14/08/08

Atlético MG: Um freguês de carteirinha



Horrível! Irritante! Lamentável! Repugnante!

Calma, meus amigos. Tá certo que mesmo com a vitória por 3 a 1, o Botafogo não fez uma boa partida, mas as "classificações" acima não são para o GLORIOSO e/ou Atlético MG. São para a sofrível transmissão do canal SporTV. É chato ter que comentar de algo que não seja o nosso Botafogo, mas não posso deixar passar em branco esta "noitada televisiva", que para mim foi a pior dos últimos anos.

Tudo bem que a maior parte da equipe do SporTV está na China (aliás, abro este parêntese para deixar bem claro que eu ODEIO Olimpíadas), mas os assinantes das operadoras e principalmente os torcedores alvinegros dos dois clubes mereciam mais respeito da "filhota global".

Um narrador paulistano e desmotivado, um "aspirante à comediante esportivo", nenhum repórter em campo, início da transmissão quando o pontapé inicial foi dado e por fim - e mais lamentável -, narração de estúdio sem a menor empolgação e com a acústíca ridícula do estádio.

Críticas - e repúdio - feitas ao SporTV, vamos ao jogo...

Caramba, e o pior que não foi muito diferente da transmissão. É claro que não foi tão ruim, porém ficou longe daquele futebol que nos acostumamos recentemente. Fato que pode ser explicado pelas sentidas ausências do Wellington Paulista e principalmente do Lúcio Flávio e Jorge Henrique.

O Botafogo não tinha jogadas pelos flancos e insistia constantemente pelo meio de campo. O problema é que quando o Carlos Alberto é bem marcado, esperar que o Zé Carlos assuma o papel de criador do time fica complicado. Além do mais, a apatia era geral, com exceção do setor defensivo, que atuou de forma séria e sem brincadeiras.

Com o primeiro tempo quase me matando de tédio (movido também - repito - pela transmissão horrorosa), dei a primeira "acordada" no momento indevido: Um descuido geral permitiu que o Petkovic encontrasse um companheiro livre na cara do Castillo. Pagamos um preço alto, pois craque não tem idade e em um único lance, decide. Era o primeiro gol do Atlético, que não assustava e nem era ameaçado pelos alvinegros cariocas.

Ah, gol fora de casa conta, igual na Copa do Brasil. Pensando assim - e diante do marasmo total -, questionei: "E agora"?

Não bastasse a falta de uma cabeça pensante (o Carlos Alberto ainda tentava lances individuais), o que esperar da dupla "Enceradeira" e "Cai-cai"? O Antônio foi perfeito ao apelidar o Gil e Fábio. Dois dos mais improdutivos atletas botafoguenses. Não faziam nada! Literalmente nada!

Enquanto o Fábio nem era visto, o Gil rebolava para os lados e perdia todas as bolas. Pelo menos o centroavante foi mais útil no final da primeira etapa (antes, o Zé Carlos havia acertado o travessão atleticano em cobrança de falta), ao fazer o que sabe: Se jogar.

Serei justo: Houve falta no alvinegro. E quando o relógio chegava aos 47 minutos, Carlos Alberto cobrou na gaveta e levou o Botafogo para o vestiário com o empate garantido. Dos males, o menor.

Na volta para o segundo tempo - e depois do pior intervalo visto no SporTV -, o técnico Ney Franco sacou o Túlio, que estava muito discreto, e colocou o "xará Souza" no time.

A alteração não fez efeito nos minutos iniciais. Aliás, durante quase toda a segunda etapa, que foi o retrato fiel da primeira: Chata e sonolenta.

Botafoguenses e atleticanos jogavam sem vontade. Pelo menos foi o que eu senti daqui do sofá. Acho que não levaram a sério este início de Copa Sul-Americana. Os quase 11 mil torcedores também ficaram chateados e entre raríssimos lances isolados, algumas vaias eram escutadas.

Vaias justíssimas, por sinal. Não importa se o time estava sem a força máxima. Limitação técnica à parte, a torcida sempre exige raça e disposição. Infelizmente não estiveram presentes na maior parte do jogo botafoguense.

Durante este tempo, o Ney Franco tirou o Fábio e entrou com o Lucas Silva. Depois, o Eduardo no lugar do Thiaguinho. Esta última alteração foi nitidamente visando poupar o lateral para o domingo, pelo Brasileirão. Com esta mexida, o Túlio Souza virou ala direito e o resto da sua partida foi pior doque até aquele momento, no meio.

Os minutos passavam e o empate era dado como certo (por mim). Desta forma, precisaríamos de pelo menos um gol no Mineirão, daqui a duas semanas.

Se não fazíamos por merecer o segundo gol, também não merecíamos o segundo. Ah, então que terminasse assim, pois o sono já me dominava.

Eis que, depois de quase 20 minutos em campo, o Lucas Silva, que até então jogava um futebol de segunda divisão mexicana, enfiou um lindo passe para o Eduardo. Nesta hora eu tremi, temendo uma tentativa de drible a mais ou um toque enfeitado.

Houve sim, um toque diferenciado. Ainda bem que resultou em gol. Era o segundo do Botafogo, no final da partida.

Aproveitando, o clube deveria punir (novamente) o Eduardo. Todo mundo sabe que comemorar daquele jeito resulta em cartão amarelo. Não deu em outra. E quem perde com isso? O clube, sempre...

0 placar de 2 a 1 estava excelente. A vantagem do empate na capital mineira seria considerável, quando o "enceradeira" fez a única jogada em noventa minutos em campo. Gil - isoladíssimo no ataque - cruzou, Carlos Alberto dominou, cortou o zagueiro e guardou no ângulo.

Como no primeiro tempo, o apoiador fez outro gol no último minuto da etapa. Desta vez, a final.

A vitória foi justa, mas se houvesse um placar que retratasse melhor, eu diria que 1 a 0 seria o ideal. Eu sempre digo que futebol e justiça nem sempre andam lado a lado. E ainda bem que hoje foi assim, pois o 3 a 1 permite que o GLORIOSO perca até por 1 a 0 no jogo da volta, em Belo Horizonte.

E que falta faz um atacante de ofício no elenco, né? Palmas para a incompetência dos envolvidos que não conseguiram inscrever o Zárate...

Temos mais time e a classificação está encaminhada. Agora, não podemos atuar com a apatia desta noite. Caso contrário, daremos chances para o Atlético MG, que sabemos, é um time muito fraco.

Além de fraco, freguês ao extremo. Como é bom enfrentar o "pintinho" em competição mata-mata.

Vamos matá-los de vez daqui a duas semanas!

Agora voltamos ao Brasileirão. Domingo, será o Sport, em Recife. Parada duríssima, que se o Botafogo quiser continuar subindo na tabela, precisará passar por cima, independente dos obstáculos que virão.

Ao menos teremos os reforços dos três jogadores que fizeram muita falta nesta quinta-feira. Um time sem Lúcio Flávio para pensar, e Wellington Paulista e Jorge Henrique para correr, brigar e abrir espaços, fica bastante previsível e dependente. Exatamente como foi o GLORIOSO na noite de hoje.

Depois de mais uma depenada no galo, que venha o leão.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 3 X 1 ATLÉTICO MG

1- Castillo: Seguro nas poucas vezes que foi exigido - 7,0

2- Thiaguinho: Não foi mal, mas precisa de conselhos para prender menos a bola e controlar a afobação - 6,5

3- Renato Silva: Começou um tanto inseguro, mas depois ganhou todas - 7,0

4- André Luis: Perfeito pelo alto e forte pelo chão - 7,0

5- Túlio: Muito discreto - 5,5

6- Triguinho: Gosto dele porque joga toda partida com a mesma seriedade, apesar das limitações técnicas - 7,0

7- Gil: Uma completa nulidade - 4,5

8- Diguinho: Não esteve mal, mas pareceu sonolento e sem tanta vontade de atuar - 6,5

9- Fábio: Nada, a não ser a falta que recebeu e resultou no primeiro gol botafoguenses - 4,5

10- Carlos Alberto: Alguns lances no primeiro tempo. No segundo errou tudo, menos o último toque, que foi justamente o gol que fechou a conta - 6,5

11- Zé Carlos: O velho problema da falta de pulmão no decorrer da partida - 6,0

12- Túlio Souza: Mal no meio e na ala - 4,5

13- Eduardo: O primeiro na bola foi enfeitado e errado. O segundo foi enfeitado e deu certo. Sendo assim, terminou na média, apesar de discreto - 6,0

14- Lucas Silva: 20 minutos apagadíssimo e três bons lances em cinco minutos. Incrível como ainda não me fez ter condições para analisá-lo calmamente - 6,0

Ney Franco: Errou ao não levar qualquer atacante dos júniores. Se estivéssemos perdendo, não teria o que fazer para mudar o panorama. No resto, alterou dentro do que era possível, poupando alguns jogadores para o domingo - 6,5

10 comentários:

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
sobre as transmissões do sportv, não é novidade...
eu não tenho mais paciência para ver jogos lá.
por isso que prefiro ouvir o evaldo josé, sempre que cbn transmite os jogos.
é muito melhor...

hoje, como te falei, não vi o jogo, infelizmente.
mas fui pé-quente.
quando terminou a missa, fui correndo pro carro pra ligar o rádio do celular na cbn e estava 1 x 1.
passou 1 minuto, gol da virada.
mais 6 minutos, mais um gol...

que maravilha!!! hehehe

vamo que vamo...

abraços!!!

Anônimo disse...

Aconselho a todos que sofrem de insônia, a assistirem os jogos transmitidos pela Sportv. Alem do narrador errar quase todos os nomes dos jogadores, os comentários do Alex Escobar são terríveis, capazes de colocar um urso para dormir, fora do seu período de hibernação.
Aguentei até o final do primeiro tempo, quando fui vencido pelo sono.
Não jogamos bem, mas vencemos bem. E isso é o que importa.
Agora, está aberta a temporada de caça ao leão.
Abraços e saudações alvinegras.

snoopy em p/b disse...

não que eu me abdique de ver o jogo, mas abaixo o volume e ligo o rádio... hehe
a equipe de transmissão da cbn é, a meu ver, de alto nível e com grande dose de imparcialidade...

abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,

Realmente a atuação do time hoje, não repetiu os últimos jogos. Mas vale ressaltar que a galinha mineira jogou retrancada, só com o Marques na frente, e abusando das faltas. quando veio o 2º gol, elas partiram loucas para o ataque, e aí os espaços apareceram, e acho até que o 3º gol sairia mais cedo. Aquela bola do Lucas Silva merecia o fundo da rede.
No mais, acho que foi um bom resultado e dá tranquilidade para o jogo de domingo, contra o Sport e contra a polícia local, hehehehe...
Agora, foi engraçada a entrevista do Renato Silva:"... Agora vamos pensar no jogo em Recife, lugar onde o André Luís fez muitos amigos..." KKKKKKKKKK!!!! Só rindo mesmo...

Saudações,

André lira

Anônimo disse...

Ontem não tive a chance de ver o jogo, apenas ouvi a transmissão pelo rádio. Felizmente foi o Luís Mendes que comentou o jogo, além de botafoguense, é um comentarista sério. O Fábio falou do Evaldo José, também acho ele muito bom, assim como toda a equipe da CBN. Quando vejo as transmissões na TV, também tiro o som pois não dá prá aguentar esses caras, são muito ruins. Parece que essa Copa SA ainda não desperta o interesse dos clubes, apesar do bom dinheiro que entra. Acho que deveriam começar logo com jogos internacionais, seria muito mais interessante.Pela transmissão, deu prá perceber que o jogo não foi lá essas coisas, mas valeu pelo resultado. O Botafogo perde muito sem o LF, WP eo JH, não temos substitutos. Seria bom podermos contar com o Zárate, mas depois do furo na inscrição dele, sei lá quando vai jogar. Todos estamos querendo ver o Zárate jogar, mas parece que a diretoria não. Domingo vai ser dureza mas o Botafogo vai vencer. Rodrigo, você falou em colocar um atacante dos juniores no banco, mas o Botafogo está emprestando um monte deles. Esse Rodrigo Dantas (joga em que posição? meia ou atacante), dizem que tem futuro foi emprestadoAlegam que é prá ganhar experiência. Será que não dá prá ganhar experiência dentro do próprio Botafogo. Das duas uma, ou não querem realmente aproveitar ninguém da base ou então ninguém da base presta. Eu não me lembro de terem emprestado o Jairzinho, o Roberto Miranda, o Mendonça e etc para ganhar experiência em outros clubes, principalmente em clubes de porte menor. ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, tomara que domingo este ritual repita, amigo (vc dando uma fugidinha do evento e gol do Botafogo)! heheheh!
Mas aí, ontem vc não perdeu nada de mais, cara.
Joguinho chato a beça, mas que valeu (MUITO) pela vitória e margem de gols.

Antônio, é capaz do urso pedir para ser internado após escutar os comentários do aspirante à comentarista, Alex Escobar. Além de grcinhas "sem graça", este rapaz não entende nada, é irritante e despreparado. É o típico radialista de programas como pânico, jovem pan da vida...
Mas vc disse td: Jogo ruim, resultado excelente. Aberta a temporada de caça aos leões!!!

André, eu não vi essa entrevista do RS! hahahhahahahahaha. Foi sério mesmo? Cara, sensacional! Hhahahah
Mas se eu fosse dirigente e/ou treinador, pediria todo o cuidade do AL, pois certamente será marcado e não tenha dúvida, qlq dúvida será contra ele. O risco de cartão é gigantesco. Olho aberto...

Sérgio, concordo contigo.
Em vez de emprestarmos Marcelinhos, Felicios, Fabios e Alexandros, emprestamos Joaquins, Rodrigos, Romários...
Experiência se ganha jogando. E muito mais rápido em um clube como o Botafogo do que disputando série B carioca ou C nacional.
E o W. Jr? Fez boas partidas no início do ano e sumiu...
Enqt isso o Flamengo dá oportunidades para o Erick, Paulo Sérgio, Thiago Salles...o Unimed para Tartá, Mauricio, Anderson, o Vasco para Matheus, Alan Kardec, Alex Teixeira.
Só nós não valorizamos a base. Assim, que os meninos saiam mesmo e procurem um tratamento digno nos nossos rivais. Eu apoio.Infelizmente...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigão, o engraçado ontem foi ver o Gil, cada jogada infeliz do filhote de Zinho eu pensava: "O Rodrigo deve estar se contorcendo de ódio lá em Vitória".
Você até que pegou leve, achei que fosse massacrar o Gil, acho que a jogada do terceiro gol pesou na sua avaliação.
Sobre as transmissões eu reitero a minha sugestão: Jogos só com o barulho da torcida. Realmente não dá pra aguentar esses caras. A CBN, como disse o Snoopy, é boa, mas ainda deixa a desejar. Especialmente um tal de Éboli.

Vamos agora pegar os amigos do André Luiz, rsrsrsrsrrs

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, eu juro que queria descer a linha no Gil, mas fiquei preocupado se vcs achariam que a perseguição de minha parte está exagerada. Por sorte ele achou aquela última jogada, mas pode ter certeza de que me contorci o jogo todo com esta "enceradeira", cara.
Ele é horrível. Muito nome e pouco futebol. Está justificando o pq era reserva no Cruzeiro, Nástic (ESP) e Internacional.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES "MINEIRAS" ALVINEGRAS

Tô cansado de comer "galo ensopado"

Rodrigo me de lincença mas vou dar uma de JACK ESTRIPADOR.

Em 1º lugar "Toninho" de Pádua, já estou esperando sua chegada na Ilha do Mel para juntos eu, vc e Rodrigo irmos ao OXENTE BAHIA bebermos umas "loiras geladas", lembra do RPM, para o nosso futuro Presidente pedirei um suco de CUPAÍBA, bom demais, quanto a sua mãe morar na SERRA só falta vc me dizer que ela mora em Manguinhos aí vc quem que vir no próximo fim de semana para juntos
"degustarmos", botafoguense adora falar difícil, uma MUQUECA CAPIXABA.

Em 2º lugar narração na FILIADAS DA REDE globinho, so tenho uma frase.
"NINGUEM MERECE"

Em 3º lugar pelo visto o Rodrigo deve ter acordado no momento em que o CAMISA 7, imagino o que eu GARRINCHA devia estar dizendo lá no céu, fez o cruzamento para o 3º gol do GLORIOSO, para dar 4,5 pra aquele protótipo de jogador.

No mais que venha o "gatinho" do Recife que o CACHORRÃO do ALVINEGRO
vai botar pra correr.

Não posso deixar de repetir

SAUDAÇÕES "MINEIRAS" ALVINEGRAS

Tô cansado de comer "galo ensopado"

Toninho e Isabella
Ilha do Mel - ES

Rodrigo Federman disse...

Hahahahaah!
Toninho, depois dessa, tenho certeza de que o Antônio antecipará a sua vinda ao ES! rs!
Ah, eu juro que depois da postagem, tb achei que fui muito bonzinho com o Gil! hahahaha!
A versão atualizada do Zinho!!

Abs e SA!!!