12/08/08

Enquete: A Libertadores é uma realidade



No meio do campeonato carioca deste ano, quando o Botafogo estava encantando todo mundo, eu perguntei neste Cantinho Botafoguense: Com este grupo o Botafogo pode esperar o que no Brasileirão?

Se não me engano, a maioria votou na vaga para a Libertadores. Depois, um número considerável que acreditava no título nacional e por fim, a Sul-Americana seria a pior das hipóteses. Ninguém escolheu a opção que dizia "rebaixamento".

De repente – e de forma inesperada – o time caiu de rendimento, resultando na perda do carioca e eliminação da Copa do Brasil. Para completar, o Cuca pediu demissão e quebrava assim dois anos de parceria mútua entre o Botafogo e o antigo treinador.

O que estava ruim ficou pior. Foi só o Geninho assumir o comando que o time simplesmente desaprendeu a jogar bola.

Não era apenas azar e/ou incompetência. O Botafogo pedia socorro a quem quisesse ajudar, até porque, o Geninho não conseguiria consertar nada, tamanha a sua limitação técnica....

E o Botafogo passou rodadas sob total desconfiança de todos. Inclusive da própria torcida que até pouco tempo atrás, esperava por uma bela campanha no Brasileirão.

Não cheguei a fazer uma enquete naquele período do "porquinho", mas vocês que frequentam o Cantinho Botafoguense lembram muito bem do que conversávamos por aqui, né? Não havia uma única alma tranquila e confiante. A partir de então, em meio ao total enfraquecimento do GLORIOSO, eu imaginei se o resultado da enquete seria parecido com a anterior. Obviamente que não. Aliás, tenho certeza de que o rebaixamento seria o mais votado e tanto a Libertadores como o título serião ilusões. No máximo, chorando, uma vaga na Sul-Americana.

Pois bem...

Para a nossa sorte, o "porquinho" dançou e chegou o Ney Franco, também sob desconfiança da maioria.

A mudança de postura e comprometimento do time foi absurda e instantânea. Não sei explicar o motivo e confesso: Não faço a mínima questão de saber. Desde que, é claro, os ventos continuem soprando ao nosso favor.

E assim, amigos, o Botafogo ressucitou no Brasileirão e aos olhos de todos! O que era irritação virou alegria. Dor virou prazer. Milagre virou realidade. Sonho se transformou em realidade. Por causa de tudo isso, resolvi fazer a mesma enquete de meses atrás. Assim, voltei a perguntar: O que podemos comemorar no final do campeonato se continuarmos neste ritmo atual? Ah, detalhe: Nem mencionei o rebaixamento!

Diante da nova pesquisa, 61 amigos votaram.

Começando da "menos" para a "mais votada", a certeza de que os botafoguenses estão entusiasmados com o time, afinal, ninguém escolheu a opção "neutra", que seria aquela zona da pasmaceira, não se classificando para nada e nem caindo para a série B.
Três pessoas (4%) acham que o Botafogo disputará a Sul-Americana de 2009. Se ainda estivéssemos com o Geninho, esta seria a minha escolha mais otimista. Graças a Deus não foi desta vez...

A prova maior de que o ânimo foi inteiramente renovado vem agora...

Mesmo vivendo esta lua de mel com o time, eu jamais imaginaria que 25 (40%) votos fossem para o título do Brasileirão.

É claro que ele é possível (estamos dez pontos atrás do Grêmio), mas considerando o equilibrio no pelotão de cima na tabela, eu torço muito, porém não creio que o Botafogo consiga reverter o quadro e ultrapassar tanta gente. Tomara que eu esteja errado! Nunca torci tanto para isso, meus amigos.

Tentando ser um pouco "menos otimista", escolhi a opção mais votada. Ou seja, os 33 (54%) botafoguenses que acreditam em uma vaga para a Libertadores, terminando entre o segundo e quarto lugares na classificação final.

Esta sim, extremamente possível e viável. Se bobearem (e a sorte sorrir de forma assustadora para o nosso lado), podemos entrar no seleto grupo já no final de semana. O que, convenhamos, seria bom demais.

Acreditar e incentivar. Estas são as duas ações que todo alvinegro precisa praticar todo santo dia até o final do Brasileirão. Vamos passar as vibrações para os jogadores em campo, esperando que eles nos dêem o melhor presente possível em dezembro.

O final positivo de confiança plena não poderia ser em data mais propícia. Esta enquete coincidiu com o dia que o futebol do Botafogo completa 104 anos. Melhor, impossível! Agora vamos esperar por um bom início na Sul-Americana (quinta-feira) e a confirmação do bom momento no Brasileirão, diante do Sport, no final de semana.

Espero que na próxima terça-feira o clima esteja igual hoje: Festivo e alegre.

Até lá, conto com a participação dos amigos em mais uma enquete.

Diferentemente do ano passado, o time atual é extremamente equilibrado e bem distribuído em campo. Há muito tempo não víamos um grupo tão uniforme e coletivo. Assim, pergunto: Qual é o melhor setor do Botafogo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, se a enquete tivesse sido feita até a décima rodada, com certeza eu teria votado no rebaixamento. Aquele porco insano no comando transformava o Botafogo num barco sem leme.
Com a mudança de técnico e de postura do time, as peças foram se encaixando, a alegria voltou e as vitórias tambem.
Acredito numa vaga para a libertadores, conforme votei, mas torço pelo título. Sei que é difícil, são dez pontos de diferença, mas, se o Botafogo mantiver o rítimo até a rodada 27, saberemos exatamente o que esperar. Sport, Coritiba e Grêmio, são os jogos mais importantes, no meu ponto de vista.
É isso aí, quem viver verá!
Abraços e Saudações Alvinegras.

Anônimo disse...

Rodrigo,

O dia já não começou muito bem...
Acredite: A diretoria não conseguiu inscrever o Zárate para a disputa da sul-americana.
Motivo: Faltava a assinatura do presidente do Santa Fé, ex-clube do jogador... É mole???
Enviaram um advogado à Buenos Aires, e nem assim foram competentes!!!
Ás vezes , custo a acreditar que isso ainda aconteça... Santa incompetência!!!

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

ontem da 12 foi aniversário do botafogo e o meu também. como o rodrigo disse o marketing do botafogo é uma porcaria por deixar passar em branco data tão importante pra nossa história. de qualquer forma, obrigado ao rodrigo pela homenagem ao meu aniversário e aos amigos daqui do cantinho que também me enviaram abraços. a todos voces obrigado. o mais importante é dizer que o maior prsente pratodos nós botfoguenses esse ano seria participarmos da Libertadores. Sinceramente agora acho que dá sim. e um clube com tantas tradições como a nossa seria um privilégio pra outros clubes jogarem contra o Botafogo. abraços, jacob

Anônimo disse...

Que confusão!!!
Na página do O dia na internet, diz que o Zárate foi inscrito com o nº 25 e estará no banco de reservas amanhã...
Em quem acreditar???
Entrei no site da Conmebol, mas na lista de jogadores não consta o Botafogo, só alguns participantes.
E aí???

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Mudando um pouco de assunto, queria saber a opinião dos colegas sobre a declaração do nosso ex-treinador, Cuca.
Ao se apresentar naquele timinho ridículo, disse logo de cara que sempre foi torcedor daquilo. Eu, que nunca fui muito seu fã, agora tenho é raiva desse infeliz.

Rodrigo Federman disse...

Antônio, eu penso exatamente igual a você, amigo. 100% apoiado. Inclusive no meu voto, se continuássemos com o pig e no que eu votei agora (Libertadores), apesar de torcer, é claro, pelo título! Vamos que vamos!!!

André, o meu irmão me contou isso ontem a noite, quando comemorávamos o níver do meu pai. Cara, não acreditei na hora. Acabei de entrar no computador e não sei ainda se foi ou não confirmado. Espero - obviamente - que não, mas se o Botafogo deu esse mole, o que falar? LAMENTÁVEL! Profissionalismo ZERO!!!

Pai, acho que a saída do porquinho foi mais do que primordial para que a confiança voltasse. Eu tb confio plenamente na vaga para a Libertadores.

Fala, Xará.
Então, na verdade o Cuca já havia declarado algo similar no ano passado, antes de um confronto entre as duas equipes. Lógico que na época ele foi mais comedido. É claro tb que agora é hora de fazer média com o novo clube. Qnt a isso, nada mais me surpreende. Eu gosto do Cuca e se ele torce ou não pro Unimed, azar (ou sorte) dele. Prefiro ainda acreditar que ele sente - de verdade - um carinho pelo Botafogo, como tb já declarou.
Sinceramente torço pelo sucesso dele, mas não agora, afinal, o Unimed é desprezível e sempre terá a minha torcida contrária.

Abs e SA!!!