04/10/08

Derrota com "um a menos"



O Botafogo foi derrotado de virada para o Grêmio (2 a 1) e ficou mais distante da vaga à Libertadores de 2009.

Apesar do equilibrio entre as equipes, o GLORIOSO perdeu por causa de dois destaques:

1- Falta de atenção na marcação;
2- Jogou com um a menos durante toda a partida.

Sim, meus amigos...

Além da injusta expulsão do Jorge Henrique, quando só o zagueiro gremista, Léo, mereceria o "chuveiro", os botafoguenses tiveram um outro adversário em campo, vestindo camisa amarela e calção preto.

O "bandido do apito" foi determinante para o resultado final, por mais que os dois gols do Grêmio tenham sido legais. Mas a quantidade de faltas marcadas contra o alvinegro não têm explicação. Assim como a ausência de vários cartões para o tricolor gaúcho, que é um time incansável na "arte de bater".

Quanto à expulsão do Jorge Henrique, sem mais comentários...

Como foi anunciado antecipadamente, o GLORIOSO entrou em campo com o Carlos Alberto formando dupla de ataque com o "motorzinho", e o Leandro Guerreiro no meio de campo.

Na prática, apesar da vantagem numérica dos atletas, o Botafogo não conseguia dominar o setor. Poucas eram as bolas que passavam com calma pelo meio de campo. E nas vezes em que aconteceram, méritos para o Carlos Alberto, que além de tentar na frente, buscava a "redonda" no grande círculo.

Apesar do mau posicionamento em campo, os botafoguenses administraram a pressão do Grêmio (e seus torcedores) nos primeiros minutos. O problema era o árbitro, que vendo a incapacidade do tricolor em chegar à meta do Castillo, resolveu "colaborar", marcando várias faltas no bico da nossa área.

Ainda bem que o nosso maior problema (bolas aéreas) não ficou evidente no primeiro tempo.

Com o Leandro marcando de forma muito frouxa e o Lúcio Flávio preferindo os toques para o lado, o Botafogo não conseguia aproveitar a velocidade dos dois atacantes. Exceto quando o Alessandro se atrevia a subir, já que o Triguinho definitivamente não é "sombra" daquele lateral dos tempos de São Caetano.

O jogo transcorria normalmente (com as jogadas duvidosas favorecendo os gaúchos), quando em um lance isolado, o Alessandro limpou o zagueiro e bateu cruzado, com a bola saindo pela linha de fundo.

De repente, uma festa na torcida do Grêmio: Gol do Atlético MG, que abria o placar diante do Palmeiras.

Em meio às comemorações, uma cobrança de falta na área do tricolor...
...um ligeiro desvio seguido da defesa em reflexo do goleiro, que espalmou para o meio. Como uma flecha, Renato Silva apareceu e abriu o placar para o Botafogo, calando a torcida adversária.

Eu ainda terminava uma ligação empolgadíssima (berrando pela casa), esquecendo que tudo pode acontecer quando o envolvido é o Botafogo. Dito e feito: Após um bom lance do Morales, o chute do apoiador do Grêmio saiu forte e o Castillo estava inteiro na bola. Pena que desviou nas pernas do André Luis e matou o goleiro alvinegro, que em minha opinião não falhou, apesar do torpedo do Fábio, culpando o uruguaio.

Pronto! Tudo para a gente é difícil. E agora teríamos que aguentar a pressão da torcida de novo...

Por sorte, o Grêmio não jogava bem e o GLORIOSO realizava uma partida razoável. O fim do primeiro tempo seria ideal para corrigirmos algumas falhas, mas a sacanagem que fizeram contra o Jorge Henrique matou uma substituição para a etapa complementar.

Ah, e não poderia ficar pior: Em um lance isolado, Castillo sentiu uma fisgada nas costas e também não voltou do vestiário. Ou seja, duas mudanças feitas.

A surpresa foi a "estréia" do Zárate, após aqueles desastrosos minutos contra o Náutico. Ele entrou no lugar do Leandro Guerreiro, que deve estar torcendo como um louco pelo final do ano, pois profissionalmente, 2008 deve ser esquecido na vida do volante.

O Botafogo demorou para encontrar a nova formação tática no início do segundo tempo. Carlos Alberto demonstrava sinais de cansaço depois da correria que implantou - sozinho - nos primeiros 45 minutos. Em compensação, eu confesso: Mesmo ainda "gordinho", gostei de ver a aplicação e vontade do Zárate.

O argentino dava uns piques e voltava para o meio de campo. E como positivo: O seu bom jogo de pivô. Bem diferente do Wellington, que cai em qualquer encontro com os zagueiros, o Zárate mostrou ser muito forte e na maioria das vezes, o adversário que encontrou o chão. Além dessa característica, ele deu dois chutes ao gol gremista.

Enfim, se for "este" Zárate que o Rotenberg "vendeu" à torcida, acho que vai dar caldo. Desde que já inicie entre os titulares na próxima rodada, pois pelo pouco que fez, merece outra oportunidade.

Embalado pela torcida, o Grêmio chegava mais próximo do gol alvinegro.

E se o nosso "ponto fraco" suportou todas as bolas aéreas no primeiro tempo, após cobrança de escanteio, o zagueiro tricolor subiu sozinho e matou o Renan.

A virada do Grêmio seguida pelo "descontrole" botafoguense, que mesmo com a entrada do Gil, pouco criou. Esta foi a tônica até o final da partida.

O Botafogo ainda tentou uma ou outra bola, mas é impressionante a capacidade do Lúcio Flávio se esconder quando o jogo pede a sua presença de forma constante e decisiva. O camisa 10 alvinegro decididamente merece o banco de reservas urgentemente. Para o bem do próprio jogador...

Não deu mais em nada. Mais uma derrota do GLORIOSO, que há pouco tempo habitava o G3, mas que agora deverá brigar entre "os G5 e G10". Perdemos todas as chances de conquistar um campeonato nivelado por baixo, onde o grupo botafoguense não deve em nada aos demais concorrentes. O problema é que - mais uma vez - o Robin Hood alvinegro "deu as caras" e como neste meio, as palavras "bondade e ingenuidade" não são bem aceitas, ficaremos à espera de 2009.

Concentração total na Sul-Americana.

Por questão de honra e até para ganhar motivação visando os duelos contra o Estudiantes (ARG), o Botafogo precisa vencer o Vitória na próxima rodada. Depois ainda enfrentaremos o Santos, também no Engenhão.

Ah, e não custa lembrar: O Vitória foi aquele time que nos humilhou no primeiro turno e culminou na saída do Geninho (graças a Deus). Mas agora que o ex-treinador está longe, é dever do Botafogo atuar com toda a disposição do mundo para conquistar os três pontos e mostrar que o 5 a 2 foi acidente de trabalho.

Para finalizar, a derrota de hoje estava dentro da "normalidade". Uma pena que deixamos pontos contra equipes medíocres para trás, que nos impossibilitavam de "contar" com este revés.

Pelo menos não jogamos tão mal como nas últimas partidas.

Perder é sempre ruim, mas eu não acreditava mais no Brasileirão. Portanto, quero tirar o pouco que foi positivo diante do Grêmio, para que as correções sejam feitas e focadas na Sul-Americana.

Assim o botafoguense vai levando a vida...
...depois da esperança, a realidade.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 1 X 2 GRÊMIO

1- Castillo: Não achei que falhou no gol. Atuava bem até sair contundido - 6,5

2- Alessandro: É melhor marcador do que o Thiaguinho. Só precisa corrigir os cruzamentos, sempre errados - 6,0

3- Renato Silva: Atuou bem, dentro das suas limitações - 6,5

4- André Luis: Teve muito trabalho com o gigante Morales. Mesmo assim, ganhou a maioria - 6,5

5- Túlio: Melhorou em relação aos últimos jogos, porém pode render muito mais - 6,0

6- Triguinho: Comete muitas faltas e quando apoia, erra todos os centros - 5,5

7- Jorge Henrique: Tentava se movimentar na frente, mas sentia a falta do homem de área. Expulso de forma injusta e covarde - 6,0

8- Diguinho: Um dos melhores do time. Lutou durante todo o jogo, marcando e apoiando - 7,0

9- Carlos Alberto: O único que chama toda as bolas e não tem medo de cara feira. Cansou no segundo tempo. Justificável, tamanha a sua entrega na primeira etapa - 7,0

10- Lúcio Flávio: Um banco urgente, pois este que tem atuado não é o Lúcio Flávio que conhecemos - 4,5

11- Leandro Guerreiro: Outro que está longe dos seus melhores momentos - 5,0

12- Renan: Quando exigido, foi perfeito. Não tinha como defender o segundo gol gremista - 7,0

13- Gil: Enceradeira. Apenas isso... - 5,0

14- Zárate: Gostei. Mostrou vontade e tem um bom jogo de pivô, utilizando a sua força física. É daqueles que chuta da onde estiver. Só depende do Ney Franco... - 6,0

Ney Franco: Hoje não teve culpa. Tentou atacar e buscou o resultado. Infelizmente a sua "amiga sorte" o deixou na mão - 6,0

15 comentários:

Vinícius Barros disse...

Rodrigo, vou voltar a ver os jogos!!! Pelo que você disse, Zárate não faz pior que Wellington e Fábio, melhor assim!!! Mas acho que a festa que foi feita pela diretoria, foi exagerada dizendo que ele resolveria nossos problemas etc. Vamos esperar mais pra ver se ele desencanta e faz um gol pra jogar ao menos uma partida de titular e finalmente vermos como ele joga!!!

Abs!

Anônimo disse...

Apesar da derrota gostei do nosso Fogão. Não se intimidou com a pressão, jogou com personalidade, enfrentou as adversidades com hombridade, algo que não havia visto em alguns jogos. Vc tocou num ponto importante, esses pontos perdidos não seriam tão sentidos se tivéssemos feito nosso dever de casa contra Vasco, Náutico, Flu, etc.
Ainda não abro mão do Brasileiro, acho que com essa vontade dá pra tentar uma vaguinha na Libertadores e o mais importante, temos a obrigação de atrapalhar a vida dos urubus, essa deveria ser nossa missão no campeonato.
E foco na Sul-americana.

Ricardo Palhares

Anônimo disse...

Já ia esquecendo.
Um banquinho no Lúcio Flávio ia lhe fazer um bem danado. Tá merecendo.

Vinícius Barros disse...

Rodrigo, viu o discurso do Triguinho???

http://www.lancenet.com.br/clubes/BOTAFOGO/noticias/08-10-04/399132.stm?triguinho-critica-quem-trabalhar-quer-receber

Isso tem que ser tratado dentro do clube e não com a imprensa!!!

Anônimo disse...

Outra coisa, nosso problema não está no gol, diferente do ano passado. Muita gente pegando no pé do Castillo, querendo o Renan e vamos acabar nos perdendo.
Não acho que tenha havido falhas dos goleiros em nenhum dos gols, mas ambos poderiam ter sido evitados. Se é o Castillo que leva o segundo gol com o cara cabeceando na pequena área e sem sair do gol teria um milhão de torcedores o criticando, e não iriam se lembrar da grande defesa contra o América de Cáli, que nos salvou.
O Castillo tem os seus defeitos mas tb qualidades, é experiente, é frio, é seguro no chão, é ambidestro, tem boa reposição de bola, sabe jogar com os pés e deve ser o titular.
O Renan é um excelente goleiro, futuro titular mas é jovem, precisa de maturidade, e vai aprender muito com o Castillo.
Vamos nos preocupar com outras posições pois este ano no gol estamos bem servidos.

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, olha, cara...
eu concordo que o WP tem irritado a beça e que tb não é jogador pra ser titular do Botafogo. Mas eu vejo muitas qualidades nele que fazem com que eu jamais o compare com o Fábio, Alexsandro.
Agora, o trabalho de pivô que o Zárate fez hj, pareceu muito mais efetivo do que os do WP.
Vamos torcer para que vingue, né?
Sobre a declaração do Triguinho, de pleno acordo. Uma pena que nós deixemos tudo público! Assunto que deveria/poderia ser resolvido internamente.

Ricardo, o banco ao LF é mais do que urgente. É necessário! E pra ontem!
Sobre o seu otimismo à Libertadores, eu confesso que até hj eu achava que daria...mas penso que tornou-se muito - muitíssimo - difícil! Mas vamos aguardar, pois há coisas que só acontecem com o Botafogo, né?
Ah, para terminar...o seu comentário sobre os goleiros....
Concordo em absoluto!!!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Caro amigo, não concordo com uma parte significativa dos seus comentários.

Os comentários que fiz no meu blogue são genericamente focados no treinador, que você considera não ter tido nenhuma influência no resultado negativo. Eu acho que teve muita influência.

Saudações Gloriosas!

Anônimo disse...

Gostaria de dar uns palpites sobre o jogo contra o tal de Roubert, Rodrigo. Mas estou momentaneamente sem motivação pra isso. Por razões que exponho em texto enviado ao Paulo Marcelo, do Arquibabotafogo, mensagem que tomo a liberdade de reproduzir abaixo:

Não estou triste com a derrota para o Grêmio, Paulo Marcelo. E não porque o time tenha jogado com raça. E não em razão de o primeiro gol deles ter ocorrido graças a uma jogada de mera infelicidade do André Luiz. E não, inclusive, pelo fato de o resultado ter sido esboçado a mão de punguista por Sua Senhoria, ao decretar a pena máxima para a vítima, Jorge Henrique.

Minha tristeza única - e intensa - veio pouco depois do apito final. Através de um telefonema de um parente que me informava: Tio Zeca foi internado às pressas ontem, em estado de coma profundo.

Liguei imediatamente para meu primo Luizinho, neto do Tio Zeca. Médico, o também Botafoguense acabou de chegar da UTI do Quinta D'Or, onde conversou com seus colegas que cuidam desse bravo Alvinegro de 97 anos. Os prognósticos não são bons. Mas Tio Zeca - me animou bastante meu primo - saiu do coma. "Encontrei-o acordado, e graças a Deus muito zangado, reclamando das enfermeiras por estar sem as calças quando o problema que tem é no peito."

"Você não deu um pio com ele sobre o jogo de hoje, né?" - preocupei-me. E o Dr. Luiz, com o humor alvíssimo e delicado que caracteriza os Zamagna:

- Claro que não. Vô Zeca é surdo, esqueceu? Eu dei foi um berro no ouvido dele: "O Botafogo deu de 10 no grêmio, vô!"...

E os olhos que hoje mais me lembram os olhos de meu falecido pai brilharam cheios de vida: "Foi mesmo? Eu sabia, eu sabia que hoje o dia era nosso!"

O dia é seu, todo seu, meu tio.

A quem for de rezar, peço que reze pela recuperação do Botafoguense mais importante da minha vida. E da vida do Luiz Zamagna, também. Porque para nós dois - me permita a paródia meio cambeta de emoção, Paulo Marcelo - o Botafogo somos Zeca!

Tutuca Zamagna

Anônimo disse...

Rodrigo, acho que o time tem que lutar para garantir uma vaga na libertadores, isso é vital para nosso crescimento, agora penso que com Lúcio Flávio não tá dando mais não guento ver mais sua movimentação dentro de campo o cara corre pra não chegar e o tal de Leandro Guerreiro é outro, no futebol moderno todo mundo tem que correr e ter disposição o Lúcio Flavio se esconde nós momentos decisivos e para piorar temos alguns jogadores que não acrecentam nada como tal de Gil, Fábio, Triguinho, Zé Carlos e por ai vai..... Só nós resta torcer para classificação na libertadores e que em 2009 o clube contrate jogadores de boa tecnica e com raça como Carlos Alberto, Diguinho, Túlio e Jorge Henrique.
SD.
João Pedro!!!

Anônimo disse...

Toda vez que o Leandro joga, perdemos!
Será que só eu vejo?
Saudações Botafoguenses e bom voto!
Sonia

Cara de 30 disse...

Não vi o jogo de ontem... Fiquei controlando a curiosidade... Pelo menos jogamos bem, né?!

Sou novo por aqui e gostei muito do teu texto. Parece que vi todo o jogo, apenas lendo o que você escreveu... Linkei teu blog, ok?

Abraço.

Rodrigo Federman disse...

Rui, tu sabes que eu não sou um admirador do NF e cansei de critica-lo neste CB, mas especialmente ontem, eu confesso que faria as mesmas mudanças dele. A única diferença, é que jamais começaria a partida com o LG entre os titulares.

Tutuca, TODA A FORÇA e pensamento positivo neste momento para o Sr. Zeca. Tenha a certeza de que rezaremos pela sua recuperação! Pode contar comigo!!!

João Pedro, a vaga na Libertadores é o que eles deveriam buscar com tds as forças, mas eu sinceramente acho que ficou MUITO difícil!!!

Sônia, realmente o LG não lembra - nem de longe - o excelente volante da temporada passada!!!

Fala, "cara de 30"!rs!
Obrigado pelas palavras, amigo.
Não é que jogamos "bem", mas comparado às últimas atuações, definitivamente foi um outro time (porém, longe do que pode render).
Sinta-se sempre em casa no CB!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho que você foi muito bondoso com as notas do Gil e do Guerreiro. Eles só atrapalham. O Leandro parece que desaprendeu. O Gil é o de sempre.
O Lúcio é outro que está mal.
O Bolota foi mnédio. Muito melhor que da primeira vez. Mas ainda não convenceu.
O Castillo pode até não ter falhado, mas um grande goleiro (Marcos) pegaria aquela bola. Um goleiro grande (no tamanho) também.

Mas o que me irritou foi a atuação do juiz, você viu da mesma forma que eu. O cara só deu falta pra eles.

Acho que a Libertadores não dá mais. Vamos apostar tudo na SA. Quem sabe acontece o mesmo milagre de 1993.

Que dasânimo! Esse time não empolga. Acho que pro ano que vem as mudanças devem ser em todas as posições. Faxina geral.

Um abraço, Rodrigão.

Anônimo disse...

pra variar acho que os "profissionais" já estão contra os torcedores que fizeram esse clube de 104 anos. Explico: ganhar no mínimo 15 mil por mes é muito pouco pra um pobre trabalhador que faz o que mais gosta na vida: jogar futebol. o que um pobre trabalhador pode fazer por sua humilde familia ganhando apenas 15 mil por mes? (bem claro: 15 mil por mes os medalhinhas, pois, os medalhões ganham na faixa dos 80 mil). afinal, com 2 meses de atraso nos salários eles "profissionais" ficam preocupados, pois, todos, têm familias pra cuidar e eles são os responsaveis por levar o litro de leite pros filhinhos. claro, levar leite e não comprar um BMW zerado. comprar colares de ouro etc. afinal, 2 meses de atraso nos salários faltarão pra compra da carne e arroz e fubá! entao, o melhor é fazer boicote contra toda a torcida apaixonada por esse clube. a torcida que se dane. ano que vem, os "profissionais" estarão beijando outro escudo mesmo. Ah! quantas saudades do NILTON SANTOS. seria tão bom se eles estivesse com saúde e desse uma PORRADA bem grande como fez com o bixona do Armando Marques no Maracanã. Poderia começar pelo profissional cracaço Triguinho... eu gostaria muito que os jogadores profissionais fossem dar um passeio na PQP!!!! jacob

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, peguei leve com o Gil, pq simplesmente cansei de pegar no pé deste rapaz. A partir de agora darei sempre nota 10 para ele. Uma espécie de brincadeira permanente, pois fui um dos poucos que criticou a sua contratação desde que foi anunciada.
Agora, permita-me discordar em relação ao goleiro, cara.
Estão fazendo muito alarde em uma posição que nos deu tristezas no ano passado, mas que não temos problemas graves agora.
Se fosse um super-goleiro pegava aquela bola. Tudo bem, mas então vendemos todo o elenco e a torcida ajuda para trazermos o Buffon, Casillas ou Cech. Mas aí faltarão outros 10 jogadores.
Sobre o juiz, Foquinha....esse cara é um bandido, filho de rapariga!

Pai, concordo!
São um bando de fdp!
O Triguinho, coitado....deve receber os seus 40 mil e está passando necessidade....'
Isso pq ele vive constantemente suspenso ou no departamento médico. Ou seja, trabalho mesmo, só quando sobra tempo!
Safado ao extremo, como 99,8% dos jogadores brasileiros!

Abs e SA!!!