10/08/08

Porco assado e saboroso



Depois de quebrar o tabú em nunca ter vencido o Figueirense em Florianópolis, o Botafogo tinha mais uma marca considerável para este domingo: Derrotar o Palmeiras. Rival contra quem não tivemos muita sorte ultimamente.

Passado, meus amigos.

O Botafogo teve dificuldades, mas soube superar as ausências de alguns titulares e a forte retranca do clube paulista. A vitória de 1 a 0 foi pouco, diante da superioridade alvinegra, porém, a importância é a mesma: 3 pontos na nossa conta e a confirmação de que o GLORIOSO segue firme e forte nesta linda ascensão no campeonato.

Eram esperados 40 mil torcedores no Engenhão, mas a forte chuva que caiu no Rio de Janeiro afastou uma parte dos adeptos. No horário do jogo, por sorte, houve trégua do céu e as duas equipes não tiveram problemas para a prática do futebol, diante de quase 30 mil pessoas.

Dia dos pais, adversário qualificado ao título nacional e o Botafogo à um gol do centésimo na temporada. Este também eram atrativos para o jogo entre cariocas e paulistas.

A festa no estádio esteve devidamente de acordo com o que eu imaginei: Uma beleza! Linda de morrer, com as cores preta e branca em destaque absoluto.

Assim que o Botafogo entrou em campo, dois mistérios foram solucionados: Castillo no gol e o Wellington Paulista vetado. Gil foi o substituto do artilheiro alvinegro e em minha opinião, o destaque do confronto...
...destaque negativo, deixo bem claro.

Com a mesma formação que encarou o Atlético PR (exceção no gol) e realizou a melhor partida do GLORIOSO em 2008, eu esperava que o desempenho fosse no mesmo nível.

Jogamos bem, é verdade. Do outro lado, um adversário - melhor que os paranaenses - preocupado apenas em se defender. Mas a diferença para a partida do domingo passado foi provocada pelo próprio Botafogo, que apesar da supremacia em campo, teve três problemas: Muitos erros de passes, "medo" em chutar de fora da área e um Gil displicente, completamente fora de sintonia dos demais jogadores.

De todas as formas, ficou mais uma vez provado que a sorte realmente nos abraçou. Primeiro porque o Palmeiras abdicou de atacar. Depois, pelo prêmio (gol), quando o relógio chegava aos últimos minutos de jogo.

A primeira etapa poderia (deveria) definir a vitória alvinegra, tamanha a facilidade que encontrávamos para chegar à intermediária palmeirense pelos dois lados. Com o Lúcio Flávio flutuando e distribuindo as bolas, chegávamos pela direita com o Thiaguinho, Túlio e Jorge Henrique, e na esquerda com o Triguinho, Gil e Zé Carlos, que substituiu o Leandro Guerreiro (contusão no início da partida).

Se por um lado o Jorge Henrique buscava, corria, lutava e tentava, no outro o Gil não marcava, prendia a bola em demasia e em nada acrescentava na frente. O único momento do ex-atacante colorado foi quando o "motorzinho" deixou a bola para ele apenas fazer o gol. Lento e ciscador, Gil conseguiu perder...

Crucificaram tanto (acho que foi justo, apesar de exagerado) o Jorge Henrique por ter perdido gols contra São Paulo e Flamengo. E o Gil? Não podemos nos enganar só porque vencemos. Eu insisto que o Jorge é útil e compensa a sua deficiência nas finalizações. Já o Gil (para muitos, titular absoluto quando foi anunciado)...
...lamentável! Ainda não vi nada do atleta desde que chegou no GLORIOSO. Tudo bem, não fui enganado, afinal, vocês lembram do que eu disse no ato da contratação do Gil?

Pausa feita, voltemos ao jogo...

Como eu disse no início, o primeiro tempo foi todo do Botafogo. O gol perdido pelo Gil foi o mais lamentado, porém tão grave como a arbitragem, claramente confusa e que não deu dois pênaltis claros a favor do Botafogo. Se a bola bate na mão (mesmo que involuntariamente) e simplesmente para e/ou muda de rumo, não é penalidade?

Estes lances deixaram a equipe do Ney Franco nervosa em campo. Os jogadores ficaram impacientes e se descuidaram por alguns segundos preciosos, que poderiam determinar uma derrota injusta. Em um destes vacilos, Alex Mineiro recebeu na cara do Castillo e quando se preparou para o toque fatal, Thiaguinho apareceu do nada e salvou o Botafogo.

Seria melhor que o primeiro tempo terminasse e o time esfriasse a cabeça no vestiário.

O problema é que do outro lado tem o melhor treinador do Brasil (pelo menos eu acho). Luxemburgo notou que o Palmeiras tinha espaços para aproveitar e as suas alterações deixaram o alviverde mais ofensivo, mesmo que só tenham oferecido perigo em um único lance, quando o Castillo saiu com coragem e competência nos pés do atacante do "porco". De resto, só troca de passe no campo do Botafogo...

Em compensação, o alvinegro teve uma queda de rendimento. Pareceu que alguns jogadores se cansaram e algo precisava ser feito.

Primeiramente, tirar o Gil do campo. O atacante começava a irritar a torcida, mostrando o porque da sua fama de "chupa-sangue". Para piorar, nas raras vezes em que chegávamos na meia lua palmeirense, os botafoguenses tentavam infiltrar pelo meio ao invés de chutar. Diz a máxima: Quem não arrista não faz gol. É fato!

Acho que até demorou um pouco, mas o Ney Franco resolveu mudar. Sacou o inoperante Gil e colocou o Fábio em campo. Por mais que não anime ver o time com o Fábio em campo, não podemos negar: O rapaz é maluco e pelo menos corre. Precisávamos justamente de mais gás e de atletas que realmente acreditassem que a vitória seria possível.

Com a entrada do grandalhão centralizado, Jorge Henrique ganhou mais liberdade no ataque e dos seus pés saíam as principais oportunidades. Aliás, dele e do Thiaguinho, que merece o destaque.

O Botafogo ficou mais guerreiro e até os jogadores que estavam cansados (Zé Carlos, para variar), passaram a correr um pouco mais.

E foi de uma insistente investida do "motorzinho" que o GLORIOSO colocou a cereja no bolo deste domingo especial. Jorge Henrique ganhou na dividida do zagueiro, levou para a linha de fundo e cruzou com precisão. A bola passou pelo Fábio, que não a alcançou. Passou também pelos braços do goleiro Marcos e quando parecia mais uma jogada perdida...
...surge a cabeça do cansado Zé Carlos.

Certeira! Precisa! Forte e indefensável! Era o gol botafoguense. Era o gol do Zé Carlos. O centésimo do Botafogo em 2008.

Pronto. O mais difícil tinha acontecido. Fizemos o gol e era hora de segurar a vitória com todas as nossas forças. O próprio Zé Carlos - que passou das discretas vaias aos aplausos - deu os últimos piques para garantir os três pontos.

Já nos descontos, mais uma invenção do árbitro, oferecendo a última chance para o Palmeiras. Falta perigosa e até o Marcos na área botafoguense. Cruzamento e ufa...
...bola para fora! O Botafogo conquistava assim a sua quarta vitória consecutiva no campeonato.

Não mudamos a nossa posição na tabela, mas o triunfo permitiu que o Botafogo continue à dois pontos do famoso G4. Em uma rodada onde quase todos os primeiros colocados venceram, precisávamos fazer a nossa parte. E ela foi feita, diante de um adversário direto nesta briga.

E os pais botafoguenses terminaram o domingo felizes. Aliás, os pais, filhos, mães, sobrinhos, etc...

Lá vai o Botafogo, cada vez mais vivo no Brasileirão e incomodando todo mundo que julgava o time morto, depois de um início irregular.

Parabéns jogadores. Parabéns Botafogo! O Engenhão esteve maravilhoso neste domingo e já adianto o pedido: Precisa ficar igual no meio desta semana, quando iniciaremos a nossa campanha na Sul-Americana, contra o Atlético MG. Como o jogo da volta será em Belo Horizonte, precisamos abrir uma vantagem neste primeiro confronto e para tanto, o incentivo da arquibancada deve continuar forte.

Depois do Galo, subiremos para Recife para encarar o Sport, na Ilha do Retiro. Uma partida difícil e complicada, mas se o Botafogo quer brigar pela "cabeça" do campeonato, precisa superar os obstáculos. E o primeiro do retuno começará justamente na capital pernambucana.

A confiança é plena. O time sente o bom momento e a torcida vestiu a camisa. Agora que nos deixaram tomar gosto da coisa, azar dos adversários.

O Botafogo chegou...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 1 X 0 PALMEIRAS

1- Castillo: Voltou em grande estilo. Duas grandes defesas - 7,0

2- Thiaguinho: Outra bela partida. Muito vigor físico e dedicação. Além disso, é uma arma ofensiva considerável - 7,0

3- Renato Silva: Há muito tempo eu não assistia uma partida tão segura deste zagueiro - 7,0

4- André Luis: Duas saídas de bola erradas, mas não perdeu nenhuma bola aérea nem dividida - 6,5

5- Túlio: A fase é maravilhosa. É o Túlio que conhecemos. Aquele que marca, corre, chega, chama, briga, etc... - 7,0

6- Triguinho: Bem nas antecipações e marcação. Principalmente na segunda etapa - 6,5

7- Jorge Henrique: De novo, o nome do time. Movimentação constante, garra e a jogada do gol decisivo - 7,5

8- Diguinho: Quem se acostumou com o "multi-Diguinho" de 2008 sentiu um pouco de "falta" do jogador... - 6,5

9- Gil: Lento, dispersivo e irritante - 4,5

10- Lúcio Flávio: Buscou as bolas para armar os ataques e ajudou (dentro dos seus limites) na marcação - 7,0

11- Leandro Guerreiro: Machucou-se com 15 minutos. Mas não esteve confiável no tempo em que ficou em campo - 6,0

12- Zé Carlos: Entrou e não acrescentou em nada durante toda a partida. Como o futebol é uma caixinha de surpresa, o gol da vitória saiu justamente dele... - 6,0

13- Fábio: Com toda a sua limitação fez mais do que o Gil, afinal, apenas correu e isso já bastou para ser melhor do que o titular - 6,0

14- Lucas Silva: 10 minutos sem ser notado em campo. Aliás, uma rotina nas vezes que atuou - Sem nota

Ney Franco: Como tem sorte! O Botafogo agradece! De qualquer forma, está claro que hoje o Botafogo tem padrão definido e comprometimento com a vitória. Tão diferente do Geninho... - 6,5

17 comentários:

snoopy em p/b disse...

que maravilha de vitória!

é o fogão da superação, passando por cima de todos...

agora, rodrigo, me deixa discordar um pouquinho...
concordo que o gil está errando gols, mas ele tem se movimentado e buscado o jogo.
pelo menos no primeiro tempo, eu vi isso.
condeno o gol que errou. é inadmissível perder um gol daqueles contra o palmeiras.
se aquela bola cai no pé do alex mineiro, é gol na certa.
mas o gil fez um bom primeiro tempo.

acho que pode e é uma boa OPÇÃO para o elenco. titular nunca.

mudando de assunto um pouco e mudando de forma polêmica...
bebeto de freitas foi visto jantando com o cuca.
há rumores de que ele pode ser contratado para algum cargo da comissão técnica.
dizem, inclusive, que o botafogo entrará com a equipe b na sulamericana...
estranha notícia essa...

abraço e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Fabião!
Ah, que beleza de vitória, cara!!
Aliás, que recuperação sensacional!
Tudo bem, respeito a sua opinião, amigo. Mas eu sinceramente não gostei do Gil (nem no primeiro tempo). Agora, concordo: Ele é para compor elenco. E só!!!
Cara, não vi essa notícia sobre o Cuca. Aonde saiu? Não acredito, cara. Até pq o NF tá falando td hora que a Sul-Americana é muito importante e tal! Bom, vamos ver, né?
Aguardo o seu texto, cara.

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

eu vi em um programa na redetv!.
na verdade, estava vagando pela comunidade do botafogo no orkut e, quando vi o pessoal falando, mudei de canal pra acompanhar.
tudo bem que a equipe do programa (paulista, apesar de ser apresentado pelo botafoguense vanucci) não inspira confiança em ninguém...

mas acho suspeito.
na comu do botafogo no orkut, esse assunto bomba.

o melhor que fazemos é esperar...

abraço!

Anônimo disse...

Lembro-me de uma vez, a uns 40 Kgs atras, em que estava saindo de uma pelada de fim de semana com amigos. Nesse dia, o meu time conseguiu ganhar todas as partidas que disputamos, e eu estava indo embora na companhia de dois amigos, quando o ocorreu o seguinte diálogo:
- P... Marcelo, seu time ganhou todas e você continua com essa cara de insatisfeito e reclamando.
Ao que o outro amigo responde:
- É, o Marcelo é assim mesmo, ele só fica satisfeito se tiver alguma coisa do que reclamar!

Assim sendo:

Vou começar pelo que não gostei:

1) Tenho achado o Thiaguinho muito precipitado. Não que ele esteja jogando mal, mas na precipitação dele (pressa em concluir a jogada), ele não está tomando boas decisões.
Mas dou a mão a palmatória, aquela bola que ele tomou do Alex Mineiro, quando esse estava sozinho com o Castillo, foi uma jogada que muita gente teria desistido (e outros teriam feito o penalty).

2) Não é que o Zé Carlos não tenha um bom passe. Eu acho até que ele tem. Mas ele exagera no passe seguro. O time está saindo em contra ataque, os laterais avançando pela ponta para receber o lançamento e a bola dele nunca é na frente dos laterais. Eles sempre têm que dar uma paradinha para a bola poder chegar.
Mas ele se enfia bem, sem a bola, dando boas opções para o passe e cruzamento (como vimos no lance do gol).

Talvez tenha sido a melhor partida a que assisti do André Luis, mas aquela bola que ele passou errado e deu a jogada que citei no comentário sobre o Thiaguinho, foi ridicula!

É impressionante a transformação do Jorge Henrique depois que mudaram o esquema de jogo e o colocaram jogando de frente para os zagueiros.
Ele não tem porte físico para ficar fazendo o papel de pivô para quem vem de trás.
Apesar dos gols perdidos, ele é o jogador mais importante do time desde que começamos a ganhar.
Felizmente para nós, tudo indica que melou a saída dele para o Japão. Ele fica pelo menos até o final do ano no Botafogo.

Por último, respeito quem prefira o Renan, mas aquela bola que o Castillo tirou dos pés do Kleber, o Renan não tirava de jeito algum. Foi o que eu disse na partida passada, o Castillo compensa a sua altura jogando um pouco mais adiantado. Ele joga em toda a pequena área. O Renan fica sobre a linha do gol. E quando o Castillo resolve sair na bola, ele não fica pelo meio do caminho. Desconfio inclusive que no lance que eu elogiei do Thiaguinho, o Castillo também ia chegar em cima do Alex Mineiro.

Gostei muito do jogo. Gostei muito da atuação do time. Dessa vez acho que ganhamos de um time que realmente tem qualidade.

Anônimo disse...

Rodrigo,

Estive hoje no engenhão, e acho que você foi preciso na análise. Gostei muito do Túlio, do LF e do AL e do JH. Para mim foram os melhores.
O time está muito seguro, e não está tomando conhecimento dos visitantes, colocando-os sob pressão. Aquele gol que o Gil perdeu... sem comentários...
O nosso meio-campo, é a chave de tudo... Movimentação constante, e jogadores que aceitaram este tipo de trabalho...
Estamos na briga!!!!

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Não sei se é verdade ou não, mas:

Coluna do Ancelmo Gois - Página 26 do Jornal O Globo, datado de ontem (sábado, 09 de Agosto). Segue o texto completo abaixo

REAGE BOTAFOGO

Manuel Renha desistiu de concorrer à preseidência do Botafogo. Um grupo de botafoguenses que inclui Carlos Alberto Montenegro, já dá como certo que o deputado João Pedro Figueira, será o vitorioso.

Mas João Pedro, aliado de César Maia, talvez nào possa aceitar. é que políticos de seu grupo temem perder votos se o time não for bem em campo.

Anônimo disse...

Detalhe: o nome do João Pedro, não recebe aceitação do Bebeto (que já se pronunciou a favor do seu vice, Marcos Portella) e nem do pessoal do Movimento Carlito Rocha.

Anônimo disse...

Mais uma vez, corremos o risco da política interna começar a tumultuar o ambiente do clube.

Foi noticiado por uma rede de TV paulista (no programa do Fernando Vanucci) que o Bebeto foi visto jantando com o Cuca e que teria sido feita uma proposta ao Cuca para integrar a comissão técnica / depto de futebol do Botafogo

Anônimo disse...

Esse povo, por aí, não suporta ver os botafoguenses felizes, né?

Anônimo disse...

A minha grande alegria de hoje esteve submersa sob pesada frustração durante a maior parte do jogo. Como é angustiante ver o Fogão dominar completamente um jogo e não conseguir fazer o gol! Os gols perdidos e as omissões no momento de finalizar, affff.
Com o meu tradicional otimismo eu profetizei para o meu pai: -Que saco! Ainda vamos perder essa m**** de jogo!

Depois do gol do Zé Carlos eu fiquei mais calmo. Agora estou bem satisfeito e amanhã ninguém me segura. Mas bem que poderia ser de mais, sem sofrimento.

Vai que é tua, Zárate!

Tirando as finalizações o Fogão está maravilhoso, dá gosto de ver.

Um abraço.

Anônimo disse...

Lembrando a todos que, terça-feira, dia 12 de agosto, é o aniversário de fundação do Botafogo Football Club (104 anos).

snoopy em p/b disse...

marcelo,

esse ancelmo é tão ridículo que não sabe nem o nome do montenegro...

tomara que a comissão técnica consiga deixar essa boataria política longe do time.

abraço!

Anônimo disse...

Ainda estou me refazendo, afinal, foi um leitão à pururuca para espantar a uruca, difícil de digerir no início, mas que, com uma pequena dose do aperitivo Jorge Henry e um pouco de sal de frutas Zé Carlos, desceu sem criar problemas.
A festa foi bonita, poderia ter sido melhor, é claro, mas tudo bem, se continuar jogando assim, o Engenhão vai ficar pequeno.
Quando restavam quatro jogos, eu falei que seriam doze pontos em disputa e eu queria os doze pontos. Pedido atendido...
Ney Franco e esse time estão me deixando mal acostumado.
Abraços e Saudações Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Fábio, cara...eu não levo a sério o jornalismo esportivo da RedeTV e por mais que não tenha orkut, tb não acredito na maioria das coisas que lá sejam postadas.
Bom, temos que aguardar o pronunciamento de alguém, né? Até lá ficamos à mercê das fofocas e especulações, mas eu sinceramente não boto fé nestes boatos.

Marcelo, vc foi perfeito.
Eu penso 100% da mesma forma.
Já falei que o Thiaguinho é afobado e precisa trabalhar esse defeito, mas tb acho que ele tem feito boas partidas.
O ZC é lento e não consegue dar ritmo às jogadas.
Eu tb estou a vários jogos falando do JH. Aliás, desde a partida diante do SP eu tenho dito que o JH melhorou muito e tem sido o mais importante alvinegro.
Sobre o Castillo, vcs sabem o que eu penso e assino em baixo do que vc escreveu!!!
No caso da notícia da RedeTV, foi o que respondi ao Fábio: Não acredito. Agora, é fato que basta o Botafogo aparecer que todos tentam minar de alguma forma. Ancelmo Góis? Desculpe o termo, mas este é outro merda do estilo do RMP da vida...
Ah, e amanhã é aniversário duplo! Mas eu explico amanhã, é claro.

André, que festança linda, cara.
Deu gosto de ver. Pena que a chuva durante o dia afastou algumas pessoas.
Mas valeu! Pela festa, pela vitória e pela franca recuperação!
Agora é o Sport na Ilha e depois 3 jogos no RJ! Vamos subir!!!

Foquinha, tb me irritou as jogadas na beira da área e em vez dos chutes, toquinhos laterais e tentativas de tabelas.
Eles esqueceram de como fizemos o gol contra o SP e Goiás? Chutes de fora da área! Urgente!
Mas tudo bem! Vencemos um forte concorrente e embalamos de vez!!!

Antônio, eu lembro bem qnd vc pediu os 12 pontos, cara. Lembro que eu não botava fé, mas agora dou a minha cara à tapa.
E foi a prova de que estamos muito fortes e domingo precisamos bater outro adversário chato, na casa deles!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
só uma coisa:o orkut não é parâmetro pra nada não...

eu entro lá como torcedor para me divertir com o que os outros torcedores falam sobre o time.
lá não tem jornalismo e sim um bando de apaixonados pelo botafogo que discutem o que ocorreu no jogo.

é pura diversão... hehe

Anônimo disse...

Nossa vitória foi importantíssima e deve ser valorizada, pois acho que o Palmeiras tem um time forte e, de todos os jogos que assisti, o porco foi o melhor. Excetuando-se o segundo tempo do jogo contra o Santos, o Botafogo foi bem em todos os jogos, mesmo quando não jogou tão bem. Está se tornando um time consciente e confiável, que não toma conhecimento do adversário, em casa ou fora, mas ainda peca nas finalizações. Ontem, jogamos bem quase toda a partida e merecíamos ter saído do primeiro tempo com pelo menos um gol. Acho o Gil jogador prá entrar no decorrer da partida, ele é meio sonolento. O gol que ele perdeu ontem, foi parecido com o que o perdeu contra o AP, só que neste, não tentou driblar o goleiro. Concordo que em alguns momentos o time é precipitado, às vezes opta pela jogada errada: quando tem que chutar leva a bola, quando tem que conduzir, chuta. O mais afobado em alguns momentos é o Thiaguinho. Mas ele está jogando tão bem, que não seria justo o penalizarmos pela afobação. Além do mais, o lance que ele roubou a bola do Alex Mineiro foi espetacular. Já estava vendo a bola no fundo das redes. O NF conseguiu recuperar o time, armando-o com simplicidade, sem invenções. O preparo físico do time também está espetacular. De um time que se arrastava a partir dos 15 minutos do segundo tempo, agora corre o tempo todo. O Renan é um excelente goleiro, mas o Castillo ainda é o titular, bom goleiro, transmite segurança. Gostei muito do time e, quinta vamos assar o galo. Prá encerrar, esta notícia sobre o Cuca, só pode ser brincadeira. Cara, esse caras não podem ver o Fogão bem. Como é bom ver o Botafogo jogando bem e ganhando. Começar a semana com vitória é bom demais. Grande abraço e saudações Alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Blz, Fabião!
Até que deve ser engraçado ou curioso ler algumas pérolas que, imagino, sejam lançadas por lá.

Grande, Sérgio!
Concordo contigo.
Acho que depois de ontem, o mais cético dos jornalistas esportivos precisa se render ao Botafogo. Vencemos o Grêmio e Palmeiras com autoridade e perdemos para O Cruzeiro (1 a 0, gol de pênalti), SP (jogando muito melhor). Vencemos o Coritiba com problemas (mas era o Geninho) e apesar do massacre, empatamos com os molambos. Dos primeiros colocados, só fomos mal contra os baianos. Mas de novo, era o Geninho!
Vamos com tudo! Será difícil alguém segurar o Fogão!
Abs e SA!!!