09/09/08

Um Engenhão sem branco e preto



Já falamos milhares de vezes neste Cantinho Botafoguense sobre a personalização (ou falta de!) do Engenhão.

Um ano depois de assumirmos o estádio, nada foi feito, além de algumas bandeirinhas mixurucas espalhadas pelo alto e redor da arquibancada, e duas bandeiras maiores presas com sacos de areia atrás das balizas.

Pouco. Muito pouco!

Mas como eu disse acima, já conversamos sobre...

Amanhã os "amarelinhos dos ufanistas" enfrentarão a Bolivia no estádio mais moderno da América Latina, que coincidentemente é do Botafogo.

Para a minha surpresa, fiquei sabendo que as bandeiras (mixurucas e maiores) foram retiradas e se o Engenhão tinha pouco do GLORIOSO, agora tem "0% de teor alvinegro".

Bom, não vou criticar antecipadamente, até porque não conheço as cláusulas contratuais entre o Botafogo e a CBF. Mas se algum amigo souber, será de grande valia: O clube é obrigado a tirar qualquer artigo que seja relacionado à ele nos jogos de Eliminatórias, mesmo sendo proprietário oficial do palco?

Se sim, respondam também: O São Paulo tira aquele imenso escudo quando os "amarelinhos dos ufanistas" atuam no Morumbi?

Não é ironia, amigos. Juro que não lembro e nem sei responder...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

Parece que o estádio nem é nosso. Nó vamos ficar lá por 20 anos, certo? Então vamos botar a nossa cara lá. Aqueles malucos que estão pintando a fachada estão certos, se forem esperar a diretoria...

Ei, Rodrigo, o estádio do Gamão está quase pronto. Quando reinaugurarem o buraco ninguém vai segurar o Snoopy.

Enquanto isso a arena multiuso do Bosque de Formosa, que previa até ET-Porto e pesca submarina, continua no papel. Assim não dá! Onde vamos parar?

Um abraço.
Um abraço.

Saulo disse...

Muito bem lembrado Federman. Eu também já falei sobre isso várias vezes e ainda nada foi feito para que o Fogueirão (Engenhão) tenha a cara do fogão. Ainda é muito pouco mesmo.
Se o Botafogo não pode ter nenhum artigo relacionado ao clube, porque então não tiram aquele escudo horrível do São Paulo? É brincadeira mesmo.
Aonde está o responsável pelo Marketing do Botafogo? Parece que o cara está dormindo.

Riba disse...

é rodrigo o Engenhão está esquecido de alguma forma pela diretoria. se o estádio já estivesse caracterizado com a cara do botafogo essa partida da seleção seria uma propaganda imensa para o clube. você falou ponderadamente sobre o contrato entre CBF e o Botafogo, mas pela demora em fazer os ajustes no estádio começo e me perguntar se o problema não está no contrato de concessão do estádio feito com governo do Estado!!! é só uma dúvida.......Muito estranho isso!!
Saudações alvinegras

snoopy em p/b disse...

rodrigo,

juro que não é ironia, mas também não sei responder... hehe

foquinha,
já viu como está ficando lindo o bezerrão?
magnífico.
depois do engenhão, será o mais lindo do brasil.
e do gamão, o maior de brasília.
estarei lá todos os jogos. hehe

acho que você tem que assumir a direção do bosque de formosa para o troço andar. que absurdo um clube de tamanha grandeza ficar nesta situação!

abração!

Billie Wonder disse...

Sabe o que acho Rodrigo... os casos entre Engenhão e Morumbi são diferentes... tipo:
O Rio tem o Maracanã pra ser palco da seleção, então se quisermos alugar o Engenhão pra CBF fazer um jogo e tirarmos um trocado, o poder de barganha dela é imenso, afinal, se não cedermos td que ela quiser, ela joga no Maracanã e pronto (isso não exime a diretoria da falta de competência de não "alvinegrar" o estádio). O interesse do jogo lá no caso é nosso, e não da seleção, que pelo contrário, não deve ter nenhum.
Já em SP (a seleção fazendo jogos no Brasil, praticamente "TEM" que realizar um jogo na maior cidade do país) onde seria um jogo do time da CBF? Só existe o Morumbi, então os Bambis alugam o espaço do jeito que bem desejarem, e a CBF aceita, ou não joga lá e perde a questão política de não jogar em SP (não há outros estádios lá senão o do SP).

Vinícius Barros disse...

PQP Rodrigo... eu ia falar exatamente sobre isso no meu blog, mas agora, é melhor deixar pra lá neh!?rs!

O jogo (ou pelo menos os gols do jogo) vão ser publicados para o mundo todo. Não ter ao menos aquela bandeira para identificar o nosso estádio como um estádio botafoguense, me deixa frustrado!!!

O que me irritou também, foi a reportagem de um cara lá do Sportv, lembrando que o Juan e o Flamengo tem otimas recordações do Engenhão!Putz! O Müller parabenizou todo mundo pelo estádio, menos o Botafogo... CBF; Federação do Rio; o governo estadual!!!!

Reforça ainda mais aquela idéia dos desabrigados flamenguenses, que o Engenhão não é nosso!!!

Saudações,
Vinícius!

Vinícius Barros disse...

Como assim a Seleção não tem interesse no Engenhão???

Se o Maracanã for tão vantajoso e o Engenhão for só prejuízo, é só se mandar do nosso estádio!!!

Anônimo disse...

acho que a opinião do Rafael é a mais provável, ou seja, o interesse do jogo ser no "FOGUEIRÃO" é do Botafogo (em ganhar o aluguel), portanto, tem que se sujeitar às exigências da CBF. como tem que jogar em SP por questões políticas só resta o estádio dos bambis. de qualquer forma, já era tempo pra termos as cores preto e branco no estádio. como o blog tem força de comunicação achei EXCELENTE a idéia do Saulo em chamar de FOGUEIRÃO ao invés de Engenhão. Acho que deveríamos SEMPRE tratar como FOGUEIRÃO pra nos acostumarmos. Inclusive, tem tudo a ver com a LIQUIGÁS. da mesma forma, outro dia vi em diversos outdoors no Rio anunciando show de rock no ESTÁDIO DO BOTAFOGO (nem citava o nome Engenhão). Então, proponho falarmos SEMPRE ESTÁDIO DO BOTAFOGO FOGUEIRÃO. temos que divulgar pra tirar o nome Engenhão ou do Presidente da CBF e honorário dos bambis cariocas (J Havelange). jacob

Vinícius Barros disse...

Gostaria de te pedir licença Rodrigo, para divulgar uma petição que está sendo realizada contra o João Pedro Figueira na presidência do clube!!!
informações no meu blog:

blogdojoaoninguem.blogspot.com

Valeu!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Foquinha! Se o clube não tiver recursos (caso esse seja o motivo), deixa a torcida tomar conta que eu tenho certeza que ficará lindo!!!
Pô, essa arena do Bosque não sai do papel? Assim será difícil encarar o Manchester United um dia...heheheh!

Saulo, eu tenho certeza que o mkt alvinegro não PARECE que está dormindo! hehehe! Ele hiberna...e há vários anos....

Riba, e depois não querem que suspeitemos de várias coisas, né?
Não nos faltam motivos, já que não vemos resultados e ninguém posiciona os torcedores a respeito do que realmente acontece - nestes aspectos - no Botafogo! Bem observado.

Fábio, essa é a tal pergunta que não se cala, né? Se o Foquinha der jeito no B.F, sugiro contratarmos para assumir o nosso GLORIOSO!rs!

Kbça, o seu argumento faz sentido. Mas só não sei qual o interesse da CBF ceder à vontade do Botafogo em ter o seu estádio utilizado por essa seleção. Só pra ganhar um troco? De repente valeria muito mais a pena (a médio prazo) personalizarmos todo o estádio e passarmos pelas fases internacionais na Sul-Americana. Ao menos associariam o Botafogo ao Engenhão.

Vinicius, ontem eu li algo dizendo que o Juan atuaria em casa pela Seleção. Oras, a casa dele (molambo) é a rua, afinal, não têm estádio. Ali é a casa do Botafogo e nestas horas que eu fico "p", qnd o próprio clube não faz questão de deixar isso bem claro.
Muller? Desconsidere isso, cara!!
Ah, bela sugestão, a respeito do JPF.

Pai, a mesma resposta que dei pro kbça. Faz sentido, mas não sei se o aluguel vale a pena neste caso então. Até agora não fizemos "caixa" no estádio, exceto em jogos do Botafogo. Pq se sujeitar à seleção fajuta? Melhor reformar logo em preto e branco e passar de fase na Sul-Americana.

Abs e SA!!!

= Botafoguenses em Fortaleza = disse...

Rodrigo, aquele escudo do São Paulo é preso à grama e está dentro do "pacote".

2 escudos em pano presos por sacos de areia não são inseparáveis, no Morumbi o escudo do São Paulo é, pois para tirar aqueles escudos que ficam no meio (o do lado dos gols dá pra separar) teria de tirar um naco de grama suficiente para abrir um buraco.

Nos jogos lá eles mudam a coloração das pedras que ficam próximas ao escudo e às vezes colocam um tapume em cima do mesmo.

Médias da Sra. CBF.

S.A.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Breno!!
Então passou da hora de fazermos um escudo nos mesmos moldes, né? heheheh!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bom seria que os torcedores Alvinegros que pretendem ir hoje à preliminar do jogão de domingo Botafogo x Inter, usassem camisa e levassem bandeiras do Fogão. E faixas com inscrições, de preferência bilingüe, saudando a seleção. Com textos tipo: "Engenhão, casa do Botafogo à serviço da Seleção".
Imaginem a ginástica que os câmeras da Globo teriam de fazer para mostrar o público sem mostrar nada disso...
S.A.
Tutuca Zamagna

Rodrigo Federman disse...

Tutuca, total apoio!!! Perfeito!!!
Abs e SA!!!