07/10/08

Enquete: Carlos Alberto, a raça do Fogão



O que o torcedor botafoguense mais tem cobrado do time é o comprometimento e entrega nas partidas. Justamente o que tem faltado na maioria dos atletas alvinegros, com raríssimas exceções.

Depois que alguns atletas reclamaram publicamente dos salários e prêmios atrasados, aí que a imaginação da torcida foi além dos limites, passando, inclusive, pela especulação do "corpo mole" proposital. O que seria imperdoável, por mais que os profissionais tenham direito de exigirem os compromissos em dia.

Diantes deste momento um tanto conturbado, poucos jogadores têm escapado da ira dos adeptos. Em compensação, existem outros que nem quando o Botafogo vence, conseguem arrancar aplausos, afinal, o torcedor não é cego e muito menos burro.

Eu acho que o grupo botafoguense tem - no máximo - uns seis ou sete jogadores com crédito. Isso pensando da forma mais positiva e otimista possível. Entre eles, três merecem destaque, pois são os que mais suam, brigam e fazem cara feia: André Luis, Diguinho e Carlos Alberto.

E este foi o tema da enquete realizada aqui no Cantinho Botafoguense: Qual o alvinegro que demonstra mais raça e disposição no atual momento do GLORIOSO?

Novamente a participação foi muito boa. Ao todo, 65 votos foram computados nos sete dias em que a pesquisa ficou no ar. Houve uma disputa acirrada pela opção mais votada e empate entre as duas últimas...

Com 30 cliques recebidos (46%), o Carlos Alberto foi o escolhido dos amigos deste CB.

Depois de vários dias elogiando o meio campista e dizendo que o cara queimou a minha língua, eu não poderia votar em outro nome. Não mesmo!

O Carlos Alberto tem uma cabeça preocupante e dependendo do seu "dia" e situação da partida, ele pode arruinar tudo ou salvar o clube. Ou seja, o camisa 19 alvinegro é um "poço de imprevisibilidade".

Apesar do temperamento explosivo, quem vê o Carlos Alberto do Botafogo, não acredita que é o mesmo do "Unimed FC", Corinthians, Porto, São Paulo e Werder Bremen. Comparando as fases, ele está bem mais tranquilo e centrado.

Agora, justiça seja feita, uma virtude do apoiador sempre esteve presente (e em todos os clubes que defendeu): O Carlos Alberto não é jogador que se esconde em campo. Pelo contrário! Mesmo sendo novo, ele é experiente e geralmente é a voz do grupo nas partidas.

E não deve ser mole jogar sendo perseguidO e vaiado pelos adversários, mas mesmo errando alguns lances, voltar, pedir novamente a bola para o companheiro e tentar a jogada igual.

Este é o Carlos Alberto: Maluco da cabeça, bom dos pés e com sangue quente nas veias.

Também não dá para discordar dos amigos que votaram no Diguinho, que foi o segundo na enquete, com 25 (38%) cliques.

Outro sujeito que é novo, rico, famoso e adora as baladas. Típico de um garoto da sua idade e solteiro. Portanto, sua vida particular não compete à ninguém. O problema é que o Diguinho demorou para entender que também tem muito futebol e que sim, é possível conciliar o profissional com o pessoal.

Depois de amargar o banco de reservas no ano passado e se meter em alguns probleminhas "extra-campo", o volante alvinegro levou uma "porrada da vida" ao perder o seu irmão no final de 2007 e parece que "foi obrigado a crescer" mais rápido do que gostaria.

Nada apaga a perda de um parente, mas se serve como consolo, o Diguinho não só virou titular absoluto do Botafogo, como passou a ser referência do meio de campo, um dos principais ídolos da torcida e até viu o seu nome cogitado várias vezes para convocações da seleção brasileira.

Será muito difícil manter o "surfista alvinegro" em 2009. A própria "parceira" do clube e dona dos direitos do jogador (Ability), deixou claro que tem propostas do futebol internacional e que diante da boa exposição do Diguinho, os seus dias em General Severiano estão contados.

Ele nunca negou que este é um dos seus sonhos. E o mais legal é que mesmo sabendo que falta pouco para se concretizar, o Diguinho continua atuando com vibração, garra e o mais impressionante: Um preparo físico de dar inveja...
...principalmente para quem diminuiu as noitadas, mas obviamente não abriu mão em definitivo das mesmas!

Empatados com 5 votos (7%), duas opções: "André Luis" e "nenhum dos três (CA, Diguinho e AL)".

Eu não acho que a opção "nenhum" seja justa, pois além dos três em questão, julgo que alguns outros jogadores não aderiram ao "corpo mole" da maioria. Não entrarei nos nomes, mas é a impressão que tenho.

Já sobre o zagueiro botafoguense, é outra grata surpresa.

O André Luis estava afastado por indisciplina do Cruzeiro e precisaria jogar muito para justificar o investimento do GLORIOSO.

Não demorou para ganhar o respeito dos torcedores, afinal, sabe dos seus limites técnicos e não é de brincadeira. Se for preciso, também faz cara feia e "cai na porrada".

Apesar de perder um pouco da razão, é difícil não lembrar do episódio do jogo contra o Náutico, quando brigou com a PM Pernambucana, que covardemente o tratou como um marginal de primeira grandeza.

É outro jogador que - de certa forma - calou a minha boca.

Pois é, depois da boa participação nesta enquete, já convido os amigos para a nova (pelos próximos sete dias).

Se desta vez falamos sobre os destaques positivos neste momento delicado do time, façamos o contrário...

Agora não precisamos focar apenas na atual fase, mas sim, no ano inteiro: Qual jogador alvinegro foi (é) a maior decepção da temporada?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

5 comentários:

Vinícius Barros disse...

Não concordo que o André Luiz tenha essa raça que tanto falam!!! Sinto em dizer mais em dois jogos eu tive a impressão que o zagueiro estava dopado, contra o Náutico lá em Recife depois da derrota para o Corinthians na Copa do Brasil e contra o América de Cáli lá na Colômbia - é só uma especulação, mas que eu percebi uns nervos acima do padrão de qualquer jogador por mais raçudo que seja!!! Sei que é uma acusação muito séria, mas eu não mudo de idéia, espero que não aconteça mais!!!

Quando esta em perfeitas condições, André Luiz também parece que quer se mostrar e dar chutão... aquela bola furada contra o Náutico em casa por exemplo, era para ter sido dominada!!!

Concordo que os demais jogadores da enquete demonstraram raça e não imprudência!!!

Abs!

snoopy em p/b disse...

foi difícil escolher entre carlos alberto e diguinho, mas eu fiquei com o diguinho.
ele é mais identificado e regular.
mas eu imaginava que escolheriam o carlos alberto. é compreensível.

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, eu respeito a sua opinião, mas continuo achando que o AL é sim, muito raçudo.
Que ele é louco, não tenho dúvidas e concordo, mas não creio que esta "loucura" tenha me confundido com a tal raça que suponho.
Quanto ao erro contra o Náutico, realmente foi determinante, mas mesmo assim, penso que o saldo ele é positivo até o momento.

Fabião, eu só temo uma coisa: Essa "identificação" do Diguinho. Explico: É que sabemos que daquela cabecinha tudo é possível!!! rs!
Aliás, da dele e do CA! Santo Deus, sempre os mais complicados são os melhores!rs!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Botafogo sempre se deu bem com os "problemáticos. Prefiro os "problemáticos" que joguem bola e lutem dentro de campo do que os bonzinhos omissos. Votei no Ca, mas gosto do Diguinho, AL, Tulio e em termos de vontade do RS. Ele pode não ser lá grandes coisas, mas pelo menos não faz corpo mole. Sobre os salários atrasados e as reclamações de alguns jogadores, acho que eles exageram. O que o time de 89 ou o de 95 tiveram que enfrentar dentro do Botafogo, além de atrasos de salários, a falta de estrutura do clube de um modo geral não foi mole não, e eu nunca os vi reclamando ou fazendo corpo mole. Na verdade, nós devemos muito a esses jogadores que resgataram o Botafogo, sempre honraram a gloriosa camisa alvinegra, Grande abraço e Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, concordo contigo!!
Acho que - em forma de protesto pacífico - a torcida deveria fazer o seguinte: Sempre saudamos os jogadores em campo. Por mim, saudaríamos os que merecem e os que não merecem, gritaríamos os nomes dos jogadores de 89,93 ou 95.
Exemplo (vou colocar os que eu considero entre os titulares): Castilo, Josimar/Perivaldo/Goiano, Gottardo/Galvão/Cláudio, André Luis e Marquinho/André/Cley; Diguinho, Túlio, CA e Criciuma/Sérgio Manoel/Eliel, Jorge Henrique e WP (eu ainda confio)!

Abs e SA!!!