28/08/08

Galo depenado (mais uma vez)



Eu começaria este texto dizendo que nada pode ser menor do que o "pintinho mineiro", mas por um momento eu esqueci que ainda existe o "Unimed FC". Bom, então para que ninguém fique chateado, deixemos assim: Nada pode ser menor do que o "pintinho mineiro" e o "Unimed FC".

O que foi o jogo de agora a pouco? Botafogo 5 a 2 (com direito a pênalti perdido) no Atlético MG, em pleno Mineirão. 8 a 3 no placar agregado. Mais justo, impossível.

Depois de eliminar o nosso maior freguês de fora do Rio de Janeiro, deixemos a passagem para a Colômbia reservada, afinal, o Botafogo está classificado para a fase internacional da Sul-Americana 2008.

Com a força máxima que tinha disponível (inclusive o Lúcio Flávio, que era dúvida), o Ney Franco deixou claro para os reporteres: "Viemos disputar a partida para vencer, pois valorizamos a Sul-Americana". Ele tinha razão, pois depois dos primeiros dez minutos de jogo, o GLORIOSO simplesmente tomou conta do restante da partida.

Podendo perder por até um gol de diferença, os botafoguenses entraram em campo para administrar o adversário. Não contavam, porém, com o bom início dos mineiros, que partiram com tudo, atrás dos dois gols necessários.

O Mineirão estava vazio e eu só ouvia a torcida do Botafogo pelo áudio da tv. Mesmo assim, os atleticanos presentes incentivaram o time. Nós ficamos um pouco assustados e erramos vários passes bobos, além de não incomodar no ataque, já que o Gil atuava isolado na esquerda e o Jorge Henrique na direita. Os dois homens de meio (Lúcio Flávio e Carlos Alberto) estavam bem marcados e não conseguiam fugir dos caçadores.

Sem problemas! O tempo tratou de colocar as coisas em ordem, afinal, a diferença técnica entre as equipes é gritante. Aos poucos o alvinegro carioca começou a dominar o meio de campo e chegar com mais frequência na frente. E de repente o pouco usual aconteceu: Uma bola rebatida na entrada da área atleticana sobrou para o capitão botafoguense, que num lindo chute de primeira abriu o placar. Gol de quem sabe. E como falamos mais cedo, nós também sabemos disso e só pedimos para o Lúcio Flávio participar ativamente das partidas, pois bola ele tem.

Nem bem comemoramos e o Jorge Henrique rolou um lindo passe para o meio da área. De novo Lúcio Flávio. E novamente, de primeira. Outro golaço. 2 a 0 pro Fogão. O "pintinho" estava abatido e o classificado definido.

O Atlético ainda tentava alguma coisa, mas sempre esbarrava no bom sistema defensivo alvinegro e de uma noite inspirada do Castillo, que não cansava de cobrar atenção dos companheiros. Uma atitude típica de uruguaio e argentino. Daqueles que não aceitam clima de "oba-oba".

Classificação quase garantida, o Ney Franco - sabiamente - resolveu poupar o Diguinho e Thiaguinho na segunda etapa. E de forma surpreendente, os substitutos (Zé Carlos e Alessandro) deixaram o time mais ofensivo, explorando o nervosismo mineiro.

No primeiro lance da etapa complementar, Zé Carlos rolou e outro fato inusitado ocorreu: Jorge Henrique, de bate-pronto, no ângulo! E olha que finalização é o fraco do "motorzinho". Prova de que o dia realmente era do Botafogo.

A partir daí o time se acomodou. O que é natural, diga-se de passagem.

Passes de efeito, fazendo o tempo passar e enervando o adversário. Todos os jogadores esperavam logo pelo apito final para irem embora do Mineirão, afinal, a tarefa estava cumprida. Acontece que os torcedores (presentes no estádio e nas milhares de residências Brasil afora) queria mais jogo, pois a goleada tornava-se inevitável.

Quando o Atlético fez o seu primeiro gol, eu fiquei chateado. Queria outra vitória com a defesa intransponível, mas aí é pedir demais, né? Tanto que no lance seguinte o Gil cruzou e o Carlos Alberto fez o quarto do GLORIOSO. Por sinal, gostei da comemoração do rapaz: Com raiva. Típica de quem queria vencer e fazer gol. Ambição! Essa é a palavra e foi justamente o nosso maior pecado no domingo passado.

Já com o Ferrero em campo (Renato Silva saiu machucado), os mineiros chegaram ao segundo gol. Tudo bem, nesta hora o Botafogo simplesmente se divertia no gramado e a partida parecia uma pelada de final de ano. A festa era carioca em pleno Mineirão!

Quanta descontração! O clima era tão leve que em um pênalti sofrido pelo Jorge Henrique, o Lúcio Flávio (cobrador oficial) deixou o Gil bater e tentar fazer o dele...

Pessoal, eu não gosto do Gil, mas independente disso, a fase dele está horrível, hein? Chutou para a lua! Mas como tudo é festa, deixa passar. Pelo menos ele ficou visivelmente irritado. Pior seria indiferença, o que não houve. O cara está tão azarado que em escanteio cobrado pelo Carlos Alberto, o zagueiro atleticano chega antes e faz gol contra.

Ainda esperei o replay para analisar se o árbitro poderia dar - sem querer - o gol pro Gil. Sem chances...

Hoje passa, pois em noite como esta, não há espaço para críticas mais agudas. Agora, o nosso lado esquerdo está abaixo dos outros setores. Tomara que o Ney Franco tenha percebido e dê um jeito durante o final da semana, já visando o Náutico.

Por falar no Ney, é importante destacar que ele sabe deixar o grupo motivado. A simples entrada do Ferrero no jogo mostra que todos têm oportunidades. O Edson atuou recentemente pelo Brasileirão e o argentino na Sul-Americana. Com essas atitudes o treinador vai ganhando cada vez mais o respeito e admiração dos atletas e torcedores.

Bom, eu não tenho mais palavras, meus amigos.

Ganhar do Atlético está ficando sem graça. Aliás, ganhar não: Humilhar.

O Brasileirão poderia ter 19 Atléticos. Seria bom demais, né? Mas tudo bem, vamos para cima de Atléticos e quem mais pintar na nossa frente. O momento é sensacional e o time parece ter assimilado o golpe do clássico contra o Vasco.

Mesmo com a partida ganha, jogamos de forma inteligente, explorando o desequilíbrio psicológico do "pintinho".

Mas finalmente chegamos na hora que eu tanto esperei...

O Atlético MG é passado! Eu quero o tal do Náutico, pois este sim, está engasgado na minha garganta desde aquele lamentável episódio do primeiro turno do nacional.

Os botafoguenses precisam lotar todos os assentos disponíveis do Engenhão no próximo sábado. Precisam fazer o máximo de pressão no time pernambucano, já que agora a casa é nossa, e nela o Botafogo quem manda. Inclusive no tratamento!!! Portanto, Bebeto, nada de boas vindas para os dirigentes dos caras! Aqui se faz, aqui se paga! Ou seja, nos fizeram de bandidos em Recife? Ok... bem vindos ao Rio de Janeiro.

E além da vitória diante de um adversário intragável, os três pontos podem nos levar ao esperado G2. Assim que chegarmos (e é questão de pouco tempo), miramos o Grêmio e ponto: Rumo ao título.

A Sul-Americana? Esperamos até setembro...
...mas a Colômbia não perde por esperar: O Botafogo está chegando!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 5 X 2 ATLÉTICO MG

1- Castillo: Boas defesas e cobrando os companheiros como se fosse uma final. Isso se chama profissionalismo - 7,0

2- Thiaguinho: O problema maior é quando se empolga, pois abaixa a cabeça e esquece que dois corpos não ocupam o mesmo espaço - 6,5

3- Renato Silva: Ganhou a maioria das bolas no jeitão Renato Silva de jogar - 7,0

4- André Luis: Sem vergonha de dar chutões. Absoluto - 7,5

5- Túlio: Taticamente perfeito. Ainda teve que ajudar o Triguinho pelo lado esquerdo - 7,0

6- Triguinho: Não vive um bom momento. Até chutão para fora ele tem errado - 5,5

7- Gil: Só melhorou quando o jogo tava vencido e disputado de forma descontraída. Ainda deve uma boa partida. Sem contar o bisonho pênalti... - 6,0

8- Diguinho: Primeiro tempo sensacional. Saiu poupado no intervalo - 7,5

9- Jorge Henrique: Ele quem dita o ritmo da partida. Além de correr, brigar e driblar, acertou um chute que não é o seu forte - 7,5

10- Lúcio Flávio: Dois golaços e a bola passando pelos seus pés. Este é o Lúcio que nós sempre cobramos com mais frequência - 8,0

11- Carlos Alberto: Apesar de não ter sido decisivo, foi um dos que mais se entregou durante todo o jogo. Bonito gol de cabeça - 7,0

12- Zé Carlos: Um bom segundo tempo, marcando e atacante pelo lado esquerdo - 7,0

13- Alessandro: Voltou depois de um bom período de inatividade. Basicamente só marcou. E o fez razoavelmente bem - 6,5

14- Ferrero: Não comprometeu, afinal, a fatura já estava liquidada - 6,5

Ney Franco: Boas substituições e visão do jogo. Depois que recuou o Jorge Henrique mais para o meio, tomamos conta da partida. Tem o grupo nas mãos e provou que sabe deixar os atletas sempre ligados e motivados - 8,0

14 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, como eu gostaria de ter assistido a esse Botafogo e Atletico. Fui forçado a assistir ao jogo Botafogo 5 x 2 Volta Redonda.
Que maravilha. Para mim, Gil foi disparado o melhor em campo. Bateu um penalti de maneira exemplar, colocando a bola na gaveta(tinha um armário nas arquibancadas) e, não satisfeito, ainda deu uma de Diego Hipolyto, num lance logo após o penalti.(caiu de bunda no chão)
Não tenho palavras. Aliás, tenho, mas se eu falar, o Anderson Silva pode ficar chateado de nôvo.
ão, ão, ão... Gil é seleção. (No Zimbábue)
Abraços e saudações sulamericanas.

Billie Wonder disse...

2 fatos interessantes que eu achei também foram:

- os 2 lançamentos dignos do Gérson que o Alessandro deu no jogo (um para o Gil cruzar para o CA, e o outro para o JH sofrer o pênalti)... foram muito bonitos e longos!

- e o lance do 1o gol tomado, em uma falha do Castillo (e que pra mim foi um pouco de displicência/desatenção).

Anônimo disse...

Rodrigo,

lá no Fogo Eterno ainda não dá pra fazer enquetes, mas bem que você poderia lançar aqui no Cantinho...

Depois de tentar repetir a façanha de Nelinho e chutar a bola para fora do Mineirão na hora do pênalti, aquele cara que joga pela ponta merece ser chamado de GILmento, ImbeGil,GILdículo ou simplesmente AlerGil???

Estamos rindo agora, mas imaginem essa criatura na relação oficial de cobradores de pênalti nas próximas fases da Sul-Americana... Por falar nisso, e a cobrança do Juninho, hein? Maldição alvinegra continua a todo vapor!

No mais, Lúcio Flávio, Carlos Alberto e Jorge Henrique jogaram muito! Ah, se fosse sempre assim...

Antonio, a comparação com o Diego foi ótima, morri de rir! Aliás, o cavalo paraguaio de 2008 mudou de nome - antes era Obina, agora se chama Hypólito!
Sds alvinegras,
Marcelo
www.fogoeterno.wordpress.com

Anônimo disse...

GILmento? AlerGIL? GILdículo?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
Impagável, Marcelo, hehehehe.
Antonio, de você só assim mesmo. Sempre criativo. Essa do Diego, foi ótima, hehehehe.
Falar o que do jogo? A destacar, também, a imagem do presidente da Fogohorizonte, Paulo Starling segurando uma galinha depenada, Show!!!
Foi tão fácil, que eu não tenho o que dizer. Só tenho vontade de rir do pênalti que o Gil cobrou lá na geral... E olha que eu disse que ele daria show, hehehehehe.
Sábado, estarei lá no nosso caldeirão para mais uma vitória, que virá sem apelação... 3x0.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Antônio, hahaaha...essa do Hipolyto caindo como rubronegro (de bunda) e do Volta Redonda foram ótimas! Aliás, diante do que o Atl.MG jogou, acho que foi mais para Volta Redonda mesmo. Cara, uma vitória é tudo...hj nós estamos rindo do Gil, mas nem quero pensar se fosse o contrário! Se o Gil quer nos fazer rir sempre, precisa pedir pros companheiros continuarem vencendo os jogos! heheheheh!

Kbça, os lançamentos do Alessandro foram bonitos mesmo. Mas pede para ele repetir! Duvido! Não importa, valeram e muito. Só acho que foram baitas cagadas (ainda bem). No gol eu não achei displiscência...o fato é que o time se acomodou por completo depois que viu a fatura liquidada. Qnd o jogo estava sério o Castillo nos livrou de três gols no primeiro tempo. Tem crédito.

HAHAHAHAHHA....Marcelo, anotadíssimo! Cara, vou te dizer que nesta enquete eu votaria em todas as opções! O Gil está para todas elas, sem preferência! heheheh!
Aliás, foi só eu, ou vcs tb repararam na barriguinha da criança? Somada à carequinha, só falta ele sair do jogo e encontrar a torcida no boteco.
Putz comemorei o erro do Juninho como se fosse gol do Botafogo! Bem feito! E convenhamos, o JH tem sido o nosso melhor jogador (junto com o Diguinho) não é de hj, né?

André, a cena da galinha enforcada foi hilária!rs! A respeito do Gil, ainda bem que vencemos, porque o lance foi tão bisonho, que de irritante passou a ser levado na esportiva! heheheheeh!
Pra cima do timbu. Estes sim, faço questão de humilhar....

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,

eu venho pra cá todo sério, pra comentar o jogo, mas não tem jeito.
primeiro é o antônio. depois, vem o marcelo. isso porque o foquinha não apareceu aqui ainda...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
diego hipólito foi ótima!!!

mas, na boa, é triste ver como o gil ainda não desencanou.
e quando eu tentei te acalmar na mensagem, ele ainda deu aquele escorregão... puts!
o cara não colabora mesmo... hehehe

mas aí, o lançamento do alessandro pro gil foi sensacional, cara. e me desculpe, mas aquilo lá não foi cagada não.
ele levantou a cabeça, olhou e botou no pé do cara do outro lado do campo. foi uma pintura.
aquilo é o que eu mais gosto de ver no futebol. acho que é porque eu tenho uma habilidade à la djair nas peladas e faço aquilo freqüentemente... ahauhauhauha

cara, só pra me contrariar, o diguinho e o jorge henrique mataram a pau. tomara que os japoneses não tenham visto....
ai meu deus!!!

coitado do galo!
você não tem pena não, rodrigo?
às vezes, eu tenho. hehe

abraços e sds. botafoguemses!!!

snoopy em p/b disse...

sobre o juninho, é outro coitado!

a única chance de ele jogar lá nos bâmbis era entre esses 23 juniores relacionados para a sulamericana, e o cara vai embora logo na primeira fase....

chupa, imbecil!!!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, o Antônio fez questão de ser o primeiro comentário justamente para alegrar ainda mais o nosso dia! hhehehah!
Olha amigo, na hora que mandei o torpedo xingando o Gil, me questionei se estava (ou não) sendo muito duro com o rapaz...chego a conclusão de que ainda fui muito educado! ehhehehe!
Tudo bem, o Alessandro levantou a cabeça e quis fazer aquilo, mas para caras limitados (e ele, sabemos, pertence ao grupo), querer nem sempre é poder. Por isso eu disse que se tentar outras 10x, vai ser acertar uma e olhe lá! Tem jogadores que não possuem a sua técnica e visão de jogo, cara. Por mais que o Robston tenha te barrado !hehehehhehe!
Por fim, amigão, pena do Galo? hmmm...
nem um pouco! hahahahah!
Juninho? Bem que ele podia ir pro Vasco, que andou se interessando pelo zagueiro. Seria ótimo vê-lo com um pouco mais frequência. Mais oportunidades para xingarmos! rheheh

Abs e SA!!!

Saulo disse...

O Botafogo não tomou conhecimento desse galinho e goleou mais uma vez. A equipe comandada por Ney Franco mostrou extrema competência nas finalizações. A genialidade do meio-campo Lucio Flavio nocauteou a equipe do Atlético-MG, que sentiu o golpe e não teve como mais chegar com perigo ao gol de Castillo no primeiro tempo. Mais uma vez o Atlético-MG, levou porrada do fogão. Já estou cansado de comer galo. Eles falam que vão ganhar do Botafogo e nunca ganham, já cansei de ganhar desse galinho. E dá-lhe fogo!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES "GALINÁCEAS" ALVINEGRAS,
já não to aguentando mais comer galinho ensopado.
Rodrigo pelo que vio nos comentários anteriores vejo que os ânimos ficaram um pouco exaltados, rsr..
Mas deixa isso pra lá, cara quando vi o GIL com a bola na mão na hora do penâlti, foi bater a 1º pessoa que lembrei foi vc, quase te liguei é para completar no lance seguinte o cara me cai de BUNDA no chão, aí ninguem "guenta".
Fico imaginando os caras que já usaram aquela camisa 7, vendo o lance, só lamento.
Agora mundando o rumo da prosa, estou começando a achar que o ZARATE vai ficar pro ano que vem pois o prazo das inscrições, pelo que acho, terminam em 31/08, e aí como ficamos ?
Quanto ao Náutico, não podemos vacilar, temos que vencer a qualquer preço, sem pena e dó.

PS1. Antônio vc bem que podia fazer parte da equipe de redação do Casseta e Planeta, parabéns pela criatividade, quando eu crescer quero ser que nem vc, rsr..

PS2. Praga ALVIENGRA, o timinho da 2º divisão disse não ao DODODOPADO.

PS3. Praga ALVINEGRA, o Juninho "Bill" perdeu penâlti, chorei de tanto rir

PS4. Anderson, quero te convidar para assistir ao jogo comigo, tb moro em Vitória, entre em contato comigo, meu email alvinegrolouco@yahoo.com.br

PS5. Phoquinha, não quero estar na sua pele se sua esposa descobre o tal "Phoquinha Girl".

Grande abraço a todos, e que venha o tal do Náutico.

Toninho e Isabella

Saulo disse...

Já estou cansado dessa novelinha que não termina sobre o Zárate. Esse cara podia ir embora e pronto. Agora que massacramos o galinho fedorento, temos que ganhar do Náutico para seguir firme no G-4. Vocês lembram no primeiro turno o que o Náutico fez com o Botafogo? Eu estou faminto de ver esse jogo logo. Quero ver o Náutico ser todo quebrado. Sobre o DODOPADO, o que está acontecendo com ele? Nem o Cúrinthians está querendo ele.

Rodrigo Federman disse...

Saulo, sempre que os jogadores atleticanos falam, se ferram! E assim será, pois são pequenos...igual o Unimed FC.
Olha, eu insisto (e não é perseguição barata): Tem coisa por trás desse caso Zárate.

Toninho, vc imaginou a minha cara, né? Agora tenta imaginar depois do pênalti perdido e da quela alá D.Hypolito! hehehe!
Olha, ele fez a melhor (ou menos pior) partida ontem (desde que chegou ao GLORIOSO), mas ainda tá longe de me convencer. Sinceramente o Gil está uma piada.
Vc viu a notícia que o Chico postou? O Flamengo já regularizou o argentino (Sambueza, sei lá) que mal chegou. O Zárate, nada. Ou seja, o problema pelo visto não é - apenas - a AFA. Insisto: Tem coisa obscura nisso tudo. E não é pessimismo. São os fatos e informações que levam a pensar assim...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo, ontem estava tão cansado que nem me dei ao trabalho de ver o jogo, pois o Galo não me causa preocupações. Porém, não resisti e liguei o rádio e ouvi o jogo bem tranquilo. Perdeu a graça ganhar do galinho. Outrora, foi assim com os mulambos, pena que algo esteja acontecendo quando jogamos com esse trapos. Como não vi o jogo, mas li vários comentários cheguei a seguinte conclusão: o Botafogo fez gols na hora que bem entendeu, não tomou conhecimento do Atlético. A Chegada do NF e do CA transformou o time, de titubeante para inteiramente confiante, embora em alguns momentos reviva velhos vícios e defeitos. Vamos ganhar a Sul Americana e vamos disputar o brasileiro. Gostaria imensamente que o mosso Fogão desse uma surra homérica no Náutico sábado. Grande abraço e Saudações Alvinegras;!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, de fato nós jogamos de acordo com a música. Subíamos na boa e para matar! Lá atrás cometemos vacilos no final, mas foi por causa do relaxamento natural, afinal, não havíamos apenas nos classificado. Surramos os atleticanos!
Agora, se tem algo que eu tb quero, é surrar o Náutico! Por tudo que envolveu o adversários e os seus dirigentes e jogadores, eu gostaria de algo absurdamente humilhante! Tomara que os jogadores alvinegros entrem com sangue nos olhos! Principalmente o AL!

Abs e SA!!!