02/09/08

Enquete: Institucional, social e mkt - prioridades máximas



Caros amigos, os próximos dois meses serão tensos e de muitas especulações no Botafogo, afinal, até que os candidatos à presidência sejam oficialmente inscritos, os alvinegros terão que se acostumar com nomes e mais nomes jogados na imprensa, debates (idiotas e desnecessários) entre os mesmos, etc...

Por falar em especulações, parece que um nome certo à concorrência é do deputado estadual do Rio de Janeiro, João Pedro Figueira.

Bom, não quero (e nem vou) julgar ninguém antecipadamente, mas é impossível fingir que não estamos à par dos boatos que envolvem o nobre político, né?

Ele foi um dos grandes responsáveis pelo GLORIOSO ter a posse do Engenhão, mas para um bom brasileiro castigado pelos homens de gravata, quando falamos em políticos, sempre ficamos com um pé atrás. E bem atrás...

Se por um lado ele ajudou o Botafogo com o Engenhão, o seu nome está envolvido com algumas maracutaias e escândalos no Rio de Janeiro, que me fazem temer ações semelhantes enquanto – se eleito for – presidir o nosso clube. Mas repito: Não estou afirmando. Apenas, supondo.

O certo mesmo é que eu acredito apenas no Manoel Renha. Infelizmente ele já disse que não se candidatará. Mas mesmo assim, como brasileiro e principalmente botafoguense, não desisto nunca! Torço para que o Renha repense e volte atrás até o dia da inscrição das chapas.

O bem e progresso do Botafogo!

É por isso que nós torcemos. E que o futuro presidente alvinegro dê continuidade ao trabalho realizado pelo Bebeto (antes dele perder o pique e tesão), pois o GLORIOSO tem tudo para ser a grande potência do Brasil em pouquíssimo tempo.

Por sinal, o que não falta é trabalho...

E dentro de várias ações, eu listei quatro que considero das mais importantes, para ser o tema da enquete que encerrou nesta terça-feira. A pergunta foi: Qual(is) área(s) deve receber atenção especial do próximo presidente do Botafogo?

Eu confesso que esperava mais participação, até porque, é um assunto delicado, que envolve sentimentos, idéias, ideais e planejamento. Mas acredito que toda essa bagunça e "disse-me-disse" entre a cartolagem alvinegra encheu tanto o saco de nós, torcedores, que só queremos (logo) a decisão de quem será o eleito.

No total, 42 votos foram computados durante os sete dias.

Houve uma disputa acirrada entre duas opções e a diferença foi de apenas um clique para o "institucional, mkt e social" do clube. 18 (42%) pessoas escolheram o primeiro ítem.

Também votei nesta.

Sobre o marketing, prefiro não comentar, pois já critiquei inúmeras vezes como esta área está abandonada, jogada literalmente às moscas. Até hoje não me conformo com o fato do Botafogo não ter aproveitado o cãozinho Perivaldo junto aos pequenos alvinegros... Esse é apenas um exemplo!

Nossa sede social, apesar de melhorada consideravelmente, ainda precisa de muitos reparos. E o institucional deve ser fortalecido nos bastidores e internamente.

Acredito que a partir de uma política inteligente para estas três áreas, tudo que envolve o Botafogo cresce junto. Aliás, é lógica pura.

Com um voto a menos (17 – 40%), a opção pelo "futebol profissional".

O clube não tem dinheiro para contratações de grandes craques e por isso se prende à "parceiros financeiros". O problema é que – em minha opinião – estes "parceiros" estão com muitos privilégios e ganhando mais do que o clube.

Os investimentos não são exorbitantes e os atletas contratados são apostas. Em nenhum momento chegam craques já conhecidos. Eu sinceramente não estou satisfeito com essas "parcerias", mas quem sou eu para dizer alguma coisa...

Só não votei nesta opção porque eu acredito que trabalhando fortemente no mkt, podemos fazer dinheiro. Lógico que não serão milhões num piscar de olhos, mas o mínimo possível para que tentemos contratar jogadores sem que o Botafogo seja o menos beneficiado. Ou mesmo mantermos os principais profissionais que já estejam em General Severiano, etc...

Amigos, é utopia da minha parte? Juro, às vezes eu acho que sonho demais e bloqueio todo e qualquer empecilho, fazendo com que as coisas pareçam mais simples do que realmente são.

Voltando à enquete, a terceira opção escolhida foi a "área financeira/fiscal", com 5 (11%) votos.

Acredito que esta seja a mais complicada e que exige tempo e paciência para – um dia - os problemas financeiros do clube sejam sanados.

Não é pessimismo, mas eu não creio que este dia chegue. Até porque, pouquíssimos são os clubes brasileiros que conseguem virar o ano com lucro. Para piorar, o Botafogo é um dos que mais deve, principalmente dívidas trabalhistas antigas oriundas das administrações mesquinhas e safadas de algumas pessoas que passaram pelo GLORIOSO.

Neste ponto, inclusive, o Bebeto fez milagre em manter – na maioria das vezes – salários em dia e fazer com que jogadores voltassem a ter vontade de atuar pelo Botafogo.

Por fim, com apenas 2 votos (4%), os "esportes amadores".

Eu sei que o polo aquático do Botafogo foi campeão recentemente. Sei também que o basquete voltou a ter uma equipe minimamente competitiva e mais nada...

Juro, amigos....não sei de mais nada! Mas confesso: Acho até melhor, pois se o futebol de base do clube é tão maltratado, prefiro continuar sem maiores detalhes do vôlei, basquete, remo, etc...

Reparem que eu falei do futebol: Esporte mais popular.

Dá uma pena danada ver que Marechal Hermes não produz frutos desde mil novecentos e bolinhas. E me desculpem, porque se produz, nunca os vemos treinando e jogando pelos profissionais.

Com exceção do ótimo Renan, sempre ouvimos falar de uns meninos (Wellington Jr., Joaquim, Romário, Rodrigo Dantas...) que simplesmente são emprestados para ganharem experiência e nunca voltam com a dita cuja para General Severiano: Caem no ostracismo ou logo são vendidos para clubes espertos e atentos aos talentos emergentes.

Só como exemplo, o Vasco tem vários titulares oriundos na base. O Unimed FC, ídem. O Flamengo também aproveita os seus garotos. Já no Botafogo, o Wellington Jr. treina e não joga nunca, Joaquim, Romário, Jougle e todos os outros saem para disputar competições de várzea e depois os dirigentes reclamam quando os garotos assinam contratos com outras equipes.

Oras, temos que ver o lado deles também.

Deve ser horrível você (jovem, formado no clube) ver que Felicios, Marcelinhos, Fábios, Brunos Costas têm/tiveram oportunidades e nada acontece contigo. Só os anos, que passam...

Tudo isso que rapidamente discutimos, é apenas um pouco do que o próximo presidente botafoguense terá que resolver pela frente.

Boa sorte ao escolhido. Seja ele quem for, o Botafogo precisa de cuidados, transparência e acima de tudo, boa vontade.

Portanto, cuidemos com muito carinho desta jóia que tanto amamos.

Deixemos de falatório e vamos à nova enquete?

Tenho lido muitas notícias dando conta de que o Ney Franco começa a pensar em prováveis alterações no time – considerado – titular.

Por causa disso - e considerando os atletas que normalmente mais ficam no banco de reservas (Renan, Luciano Almeida, Edson, Leandro Guerreiro, Gil, Alessandro) - pergunto: Qual reserva já merece mais oportunidades entre os titulares?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

5 comentários:

snoopy em p/b disse...

eu votei no saneamento financeiro, ou seja, na opção "área financeira/fiscal".
nessa área, acho que o bom trabalho feito pelo bebeto merece uma continuidade exemplar.
a opção vencedora, mesmo se vier em segundo lugar, já cresceria bastante. ela só não precisa ser esquecida ou maltratada, como tem sido.

aliás, falando em institucional, aquele torcedor argentino, ou o europeu, talvez o asiático, quando vir imagens do jogo do brasil no nosso engenhão, saberão identificar o dono do estádio?
DUVIDO!!!

uma pena!!!

abraço

Anônimo disse...

Rodrigo,

Confesso que não cheguei a votar, mas também escolheria a vencedora. Nada a acrescentar sobre sua explanação. Só para informação: O esporte amador, atualmente, não conta com praticamente nenhum apoio do clube. Alguns abnegados botafoguenses, a maioria pais e mães de atletas, tiram do próprio bolso. Parece que uma petição que circulou no orkut condenando a indicação do JP figueira, surtiu efeito. Ao tomar conhecimento da avalanche de assinaturas contra a tal canditatura, o Monte colocou as barbas de molho, e já admite não lançar o cara... Parece que a nossa torcida acordou, e se fez presente com muita força. Claro, também não estou julgando o cara, mas é inegável que essa mobilização foi percebida.
Fábio, uma pena mesmo, lamentável. Uma chance única para sermos cada vez mais reconhecidos e admirados... Lamentável...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Fábio, bem lembrado. E quer saber mais? Tenho certeza de que todo torcedor estrangeiro que assistir a pelada da próxima quarta-feira pensará que o Engenhão é do São Paulo, infelizmente para nós, o único clube que trabalha como poucos no que diz respeito à mkt e institucional.
Vc acredita que aqueles saquinhos de areia serão mantidos?

André, se não fossem os "paitrocínios", né? Uma pena...o clube sempre foi tão forte, mas a falência neste aspecto não permite que - a curto prazo - tenhamos condições mínimas de reverter o quadro.
Ah, que bom que houve essa manifestação. Realmente é um sinal de alerta e de atitude! Exatamente o que faltava na nossa torcida, afinal, como diz o P.Marcelo: O Botafogo somos nós!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS, realmente, o futuro para nosso GLORIOSO ALVINEGRO é muito tenso a partir do momento que estamos a 42 dias do encerramento da inscrição para a candidatura a PRESIDÊNCIA, confesso que fico muito preoucupado, em relação a enquete o meu voto foi para o
"institucional, mkt e social", é de chorar o tratamento que hoje é dado pelo Marketing do CLUBE, será que ninguem no clube visitou o estádio dos "bambis" do são paulo, quanto será o custo de um "adereço" na forma da ESTRELA SOLITÁRIA na lateral do CAMPO, parece brincadeira mas é verdade, pendurar aqueles banners tendo como peso saco de ariea é uma piada de muito mau-gosto, pq até hoje não temos o ENGENHÃO mais personalizado, não digo nem as cadeiras já que vão falar na setorização, com certeza teria outro solução para tal problema, mas fazer o que.
Olha fico decepcionado com a DIRETORIA, já se vai mais de 1 ano e o ENGENHÃO continua sem nenhuma identificação com o BOTAFOGO, é lamentável.
Só nos resta rezar para que o futuro PRESIDENTE tenha olhos para a INSTITUIÇÃO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, porque senão tudo que foi feito será jogado fora.
Mas independente de qualquer coisa meu CORAÇÃO ALVINEGRO PULSA FIRME E FORTE PELA ESTRELA SOLITÁRIA MAIS BRILHANTE DO UNIVESO.
Abraço a todos
Toninho e Isabella

PS: Rapidinho só faltam 74:17 hr

Rodrigo Federman disse...

Toninho, é isso mesmo! E pergunto: Será que o São Paulo teria feito alguma ação para personalizar o Engenhão se ele fosse o dono? Um ano seria mais do que suficiente para os bambis produzirem o estádio, pois isto, convenhamos, eles sabem fazer. E muito bem!
Falta pouco! hehehe!
Abs e SA!!!