19/08/08

Enquete: A força está no meio de campo



Terça-feira no Cantinho Botafoguense é para conversarmos um pouco sobre a enquete em destaque nos últimos sete dias.

Como sempre faço, agradeço a participação dos amigos, que a cada semana que passa, colaboram mais e mais com este espaço. Esta foi a minha intenção ao criar o blog: Conhecer os botafoguenses de todas as partes do mundo. Para a minha satisfação, não estou apenas conhecendo, mas fazendo verdadeiras amizades alvinegras. Algo que não tem valor!!!

Pois é, o início do post é alegre e descontraído. Exatamente como o momento do Botafogo. Não poderia ser diferente, afinal, estamos no G4 e com uma série impressionante de cinco vitórias consecutivas (três fora e duas em casa).

O time voltou a sorrir. A torcida também. O laço de relacionamento está completamente feito e tudo indica que não será desenrolado até o final do ano, quando esperamos terminar com gratas surpresas. Entre elas – e por mais difícil que seja -, o título do Brasileirão.

Confiamos neste grupo, do goleiro ao atacante, passando pela maioria dos suplentes, comissão técnica e todos os outros profissionais.

O elenco é excepcional? Não é, e sabemos disso. O Botafogo tem um bom time e alguns reservas que permitem com que briguemos por posições honrosas nos torneios que disputamos.

Com a chegada do Ney Franco, o time se acertou em todos os setores. Hoje o GLORIOSO continua atuando ofensivamente, mas tem um sistema defensivo muito mais acertado e consistente. Sem contar o meio de campo, participativo, solidário e com peças que desequilibram ao nosso favor.

E foi justamente este elenco, o assunto da enquete que encerra neste momento. Eu perguntei aos amigos, qual é o melhor setor do atual Botafogo? 65 votos foram computados nos sete dias de pesquisa.

Creio que o resultado final não surpreenda ninguém. Pelo menos eu não fiquei, já que esperava exatamente o que deu (inclusive, imaginando os números).

O meio de campo alvinegro foi o mais votado. 45 pessoas (69%) escolheram esta opção. Eu estou nesta bagunça.

Eu nem sei se preciso comentar a respeito. Aliás, acho que não. Para justificar, deixo apenas uma pergunta no ar: Qual time brasileiro tem um meio formado por Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio e Carlos Alberto? Juro, eu pensei, mas não encontrei.

Dois volantes que marcam bem e têm facilidade para avançar, um atleta mais cerebral, com excelente passe e visão de jogo e um apoiador extremamente habilidoso, rápido e que não se esconde em campo. Sem mais comentários...

A imensa maioria votou no meio, mas houve aqueles que acham outros setores mais confiáveis. Por exemplo, os 12 (18%) que escolheram a defesa botafogo como o ponto forte do time.

Acredito que o Ney Franco tem participação indireta nestes votos. Sim, pois ele pegou exatamente os mesmos jogadores que trabalharam com o Cuca e o Geninho, mas deu um jeito na fraqueza que tínhamos neste setor.

Não sei o que (e como) ele fez, mas conseguiu melhorar consideravelmente o rendimento de atletas contestados (inclusive, por mim). Hoje temos uma dupla de zaga que não é sumidade e nem um exemplo de técnica, mas que se completa: Um veloz e outro viril. Temos também um lateral limitado, porém, aplicadíssimo e outro que simplesmente "surgiu" para o setor e é – em minha opinião – a maior surpresa do time.

Ah, sem contar que há muito tempo não tínhamos reservas defensivos minimamente razoáveis. Sim, até pouco tempo atrás, os titulares do setor eram fracos e os reservas lamentáveis. Hoje não. Eu diria que, todos juntos fazem uma média aceitável e suficiente para boas apresentações.

Outra benção para os botafoguenses foi a solução da "temida camisa 1".

Depois dos fracassos de cinco goleiros em 2007, os alvinegros temiam pela repetição dos problemas e até de mais perdas de partidas decisivas em falhas exclusivas dos "guarda-metas".

O fato é que o Botafogo atual tem dois bons goleiros: O experiente Castillo e a grata revelação, Renan.

Talvez seja a posição em que haja menos debates entre os torcedores. É claro que uns preferem o uruguaio e outros, o jovem egresso de Marechal Hermes (eu ainda acho o Castillo mais preparado). Agora, se o Castillo estiver no gol, os que preferem o Renan não perdem o sono e vice-versa.

Acho que foi nesta linha que os 6 amigos (9%) pensaram ao votar na opção "goleiro", como a melhor do Botafogo.

Se não houve surpresa – da minha parte – na escolha do meio de campo como o setor mais forte do time, também não houve no "último colocado" da enquete: O ataque, que só recebeu 2 (3%) votos.

Temos dois bons atacantes: Jorge Henrique e Wellington Paulista têm vaga em quase todos os clubes do Brasil. O problema é que nenhum deles tem a característica de ser um "homem gol", daqueles velhos centroavantes paradões à espera da bola, só para dar o toque final e comemorar com os companheiros. A esperança está toda depositada no Zárate, que apesar de ainda não ter atuado, tem justamente este perfil.

A nossa reserva de ataque sim, é fraca.

Eu nunca me empolguei com o Gil. Mesmo nos tempos de Corinthians, sempre o considerei firulento demais e prático "de menos". No caso de Fábio e Alexsandro, prefiro nem comentar, apesar de que, justiça seja feita, o segundo teve pouquíssimas oportunidades.

Analisando os suplentes, resta copiar e colar o que escrevi um pouco acima: A esperança está toda depositada no Zárate.

Nada de desespero. Os números não mentem, e se o Botafogo está no G4, é fruto do bom trabalho, competência, sorte (que nunca faz mal) e elenco, que não é a oitava maravilha do mundo, mas está longe de ser um lixo. E bota longe nisso...

Obrigado pela participação de todos e como vocês estão cansados de saber, já peço a contribuição na nova enquete do Cantinho Botafoguense, pelos próximos sete dias. E espero que na próxima análise de resultado, eu possa dizer G2 ao invés de G4.

Temos tudo para alcançar a vice-liderança...

Bom, vamos à enquete: Amigos, como o Botafogo deve administrar o Brasileirão e a Sul-Americana ao mesmo tempo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Gil disse...

Fala Rodrigão!!!
Cara, eu fico me perguntando e não encontro resposta para o que será que o NF fez e faz com esse elenco.
Os jogadores são os mesmos, alguns foram dispensados, e os caras melhoraram pacas. Lembro-me que o nosso querido CUCA e o porquinho falavam que não havia banco e elenco. Agora o NF louva a todos e os caras estão merecendo os referidos elogios.
Juro que não entendo e dou graças por não entender e pelos dias de felicidades.
Como todos da nação BOTAFOGUENSE, estou extasiado e curtinhdo até com os bambis aqui de sampa.
Nesse final de semana vou curtir com os "bacalhaus", molambos e unimedes.(kkkk)
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil!!!
Cara, acho que vc matou a xarada. O NF disse - logo que chegou - que avaliaria o elenco para decidir por reforços ou não. De forma discreta, ele deixou entender que sim, mas nunca falou abertamente que não tínhamos reposição (por mais que ele pensasse assim). Diferente do porco fedorento e até do Cuca, na fase final no GLORIOSO.
O NF soube deixar td mundo motivado e é isso que estamos vendo qnd entra um reserva. Concorda?
Amigo, eu tenho que estar aí em SP na quinta de manhã. Preferi pegar o vôo das 05:45h da matina só para ficar aqui em Vix na quarta a noite. Não quero ficar isolado em SP, tendo que acompanhar jogos de paulistas! hehehehe
Forte Abs e SA, Gil!!!

Gil disse...

Já falei com Rodrigo e o Fabio que o coração do velho é fraco e ao ler a matéria revivi esses momentos (cada gesto, palavras e expressões). DRP, assim é covardia, as lágrimas descem(kkkk).
Percebo que cada um de nós temos as mesmas manias, pensamentos e atitudes com tudo a que se refere ao nosso querido GLORIOSO. Ricardo e nação BOTAFOGUENSE nossas companheiras que o digam e nunca se atrevam a fazer a pergunta na vera.(kkkkk).

Valeu Fabião, Valeu Rodrigão.

Rodrigo, tive uma idéia e mandei um email para ti. Amanhã, estarei sofrendo sem tv e rádio, espero que a internet funcione.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!!

Gil disse...

Fabião, Rodrigão e amigos do Cantinho, a emoção foi tanta que esqueci de dizer que o comentário acima é da matéria do Fabião que só li agora pois a internet do local que fico em sampa anda uma droga.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Realmente, o meio campo do Botafogo foi o setor que mais evoluiu na era Ney Franco e o que contribuiu, na minha opinião, para isso acontecer, foi a desinvenção da posição do Leandro Guerreiro. O ajuste das peças em seus lugares de origem, permitiu o funcionamento compacto da equipe e agora é so manter as peças lubrificadas para a máquina continuar funcionando.
Quanto a nova enquete, vou pular. Acho que o Botafogo deve manter o rítimo no Brasileiro, sem abrir mão da Sulamericana, ou seja: Titulares no Brasileiro e administração da Sulamericana, usando titulares sempre que for possível, tipo em jogos no RJ. Aliás, essa foi a declaração do Ney Franco, que tambem disse que a escalação do time para a Sulamericana, seria compartilhada com o preparador fisico. E eu concordo com o treinador nesse ponto: -Não vamos priorizar, nós vamos disputar os dois campeonatos com o que de melhor tiver-mos em disponibilidade.
Abraços e Saudações Alvinegras

snoopy em p/b disse...

gil, meu amigo, valeu!!!
você é 10, cara.
e é testemunha viva, pois passamos juntos aqueles momentos tristes...
agora, é virar a página.
grande abraço, meu amigo!

rodrigão,
concordo até com a ordem dos resultados.
a única discordância é sobre a preferência do goleiro, mas vamos deixar isso pra lá... hehehe
e a opinião do antônio é bem interessante...

abraços e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Gil, meu amigo! Botafoguense é coração mole mesmo!!! Mas diz aí, é muito bom ser assim,né? Eu vou dar uma olhada no seu e-mail agora e respondo. Tomara que a internet não deixe vc na mão, meu amigo. Sabe pq? Pq venceremos bonito!!!

Antônio, concordo.
O LG dos últimos jogos voltou a ser aquele bom Leandro, mas a melhora do meio deve-se ao fato de que não dava para jogar com o Leandro no time apenas por ele ter sido um baita volante no ano passado. Este ano, por enquanto, não tem espaço pra ele e o NF está deixando isso bem claro.

Fabião, pois é...mas no caso dos goleiros, não fica mais ou menos da forma como escrevi? Eu sei que vc prefere o Renan, mas vc entra em desespero qnd sabe que o Castillo vai pro gol? Tenho certeza que não! Eu prefiro o uruguaio, mas qnd o Renan agarra, a confiança fica inalterada! Finalmente matamos este grave problema do ano passado, amigo!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, também votei no meio campo e concordo integralmente com sua análise sobre time e elenco botafoguense, num texto muito bom, diga-se de passagem. Acho que o grande mérito do NF, é saber armar a equipe de acordo com as características dos jogadores que tem. Arma a equipe de forma inteligente, equilibrada e simples, sem inventar. A simplicidade é sempre o melhor caminho para as vitórias. Agora, que realmente o nosso meio campo sobra, ele sobra. O grande Canhotinha sempre falou isto: "o meio campo do Botafogo é o melhor do Brasil". Bom, vindo do grande Gérson, que foi o melhor camisa 8 que vi jogar, eu respeito e aceito. ABS e SA!

Anônimo disse...

Rodrigo, o Gil perguntou o que o NF fez para que o time melhorasse tanto, você respondeu, e a sua resposta me lembrou o que o Valdir Espinoza fez em 89. Perguntado pelo Emil se ele queria algum reforço, Espinoza disse que com os jogadores que tinha seria campeão carioca.Deu moral para o time. O resultado nós já sabemos. Acho que o NF fez exatamente isso, e fez o grupo crescer e ganhar confiança. Infelizmente, o Cuca (que eu gosto muito) e o Little Pig sempre falavam das deficiências do grupo, ao invés de falar das virtudes, e isso desmotiva qualquer um. ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, obrigado, meu amigo.
E eu concordo contigo: O NF tem os méritos de saber simplificar as coisas. Como esse rapaz queimou a minha língua, Sérgio!
Ah, vindo do Gerson, eu só não concordaria se ele dissesse que o Felicio é o melhor apoiador do Brasil. Mas fico tranquilo, pois sei que isso poderia vir de qlq um, menos de um Gênio! heheheh

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu votei no goleiro, acho que eu fiquei traumatizado com o ano passado.

Gosto muito do Renan, mas ainda prefiro o Castillo. Ele é marrento, corajoso, sabe peitar os adversários além de ter quase todas as qualidades do Renan. Se o cisplatino fosse uns 10 centímetros mais alto não teria pra niguém. Estou satisfeito com os nossos goleiros.

Na nova enquete eu votei em priorizar as duas competições. Eu trabalho de domingo a domingo, eles não podem trabalhar duas vezes por semana? Dá licensa.

O Pelé e o Garrincha jogavam mais de duas vezes por semana, esses caras não podem fazer corpo mole.

Esse ano eu só quero dois títulos, e o Fogão vai conquistá-los.

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha! O seu voto e justificativa são mais do que aceitáveis! Realmente os goleiros de 2007 nos deixaram traumatizados e acredito que melhoramos em 1000% neste quesito.
Ah, e tb acho o Castillo mais preparado pelos mesmos motivos!!
Abs e SA!!!