30/09/08

Parabéns, verdadeiros campeões!



Esta terça-feira, 30 de setembro de 2008, é uma data histórica para o Botafogo de Futebol e Regatas, afinal, o clube comemora quinze anos da conquista da Copa Conmebol de 1993.

A Conmebol era equivalente à Sul-Americana atual. Ou seja, o segundo torneio mais importante das Américas.

Depois da derrota na final do Brasileirão de 1992, o Botafogo simplesmente desmontou todo o time, e o grupo montado para a temporada seguinte ficou horrível, limitadíssimo e sem nenhuma estrela individual (fora os graves problemas financeiros).

Acontece que naquele elenco - comandando pelo Carlos Alberto Torres - tinha uma coisa: Consideração e respeito à torcida, pois os jogadores sabiam que só correndo o máximo possível conseguiriam os humildes aplausos das arquibancadas. Mas não! Conseguiram mais: Estão imortalizados na história do GLORIOSO! Tudo por causa de uma conquista internacional, vencida na raça, sangue e suor...
...justamente o que falta ao time de 2008.

E diante da situação do Botafogo no atual Brasileirão e Sul-Americana, eu obrigaria todos os jogadores a assistirem o "vt" completo daquela final de 93, contra o Penarol. Desde os bastidores pré-jogo até a festa dos atletas e torcedores...

É para mexer com os brios mesmo! Este grupo que defende o Botafogo precisa de um choque. E digo mais: Obrigaria que todos decorassem os nomes dos campeões de 93, pois estes sim, são dignos das nossas - felizes - recordações.

Quem diria, hein? Willian, Perivaldo, André, Cláudio e Cley; Nelson, Suélio, Eliel e Marcelo; Alessio e Sinval.

Parabéns, Botafogo!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Estive neste jogo, e guardo até hoje, devidamente emoldurada, a faixa de campeão. É claro que como todo bom botafoguense, só comprei a faixa após o término da partida, hehehehe.
Cara, já estava gritando "é campeão", quando o peñarol inesperadamente empata... E faltando 2 minutos para o final da partida... Passou um filme naquele momento, pois havíamos recentemente perdido o brasileiro pros mulambos, e aí o pessimismo começou a pairar naquela noite. Mas aqueles caras, se não tinham muita técnica, sobravam realmente em "coração". E olha que o time uruguaio batia que nem doido, e sempre com a conivência do árbitro... Coisa característica desse tipo de torneio. Mas os caras devolveram o jogo pegado na mesma moeda, pois não se intimidaram, e foram premiados com excelente atuação do William "Bacana", nosso então goleiro... Que festa!! Que Noite!!
Saí completamente rouco do Maraca.
Realmente, inesquecível...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, aquele último lance (gol dos caras) foi uma jorrada de água fria, né?
Mas amigo, realmente aquele time tinha sangue nas veias! Era fraco. Muito fraco. Arrisco a dizer que o nosso pior time nos últimos 20, 30 sei lá qnts anos....
Ah, e vencer uma final internacional com o Perivaldo (Periiiiiii de Pelotas) usando a camisa 10 foi lindo, não? heheheeh!
Abs e SA!!!

Fernando Gonzaga disse...

Rodrigo, aquele time de 93 era horrível, tanto que ficou em penúltimo no brasileiro, mas na Comebol jogou com a alma, deu o sangue na final, coisas que nossos jogadores de hoje, não sabem o que significa.

Anônimo disse...

tem que fazer o que o Rodrigo sugeriu mesmo. e mais, acho que o Carlos Alberto já tá começando a ficar puto da vida, pois, já disse que tem coisas internas acontecendo. imagino que ele deve terminar os jogos dando espôrro em todo mundo. nos que se escondem, nos que entram cansados, nos que não entram etc...
jacob

Rodrigo Federman disse...

Fernando, e naquele brasileiro conseguimos a proeza de ficar uns 8 ou 9 jogos (não recordo) sem marcar um único golzinho!
Mas tudo bem, eles não tinham culpa, afinal, eram péssimos jogadores. De qlq forma, jamais entregaram os pontos e/ou atuaram sem vontade. Tanto que conquistaram o nosso maior troféu - oficial - internacional!

Pai, o medo maior é que o CA fique P da vida e dê tchau no final do ano. Aí sim complica, pois sem ele, deixamos de ser - até - um time normal...

Abs e SA!!!

Saulo disse...

É isso aí. Consideração e respeito são o que falta para a maioria desses jogadores que não merecem vestir a camisa do Botafogo. Até quando vamos ter jogadores que vai honrar o clube e respeitar a torcida botafogguense?
Uma torcida que sofre bastante, mas não abandona jamais o clube que tanto ama.

Rodrigo Federman disse...

Jamais, Saulo!
Tenho certeza de que, com o talento destes jogadores atuais, se atuassem com metade da garra daquele time de 93, a nossa situação seria outra bem diferente!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esse time de 93 foi um dos piores times que vi no Botafogo, mas tinha alma, uma vontade incrível. Depois de perder por 3X1 pro Atlético no Mineirão, ganhamos por 3X0 no Caio Martins, incrível. Um outro detalhe, a vontade que esse time tinha faltou ao time de 92 na final contra os mulambentos. O Time dos mulambos de 92 era tão fraco, que no ano seguinte perdeu pro Botafogo com Bujica e tudo e ainda saiu na primeira fase da Libertadores. Aquele time de 92 do Botafogo entregou aquela final, tinha gente comprada, ninguém me convence do contrário. ABS E SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, tanto tinha que o bandido-maior, Renato Gaúcho, pagou um churrasco de comemoração para o seu "parceiro/namorado", Gaúcho, após a vitória molambenta na primeira partida, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,
Tem 15 anos esse titulo, e o futebol dentro do campo, não mudou,não se ganha com o nome , ganha quem tiver RAÇA, VONTADE E DETERMINAÇÃO e pronto.Aquele time era bem limitado mesmo e não tinha estrelas e nem salarios como os de hoje.Portando o que falta hoje é isso FALTA DE VERGONHA NA CARA.
Alex - Mg.

Rodrigo Federman disse...

Alex, com exceção de pouquíssimos jogadores do atual grupo, concordo contigo: Falta vergonha na cara e respeito ao clube e seu torcedor.

Abs e SA!!!