06/11/08

Adeus, 2008!



Não me importa se a postura do time melhorou na segunda etapa. Até porque, pela primeira vez neste ano (e não lembro de outra oportunidade parecida), abri mão do Botafogo nesta noite, assim que o árbitro encerrou o primeiro tempo e os atletas desceram para o vestiário.

Para quem não compartilhava do otimismo pré-jogo, ver o Estudiantes fazer 2 a 0 logo de cara foi um "banho congelante". A partir de então, me desliguei desta quarta-feira, que finalizou a temporada alvinegra em 2008.

É claro que fiquei sabendo de tudo que aconteceu no segundo tempo, do empate botafoguense, expulsão do André Luis, etc..., mesmo assim, acredito que fiz a melhor escolha da noite.

Desta forma, eu quebrarei um pouco a rotina do Cantinho Botafoguense e não comentarei sobre a partida. E pensando bem, eliminados da última competição que nos restava no ano, duvido que eu também conseguisse comentar mesmo se tivesse acompanhado todos os noventa minutos.

Espero que vocês entendam, amigos. Mas eu sinceramente só tenho um pedido: Me acordem em 2009, por favor!!!

Antes de "tentar dormir" de vez, eu critico quando acredito que seja necessário, mas procuro sempre ser o mais justo possível: A minha observação é baseasa apenas nos primeiros 45 minutos (repito: não vi o segundo tempo) e neste período eu vi uma das melhores partidas de um jogador do Botafogo neste ano...
...jamais imaginei dizer isso, mas o Renato Silva foi um monstro!!!

Aproveito e dou as notas (também baseadas no primeiro tempo) dos jogadores.

Se alguém lembrar, por favor...
...me acordem em 2009!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 2 X 2 ESTUDIANTES

1- Renan: Uma falha no início do jogo que infelizmente matou as nossas chances... - 5,5

2- Thiaguinho: Me recuso... - 3,0

3- Renato Silva: Os melhores 45 minutos de um botafoguense na temporada - 9,5

4- André Luis: Boa partida - 6,0

5- Leandro Guerreiro: Aos poucos começa a voltar à velha forma - 6,0

6- Triguinho: Ídem ao Thiaguinho - 3,0

7- Jorge Henrique: É muito inconstante durante a partida. Alterna bons e maus momentos - 5,0

8- Diguinho: Não está mal, mas também não é o mesmo do primeiro semestre - 6,0

9- Wellington Paulista: Não pode ser acusado de omissão. De qualquer forma, é irritante como erra passes e finalizações - 4,5

10- Lúcio Flávio: Voltando de contusão, até que jogou bem. O problema são os cruzamentos inofensivos na área adversária - 6,0

11- Carlos Alberto: Brigou o tempo todo, mas eu confesso que esperava mais, depois de tantas declarações durante a semana - 6,0

12- Luciano Almeida: Não vi - Sem nota

13- Lucas Silva: Não vi - Sem nota

14- Fábio: Não vi - Sem nota

Ney Franco: Nunca vejo... - 3,5

10 comentários:

snoopy em p/b disse...

e ele foi um monstro no segundo tempo também.
renato silva jogou muito.
o resto...
ridículo!

mas também não poderia deixar de comentar do andré luis.
que papelão!
uma piada patética, deprimente, melancólica.
ele até jogou bem, mas aquilo não se faz.
agora, afora isso, eu ri demais.
pelo menos, quebrou o gelo.
ahuahauhauhauhaha

adeus 2009!

Anônimo disse...

Fala, Rodrigo.

hahahahahaha!! Mesmo não vendo a partida toda, o desenho foi esse mesmo no 2º tempo, com uma dose maior de garra do time. Renato Silva foi isso mesmo: Um monstro. O único a sair de campo extremamente irritado e chateado. E na coletiva falou que não podia dizer que o time cumpriu o seu papel, pois não conseguiu o mínimo, que seria levar a partida para os pênaltis. Nota 10.
Agora, a atração da noite sem dúvida foi o AL. Cara, que loucura!!! Falando sério agora, ele não devia ter feito aquilo, e temo pela carreira dele se tomar como base os comentários dos caras da "grobo", que certamente fará um carnaval e exigirá punição exemplar. E como contra nós tudo acontece, é bem possível que a fifa intervenha e lhe aplique um gancho daqueles. Só para lembrar: Houve um caso na década de 90, e o jogo era mulambos x padeiros em S. Januário. Lá pelos 20 do 2º tempo, o Júnior capacete, ainda jogando pelos mulambos, recebe falta dura do Jorge Luís (que foi campeão em 97 pelo Fogão), então zagueiro dos padeiros, e (ele, Júnior) reclama com o juiz, que se não me engano, era o Jorge Travassos. Como o capacete reclamou de forma acintosa, o árbitro o advertiu, e o que o capacete fez? Deu uma cabeçada no cara, que só não pegou em cheio porque o ele desviou. Pois bem, ele foi expulso, o caso foi à julgamento... E o capacete só pegou 3 jogos...
Duvido a "grobo" lembrar este caso, duvido.

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Rodrigo, a zaga desse ano é uma das OU a única coisa que eu quero seja preservada.

Um time sem poder de finalização, dependente dos lampejos de um meia e da "cabeça fria" de outro, sem laterais, alas ou o que valha, com volantes que alternam muito durante o ano (Diguinho começou a desandar nesses boatos e também nas boates), ainda assim temos a 3ª melhor defesa do campeonato.

Ahh, acho que isso vai chatear, mas é verdade, tenho de comentar:

Analisando período de técnicos, Cuca teve a 8ª melhor defesa e o 5º melhor ataque. Geninho "pansa murcha" teve a 13ª melhor defesa - e ele é retranqueiro dos bons - e o 7º melhor ataque...

Tchantchantchan...

Nosso pseudo-cognitivo intelectual treinador obteve a 2ª melhor defesa e o 6º melhor ataque.

Minha análise sobre isso:

- Ele não treina bem defesa, mas entendeu que a equipe não tinha jogadores para ficar no ataque full-time. Mas isso qualquer cego veria, óculos já pro Cuca e revisão do aparelho - ou aposentadoria - pro Porquinho.

- O ataque, independente do treinador, é obsoleto. A maioria de nossos gols - e ontem foi uma prova disso - saem não dos pés dos atacantes, mas de qualquer pessoa que tenha decência no chute. PARA MIM, esse é o ponto a ser mudado pro próximo ano, com a manutenção da zaga e uma equipe de nível igual ou maior à ela.

- Ele não é um ótimo treinador, mas colhendo opiniões acerca dos demais que pensamos (Wagner Mancini, Dorival...) dos próprios torcedores de lá, é possível notar que ambos se assemelham ao nosso. Sendo assim, penso que se for pra não trazer um Autuori, Vanderlei, Muricy ou até mesmo Leão (pra botar ordem na casa), melhor ficar com o "insosso".

- Podem questionar: "E a montagem do elenco? Vai ser Salino +10?" Nisso respondo que não, até porque se pedimos tanto profissionalismo da diretoria, temos de pensar (um pouco mais passionalmente, claro) também de forma racional... montagem não cabe à treinador e muito menos à colaboradores, mas sim a um gerente profissional, do contrário nós continuaremos a dar murro em ponta de faca. Isso não é serviço de técnico, embora tenha sido desde que o Levir saiu dos 2 cargos em 2004.

Desculpe se isso parece uma defesa ao Ney Franco, não é, juro, mas tô em um ponto que entre mudar apenas pra ter esperança já tá sendo prejudicial tanto a mim - quando não correspondem - quanto ao clube, que fica expondo suas vísceras pra todo mundo dar palpite.

E depois do 1º gol - beeeem cedo - fui dormir, e dormi me lamentando de ter assistido, como quem pensa "droga, se eu não assistisse o gol não teria saído". Juro que aos poucos tô tirando o lado místico do meu jeito de torcer, não por não gostar, mas por ver que ele só tá deturpando minha visão.

S.A.

Anônimo disse...

Coisas que só acontece com o nosso Botafogo.Felizmente André Luiz não agrediu fisicamente o Juiz....
Estou rindo até agora.hehehehehehehehehehehehehehe.
Botoafogo precisa de uma comissão técnica..Não um técnico que manda e desmanda.O Ataque é um piada..
Continuo rindo....hehehehehehehe...
DeixaR o Veron sózinho,sendo marcado por zona,,,,fala sério....FORA NEY FRACO.

Geninho

Rodrigo Federman disse...

Fábio, bom saber que o RS manteve o - surpreendente - nível! heheeh!
Cara, nem vi o lance do AL. Aliás, nem farei questão de assistir...

Fala, André!
O risco é esse mesmo: A "plim plim" estigmatizar o AL como agressivo, louco e incontrolável.
Ah, vc tem dúvida de que ele será penalizado? hehehe! E digo mais: Abrirão um caso extremo para que ele não seja penalizado apenas pela Conmebol. Se bobear a CBF fará questão de mostrar serviço e suspendê-lo por aqui tb! heheh!
Capacete expulso? Flamengo? Que? Não lembro...ehheheheheh! Assim a "plim plim" tratará do caso e desse belo exemplo que vc deu!rs!

Breno, começando pelo final...rs!
Olha, qnd eu parei de assistir a partida, pensei exatamente igual a você! hahaha!
Sobre os números, é a pura verdade e concordo contigo. E entendo que não seja uma defesa do NF, mas sim a comprovação dos números.
Agora, eu particularmente não tenho empatia com este senhor e juro, não acredito que ele seja capaz de algo benéfico para o clube.
Assim que levamos o primeiro gol, já era hora de mudar....
Pode ser maluquisse e tal, mas o Cuca (não estou o pedindo de volta!) já teria colocado o JH de ala (direita ou esquerda) e enchido o meio ou ataque, afinal, o time precisaria de 4 gols. E outra, as vezes por mais maluquisse que seja, uma invenção pardal se faz necessária nestas horas.
Eu tb não vejo nenhum treinador decente....mas eu gostaria de qualquer um pro ano que vem. Repito: Qualquer um!
Menos o NF e o seu sócia mais gordo: Geninho! heheheh!

Geninho (o original...rs), faço coro, meu amigo: Fora NF!
Mas tb, FORA uma barca enorme desses atletas!rs!

Abs e SA!!!

Billie Wonder disse...

com relação a nomes de tecnicos uma coisa q não entendo, é pq q temos q manter o foco ainda sempre no brasil...
se pra jogadores já se olha pra américa latina, pq não olhar nela pra tecnicos tb?
procurar treinadores argentinos ou sei lá, já que aqui no brasil não há nenhum tecnico que faça a diferença exceto uns 3 q não poderemos contratar...
ao invés de ficar indo nesses nomes que já estão no mercado a tempo e nunca ganharam nada, melhor arriscar trazendo algum argentino q já tenha ganhado copas, campeonatos, etc...
mas aqui no brasil, contratação de tecnico estrangeiro parece q é tabu, não entendo...

Anônimo disse...

Rodrigo, te entendi perfeitamente.

Do jeito que próximo ano teremos um arrocho financeiro, eu não sei que técnico eu queria, sei apenas os que eu não queria.

Se partíssemos pros treinadores portenhos (como sugere o billie) só o Simeone vem na minha cabeça. Mas ele tem prazo, ou seja, é apostar tudo no 1º semestre.

S.A.

Rodrigo Federman disse...

Kbça, acho que o mais difícil seria a comunicação do cara passando as ordens pros jogadores, que mal entendem português!!! O próprio Corinthians reclamou - entre outras coisas - disso qnd o Passarela treinou a equipe.

Breno, concordo contigo!
Aposta total no primeiro semestre do próximo ano.
Eu confesso que está difícil mesmo achar um nome decente e acessível.

Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Rodrigo, você não foi o único a escapulir desse festival de horrores no intervalo. Eu, meu irmão Carlos e o Marcelo Fogão estávamos no Engenhão e ficamos com os corações tão angustiados ao ver aquele triste espetáculo no primeiro tempo, que aproveitamos a chuvarada qu caía para nos mandarmos, pois, também, tínhamos que acordar cedo para trabalhar.

Nem vi o segundo gol do Estudiantes, porque estourou, bem no nosso lado, ali no setor leste, uma briga entre botafoguenses que vaiavam aos jogadores e outros que davam força. Olha só que situação mais esdrúxula!...

Quando olhamos de novo, o placar já assinalava 0 x 2 pra esse tranqüilo time argentino comandado pelo Verón (o cara é fera). Ali jogamos a toalha. Como o Botafogo iria virar a partida para 5 x 2?! Com esse elenco atual, cheio de "armandinhos", como JH, Wellington Paulista, Lucio Flávio, Tiaguinho, Triguinho e um Renan, que parece ter ressuscitado a triste sina vivida pelos nossos goleiros em 2007? A reação nesses termos era inviável. Fomos embora.

Aliás, não sei porque me espantei com o resultado. Já estava desconfiado desde cedo ao ler, nos jornais e sites esportivos, Ney Franco e Lúcio Flávio dizendo que "o Botafogo tinha que tocar a bola com paciência para chegar à vitória e à classificação". Porra! Tinha que partir pra cima, isso sim! Nesse jogo de 180 minutos, já estávamos perdendo por 2 x 0!

Pra mim, a falta de sangue começou aí. Na tática, definida pelo treinador, que só atentou para o erro cometido ao voltar para o segundo tempo de ontem. Treinador, aliás, que acabou com todas as jogadas ensaiadas do Cuca, em um assassinato cometido inicialmente pelo Geninho e finalizado por esse Ney Franco. Um frouxo!

O resto é resto. Inclusive, o cartão amarelo do André Luiz para o árbitro chileno. Não dá pra comentar algo que me deixou estupefato ao ver o fim do jogo em casa. Trata-se de mais um absurdo na conta dos absurdos do Botafogo em 2007/2008. Só falta agora, domingo, levarmos uma piaba do Flamengo! Com gol do Maxi.

Aí, eu me jogo...

Rodrigo Federman disse...

Chico, fiquei sabendo dessa briga. Esdrúxulo é pouco, meu amigo.
É ridículo ao extremo! Mas enfim, para vc ver como estes jogadores (e treinador) estão nos deixando completamente fora de controle.
E digo mais: Vc fez muito bem e ter saído. Acho que se eu estivesse no Engenhão, tb abandonaria o barco mais cedo.
Por fim, eu nem comento mais sobre a apatia inicial e tentativa de compensar o vexame mostrando raça qnd já estávamos eliminados.
Estes caras merecem sonoras vaias (com raras exceções)!
E amigo, só torço para que o NF vá para bem longe de GS em 2009, e claro, uma vitória magrinha sobre os molambos! hehehe!
Abs e SA!!!