27/11/08

A união faz a força



Logo que chegou para votar nesta tarde, o Montenegro cumprimentou o Maurício Assumpção e pediu apoio de todos os verdadeiros botafoguenses ao novo presidente alvinegro.

Entre umas e outras fotografias, os dois fizeram questão de tranquilizar os torcedores em relação ao racha criado com o Marcos Portella e Movimento Carlito Rocha.

Aliás, duas declarações (uma de cada) foram perfeitas.

Primeiro, o Montenegro comentando sobre o Botafogo, desunião interna e distribuição de cargos políticos:

"- Apostei muito na união, mas foi melhor acontecer isso agora do que depois de 15 dias da posse do Maurício. Agora o grupo dele está com mais responsabilidade, mas terá o apoio de todos os botafoguenses. Sou contra pensar na distribuição de cargos. O Botafogo está acima disso".

Em seguida, o Assumpção mostra que sabe o tamanho do "problema" que terá pela frente e deixa claro a importância do Montenegro para o clube, quando o assunto é "comprar briga contra os adversários nos bastidores" (mas que fique apenas nisso e não interfira no ambiente interno):

"- Montenegro é o eterno presidente. Se eu fizer um terço do que ele fez, já estarei feliz. Ele tem que continuar nos ajudando. Já falei para ele que suas férias serão curtas. Tem muito tubarão por aí, eu sou só um pato novo. Ele é quem pode brigar com eles. Como já aconteceu semana passada (refere-se ao chororô rubro-negro)".

Estou confiante em uma administração mais profissional e transparente.

Torço para não me enganar!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

= Botafoguenses em Fortaleza = disse...

FALANDO EM TRANSPARÊNCIA

Conforme foi dito hoje, na ESPN Brasil, pelo atual presidente Bebeto de Freitas, hoje foi divulgado o balanço de sua gestão, entre 2003 a 2008:

http://www.botafogonocoracao.com.br/BfrInterna.asp?idn=3186

http://www.botafogonocoracao.com.br/download/Balan%C3%A7o2002-2008.pdf

http://www.botafogonocoracao.com.br/download/NotasExplicativas2002-2008.pdf

http://www.botafogonocoracao.com.br/download/Balan%C3%A7o31-10-08.pdf

S.A.

Breno Matos

Anônimo disse...

Rodrigo,

É isso aí. No final tudo dá certo...
Amigos vejam ess vídeo do João sem Medo, sensacional!!!

http://br.youtube.com/watch?v=fRzMKb7JvEg

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Breno, menos mal (para aqueles que gostam do Bebeto, como eu, apesar das críticas sempre que considero pertinentes) para terminar o mandato mostrando exatamente o que foi feito. Agora, se foi bom ou ruim, só a análise fria dos números!
Ao menos ele mostrou, né?!

André, sensacional é pouco, cara! rs!

Abs e SA!!!

Egberto disse...

Fala, Rodrigo!
Apoio total aos novos cartolas... sejam eles quem for. Só espero que realmente estejam dispostos a fazer de tudo pelo fogão!!

Cara, desculpa mesmo. Acabamos nos desencontrando. Espero não ter passado a imagem de furão. Trabalhar num projeto com o cliente ao lado é muito complicado. O cara sisma q é preciso acertar um maldito erro e já era... estraga qualquer planejamento!

Abraços e SA.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Egberto!
Pois é, boa sorte ao MA e que ele esteja "iluminado" durante o seu mandato à frente do GLORIOSO!
Que isso, amigo. Sem problemas, sei bem como é isso! Aliás, respondi o seu e-mail!
Forte Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caros amigos,

Não sou associado a nenhum movimento político dentro do Botafogo, mas estou cada vez mais certo de que houve uma farsa nessas eleições no Botafogo.

No final do primeiro mandato do Bebeto, este fechou uma aliança com o Montenegro (que fez oposição ao Bebeto em boa parte de seu primeiro mandato).

Uma das condições desse acordo, seria a aprovação das contas da administração Montenegro, por parte do Conselho Deliberativo do clube.

Essas contas nunca haviam sido aprovadas pela falta de informações constantes nelas.

O Bebeto em nome de uma suposta frente unida de todos os botafoguenses em prol do clube, pediu a seus aliados no conselho que se juntassem aos aliados do Montenegro e aprovassem essas contas.

O pessoal do Movimento Carlito Rocha foram os únicos que não seguiram a orientação e votaram pela não aprovação das contas, liderados, na época, pelo Portella.

Foram voto vencido, e as contas foram aprovadas, mas ganharam um inimigo no Montenegro, que sempre os atacou e que, contra atacou nessas eleições quando lançou a candidaturqa daquele deputado a presidencia do clube.

O Montenegro, naquela época, lançou precipitadamente (como todos lembram ele rompeu um acordo de todas as correntes tentarem um nome de consenso) aquela candidatura, unica e exclusivamente, porque o nome do Portella estava ganhando força como consenso.

Agora, com essa declaração dele, registrada pelo Rodrigo, e declaração anterior do Mauricio Assumpção, admitindo que renegou acordo feito de dar a vice presidencia jurídica ao Portella. Estou convicto e que o Assumpção e o Montenegro articularam toda essa estória para removerem o MCR do poder no clube.

Pena que o MCR se mostrou tão inocente e acabou caindo nesse engôdo.

Com relação ao pedido de adiamento das eleições pelo MCR, eu acho que pelo momento atual do clube, talvez fosse melhor não ter adiado as eleições (como ocorreu). Mas pensando em termos de futuro, não estou certo de que essa tenha sido a melhor opção.

Porém, pelo que tenho lido e ouvido por aí, na reunião em que se resolveu pelo não adiamento da eleição parece que houve fraude na votação, e qualquer conselheiro que opte por entrar na justiça provavelmente conseguirá a impugnação da eleição.

Explico: A votação era para ter sido realizada por três conselheiros. Somente dois conselheiros apareceram na sede para votar. O estatuto do clube prevê que a votação precisa ser feita de corpo presente. O voto não pode ser feito através de procuração, ou por telefone. Portanto somente dois conselheiros poderiam votar na questão. Cada um votou de um lado. O Voto de Minerva seria do presidente da mesa, que havia votado a favor do adiamento da eleição para que houvesse tempo de se compor uma segunda chapa. Para evitar o adiamento da eleição, o pessoal do Assumpção (e eu acho que o próprio Montenegro) articulou para que o terceiro conselheiro votasse através do telefone, rompendo assim o previsto pelo estatuto do clube.

Explicado tudo isso, tenho a opinião contrária a do Rodrigo. Estou certo de uma administração menos transparente, e apesar de toda a zoação que teríamos que aguentar de outras torcidas e da Fla-press, se eu fosse conselheiro, ou até mesmo associado do clube, entraria com ação na justiça para impugnar essas eleições, pois acho que já estamos sendo roubados e enganados (principalemente pelo Montenegro) desde a concepção dessa idéia de chapa de consenso. Ele (Montenegro) é que não quer se afastar do poder no Botafogo de forma alguma.

Bom final de semana a todos!

Anônimo disse...

Agora, o Renan deu declaração que considera normal receber dinheiro de outros clubes como forma de incentivo para vencer jogos.

É muito imaturo ou imbecil!

Eu, pessoalmente, sou a favor de uma maior utilização de jogadores da base. Mas ao contrário de muitos colegas e amigos, não considero esse pessoal da base
do Botafogo preparado para jogar no time principal.

Assim como não acho que a torcida vá ter a paciência de aguardar de 08 a 10 anos (que é o tempo mínimo necessário para se estruturar as base de forma a conseguir forma jogadores de valor) para ver esse trabalho dar frutos.

Se não tomarem cuidado, apesar de todos os comentários de torcedores que agora se dizem a favor, eles vão acabar queimando de vez todo mundo.

Anônimo disse...

Mais uma, já da nova administração.

O Assumpção já está se reunindo com as torcidas organizadas, para ouvir as reclamações deles contra a administração do Bebeto e rediscutir a distribuição de ingressos gratuítos para elas.

É, ou não é, a cara do Montenegro (que sempre fez oposição ao Bebeto nesse assunto)!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eu respeito plenamente a sua opinião, mas continuo pensando e forma contrária.
Acho que muita gente (não todos) do referido movimento é bastante egocêntrica e se considera maior do que o Botafogo. Temos muitos "conselheiros" e poucos resultados "efetivos". Acho que precisamos de união em prol do Botafogo e depois sim, divisão de cargos e status de conselheiro x ou y. Enfim, é questão de opinião!
No caso dos garotos, é claro que nào devemos colocar todos, mas uns 3 garotos (Wellington Jr,, Joaquim e Renan, por exemplo....Laio, Jougle, etc...) com outros mais experientes aguentam a pressão.
Já sobre a declaração do Renan, foi infeliz e só mostra como está o futebol brasileiro: Vendido!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,

conversamos longamente sobre isso ontem.
vc já sabe o que eu penso.
e torço para que o maurício seja o melhor presidente da história do clube, para o bem do botafogo.

agora, o montenegro é total antônimo de profissionalismo e transparência.

espero, sim, que, APESAR DESSA FOTO, o maurício consiga ser transparente e profissional, pois o botafogo precisa disso.

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, mas é bom saber que o MA deixou bem claro que o Montenegro vai ajudar apenas qnd solicitado e mesmo assim, pra comprar brigas contra os adversários (politicamente falando). Assim ele não complica o nosso ambiente com declarações bombásticas, que aliás, ele faz muito bem! heheheh!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Marcelo

Primeiro, você está encampando a tese do MCR. Não está escrito em lugar nenhum do Estatuto a maneira como os membros da Junta Eleitoral devem votar. Por analogia, você e os membros do MCR, estão querendo que prevaleça o princípio que rege o voto do associado, que obriga o eleitor a estar presente para manifestar o seu voto, muito discutível.

Se, como vocês afirmam, o Presidente da Junta votou pelo adiamento das eleições e, estaria disposto a desempatar com o seu voto de minerva, porque ele mesmo aceitou o voto do outro membro da Junta que votou pelo telefone?

Por que, o Presidente da Junta eleitoral não representou junto ao Conselho Deliberativo contra a ilegalidade que vocês afirmam haver existido?

Muito estranho esse comportamento do MCR. Na véspera das eleições, resolve denunciar um possível descumprimento de acordo quanto ao que eu denomino loteamento de cargos.

Você não acha que com a eleição dos conselheiros indicados pelo MCR na proporção de metade da chapa, com a VP Geral e outras Vice Presidências importantes como o Futebol e a Representação na Federação, o Movimento já não estaria muito bem representado?

Se vocês estavam se achando prejudicados nessa luta política, porque, então, entregaram todos os cargos e as cadeiras no Conselho, ficando o MCR sem nenhuma Representação no Clube depois de todos esses anos.

O que vocês ganharão com isso? Por que resolveram não participar mesmo que na Oposição. Ora, então para que vocês lutaram todos esses anos para que no novo Estatuto houvesse a garantia de representação para a Chapa minoritária.

Desde quando fazer uma oposição, construtiva, é algum empecilho para alguém ou para um Grupo? Se fosse, repito, não haveria necessidade de garantir representação para a Chapa minoritária.

Essas são perguntas e indagações de todos que participam ativamente da vida política do BFR e, não conseguem entender a lógica da decisão tomada pelo MCR.

Outra coisa Marcelo. Se a Administração do Bebeto fosse tão transparente como você e os seguidores dele afirmam, ninguém teria sido pego de surpresa ante a grave crise financeira que assolou o BFR a partir do mês de setembro desse ano.

Voto no BFR desde 1972. Pela primeira vez nesses anos todos notei que o Presidente não estava presente no maior evento do Clube que são as eleições. Nem o Sr. Charles Borer tratou o BFR com tanta desconsideração quanto o atual Presidente tratou o Clube. O Bebeto simplesmente ignorou a obrigação dele de estar presente no dia das eleições para dar o seu aval à democracia e a legitimidade do Clube. Não há de ser nada não, vai sair pela porta dos fundos do Botafogo.

Saudações Alvinegras

Fernando Mesquita

Rodrigo Federman disse...

Fernando, estas perguntas que vc fez são algumas que eu tb tenho dúvidas, mas eu não sei se o Marcelo faz parte do MCR. Ele apenas expressou opinião contrária à minha (do post). De qlq forma, parabéns pelos questionamentos, cara.
Eu penso exatamente igual a você!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fernando e amigos,

Eu estou encampando sim a tese do MCR, e por um motivo muito simples, de todos os grupos que disputam o poder no clube, eles são os únicos a abrirem um canal de comunicação direto com o torcedor.

Como afirmei no meu post anterior, e o Rodrigo confirmou, não sou partidário do MCR e nem participo ativamente da política no clube.

Tenho uma postura e visão minhas, obtidas a partir dos canais de onde consigo obter informações. Muitas delas vêm do blog do MCR e outras vêm da COMFOGO. Eventualmente troco mensagens com outros botafoguenses, como o próprio JIM do Canal Botafogo.

Posto aqui, as mesmas coisas que postava na Arena, de onde você também era associado e de onde conheci o Rodrigo e seu blog.

Não conheço o Montenegro como pessoa, apesar de já ter tido a oportunidade de conversar com ele algumas vezes. Não gosto da forma dele de fazer as coisas e, apesar de não chegar ao ponto de dizer que ele tenha o desejo de prejudicar o clube, acho suas idéias, suas opiniões e sua vaidade nocivas ao clube.

Como afirmei na minha postagem, acho que o MCR entrou de gaiato em uma cilada política. E acho também que foram muito inocentes ao se retirarem das eleições como fizeram. Assim como acho também que o Bebeto foi inocente de se aliar com quem se aliou. Não só ele (Bebeto), como o clube todo, acabou pagando um preço alto por isso.

Quem acompanhou o Botafogo durante o tempo da administração Bebeto sabe muito bem, que nunca foi do perfil dele fazer os gastos que foram realizados nesse último ano. Todo mundo acompanhou no inicio do ano quando foi anunciado que o Bebeto estaria se afastando do futebol (que ficou nas mãos do Montenegro e do Rotemberg) para cuidar da administração do clube e do Engenhão.

Agora eu pergunto, se o Montenegro era o responsável pelo futebol como ele mesmo afirmava ser, porque é que o Bebeto é quem estava acompanhando, sozinho, o time ainda no primeiro turno lá em Recife, quando ele recebeu voz de prisão naquela bagunça lá do Arruda? Porque é que o Bebeto é quem estava na beira do campo, brigando com a arbitragem no jogo com o São Paulo no Engenhão? Aonde estavam os dois responsáveis pelo futebol? Eu sei, que pelo menos nos jornais o Montenegro estava pois eu lia as declarações infelizes.

Tenho minha opinião formada, e afirmo com toda a certeza, que o Montenegro sabotou esse último ano da administração Bebeto. Justamente com a pretensão de desgastar e enfraquecê-lo nessas eleições. Tudo por pura vaidade e despeito. Em nenhum momento ele levou em consideração o que estava fazendo com o clube e com a torcida.

A administração do Bebeto pode não ter a transparencia desejada pela torcida, mas em termos empresariais (e é assim que o clube tem que ser tratado), ela tem uma transparencia nunca vista em outras administrações. Como prometido pelo Bebeto, o balanço de sua gestão já foi divulgado e está a disposiçào de quem quiser ver.

Cade mesmo o balanço das administrações do Montenegro e do Ney Palmeiro?

Com relação a ser pego de surpresa com a crise financeira, eu pergunto: Quem não foi pego?

A PETROBRAS e suas associadas cancelaram todos os cursos, treinamentos e eventos de seus funcionários e parceiros. Empresas estão quebrando no mundo inteiro.

Se o Bebeto tem alguma culpa por não ter previsto o caos financeiro que seria esse final de ano, é a de ser humano, não tendo como prever o futuro com uma bola de cristal e não ter reconhecido o inimigo quando quando acolheu-o em sua administração.

= Botafoguenses em Fortaleza = disse...

Marcelo Brito, rabujento (haha), concordo ipsis literis com você.

Um abraço.

E sobre contas reprovadas, não se espante com a idéia de revisarem a decisão de terem reprovado as contas do Mauro Ney... Foram reprovadas, sim, inclusive Montenegro e Bebeto pediram o contrário. Só que agora vão revisar. Qual o motivo além da aprovação?

Muito me chateia - concordando com o Fernando - do MCR ter largado suas cadeiras no Conselho, agora até aprovar as contas do Mauro Ney a gente pode ser capaz.

Mas que isso? Ele não é antipático como o Bebeto, ele é GENTE FINA (e por incrível que pareça, li a mesma justificativa 2 vezes pra alguém que dizia ser o MN melhor que o atual presidente).


S.A.

Breno Matos

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, importante o seu relato tb!
O mais legal é vermos discussões com opiniões contrárias, debatidas em altíssimo nível!

Breno, vc falou algo que realmente eu ouço de todo mundo: A antipatia do Bebeto!
Chega a ser estranho, pois a primeira impressão que temos (de longe) dele, é justamente a contrária! hehehe!

Abs e SA!!!

= Botafoguenses em Fortaleza = disse...

Rodrigo, o Bebeto não é antipático de todo modo, mas é bem "mandão", vamos dizer assim, tem gênio difícil.

S.A.

Breno Matos

Rodrigo Federman disse...

Breno, esse jeito "autoritário" acaba levando - mesmo sem querer - à antipatia! rs!

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Marcelo

Você diz que não era do perfil do Bebeto fazer as despesas que foram feitas e que comprometeram as finanças do BFR.

Eu te pergunto: Se não era do perfil dele, então por que ele fez? Quem será essa pessoa com tanta ascendência sobre ele, que até mesmo abala as convicções dele?

Ora Marcelo, desculpe, mais isso não existe. E, se existe, só conta negativamente para ele. Afinal, ele não pode exercer um cargo dessa magnitude e ser influenciado, negativamente, dessa maneira, a ponto de ter as suas convicções alteradas. Muito fácil justificar assim, na minha opinião.

Se ele entregou o Clube nas mãos de quem quer que seja, conforme você justifica, o responsabilidade é dele. Ele, não pode agora vir a público e se excusar com isso. Se ele escolheu mal conforme você coloca, problema dele, que responda por essa má escolha e, não que seja absolvido por ela.

Como é que o CAM podería ter sabotado tão bem o Bebeto e seus seguidores. Não me leve à mal, mais isto está me parecendo, mais uma desculpa de quem não tem o hábito de assumir os seus erros. Muito conveniente. Pegamos tudo de errado, e jogamos nas costas do CAM. O Montenegro passou a ser o bode expiatório para todos os erros da Administração Bebeto. O CAM é o coisa ruim e o Bebeto o santinho. Francamente!

Outra coisa Marcelo. Essa questão de balanço, tanto aqui no Brasil quanto em diversos países, é meio relativa. Todas as Instituições financeiras que quebraram nesse país, tinham balanços, demonstrativos e relatórios, inclusive, publicados. Disponíveis para o público. Nem por isso deixaram de quebrar e lesar os seus investidores.

Portanto, para mim, isso não me encha os olhos. O que me interessa é a realidade dos números. O fato, é que o Clube está quebrado. Não importa o que falem e argumentem, se a situação estivesse normal, nós estaríamos honrando, pelo menos, os salários dos funcionários.

A coisa já vem de algum tempo. Afinal o Clube não deposita o FGTS dos seus funcionários há mais de seis meses, conforme ele mesmo admite.

Esse é o cerne da questão. O Bebeto e seus seguidores, vendiam a idéia de um Clube bem administrado, com balanço, transparência etc. Tudo mentira. Nada disso era verdade. Ao primeiro abalo, e tudo desmoronou como num castelo de cartas. Transparência, aonde? Se a coisa era tão transparente, por que NINGUÉM imaginava em Julho desse ano que teríamos esse Setembro negro. A sorte dele foi ter aparecido essa crise financeira mundial. Já que ele já tinha jogado muito dos seus erro nas costas do Montenegro, a crise surgiu em boa hora, para dividir com o CAM a justificativa para os fracassos de sua administração.

Será, que também foi culpa do CAM essa patética renúncia coletiva dos membros do MCR ao Conselho Deliberativo. Acho, que alguém ficou impressionado com a matéria do Fantástico de domingo passado sobre o suicídio coletivo na Guiana nos anos 80 ou 70 e, incorporou o Jim Jones. Só pode ter sido. Inexplicável. Injustificável. Quem propôs essa decisão deveria ser sumariamente expulso do Movimento. Jogou pela janela anos de trabalho. Apesar das minhas diferenças públicas com várias colocações e atitudes do MCR, não posso deixar de admitir a boa intenção e o bom trabalho. conquistados ao longo dos anos.

Inclusive, eu vi nascer o Movimento e até participei de seus primeiros encontros. Não compreendo essa atitude radical. Vão fazer falta!

Saudações Alvinegras

Fernando Mesquita

Rodrigo Federman disse...

Fernando, vc tocou em outro ponto importante e que eu sempre "discuto" com os amigos do C.B: Precisamos parar de colocar o CAM SEMPRE como o patinho feio de tudo. Ele tem seus inúmeros defeitos, mas as vezes paga o pato até por coisas que não tem(teve) culpa!
Gostei desse seu comentário!
Abs e SA!!!