25/07/08

Marketing alvinegro? Conta outra...



Se tem um departamento que sempre foi o ponto fraco e esquecido (além de incompetente) da gestão do Bebeto, este é o marketing do Botafogo.

Como não vivo o dia a dia do clube, fico impossibilitado de precisar os motivos para tanto abandono nestes dois mandatos. De repente existem até coisas que não ficamos sabendo e sem querer, julgamos prematuramente. Mas as críticas que sempre fiz (e continuo fazendo) ao marketing alvinegro é baseado apenas na minha experiência nesta área (apesar de formado em administração de empresas, fiz MBA em mkt na FGV), apesar de não mais atuar na mesma.

Hoje cedo, ao ler as notícias sobre o GLORIOSO, atentei à uma em especial, tratando do Perivaldo, o cachorrinho botafoguense que quando estava na "crista da onda", os dirigentes botafoguenses prometeram campanhas e projetos, a ponto do dono do animal ter voltado para casa (Paraíba) e deixado o Perivaldo com o seu irmão, no Rio de Janeiro.

Alguns trechos que considero interessantes (retirados do Globoesporte):

* "Ausente do Engenhão, Perivaldo aguarda contrato para voltar.
Dono do cachorro espera que projeto de marketing seja oficializado pela diretoria do Botafogo"
.


* "- Estou com saudade dele, é como um filho. Enquanto o projeto não é apresentado e aprovado pela diretoria do Botafogo não tenho ajuda de custo para mantê-lo com meu irmão no Rio. Espero que resolva logo, pois se demorar muito vou trazê-lo de volta".

* "- Há interesse do clube em tornar o cachorro um mascote e fazer um contrato. Vamos discutir o projeto que está com a empresa de publicidade e trazer o “Perivaldo” novamente ao Engenhão - Ricardo Rotenberg".

Quando o torcedor retornaria para a Paraíba, os dirigentes do Botafogo insistiram para que ele deixasse o cachorro no Rio de Janeiro. O rapaz aceitou, apesar de ser dono do animal. E simplesmente nada aconteceu durante todo este tempo?

Oras, se não tínhamos projetos naquela hora, por quê impedimos o sujeito de ficar com o seu mascote? Sinceramente? Além de não ser justo, é enganação!

Por fim, como o Botafogo contrata uma empresa de publicidade que demora mais de 3 meses para entregar um projeto? Não existem datas, limites, prazos? Eu nunca tinha visto projetos de marketing sem estas diretrizes. É a primeira vez!

Coisas do "marketing" do GLORIOSO...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, isso é uma ´´CACHORRADA``.

Abraços e Saudações Alvinegras.

Antonio de Pádua

DRP disse...

Bom, eu tenho um boxer (Chicão) que cresceu demais e seria muita maldade deixá-lo no apartamento, onde, mesmo que saísse todo dia, não seria suficiente. resultado: o Chicão foi pra casa do meu pai, que tem um belo de um quintalzão pra ele. Mas fica a 150km do Rio...

E uma vez que vc se apega ao bicho, é dureza pra ficar longe. E eu reclamo do meu cachorro que está a 150km, vejo sempre em fins de semana, etc. Imagina o cara que está na PB com o cachorro no Rio.

Sacanagem isso. Sou 100% solidário ao dono do Peri...

Abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Antônio, "cachorrada" resume precisamente o fato!

Danilo, apesar de eu não gostar de animais, tenho certeza absoluta de que quem gosta tem este sentimento que vc disse. E falo isso pq minha irmã tem um amor louco pelo seu cachorro.
E assim sendo, tb sou 100% (aliás, 150%) solidário ao dono do Perivaldo!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, você não gosta de animais? Nem de focas? rsrsrsrr

Agora falando sério, eu SÓ gosto de animais. Não gosto de pessoas, com raras exceções. Quando vejo um animal sofrendo me sinto muito pior do que quando vejo uma pessoa passando fome.

Já viu o filme 'Os Doze Macacos'? Eu penso que o mundo sem o humanos seria bem melhor.
Não gosto de criar animais, só cuido de um cachorro por que não tive opção, ou era eu ou era a carrocinha.

Mas eu também detesto alguns animais, como Jumentos (geninho), Antas (Tenebroso), entre outros.

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Foquinha, sem maldade nenhuma, mas eu gosto menos ainda de focas! risos!
Mas olha, tb não sou muito diferente de vc...não sou dos mais empolgados com a raça humana tb não! Até pq, não existe animal mais difícil (quase impossível) de ser domesticado do que o ser humano.
Sobre estas duas espécies que vc falou no final...tenho alergia, cara! hahaha
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Galera, na verdade o departamento de marketing do Botafog perderia hoje até pro marketing do Túlio Maravilha na época dele.

Vemos times aí levando camisa de seus clubes até pro Papa e nós aqui, não conseguimos fazer nada nem com um cachorro.

É nessas horas que vemos que a direção presisa mesmo de uma "sacudida"... e das boas!!!!

Volta pra casa, peri!
Não vai na onda desses fingidores não.

PS: nem uma camisa bonita do Fogão os caras conseguem aprovar com a kappa...

Riba disse...

O cidadão que vende cerveja ou pipoca do lado de fora do Engenhão deveria ser contratado. uma oportunidade dessas não bate na porta de nenhum clube. Eu imagino o que poderia ser feito em relação a um marketing infantil com esse cachorro, além de uma linha de produtos(brinquedos, travesseiros, etc). é rodrigo, vc com conhecimento em marketing deve ate perder o sono.. Força Peri

snoopy em p/b disse...

bom, há mesmo certos tipos de animais que são desprezíveis e o foquinha (opa!) descreveu bem quais são eles... hehehe
não gosto também do bicho preguiça e do sangue-suga...
vixe... deixa eu ficar quieto.


bom, falando sério,gosto de animais.
cresci, sempre, com cachorros em casa.
se fosse dono do perivaldo, ele já estaria comigo em casa.
tenho um pitbull na minha casa. e não me venham com grosseria porque o meu pitbull é criado por mim, sendo, portanto, um animal do bem.

foquinha,
lembra da sorte que você deu indo assistir ao jogo contra a mulambada na minha casa?
e aí, aceita outro convite?
vamos torcer pro fogão domingo lá em casa?
se você não vir este comentário, mandarei uma mensagem pro seu celular.

abraços e sds. botafoguenses!!!

DRP disse...

Fábio, quando o Chicão ainda morava aqui no Rio, eu sempre levava ele na praia do Diabo (que é permitida para cachorros) e numa praça no Arpoador onde ele podia correr solto. Um dos melhores amigos dele era um pitbull boa praça, que brincava como toda a cachorrada. O problema não é mesmo da raça, é da forma como o bicho é criado.

Abraço,
Danilo

Anônimo disse...

É muito amador o marekting do Botafogo, é só olharmos a propaganda que os outros fazem de seus clubes e o que o nosso marketing não faz pelo Botafogo. Eu às vezes fico imaginando se o Garrincha tivesse jogado nos mulambos quando ainda estava em forma. Com certeza seria declarado o maior craque do universo. Acorda Botafogo.
Abs!

snoopy em p/b disse...

perfeito, sérgio.

danilo,
esse é o cerne da questão.
o titã, meu cachorro, é um dos mais amigos que já tive. sua solidariedade e companheirismo são de impressionar.
fico puto com a imagem que o pitbull tem por conta dos verdadeiros animais que, normalmente, o criam...

Rodrigo Federman disse...

Anderson, o mkt do Botafogo é tão fraco que, se bobear, perde até para alguns clubes capixabas. risos!
Claro, foi um exagero, mas diante da grandiosidade que é o Botafogo, o nosso mkt é realmente muito pequeno. Uma pena e só mesmo bons profissionais (com liberdade e investimentos) para darem uma guinada.

Pois é, Riba! São tantas "coisinhas" que poderiam ser feitas, né? Vc deu um exemplo: Exploração do público infantil! Agora, imagina se o Perivaldo fosse "caracterizado" como um cão são-paulino? Tem dúvidas de que o SP estaria com a sua receita ainda mais recheada? Realmente, uma pena!

Putz, Fabião! Se tem uma coisa que me cago de medo, é de cachorro. Talvez por isso que eu e eles não somos os melhores amigos!rs
E é sério, mesmo se for um mini-cão! Se vier pra lamber meu pé, eu fujo de medo!! Deve ter sido algum trauma infantil!
Agora, se eu gostasse e tb fosse dono do Perivaldo, tô contigo: Ele estaria lá em João Pessoa e se alguém do Botafogo ligasse com essas "promessas fajutas", eu mandaria dizer que "estou muito ocupado".
Aproveitando a superstição, reforço: Foquinha, assista o jogo na casa do Fábio, cara. Pro bem do GLORIOSO!

Danilo, vc falou uma coisa que é certa e por mais que eu não goste de bichos, é a pura verdade. Penso da mesma forma!

Sérgio, lamentável é saber que, se bobear, até o "Unimed FC" tem mais ações de mkt do que nós.
Putz, e temos só o escudo mais lindo, duas cores fáceis de serem trabalhadas, ídolos e histórias eternas, superstições, mascotes, folclores...
nada disso nos gera receita!
Lamentável!

Abs e SA!!!

DRP disse...

Mas falando de marketing agora, estive duas vezes no museu do Boca Jrs em Buenos Aires. Cara, é impressionante. Não é muito grande, mas é muito bem organizado, tem inclusive um "cinema" em 360º graus que mostrra o que veem e escutam os jogadores quando entram em campo na Bomboneira. Muito legal. Resultado? Ônibus de turistas parando na porta do museu/estádio, uma mística construída em cima do Boca, da Bomboneira e da torcida (você sabia que a diretoria põe AMPLIFICADORES DE SOM nos setores atrás dos gols nos dias de jogos mais importantes, pra torcida fazer mais barulho e pressão?).

Assim como são muito legais o museu e a loja oficial do Barcelona, do Real Madrid e do Rapid Wien, da Austria. Até o pequeno Charlton, da 2ª divisão inglesa tem um museu e uma loja muito bem organizados.

Mas o Botafogo melhorou muito. Antes da gestão do Bebeto, uma vez fui à "loja" do clube (que era nos fundos do bar da piscina) procurar uma camisa e não tinha! Não vendia o uniforme na loja oficial!! Acabei comprando um calção.

Agora, pelo menos ainda tem a Fogão Shop, organizada, com uma certa variedade de produtos, filiais em outras cidades...

Ou seja, parece que caminhamos no sentido certo nessa área, mas ainda muuuuito lentamente...

Abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Danilo, se hoje temos uma situação "muito ruim", consideremos um avanço, pois como vc disse, antes do Bebeto, nem isso tínhamos.
Agora, é ainda assim é muito pouco. Aliás, é desprezível, né?
Cara, eu nem quero comentar sobre os museus dos clubes, pois eu choro só de lembrar e imaginar o 0,5% aqui que estaria de excelente tamanho.
Conheço as lojas oficiais do Real Madrid, Barcelona (inclusive onde tirei a foto título deste blog), Hertha Berlin, PSG, Roma...amigo, eles não estão anos luz na nossa frente...estão séculos, milênios luz...risos!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sou publicitária portanto entendo de marketing e comunicação. Existem limites, datas e prazos e a boa agência atende seu cliente prontamente. Como costumo dizer: sou médica de empresas, se preciso for, fico sem dormir para achar a "cura" (melhor solução) para determinado problema. Acho o marketing do botafogo ruim... Em outras palavras: "Se esse cachorro tivesse nas minhas mãos eu já estaria cosquistando torcedores e ganhando dinheiro"... O São Paulo ganhou dinheiro vendendo rede de gol e grama aos torcedores... falta ação...

Rodrigo Federman disse...

Karla, vc falou TUDO!!!
Nada a acrescentar! Perfeito, minha amiga!
E vc lembrou bem: O SP fez dinheiro com pedaço de rede e grama. Mato!!! Mato, amigos!
Como não fazemos com um cachorro lindo, de uma raça adorável e que nasceu com uma estrela solitária nos pêlos?
Inadmissível!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O departamento de marketing do Botafogo está esperando um momento melhor do time, pois, na atualidade, qualquer exposição dos ´´craks`` alvinegros, pode ser considerada como ´´tráfico de drogas``

Abraços e Saudações Alvinegras.

Antonio de Pádua

Rodrigo Federman disse...

Hahaaha! E pensar que perdemos dinheiro deixando de explorar a imagem do Vanderlei...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Snoopy, eu estou querendo aceitar o seu convite, mas....


Pitbull?????????????

:O

Você vai ter que amarrar a fera. Meu cachorro é desses fofinhos que não mordem ninguém.

Vou te responder no e-mail.

Um abraço a todos.

Rodrigo Federman disse...

É, Foquinha! Mesmo o Fábio garantindo a paz do pitbull, eu tb pensaria duas vezes! rs!
Mas vc precisa romper a barreira do medo. Tudo pela superstição!
Abs e SA!!!