04/08/08

Diz aí, Fábio (08)



Uma coisa que eu odiava fazer no "snoopyempretoebranco" era dar título aos textos. Caramba, eu conseguia fazer o mais difícil, que era escrever sobre algo, mas não conseguia atribuir um título ao que eu escrevia.
Aqui, escrevendo para o Cantinho Botafoguense, eu me escondo atrás do título que o Rodrigo atribuiu à coluna e me abstenho da ingrata tarefa.

Mas me deu curiosidade de que como este texto se chamaria:

"A volta da Justiça"? Acho que não.

"A (falta) de consideração a quem merece"? hummm... péssimo!

Como vêem, não sou bom nisso. Então é melhor ir direto ao assunto: RESPEITEM O TÚLIO!

Lá no "snoopyempretoebranco", eu escrevi um texto certa vez que obteve muita repercussão, pois se tratava de ídolos.

O meu amigo dono do blog já declarou abertamente que o Túlio é um dos seus, mas os reveses que aconteceram no último ano têm me feito recuar de tal afirmação.

Oras, um cidadão beija um escudo na quinta-feira e, na semana seguinte, vai embora? O outro, idolatrado pela torcida, tem a cara-de-pau de ir para um rival, se dizendo insatisfeito com não sei o quê?

É muita sujeira.

Por essas e outras, não tenho muitas razões para acreditar que X ou Y é o ídolo do meu time.

Se por um lado, a infinidade de ídolos que o Botafogo criou em toda sua história pode ser vista como uma razão para que a torcida se sinta carente, por outro, eu penso que essa é justamente uma das razões que me confortam, a ponto de ter a certeza de que, no futebol profissional de hoje, não há mais clubes que alcancem o status que o Botafogo tem nesse quesito na sua centenária história...

A não ser que considerem um Renato Augusto, por exemplo, um ídolo de alguém...

E onde quero chegar com essa história toda,considerando que falei do Túlio lá em cima?

Não só afirmar que ele é meu ídolo, mas dizer em alto e bom tom que alguém que molha a camisa de suor como ele não pode ser desrespeitado por uma fase ruim.

Não consigo acreditar até hoje que ele chegou a ser vaiado no Engenhão. Aquilo foi um desafogo totalmente descabido da torcida do Botafogo, que, é verdade, andava muito angustiada.

Tudo bem que lhe falta um ingrediente fundamental para que um atleta seja eternizado na galeria de um clube como o Botafogo: título.

Mas acredito que ele não vai terminar sua carreira sem esse triunfo.

Porque ele é do tipo de jogador que faz uma torcida merecer soltar o grito de campeão.

Saudações positivamente botafoguenses!!!

E-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Fabião, tu sabes que qnd falam do Túlio, eu fico muito ligado, exatamente pelo o que vc relatou: É definitivamente o meu ídolo!
Diante do seu texto, eu só tenho um comentário. Se me permite, com letras maiúsculas mesmo: RESPEITEM O TÚLIO!

Perfeito, Fabião!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Excelente Fábio, porém só vou discordar quando você diz que falta o título pra o Túlio ser eternizado na galeria dos heróis botafoguenses. Acho que pelo o que ele fez por nós, já merece estar na galeria dos grandes ídolos que vestiram a gloriosa camisa do Botafogo. O que ele fez quando estávamos na 2ª divisão foi inesquecível, assim como quando recusou a proposta do Fru-fru, preferindo ficar no Fogão. O Heleno nunca conquistou um título pelo Botafogo e faz parte da galeria dos ídolos, fazendo parte inclusive do Botafogo de todos os tempos. O Mendonça também não tem nenhum título pelo Fogão, mas mesmo assim continua sendo admirado por aqueles que o viram jogar. Hoje li, se não me engano, no MCR, que o Fernando Calazans comentou que a torcida do Botafogo é a que mais sabe respeitar os seus ídolos, do passado ou do presente, isto é verdade. Para encerrar, digo que o Túlio não encerra carreira no Botafogo sem conquistar um título. Ele merece, nós merecemos. Grande abraço e esta semana vai ser muito boa. Saudações Alvinegras!

snoopy em p/b disse...

sérgio,
pra mim, ele é ídolo, mesmo sem ter títulos ainda.
e isso é por tudo o que já fez por nós.
por ter largado um salário em dia e boa estrutura no goiás para se arriscar na segunda divisão.
por sua demonstração sincera de amor ao meu time.
é um ídolo.

o que eu quis dizer é que, mesmo sem um ingrediente essencial para os grandes ídolos, ele se superou e ocupa esse espaço.

viva o túlio!!!

rodrigão,
me desculpa, cara, mas você é suspeito... hehehe

abraços...

Anônimo disse...

Quem sabe se ano que vem não teremos os doii Túlios. Ganhando títulos e o gol mil, de preferência em cima dos mulambos. Entretanto, o título do Túlio meio-camopo vem este ano, se Deus quiser. ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, muito bem lembrados os nomes do Heleno e Mendonça. Eu tb acho que o Túlio já está na galeria.E o título virá em breve, para coroar estes serviços prestados ao Botafogo, afinal, como vc disse: Ele merece. E qnd digo "ele", entenda "nós", pois o Túlio é um pedaço de cada um de nós - torcedores - em campo.

Fabião, eu sabia que vc falaria isso. Mas vc está certo: É a pura verdade! hehehehe

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Vem sim, Sérgio! E logo um sul-americano!rs!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É muito difícil falar do Tulio, principalmente para nós, Botafoguenses, que alem de conhecer o bom futebol, conhecemos tambem a personalidade do homem, Tulio.
Quando êle beijou o escudo, eu pensei, não é uma demonstração de amor barato e sim, a resposta à torcida que o vaiou. Pois, como diz o Rodrigo, o Tulio é um torcedor em campo e como torcedor, êle sofre tanto quanto a gente, nas arquibancadas ou em frente a televisão.
Pode beijar o escudo, Tulio. Você tem a dignidade de poder fazer isso, sem parecer promíscuo, e se for para extravasar a alegria, esperamos muitos beijos mais.
Abraços e Saudações Alvinegras

Saulo disse...

Muito bom o seu blog. Vou adicionar no meus favoritos. Juntos pelo Botafogo. Valeu e at� mais. Visitem o meu blog tamb�m.
saulobotafogo.blogspot.com

Rodrigo Federman disse...

Antônio, belas palavras! Expressam exatamente o que eu penso e sinto tb, meu amigo!

Valeu, Saulo!! Seja bem vindo ao C.B.

Abs e SA!!!

DRP disse...

Bom, não por acaso o Tulio é o instrutor político do exército, responsável pela propagação da ideologia botafoguista entre as tropas.

Ele será campeão, esse ano ainda. E, como todos nós torcedores, muito merecidamente!

Abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Belo cargo do Túlio, Danilo!
Em melhor mãos, impossível!
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fabião, eu e outros mais experientes (para não dizer mais velhos,kkkk), vivenciamos 21 anos sem títulos e temos alguns ídolos. Entendi o que você colocou e seria uma glória para ele e todos nós esse caneco. A coroação de um trabalho que teve início na 2ª divisão. O Túlio possui vários títulos pelo nosso querido BOTAFOGO (garra, determinação, superação e AMOR). Como vocês colocaram inúmeras observações; eu fico com a que considero mais significativa que é não assinar um melhor contrato com o nosso rival. Tem prova maior de AMOR.
O amor torcedor do Túlio pelo nosso BOTAFOGO é tanta que, particularmente, acredito que o atrapalha nos jogos. Só lembro de um jogador (recente) com garra igual:Sandro (Lembro do gol e as batidas no braço que ficou com hematomas. Chute em porta no CM).
O Túlio merece um título e que seja contra os molambos.
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Gil!!!
O Túlio merece um título mesmo. Se for contra os molambos, acho que ele terá um treco (igual a gente), mas seria perfeito.
Pô, o Sandro foi o meu último "ídolo" no GLORIOSO tb! Não esqueço ele querendo dar porrada no Julio Baptista, que é 5x maior. Eu estava naquela linda noite em CM, qnd vencemos o Marilia e aquela comemoração do gol do Sandro foi uma das mais bonitas que eu já vi!!!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

o sandro foi um ótimo jogador também.
recentemente, a torcida do sport ficou meio puta com ele porque ele declarou amor ao botafogo.
e a explicação dele deixou os rubronegros ainda mais putos: "é que o botafogo é o botafogo"... hehehe

gil,
esses títulos que o túlio tem e você relacionou chegam a valer mais do que muuuuuuuita coisa.
e ele tem um outro título muito peculiar: O NOME. hehehe

danilo,
esse papel do túlio junto ao exército é de muita valia a não poderia ter sido dado a outro combatente.

antônio,
lindas palavras...
o túlio é isso mesmo...

abraços aos amigos e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Além de tudo, agora ele quer ser artilheiro também.
Gosto muito do Túlio e estou feliz que ele tenha voltado a jogar bem.

Agora o Snoopy e eu estamos bem felizes com o desempenho do Botafogo, pois o nosso desempenho no bolão está mais para Bosque de Formosa.

Um abraço a todos.

Rodrigo Federman disse...

Hahaaha, Foquinha! Eu tb sou péssimo nos palpites e bolões! rs

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

nem me fale, foquinha.... hehehe
mas vou me recuperar, você vai ver.

ainda falta muita bola pra rolar.

abraço

Anônimo disse...

adorei seu texto... talvez porque me identifiquei em tudo... sim, tenho dificuldade em por títulos, hahaha. Sou publicitária e as vezes crio textos legais, tenho boas idéias mas "piro" quando tenho que criar nome de empresa, nome de projeto ou título para meus textos... enfim, me identifiquei tbm na admiração pelo Túlio... são poucos os que jogam por amor a camisa... um dia li num blog "não queremos torcedores em campo e sim jogadores" se referindo a má fase do jogador... aquilo me fez mal... pois é quando o jogador ou time vão mal que devemos apoiar... por isso o botafogo é diferenciado porque o amor do botafoguense está acima de títulos...

O Flamengo que o diga, teve de mudar o local de treino por causa da torcida... mas não eram eles que falavam que iam ser hexa dias atrás?

Beijokas!

Rodrigo Federman disse...

Karla, eu tb li os mesmos comentários e eu falava com o Fabião, o quanto eu ficava chateado qnd via críticas ao Túlio, como se ele fosse um qualquer. Que bom esta volta por cima, em campo. Agora aqueles que até alguns dias o criticavam como qualquer "zé ruela" são obrigados a aplaudir!!!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

beijo, karlinha!

infelizmente, em razão da correria, só agora pude ver seu comentário...

sds. botafoguenses!!!