20/10/08

Diz aí, Fábio (19)



"Como o Rodrigo já abordou aqui no blog outras vezes, vou me casar em menos de dois meses e minha vida está uma correria só. Tem sobrado pouquíssimo tempo para fazer coisas de que gosto, como ler sobre o Botafogo e até mesmo bater minhas peladas. Até porque o meu trabalho é muito puxado.

Mas ontem, domingão, fiz questão de fazer algo que não consegui durante toda a semana passada: ler o Vestiário Alvinegro.

Eu queria saber a opinião do jornalista daquele site sobre o jogo de sábado e se peguei pesado demais na resenha que fiz sobre o jogo para este Cantinho.

Vi que houve muita semelhança nas análises individuais do nosso time, mas o jornalista fez uma análise diferente sobre o nosso técnico. Enquanto eu falei que não havia entendido suas substituições durante o jogo, que o time não tem padrão tático, se posiciona equivocadamente e desejei que ele sumisse do Botafogo em 2009, o VA disse:

"Alterou o time de forma ousada. Mas não pode fazer nada. Está refém de um elenco que se mostra insatisfeito em não receber o salário. Está sabendo conviver e levar bem a situação. Mas não teve como manter o regime de concentração depois dos acontecimentos no CT João Saldanha quando do anúncio de que o salário seria pago apenas em parte. Lamentavelmente está vendo o belo trabalho feito ao chegar se diluir por causa de problemas que não lhe competem resolver. Tem apenas 48 horas para motivar o grupo visando o confronto diante do Estudiantes La Plata. Não será surpresa se escalar o Botafogo com três cabeças-de-área na Argentina."

Discordo absolutamente do VA na afirmação de que Ney Franco alterou o time de forma ousada e mais ainda na de que não pode fazer nada. E discordo também da questão de que "está sabendo conviver e levar bem a situação". Não está, mas também não o condeno por isso, de forma alguma.

Penso que ele (e todos nós) "estaria" refém desse elenco "insatisfeito" com os salários atrasados, se a explicação de tudo o que estamos passando fosse apenas o atraso nos salários. O problema maior é que esse time está na posição que lhe cabe mais adequadamente e que, por diversas vezes, por amor, nos iludimos ou forçamos a barra para imaginar que podemos ir mais longe do que na verdade podemos.

Isso não quer dizer que joguei a toalha na temporada porque ainda estamos na Sulamericana. Mas, por tudo o que falei, já joguei sim a toalha no brasileirão. E até já pisei nela, não só pela distância que estamos do quarto colocado, mas pelas atuações que temos visto por esse time que prefere esconder sua limitação nos salários atrasados.

E porque então, Fábio, você não jogou a toalha na Sulamericana? Sei lá. Sou torcedor e não quero ser coerente.

De repente, uma competição de mata-mata esconde a irregularidade do nosso time, ainda que isso possa significar o martírio de continuar com o Ney Franco para 2009.

Botafogo, eu te amo!"

E-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

A minha toalha já está sendo usada como pano de chão. Eu achava que tinhamos uma diretoria amadora em um clube amador, agora, vejo que temos jogadores amadores, dizendo-se profissionais.
Não se cobra salário atrasado exercendo de maneira errada a profissão.
Esperança na Sulamericana é muito pequena, quase imperceptível.
Mas, em momento algum deixei de amar o Botafogo. Êle é eterno, os jogadores passam.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Antônio, os jogadores são reflexos da diretoria. Ou seja, amadorismo público! Vc está certo!
Claro, o Botafogo acima de tudo! SEMPRE!
Abs e SA, amigo!

snoopy em p/b disse...

antônio,
concordo em tudo, amigo.

abraço!

Anônimo disse...

Amigos,

Confesso que não estou muito otimista para amanhã. Andei observando o semblante dos jogadores, e não vi aquela chama de vitória no olhar deles...
Até o Túlio que também é torcedor, anda cabisbaixo...
Ainda estou muito irritado com aquele 2º tempo de sábado, por isso perdoem o mau humor, rsrsrs

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, o Túlio está com o semblante igual o seu, meu, do Fábio, Antônio, etc...
Ou seja, de torcedor...prestes a entregar os pontos!
Esse é o único problema do Túlio, pois acaba influenciando visivelmente em campo....
Mas tudo bem, ao menos nós temos um representante sincero e digno dentro de campo!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Gosto muito de si, snoopy, mas essas posições, tal como as do Rodrigo, sobre todos os treinadores do Botafogo subsequentes ao Ney Franco, chamando-o de 'burro' e outras ofensas ainda mais graves (como chamar de 'porco' ao Geninho, etc.), nunca foi dito sobre o Cuca que teve precisamente os mesmos erros e implantou o chororô no Botafogo - coisa absolutamente nova e triste no meu amado clube. Com a diferença que na sua longa carreira Cuca não ganhou nada, afundou um time para a segunda divisão e não levou nada de novo ao Santos e ao Fluminense - precisamente como o Geninho no Botafogo -, enquanto o Ney, como treinador principal, conseguiu um título logo na sua primeira temporada e por um clube modesto (Ipatinga).

Sou insuspeito porque critiquei um antes e critico outro agora, mas você é muito suspeito. Você é um apologista do 'cuquismo', que fez - digo-o aqui e hoje pela primeira vez - dos jogadores do Botafogo os borra-botas que são hoje, sem alma, sem gana, produto da política de moleza de dois anos de Cuca. Uff... Está dito!

E depois disto peço desculpa, amigo. O Botafogo e a nossa amizade estão muitíssimo acima das divergências que são normais e salutares entre pessoas que pensam.

Estaremos um dia destes a torcer lado a lado no Engenhão pelo nosso mais amado clube! E com o Rodrigo também!

Saudações Gloriosas!

snoopy em p/b disse...

rui,
ney santos foi campeão mineiro naquele time mais que "suspeito", filial do vice campeão naquela ocasião.
depois, saiu de lá em uma ocasião suspeitíssima para o framengo, que viria a disputar a final da copa do brasil de 2006. o curioso é que, antes do confronto do seu então time, ipatinga, contra o framengo, pelas semi-finais da competição, ele já havia negociado com o urubu, junto com os melhores jogadores do time, e ninguém me tira da cabeça que aquelas atuações do ipatinga contra oa mulambos foram... digamos, dignas da história do framengo.
depois, no ano passado, não preciso dizer como o ney franco foi campeão carioca defendendo o time do beltrami e moutinho, né?
reunindo isso tudo, é mais que perceptível que o ney franco é um vitorioso na carreira dele. títulos "expressivos" e "incotestáveis"...

amigo, o cuca deu brio a um time mediano. foi prejudicado diversas vezes por arbitragens tendenciosas, que foram decisivas na sua falta de títulos no botafogo.
se tivesse conquistado um que fosse, a história dele no clube seria totalmente diferente.

erros dele, eu sempre critiquei no meu blog. e vi diversas vezes o rodrigo criticar aqui também.

eu, assim como os jogadores, chorei também na final daquela taça guanabara. aquilo ali foi o ápice de uma seqüência inglória de lutas contra arbitragens criminosas contra o botafogo.
a atitude não foi a ideal, mas como vou culpá-los por um choro que também me afetou diante de tal escândalo?

amigo, ninguém está, aqui, omitindo os erros do cuca. todos os técnicos erram. TODOS.
o palmeiras, com um time quase cinco vezes mais caro do que o nosso, tem o melhor técnico e vive sendo contestado.

e, antes de mais qualquer coisa, não estou defendendo uma volta do cuca. não quero agora.
aliás, o assunto aqui era o ney franco, que não é, apenas isso, o técnico que sonho no comando do meu time em 2009.

ademais, estaremos sim, muito em breve, comemorando vitórias do nosso amado clube no nosso lindo estádio.

não se preocupe em se desculpar por emitir sua opinião, a qual me deixa feliz por ser aqui no texto em que elaborei.

você é um grande botafoguense, com o perdão do pleonasmo.

um abraço!

andré,
aquele segundo tempo foi de dar nojo mesmo. mas, com tanta bagunça tática, eu condeno uma pessoa em especial e essa pessoa foi tema do texto.

outro abraço e sds. botafoguenses!!!

snoopy em p/b disse...

corringindo:
onde está "ney santos", obviamente, se lê "ney franco".
desculpe-me!

Fernando Gonzaga disse...

O jogo de sábado me passou a imagem de que terminaremos mais um ano em branco....nosso time é uma bagunça dentro e fora da campo, nossa torcida é que se salva....estamos indo pra Argentina derrotados já....se não acabarmos eliminados nesta fase será na próxima....e não acho que estou sendo pessimista, mas sim realista....nosso grupo é limitado, só consegue se sobressair quando joga com o coração, e isso é uma demonstração rara por parte de nossos jogadores, infelizmente...
abraço!!

Rodrigo Federman disse...

Rui e Fábio, parabéns pelo excelente nível, mesmo nas discordâncias.
É a prova mais do que concreta de que o botafoguense é - de fato - diferenciado!!!
A respeito do que foi conversado, penso da mesma forma que o Fábio (incluindo aí, o "não querer" a volta do Cuca pra "agora").
O que quero, é começar 2009 sem o NF.
E como foi lembrado, o NF ganhou a Copa do Brasil, mas convenhamos, independente da boa campanha com o Ipatinga, ele entrou no Flamengo logo na final!
Foi igual o Vasco em 2000, na então Copa JH...ou mesmo O RG, que pegou o "Unimed FC" no ano passado na semifinal (se não estou enganado).

Fernando, acho que amanhã será o fio da navalha da nossa temporada! Vamos torcer!!!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

fabio, seus comentarios no blog de hoje são 100% o que penso. tambem discordo da analise do VA. inclusive, penso que esse assunto de salario atrasado é desculpa dos caras que não jogam nada. dos times da 1ª divisão apenas os bambis, o gremio, internacional, cruzeiro devem estar com os salários em dia. o resto, com certeza, tudo atrasado também. por mim, o VA deveria colocar os nomes e parar com essa historia (ele VA e os outros jornais) de valorizarem esse assunto de salarios. quando a gente joga bola por amor, a gente esquece tudo. mas pra isso, a gente tem que gostar do que faz ONDE faz. me lembro que quando meu pai morreu, na semana seguinte eu já estava jogando meu futsal e durante o jogo nem me lembrava da morte dele. e eu o amava muito. o futebol tem essa capacidade de abstrair nossas tristezas e dificuldades na vida. mas pra isso a gente tem que AMAR o que faz. e esses merdas não amam, nao gostam do Botafogo. estao de passagem. sao passageiros. por mim, mandava todos pra rua agora mesmo. só ficava com o TULIO que é torcedor e quem quisesse jogar no Botafogo. o resto, ignoro, cago e ando pra todos eles... nenhum deles merece olhar a fotografia do Nilton Santos. Profissionais nojentos. jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai,
Excetuando as crias do Botafogo (Renan, W.Jr, etc...), eu só faria esforço para manter: Castillo, Ferrero, André e Túlio.
O resto? Teriam que provar por A mais B que querem e merecem!
E tem uns que nem assim me convenceriam.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

grande jacob,
seu comentário só veio enriquecer, de maneira precisa, o meu pensamento sobre toda essa situação.
falta comprometimento desses imecis e eles, na verdade, estão achando o máximo esse atraso, pois serve como justificativa para suas inabilidades.
cara, tô enjoado demais.

fernando,
comentário perfeito, amigo.
concordo com tudo.

rodrigão,
valeu!
discussões como esta fazem parte da peculiaridade que é ser botafoguense.

ainda sobre o ney franco, não engulo ele ter negociado com o framengo em 2006 às vésperas de decidir a vaga na final contra o próprio framengo. além disso, permitiu que seu time fosse todo desfalcado.
uma vergonha!

vaza, pelamordedeus!!!

Rodrigo Federman disse...

Fábio,
Pois é, isso tb mostra o caráter da pessoa e o NF simplesmente largou o Ipatinga e levou consigo os "melhores jogadores".
Tudo pelo dinheiro!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao Rui pela elegância, não concordo com ele, mas admito que argumenta bem. O Snoopy está de parabéns igualmente.

Eu que não tenho essa sofisticação toda só posso dizer "Nei Franco é um escroto!" rsrsrsrsrsr

Não podemos isentá-lo. Ele que assuma a parte que lhe cabe. Escalar o Marcelinho para o banco é imperdoável, colocá-lo no time então nem se fala.

Poderia citar mil e um argumentos altamente embasados para justificar o erro de avaliação do VA, mas me apego ao quase elegante e quase sofisticado quase argumento inicial:

-Nei Franco é um escroto!

Ou como diria o personagem do Nelson Rodrigues na sua crônica sobre o Botafogo publicada no blog do Roberto Porto: Nei Franco é um tarado! Sim senhor, um tarado.

Um abraço Snoopy, Rui, Rodrigo e todos os amigos.

Rodrigo Federman disse...

Hahahah!
Esse é o Foquinha!rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

esse é o foquinha!

um grande abraço, meu amigo!

de forma quase elegante, eu digo que você foi preciso em seu comentário... hehehe