05/07/08

Escalada x Fábio x Vanderlei: Escolha um



Amigos, estive pensando uma coisa e gostaria de saber as opiniões de vocês:

Se o Escalada tivesse chegado fisicamente bem, seria dispensado apenas pelo fraco futebol apresentado nas suas míseras três partidas com a camisa do Botafogo?

Eu estou de pleno acordo que um jogador de futebol profissional não pode voltar das férias naquele "estado lamentável". Além disso, o Escalada demorou muito para recuperar a forma física e nas raras oportunidades, desapontou todos que depositavam esperança na sua fama de artilheiro.

Noves fora o enorme peso da barriga, será que ele não poderia ficar mais um tempinho antes de sair? Não que eu sinta saudades do Escalada, mas vejam só:

* Escalada - 3 jogos e nenhum gol
* Vanderlei - 4 jogos e um gol (no amistoso contra o Tupi)
* Fábio - 36 jogos e três gols (incluindo um contra o Stabaek/NOR, pela Copa Peregrino)

Por quê o tratamento foi diferenciado? Vejam os números do Fábio. São assustadores para um atacante. E o Vanderlei? Se a diretoria já disse que não gostou do reforço, porque não fazem igual o argentino?

Será que não cobramos demais do hermano e "respeitamos" em demasia os outros atacantes - tão ou mais - limitados do nosso elenco.

Suponhamos que o Escalada estivesse aos trancos e barrancos até hoje no Botafogo. Será que ele estaria pior que o Fábio ainda? E o Vanderlei? Teria vindo mesmo assim?

É para se pensar...

O certo é que nenhum deles merece(ia) vestir a camisa do GLORIOSO.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
ótimo post, com o qual concordo plenamente....

abraço!

Anônimo disse...

Nâo tenho nem o que comentar. concordo 300%.
jacob

Francisco Lima disse...

Rodrigo, eu já nem me lembrava mais do Escalada até esse post. Dois leitões no time (ele e Geninho) seria demais...

Mas foi pensando no Cantinho Botafoguense que procurei no YouTube e achei dois vídeos com gols e jogadas do Zarate:

http://www.youtube.com/watch?v=ChlMvYIb67A

http://www.youtube.com/watch?v=nzeapv-EFBI

Gostei do que vi e vou dizer uma coisa: ele pode se encaixar nesse time do Botafogo. E sabem por que?

Esse Zarate, do Unión Santa Fé, lembra o André Lima. É alto, fortão, raçudo, veloz, oportunista e sabe fazer o papel de pivô, melhor do que o Fábio, Vanderlei "Cone" e Wellington Paulista, que confessa não ser um bom finalizador.

É um homem de área, finalizador, que chuta com os dois pés e cabeceia bem. Deve dar trabalho às defesas adversárias, se for bem municiado pelos companheiros.

Um bom jogador!

Tomara que chegue com ritmo de jogo para entrar logo no time e não sair mais. O Botafogo está precisando...

Obs.: sob uma entrevista dele que achei também no YouTube...

http://www.youtube.com/watch?v=nzeapv-EFBI

...há um comentário elogioso de GustavoFogo08 (!!!), feito há 20 horas atrás, com votos de boa sorte no "Botafogo, el mejor de las Americas", que transcrevo ainda em espanhol, aqui:


"Yo soy torcedor de Unión e pienso que Zarate fue el mejor jugador que he jugado por el club. Zarate, nosotros, torcedores de Unión, desejamos mucha suerte en el mejor de las Americas, Botafogo (!!!!!!!!!). Usted vai a conseguir lo prestigio de los torcedores atraves de inumeros goles. Assim­ como fez en Unión. És un joven e tiene un gran camiño pela frente.

Francisco Lima disse...

Minto: veloz, Zarate não é. Errei nisso. Mas gostei dessa história de "Botafogo, el mejor de las Americas".
Bons fluidos... Bons fluidos...

Rodrigo Federman disse...

É, Fábio! A famosa "perseguição" aos hermanos. Ninguém tira da minha cabeça, que nós brasileiros somos ridículos e cultivamos esta postura mesquinha sempre.

Pai, é o maior sinal de que a situação está crítica.

Chico, eu tinha visto estes vídeos (exceto o da entrevista) e tb gostei. O problema é que ali é tudo editado. Só os melhores momentos, né? De qlq forma, o depoimento do torcedor pode servir. Mas não esqueçamos que os equatorianos falavam maravilhas do próprio Escalada. Vamos esperar o gringo chegar e torcer para que ele coloque mais sangue hermano neste Botafogo que tanto amamos!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Vcs viram noticia no LanceNet "informando" que o Ferrero poderá pegar um gancho de até 540 dias pois o juiz escreveu na súmula que ele foi expulso por dar uma cotovelada no adversário?

Essas coisas é que me preocupam mais nessas contratações de argentinos. Eles são julgados por todos através de um sistema de unidades de medidas próprio. uwqoh

Francisco Lima disse...

Marcelo, eu também vi esse artiguete no Lance e fiquei muito invocado, porque, além de ser botafoguense, sou jornalista. Há que ler nas entrelinhas. E posso dizer de cadeira que isso não é nada contra o Alvinegro. Vem ocorrendo há algum tempo, também, com outros clubes. Maior lista...

É uma forçação jornalística de barra para chamar a atenção de leitores como eu e vc para uma notícia pequena. Isso me irrita demais. Infelizmente, a imprensa esportiva de hoje está recheada de repórteres, redatores e editores , que pescam notícias na internet e as passam adiante, acrescidas de um velho vício que antes era só da reportagem policial: assuntos bons não interessam; ou melhor interessam, sim, mas se o gancho usado chamar atenção para o lado pior do tema.

Essa notícia do 'Lance' baseou-se numa matéria do site 'Justiça Desportiva', em cima da súmula do árbitro Leonardo Gaciba, que escreveu o seguinte:

"Faltando dois minutos para o término do jogo que aconteceu no Maracanã, no dia 29 de junho, o zagueiro botafoguense Alexis Javier Ferrero acabou expulso por desferir uma cotovelada que atingiu a boca de seu adversário, na disputa de bola. É importante ressaltar que o atleta atingido não necessitou de atendimento médico e prosseguiu normalmente na partida."

Segue a matéria:

"Ferrero foi denunciado no artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode ser suspenso de 120 a 540 dias."

Note bem que Gaciba não fez carga contra o Ferrero porque a força empregada faz parte do jogo. Nosso zagueiro foi expulso por colocar o braço na frente de um atacante do Fluminense que partia em velocidade sozinho para o gol. O árbitro Leonardo Gaciba, mais atrás, achou que foi uma cotovelada e expulsou o zagueiro por agressão. Nada sério. Forçação de barra pura da imprensa. O jogador tricolor, inclusive, levantou-se e seguiu na partida até o final, como relatou o próprio árbitro na súmula. Disciplinado, Ferrero obedeceu a gaciba e saiu do campo. Fazer o quê, né? Eu estava lá e vi tudo.

Como ele é réu primário e que eu me lembre nunca antes fora suspenso por três cartões amarelos ou expulso numa competição nacional, provavelmente, o STJD o absolverá ou o condenará a um ou dois jogos de suspensão. Não mais que isso. Até porque o árbitro não fez carga contra ele na súmula.

O tribunal da CBF não é tão severo quanto a imprensa às vezes faz crer. Isso só ocorre quando o caso é flagrante e há maior repercussão.
Vc vai ver como o dr. Rouxinol, do Jurídico, tira mais essa de letra...

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, concordo contigo: É inegável os dois pesos e duas medidas que são medidos no caso de brasileiros e argentinos aqui no futebol tupiniquim.

Chico, eu até acho que o tribunal da CBF é deveras severo, mas vc tem absoluta razão: Uma das coisas mais irritante e que hora ou outra eu converso com os amigos é justamente o fato do jornalismo esportivo passar por um momento "ruim", onde mais prevalecem as fofoquinhas e escândalos descabidos do que propriamente o esporte. Eu conheço um monte de gente que deixou de assistir determinado canal e/ou ler um jornal impresso por causa de apenas algum "profissional". Agora, eu acho que, curiosamente ou não, o Botafogo sofre um pouco mais do que os outros clubes nas mãos destas "pessoas".

Abs e SA!!!