca.

Ok, eu sei que a partida vale os mesmos três pontos das demais rodadas, mas não dá para desconsiderar uma carga de emoção a mais quando enfrentamos o grande rival.

Rivalidade é isso.

Os dois times venceram os seus compromissos do meio de semana na Libertadores e agora voltam as atenções para o Brasileirão.

No campeonato nacional, a situação é diferente.

Enquanto o rival está na vice liderança e aspirando a ponta, o GLORIOSO vive em flertes mais ou menos no meio da tabela.

Jogo duro. Principalmente pelo mando rubronegro e a certeza do estádio lotado. Entretanto, nos últimos confrontos no Maraca, o Botafogo tem aprontado.

Com disposição, vontade e muita garra, podemos superá-los novamente.

Pra cima deles, Fogão!

Obs: Logo após o jogo, estaremos em um AO VIVO no canal do Cantinho Botafoguense no You Tube. Esperamos todos vocês lá também.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17/05/25

14 anos






















Pausa no Botafogo por hoje.

Quero dizer...mais ou menos. 

Neste 17 de maio, o meu primeiro botafoguense, Daniel, quem diria, completa sua 14ª volta em torno do Sol.

Filho, amigo, super irmão mais velho...

O tempo passa e o amor só aumenta!

Parabéns, Afonsinho (não sei por qual motivo, mas é assim que o chamo há anos).

Por essa razão mais do que especial, o "pré-jogo" contra o Flamengo será amanhã, ao vivo, por volta das 10h30/11h.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!