30/06/08

Diz aí, Fábio (03)



Amigos, com o perdão de quem discorda de mim, mas classifico a situação do Botafogo como desesperadora e vou ficar feliz se aparecer algum comentário dizendo que estou exagerando. Unzinho só já será um alento.

Neste domingo, eu vi o pior jogo de futebol do ano, com a extravagante marca de 90 passes errados.

No time reserva do nenCCC, devia haver jogadores que ocupavam até mesmo o banco de reservas dos juniores.

E no nosso banco de reservas, havia um sujeito que não sei como conseguiu o feito de ser campeão brasileiro alguma vez na vida.

O Botafogo hoje não tem qualquer padrão tático, postura, empenho e, sequer, jogadas ensaiadas (aliás, ainda tenta algumas treinadas pelo Cuca). Em resumo, falta quase tudo para nos tornarmos uma equipe vencedora.

Não vejo saída com esse técnico, mas hoje não diria que gostaria da volta do Cuca, como alguns torcedores andam pedindo. No fundo, não queria que ele, o Cuca, tivesse saído quando saiu, mas agora não quero que ele volte.

O Botafogo precisa de um técnico novo no clube, que mexa com o brio de cada jogador, que seja capaz de motivá-los e que, principalmente, trabalhe o posicionamento tático.

E não me restam dúvidas de que tudo isso são características que em nada têm a ver com o atual técnico.

Você se lembra quantos jogos sem fazer gols o Atlético MG estava quando nos enfrentou na Copa do Brasil? Coincidências...

Mas o problema também não é só o técnico. Precisamos de reforços. É inadmissível um atacante ficar mais de dois meses sem fazer gol, com jogo toda semana, e nenhum outro jogador do elenco ser capaz de botá-lo no banco de reservas.

E é óbvio que, quando falamos de contratação, não estamos nos referindo a algo do tipo desse matador holandês Van Deer Ley, que veio passar férias na cidade maravilhosa e tirar seus R$ 40 mil por mês no IFBFR - Instituto de Filantropia Botafogo de Futebol e Regatas.

Há jogadores no nosso elenco que só andam servindo para completar o time nos coletivos e, sinceramente, se o IFBFR quiser, eu posso fazer esse trabalho melhor. E ia por muito menos do que o salário que ganho hoje no meu emprego, que, com certeza absoluta, não dá, em um ano e meio, o que o holandês ganha em um mês.

E a incoerência é tanta que eles, os jogadores que temos, acham que podem atribuir a um mal rendimento o fato de o pequeno salário que recebem estar atrasado, ignorando o vexame que deram na final do Carioca, quando receberam o salário adiantado.

A cada rodada que se passa, eu vou ficando mais desesperado com esse time.

E em todos os sites e fóruns que leio, nas discussões entre amigos botafoguenses e até nas tiradas de sarros dos rivais que ouço por aí, percebo que as razões disso tudo são conhecidas e que estão todos preocupados com o futuro do time (aliás, quase todos pois há alguns por aí que ainda conseguem avistar um mar de rosas e não admitem que façamos críticas ao time).

O Botafogo não tem time pra ser rebaixado, mas não tenho dúvidas de que isso pode vir a acontecer se não houver mudanças.

A única esperança que tenho é na conquista de pontos que nos livrem desse vexame, pois o que mais quero neste momento é um novo horizonte em 2009.

É cedo ainda? Pra mim, já está tarde até demais.

Pra terminar, finalizo com uma frase sensacional do nosso querido técnico, na entrevista coletiva após o jogo de ontem, contra o nenCCC:

"Temos que agradecer pelo ponto conquistado".

Minha nossa!

A única saída que vejo para o desespero é a esperança de dias melhores. Assim sendo, deixo a todos saudações esperançosamente botafoguenses !!!

e-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

43 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Fabião, concordo plenamente, cara.
Inclusive no que diz respeito ao Cuca, que eu sempre elogio (e sim, tenho saudades), mas tb não gostaria de tê-lo de volta neste momento. Agora é hora de alguém novo. De preferência, mau caráter ao extremo (tipo o Renato Gaúcho), que deixe os jogadores na fogueira sempre pra eles verem se mudam de postura...

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rorigão,
"tipo" o renato gaúcho, mas, óbvio, não sendo o renato gaúcho, né?
pelamordedeus!!!
esse daí que fique longe!

tem uma outra frase que o nosso querido treinador deu ontem depois do jogo que também é interessante.
veja só:
"não joguei contra uma equipe qualquer. esse é o time do fluminense... se você olhar a tabela, verá que o jogo foi na casa do adversário"

vá à m@#$%$erda, seu porco imundo!!!

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto, parabéns. Já escrevi diversas vezes que estou muito preocupado com o futuro deste time no campeonato. O pior, é que não vejo soluções a curto prazo, tanto em relação ao técnico quanto ao elenco. Se servir de consolo, posso dizer que já vi coisa pior vestindo a camisa do Botafogo. Só para dar um exemplo, entre vários, o 6X0 que o Fra devolveu prá gente, o que aquele time fez foi uma vergonha. Acho que você não se lembra, mas já deve ter ouvida falar da história da camareira do hotel com alguns jogadores na véspera do jogo. Se você não conhece, depois eu te conto. Abs e SA.

Rodrigo Federman disse...

Fábio, claro (hehehe)...IGUAL ao R.G, mas jamais ELE!!! Aliás, eu odeio muito, mas sabe quem poderia mudar algo? Leão! Sim, este mau caráter e mascarado. Ao menos ele tira o "dele" da reta e põe em quem der "mole". Precisamos de gente assim agora.
Amigo, eu fiz questão de não acompanhar as entrevistas e agora tenho certeza de que acertei na decisão.Se eu ouço/vejo uma declaração como essa que vc falou....
Nada a acrescentar: Leitão fedorento, repugnante, comedor de bosta! Alguém bota esse porco chovinista pra fora de General Severiano ou então coloca-o dentro de uma cerca para animar as crianças...

Sérgio, esta história é clássico mesmo. Realmente uma vergonha e que não fica muito longe desta completa apatia que estamos vendo atualmente, né? Nem aquele pobre time de 93 (horrível ao extremo) deu tanta raiva. Sabe pq? Sabiam que eram ruins, mas ao menos corriam e se entregavam. É o mínimo que eles podiam fazer. Este grupo atual (muito melhor do que aquele) não faz sequer o mínimo...

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
aaaahhhhh bom...
eu já pensei nesse nome que você sugeriu também, mesmo o odiando bastante.
sei lá! acho que se encaixa neste momento de desespero.

sérgio,
dos 6 x 0, eu me recordo, por ver e ler reportagens. mas da camareira no hotel, não.
assim que possível, me conta essa história aí, pra ver se tenho algum tipo de complacência com o botafogo de hoje.
que bom que gostou do texto. a responsabilidade de escrever aqui é muita pra mim.

abraços!

Anônimo disse...

O time de 93 era ruim, muito ruim. Querendo ou não, aquele timeco ganhou um dos títulos mais importantes da história do Botafogo, a Copa Comenbol. Sabia das suas limitações mas pelo menos lutava. E tem mais, no carioca com Bujica e tudo ganhavamos sempre dos mulambos, o que aliás sempre foi fato comum na nossa história. Aliás, este foi um dos maiores patrimonios perdidos pelo Botafogo: a freguesia dos mulambos Abs e SA

Rodrigo Federman disse...

Fabião, tô contigo: Odeio o "Clodovil", mas para mudança de postura, a troca do LEITÃO pelo LEÃO talvez seja a saída!rs

Sérgio, é verdade! É o que falei: Eles sabiam das limitações e não negavam. Entretanto, corriam e se entregavam. Os atuais se acham craques consagrados e não podem correr muito pq ...pq....sei lá pq...eu tb gostaria de saber!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Só para te deixar feliz, eu escrevo que acho que você está exagerando em seu desespero.
A situação é ruim. Mas ainda dá para consertar as coisas.
Só é preciso cabeça fria, trabalho e vontade. Lembre-se dos malditos mulambos no ano passado. A posição deles na tabela ao final do turno, e a reação no returno.

Anônimo disse...

Pessoal, de tanto a nossa torcida, blogs, sites etc insistirem conseguimos colocar o XERIFERRERO de volta ao time. Portanto, AGORA e PRA JÁ mais uma campanha: FORA O LEITÃO!
Detesto o leão mas nessa situação, um bandido, nojento, narcisista, antipático, mascarado e traíra que nem ele seria importante pra gente. até porque, todas essas qualidades dele são exatamente as mesmas do leitão. pelo menos, o leão coloca os jogadores pra correrem. as estrelas que não tão jogando nada perdem espaço e mais importante: coloca as pratas da casa pro time de cima.
jacob

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eu queria ter um décimo deste seu otimismo, cara (risos)! Tomara mesmo que vc esteja certo. Torcerei por isso. Mas vale lembrar que o Flamengo cresceu tb pq alguns reforços (aliás, BONS reforços) estrearam no segundo turno e deram uma melhora considerável na qualidade do time deles, que já não era dos piores: Ibson e Fábio Luciano seriam bem vindos no nosso atual time! rs!

Pai, concordo...Leão no lugar do Leitão. Caso contrário, continuaremos nesse lenga-lenga.

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

jacob,
essa última característica dele é marcante: o trabalho com as pratas da casa.
o impacto que ele causa pode mudar a situação.
mas do jeito que está não dá.

marcelo,
amigo, você melhorou o meu dia. hehe
a situação é menos desesperadora do que penso... hehehe
o problema é que o framengo teve um segundo turno maior e com vários jogos no maracanã...
mas fica o alento.
estou desesperado, mas consciente de que ainda é cedo e podemos mudar a situação.

abraço!

Danilo Julião disse...

Fábio, parabéns cara...o texto está muito bom mesmo!!!!! De verdade, a situação tá desesperadora...queria eu poder dizer o contrário!!!! Limpa geral no Fogão, o jogo de ontem foi horrível, um futebol desorganizado e retrancado...

Se eu apostava alguma ficha com o Geninho, eu já as perdi completamente assim como outras coisas. É duro dizer isso, mas vendo os últimos jogos do nosso Glorioso...

Abração!SA!!

Anônimo disse...

Bem, o Leão parece ter recebido um dos convites para dirigir a seleção de Portugal, assim como o Zico. Acredito que, em disponibilidade no mercado, está o Edinho, ex-zagueiro do Flu.
Parece que Dodô esta se transferindo para o Atletico Mineiro. Deve ter sentido saudades da camisa zebrada em prêto e branco.
Ainda não chegou o momento do desespêro, falta soar a sirene da segundona à vista.
A única solução imediata para o Botafogo é fazer gols e não sofrer gols. Só que o contrario é o mais provável.
Há uma luz no fim do túnel, só que, com a nossa sorte, deve ser um trem bala, vindo em nossa direção.
Não mais mencionarei o nome do sr. adiposo que se diz técnico de futebol, dá azar.
Se pegar-mos uns seis jogadores(?) do Botafogo, talvez consigamos trocá-los por uma mariola e um refrigerante mendigão. Qualquer coisa além, é pura vantagem.
Bom, já vi o Botafogo com momentos piores ou semelhantes, mas, na época, não tinha o Cantinho Botafoguense na Internet.
Nossas reclamações eram restritas aos papos de botequim e confissões ao travesseiro.
Abraços e Saudações Alvinegras

Antonio de Pádua

Anônimo disse...

Meus caros,

Que venha o felino então!
Creio, que precisamos de um choque de gestão. Não é possível que um time tão elogiado (e com razão) no início da temporada tenha perdido o rumo deste modo.
Temo que o "adiposo" (ficou legal este chamamento!), preocupado em mostrar "deserviços" tenha destruído um pouco do melhor que ficou da gestão passada.
Perdendo para o Grêmio (e não é tão difícil) estará mais do que na hora de sair. Afinal Mário Sérgio durou muito menos.
Antes brigavámos quando éramos vice.
Agora...
Tô muito preocupado! Afinal, no BOTAFOGO não há nada de ruim, que não possa piorar!
Minha fé neste grupo está no fim!

Anônimo disse...

A partir do final do ano consederava Renato Silva e Alessandro os pontos mais fracos do time...hj vejo várias pessoas afirmando que eles são os que se salvam..Jesus, em que se trasformou meu Botafogo?????????

Anônimo disse...

Fábio, a história da camareira é a seguinte: naquela época o Botafogo se concentrava em um hotel, se não me engano no centro do Rio. Na véspera do jogo, vários jogadores fizeram uma "festinha" com camareiras do hotel em seus quartos. O meio campo Rocha denunciou ao técnico, que acho que era o Paulinho de Almeida e este denunciou à direção. O que se viu em campo no domingo foi uma tragédia. Independente do Framengo ter um time superior, nada justificaria a atitude dos jogadores dentro de campo.Eles não se falavam, ninguém marcava, quando o Rocha ia pro ataque, ninguém cobria, dando a impressão que queriam jogar a responsabilidade da derrota nos ombros dele. Foi uma tristeza. Me lembro bem desse triste dia, pois o Juca de Melo Machado havia ganho as eleições do Bota e nos trazia grande esperança de dias melhoires. Não aguentou seis meses de Botafogo. Agora, sinceramente, quando estou com muita raiva, como é o momento atual, penso na final do brasileiro de 92, com o RG e sua trupe. O que aqueles caras fizeram naquele jogo, eu considero o maior vexame da história do Botafogo. Perder daquele jeito. Tinha jogador na gaveta, não é possivel jogar uma final daquela maneira. E o que mais me deixou triste, foi ver o desconsolo do Emil, que fez tanto pelo Botafogo e pelos seus "filhos". Acho que se ganhássemos aquele título, com certeza o Emil investiria pesado para a disputa da Libertadores de 93 e teríamos grande chance de vence-la. Os mulambos foram eliminados na 1ªfase e, não conseguiam ganhar daquele timeco do Bota de 93. Desculpe escrever tanto, mas é uma forma de desabafo.ABS e SA!

Anônimo disse...

Sabbato, me perdoe, mas os fatos de 81 foram outros. A partida contra o Flamengo foi em 8 de novembro, um domingo. Na semana anterior (que começa em 25 de outubro e vai até o dia 31), no Hotel Regina, um número indeterminado de jogadores praticou sexo com uma camareira. O que não é crime.
Charles Borer estava licenciado. No dia 6 de novembro, Juca Machado (candidato da oposição) venceu as eleições. Nesse dia, Paulinho de Almeida, expalhafatosamente, na tentativa de criar um fato político, afastou dois titulares, dois bons extremas ofensivos: Edson e Jérson. Em seus lugares entraram Edson Carpeggiani (irmão do técnico do Flamengo) e Ziza. Na manhã de sábado, em Marechal Hermes, durante a preleção, Edson, acompanhado da mulher, invadiu o gramado e interpelou o técnico. Negou a acusação de ter violentado a camareira e deixou o clube transtornado. Jérson já havia declarado que seu afastamento fora por razões técnicas.
Na verdade, o sexo foi praticado com o consentimento da camareira. Na época, Sandro Moreyra indagou: "Por que denunciar agora?" Elementar. Era dia de eleição. Funcionara a deduragem.
No domingo, o time entrou em campo dividido, atordoado e foi despedaçado. Saldanha então escreveu: "Era semana de eleição. (...) Numa hipocrisia que não dignifica, atiraram alguns jogadores, mesmo sem provas, às feras". O vice-presidente Olavo Sargentelli eximiu-se de responsabilidade, jogando a culpa no técnico. Paulinho replicou: "Posso até ter cometido uma precipitação, mas não estou sozinho nisto". A diretoria se reuniu para tirar o corpo fora. E reintegrou os dois atletas. O time ainda claudicou (0x1 Campo Grande), mas fechou o ano com três vitórias (5x0 América, 1x0 Olaria e 3x1 Fluminense). Mas ficou a mancha. Foi assim que as coisas se passaram.

Anônimo disse...

Grande, Vilarinho, o nôvo Luiz Mendes alvinegro.
Eu juro que já tinha esquecido essa torrente de incompetência, que o Botafogo de hoje, tenta reviver.
Abraços e Saudações Alvinegras.

Antonio de Pádua.

Gil disse...

Fala Rodrigão!!!
Fabião, onde assino? Infelizmente concordo com tudo e todos.
Só estou mais pessimistas que alguns dos amigos. Lembro-me que no ano passado ficamos algumas rodadas em primeiro lugar pois os adversários não ganhavam. Esse ano ainda não estamos na zona de rebaixamento pois os outros estão mais incompetentes que nós. Até quando essa incompetência vai durar. Se alguém, abaixo de nós tivesse ganho estaríamos na zona de rebaixamento.
Estamos pessimistas e temerosos e toda crítica é para mudanças e não aumentar os motivos de chacota. Infelizmente temos alguns cegos que não querem ver o perigo que estamos correndo.
Repito, só espero que essa diretoria seja lembrada por nos ter tirado da segundona, melhorado as finanças e patrimônio do nosso querido e amado BOTAFOGO.
Obs.: ontem, escutando repórter de campo entrevistando um jogador, ao final do jogo, do unimed o cara não conseguia falar de tão ofegante. O CA também estava. Eis que vai entrevistar o LF. Advinhem?!?! o cara estava tranquilo, desanimado, desinteressado. Parecia que tinha acordado naquele instante.
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, a minha paciência tb já foi embora, amigo...

Antônio, olha o ponto que chegamos, pois eu vou dizer o seguinte: Tomara que o Leão não assine com ninguém, pq hj eu o considero "ideal" para treinar o Botafogo. Que coisa, não?

Herben, assino em baixo!!!

Edmo, realmente só prova que a situação está beirando o limite extremo, né? Risos!

Sérgio e Vilarinho, tomara que os nossos jogadores saibam destas histórias. Vai que eles se empolgam...aí a coisa só tende a piorar! heheh! Se bem que eu duvido que muitas coisas piores não aconteçam hj em dia...

Gil, meu amigo!!!
Olha, foi vergonhosa a partida de ontem e acho que vc percebeu pelo "teor" do meu torpedo pós-partida, né?
O que estão fazendo com o Botafogo?
Chamem a polícia, urgente!!!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vilarinho, muito obrigado pelo esclarecimento. Me lembrava do fato, mas não com tantos detalhes e nem da data do ocorrido. Aproveirando o seu imenso conhecimento das coisas alvinegras, você pode me dizer qual a escalação do Botafogo da Libertadores de 73. Eu fui naquele Colo-Colo 2X1 Botafogo no maracanã, mas não consigo me lembrar do time, apenas de alguns jogadores. lembro que o Leonidas fez uma substituição desatrosa (tirou o Dirceu) e eles ganharam o jogo nas costas do Marinho Chagas que ficou sem cobertura.Desde já agradeço a sua resposta. ABS e SA!

Anônimo disse...

Sabbato, eu não me lembro de cabeça a escalação. Guardo muita coisa em casa. Naquela Libertadores, só fui nas vitórias sobre o Nacional e o Peñarol. O Dirceu (torcedor do clube) era uma máquina de jogar futebol. Vou revirar as gavetas. Acho que tenho, inclusive, o comentário do Saldanha. Talvez dê para reconstituir a escalação, caso não encontre a própria. Voltamos a nos falar.

snoopy em p/b disse...

vilarinho e sabbato, muito obrigado pelas informações e tomara que sirva de exemplo de como não se fazer.

gil, meu amigo, minha cabeça estava tão atordoada que não respondi sua mensagem.
acho que sobraria até pra você. ahuahauhahu
brincadeira!
a coisa está por demais preocupante.

edmo,
isso mostra a nossa realidade atual...

herben,
mas de nós querermos até a diretoria fazer, vai uma estrada loooonga.
acho que temos mesmo é de aturar o porco imundo...

antônio,
a sirene pra mim já soou...
já estou agoniado.
gostei do adiposo. hehehe

abraços,

Rodrigo Federman disse...

Ah é, esqueci...
Adiposo foi sensacional!

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fabião, entendo perfeitamente amigo.
Infelizmente o nosso BOTAFOGO está sem comando e o reflexo é ter jogador como testemunha em mais uma triste notícia de violência. Como pode um atleta ficar até as 5:30 acordado? A boate é apenas um detalhe.
Além de novo treinador os contratos deveriam ser revistos e se fosse possível mudar para contrato de riscos!!!!
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Com relação à estória da camareira, me recordo mais da versão citada pelo Vilarinho. Só acrecentando que:
O Edson Carpegianni que ficou queimado no Botafogo e foi mandado embora por conta de sua atuação nesse jogo. Era, na minha opinião, um jogador (meio campista) de futuro, que o imbecil do Paulinho de Almeida queimou ao improvisá-lo de ponta.

Agora, eu não me recordo do Jerson ter jogado outra partida no Botafogo. Eu acho que ele também foi mandado embora, assim como o Edson.
O Paulinho de Almeida foi o principal responsável por toda aquela bagunça, pois foi ele quem vazou a estória para a imprensa (se vacilar o repórter que escreveu a estória deve ter sido o Renato Mauricio Prado, tem tudo a ver!)
A maior vergonha de todas nesse jogo, foi ver o técnico mandar o Jairzinho entrar em campo quando já estava 5 x 0 para os mulambos. (detalhe, o Jairzinho quase conseguiu fazer um gol de honra). Logo o Jairzinho que havia sido o maior carrasco deles no jogo de 72, teve que engolir essa no final de carreira.

Anônimo disse...

Pessoalmente, eu não gosto da idéia de trocar de técnico de novo mas, se for para fazer isso, o Leão NÃO !!!!!!

- O salário é muito elevado
- Ele só consegue dirigir times com os quais ele tenha tempo para trabalhar (precisa de uma pré-temporada).
- Ele sempre menospreza e destrata os clubes do RJ.

Anônimo disse...

Ainda bem que vc já teve um comentário falando que vc está exagerando. O pedido goi atendido... pena que não foi atendido por um "Gênio (inho, melhor dizendo) da lâmpada mágica" que poderia lhe conceder mais dois pedidos: um planejamento bem feito para 2009 e jogadores com raça e disposição pra brigar por títulos e honrar a estrela solitária. Aí esse Gêninho podia desaparecer, como num passe de mágicas e nunca mais voltar pra falar merda e revoltar ainda mais o torcedor.

Já deu...

Fico com a frase "saudações esperançosamente (e positivamente, mesmo estando difícil) botafoguenses"

snoopy em p/b disse...

karlinha,
mais um alento...
vai ver, a coisa não é tão feia assim... hehe
se eu fosse um gênio, diria que seu pedido é uma ordem.
mas, como não sou, tenho que ter esperança (olha a palavra aí de novo) para que alguém te atenda...

tá duro!

bjo!

Anônimo disse...

Marcelo, Jérson jogou até 1983, inclusive (como titular) nos 3x0 contra o Flamengo, em 14/08/1983, com direito a olé. Se não estou enganado, Edson já não jogou em 1982, embora seja certo que foi reintegrado já na partida seguinte ao desastre.

Anônimo disse...

Vilarinho, o caso do Edson (ponta direita) foi uma pena. Ele fazia uma festa em cima do Junior em todas as partidas contra os mulambos.
Muita gente ainda elogiou o Geraldo, o Helinho, o Wilsinho e o Catinha que vieram depois dele, mas ele, como ponta, foi superior a todos esses.
Gozado é que ele sumiu completamente depois desse caso. Nunca soube de ele ter jogado em qualquer outro time grande, ou pequeno, no Brasil.

Anônimo disse...

Marcelo, eu vou me lembrar e depois te digo. Jérson foi campeão juvenil em 1978 (3x1 e 2x0 sobre o Flamengo, na melhor de três). O Botafogo foi Bi.
Essa outra é para o Sabbato. O time que perdeu para o Colo-Colo, em 6/04/1973, foi este: Wendell, Valtencir, Brito, Scala e Marinho (expulso no segundo tempo), Carlos Roberto e Nei, Zequinha, Roberto, Jairzinho (Ferreti) e Dirceu (Fischer, aos 15 do primeiro tempo).

Rodrigo Federman disse...

Gil, tô contigo, cara. A partir de agora, contrato de risco com td mundo que chegar. Ao menos assim nós podamos antes mesmo de eles entrarem no casarão de G.S

Marcelo, com certeza o RMP era o contato do P.Almeida.hahaha. Aliás, mesmo que não fosse, eu diria que foi, afinal, o RMP é um ser desprezível e intragável.
Ah,vc lembrou do meu primeiro ídolo alvinegro. Recordo que mesmo criança, eu gostava do Helinho...Valeu pela lembrança, cara!

Karla e Fábio, não custa nada tentar, né? Vamos sair esfregando tudo que é objeto em nossas casas. Vai que surge mesmo um Gênio, que leve este "genérico" para bem longe do Botafogo. Para ontem...risos!

Vilarinho, vc está mais do que intimado à comparecer mais e mais vezes por aqui com estas belas histórias e lembranças, cara. Obrigado!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vilarinho, eu assisti a esse time de juniores do Jerson jogando (Luis Carlos, Zanata, Luis Claudio, Miltão e Airton; Chiquinho, Wecsley, Tita e Jerson, Edson e Silva) e foi criminoso o Botafogo não ter conseguido aproveitar nenhum de seus jogadores (especialmente do meio de campo). Foram todos queimados pela diretoria e pela torcida.

Esse é o motivo principal por eu não concordar com o Rodrigo quando ele propõe a entrada do Joaquim e do Wellington Junior no time.

A torcida do Botafogo, impaciente e angustiada como ela é (interessante como nos anos de jejum, ela era bem mais tolerante do que nos dias de hoje), não permite o aproveitamento de jogadores novos assim e vai acabar queimando todos esses garotos também.

Aos demais leitoes desse blog que se derem ao trabalho de fazer as contas, vocês verão que esse time de juniores, ao qual o Vilarinho se referiu e que eu tentei escalar (de memória fraca), foi campeão carioca dois anos consecutivos em cima dos mulambos que, três anos mais tarde estariam se sagrando campeões mundiais com alguns desses mesmos jogadores (Leandro, Mozer, etc...) que já haviam perdido para nós.

Rodrigo Federman disse...

Mais uma bela lembrança, Marcelo! Valeu, cara!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Marcelo, então vamos lá:

Botafogo campeão juvenil de 1977:

2/10/1977 - 1x0 Flamengo, gol de Wescley, formando com Marquinhos, Beto, Tião, Ronaldo (esse que trabalha com o Joel Santana) e Serginho, Wescley, Índio e Ademir (Paulista), Campos, Silva [crioulo artilheiro e bom de bola] e Clóvis.

8/10/1977 - 2x0 Flamengo, gols de Silva e Clóvis [chegou a jogar no time de cima], formando com Marquinhos, Beto, Tião (Celso), Ronaldo e Serginho, Wescley, Índio e Ademir [esse que é técnico], Campos, Silva e Clóvis.

Botafogo bicampeão juvenil de 1978:

9/12/1978 - 3x1 Flamengo, gols de Wescley, Silva e Luis Cláudio, formando com Luis Carlos [que jogou no time de cima], Zanata, Luis Cláudio, Miltão e Nélio, Wescley, Chiquinho e Tita (Jorge Luis), Gil, Silva e Aérton (Jérson).

16/12/1978 - 2x0 Flamengo, gols de Gil e Silva, com o mesmo time.

O técnico bicampeão chamava-se Joel Martins, nosso grande lateral direito.

Rodrigo, sempre que puder, vou aparecer. Sou aposentado. Tenho muito tempo para falar do Glorioso (ontem, hoje e sempre).

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Vilarinho, mas pode se preparar que aqueles que são um pouco mais jovens fazem questão que continue mais do que na ativa com estas informações e histórias do GLORIOSO! risos!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu lembro desse Clóvis, ele passou algum tempo entre os reservas e jogava na meia esquerda. Foi pouco aproveitado. Mais um queimado.

Esse Ademir ao qual você se referiu acho que foi o Ademir Lobo que passou muito tempo jogando no Nordeste (acho que no Nautico e no America-RN).

O Ronaldo é esse preparador físico que se meteu em confusão com o Angioni semana passada naquele time da Gávea.

Desse povo aí em cima, os únicos que tiveram realmente oportunidade no profissional por um breve período de tempo foi, o Luis Carlos (goleiro), o Luis Claudio (zagueiro da seleção brasileira de base), o Miltão (fez algumas partidas como titular e foi queimado ao fazer um golaço contra em jogo com o Vasco),o Ronaldo (zagueiro que ficou como reserva durante muito tempo), Chiquinho (cabeça de área habilidoso), Wecsley (nunca vingou, faltou paciência, ele era um pré-Djair) e o Silva (centroavante rápido que nunca vingou no profissional).

Uma pena!

Vilarinho, grato pelas recordações!

Anônimo disse...

É isso aí, Snoopy. Não quero ver o Glorioso na segundona novamente. Não conheço um único botafoguense que ainda tenha qualquer resto de estima e confiança nesse time. Todos estão com medo do rebaixamento, com toda razão. Empatar com os reservas do lanterna, não dá! Lembra do Sr. Manoel, que apoiava todos os jogadores incluindo o tenebroso? Agora ele está querendo beber o sangue do pessoal. Um abraço.

snoopy em p/b disse...

hhahahahaha
phoquinha, até o seu manoel? vixe...

rodrigão, 40 comentários, cara?
rapaz...

Rodrigo Federman disse...

Hahaha, Foquinha inspirado! Uma disputa e tanto com o Antônio!
Pô, Fábio, desse jeito eu vou pedir o favor para vc colaborar umas 7x por semana, cara! rs!
Valeu a todo mundo! Muito legal este recorde absoluto de comentários!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Que pena que tive de sair. Este post estava muito bom. Boas recordações do Vilarinho e do Marcelo Brito. Concordo com o Marcelo: temos que ter cuidado com os juniores para que não sejam queimados como foram os de 77-78, assim como aqueles garotos que o Dé formou e que o Botafogo despediçou. Realmente aquele time juvenil de 77 era promissor. Ia cedo nos jogos do Fogão prá ver a preliminar. Gostava muito do Silva, pena que não vingou. Como comentei em um post anterior, e foi reforçado pelo Marcelo e pelo Vilarinho, ganhávamos sempre dos molambos. Vilarinho, obrigado pela escalação do Botafogo 73 contra o Colo-Colo. Poxa! Tínhamos time prá ganhar a Libertadores. Fui naquele Colo-Colo 2X1 Botafogo, e me lembro até hoje do ponta dirita que infernizou a defesa do Botafogo. Vilarinho, posso abusar dos seus conhecimentos mais um pouco? Lembro-me que certa vez, o Saldanha falou de uma tal operação 63 a respeito do Flamengo, dizendo que se fosse executada a penhora, não sobraria nem as balizas na Gávea. Você sabe alguma coisa a respeito dessa tal operação. Em se tratando do Clube da beira da Lagoa sempre fico com um pé atrás. Aliás, depois que o grupo do Marcio Braga assumiu o Fra no final dos anos 70, muita coisa estranha aconteceu. Depois que o Eurico falou recentemente que 80% da dívida do Fra é por causa das papeletas amarelas, desconfio de tudo. Não engulo os 6X0 de 82 e os 3X0 da finall de 92, foram dois resultados muito estranho, devido às circunstâcias dos acontecimentos. Vilarinho, se você não se incomodar, de vez em quando vou pedir o seu auxílio em fatos que gostaria de recordar a respeito do futebol, principalmente do Botafogo, um amor que ninguém cala e nunca calará. Grande abraço e SA!

Anônimo disse...

Sabbato, só agora li seu comentário. Você tem toda razão (no Canal Botafogo). Nada e ninguém pode diminuir o mérito da fantástica vitória de 2003: a volta ao lugar do qual o Botafogo jamais deveria ter saído. A questão é agora. Naquele dia da vitória sobre o Marília eu tomei um porre!
Você acertou em cheio. Todos os resultados se combinam. O Palmeiras, em 69, foi campeão brasileiro pelo saldo de gols. É evidente que dependeu dos outros resultados. É sempre assim. Você lembrou bem dos antigos campeonatos.
Não conheço nada do Flamengo, mas já me interessei pela Operação 63 do Botafogo. Podemos até pesquisar mais para conversarmos.
Pode perguntar. Se eu souber, responderei. E se não souber, vou estudar para encontrarmos a resposta.
Um forte abraço.