30/12/08

Enquete: Reforços apenas razoáveis



Diego, Jean Carioca, Reinaldo, Fahel, Teco, Wellington, Léo Silva, Weldon e Batista.

Estes são – até o momento – os reforços do GLORIOSO para a temporada de 2009. Com um detalhe: O atacante Reinaldo chega com status de craque do time e responsável por comandar o grupo e resgatar a "mística da camisa sete alvinegra".

Esta declaração foi feita pelo próprio presidente Maurício Assumpção e "avalizada" pelo vice de futebol, André Silva, além do Ney Franco.

Reinaldo como craque é quase uma piada, mas retrata a nossa situação financeira atual, que permite, no máximo, reforços deste nível. E mesmo assim, no máximo dois ou três. O resto é o que vimos no primeiro parágrafo: Diegos, Fahels, Léos Silva, Batistas, Jeans Carioca, etc...

É com este grupo que o Botafogo brigará por melhores resultados no ano que vem. É este grupo que tentará apagar a imagem do "time do quase", associada à quase todos os jogadores que deixaram General Severiano no final desta temporada.

A única coisa que não muda é o técnico...
...Ney Franco continua no Rio de Janeiro e para piorar um pouco, com muito mais liberdade, autonomia e moral para indicar atletas e montar a "sua patota". Aliás, é justamente o que está sendo feito...

Quando esta enquete iniciou na semana passada, só tínhamos quatro jogadores oficialmente contratados: Diego, Reinaldo, Jean Carioca e Fahel. O pacotão do Cruzeiro ainda não havia sido confirmado e por isso eu abordei apenas os - até então –concretizados.

Nos sete dias que passaram, perguntei aos amigos do Cantinho Botafoguense: O que você achou dos quatro primeiros reforços do GLORIOSO?

A pesquisa teve 43 votos computados, distribuídos em cinco opções.

A grande maioria ( 21 – 48%) achou que os reforços foram razoáveis, se considerarmos a situação financeira atual e o caos que o Bebeto deixou para o Maurício Assumpção assumir em janeiro.

Eu também votaria assim, mas acho que mesmo com restrições econômicas, poderíamos contratar jogadores mais "interessantes" no custo/benefício/técnica. O problema é que deram liberdade ao Ney Franco, que primeiro pensa em satisfazer os seus "cumpadres" e depois, se sobrar tempo, ele lembra que tem um clube que paga o seu salário e uma torcida apaixonada que vibra, sofre, chora, canta, etc...

Por este motivo, eu fui um dos 9 (20%) que disseram que as contratações foram ruins.

Foi a segunda mais votada e mostra que algumas pessoas pensam da mesma forma, percebendo que o mercado ofertava nomes em conta. Sem contar a falta de ousadia dos dirigentes, já que independente do dinheiro, todo clube grande precisa ser ousado.

O resultado mais interessante da enquete foi o empate entre duas opções que tiveram 6 votos cada (13%).

Interessante porque são antagônicas: Seis amigos consideraram os reforços bons e outros seis acharam muito ruim.

Gosto destas "diferenças gritantes", pois comprova que cada pessoa tem uma forma de analisar as coisas, e que não existe verdade absoluta. Por isso eu sempre fiz questão de dizer no C.B que eu apenas opino sobre os temas, mas jamais me considerei dono da certeza.

Sobre o empate, eu diria que são opiniões aceitáveis, apesar de contestáveis. Agora, de todas as cinco opções oferecidas, eu só não votaria em uma: Contratações muito boas.

Esta foi justamente a "última colocada" da enquete, recebendo apenas 1 (2%) clique.

Respeito quem gostou tanto dos quatro primeiros reforços, mas eu não concordo, pois estamos falando de um atleta que era reserva no Goiás, de outro desconhecido vindo da segunda divisão (e sem clubes da "primeirona" (interessados), e de dois jogadores que estavam fora do país e nunca mais tivemos notícias...

Amigos, ainda bem que o Maurício Assumpção não nos encheu de falsas esperanças. Pelo contrário: Foi importante ele ter dito que teremos um 2009 difícil até que a casa seja colocada em ordem.

As contratações feitas (e que foram possíveis) até agora só confirma as palavras do presidente botafoguense.

De todo modo, sabemos que a partir do dia 1 de janeiro de 2009, estaremos todos torcendo e acreditando nos onze atletas que entrarem em campo para defender as cores, glórias e tradições do Botafogo de Futebol e Regatas.

Não importa se hoje você está otimista ou pessimista. A certeza é uma só: Lá estaremos gritando, cantando e aplaudindo os jogadores...
...por mais que a imensa maioria seja completamente desprovida de qualquer técnica à nível do Botafogo.

E assim encerraremos as enquetes do Cantinho Botafoguense em 2008: Querendo saber o nível de "otimismo" do torcedor alvinegro (considerando a data de hoje, 30 de dezembro) visando a próxima temporada:

Pergunto: De 0 a 10, qual o seu "nível de otimismo" para o 2009 alvinegro?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigo, admiro sua paixão pelo nosso Fogão,mas você se estressa demais.Acompanho futebol há mais de 50 anos e gostaria que você refletisse sobre o que vou afirmar,pois participei daqueles momentos. Entre os anos de 57 e 72 éramos fácil, fácil o melhor time do Rio.Podíamos ter ganho,sem favor algum,os títulos de 57 até 62.Entretanto,Flu,Fla e Vasco,com times bem fracos,venceram vários campeonatos,pois jogavam com gana e disposição.O que acontece hoje, com arbitragens tendenciosas, jogadores fazendo corpo mole e até se $$$$,dirigentes corruptos etc, vem desde aquela época.Você consegue imaginar um torcedor invadir o vestiário para tentar enfiar a porrada no Garrincha e no Didi ? Inimaginável? Pois no final dos anos 50 eu fiz.Para minha sorte,meu pai era sócio proprietário,conhecido no clube e correu atrás de mim,impedindo que eu apanhasse.Sabe porque a minha revolta?Estavam cagando e andando momentos antes,quando levamos um baile no maraca do poderoso Bonsucesso e perdemos a chance de ir a final.Os malandros de hoje, são os mesmos de ontem, com menos categoria.Você critica o NF e o Geninho,também concordo,mas quem é melhor?Tudo farinha do mesmo saco...Quem ganha ou perde são os jogadores,quando querem e se unem para obter o que desejam.Não acredite nessas paixões pelo clube,pois na primeira oportunidade esquecem.Só o mestre Nilton Santos é digno de nossa admiração.Nesse aspecto,já presenciei coisas de estarrecer.Frequentei os bastidores e quem está de fora tem idéia diferente da realidade.As panelinhas destroem qualquer ambiente,além da falta de grana,o que tem atrapalhado a nossa vida.Ao longo de mais de 50 anos vivendo futebol,só vi 3 técnicos realmente modificadores do jôgo(termo antigo),Flávio Costa,Tim e mais recentemente Telê Santana.A maioria do que existe por aí,pode crer,é,tudo igual.Se o clube tiver uma direção forte ( SP), que apoie o ténico,e os jogadores estiverem a fim de correr,é meio caminho andado. Para o padrão atual,nesses dois anos,tivemos times em condições de brigar por títulos, mas uma direção fraca,perdoando jogadores tipo ZR etc,desagregou o grupo.Mais teria para dizer ao prezado amigo torcedor,mas encerro dizendo que o grupo que aí está se formando,poderá causar surpresas,pois muitos têem ligação com o treinador e os times estão nivelados por baixo.Não se iluda, até o Luxemburgo leva a sua e tem panela.O SP leva a sério esse aspecto,o técnico opina mas não é a palavra final,tanto é que engoliu o Juninho por imposição.Um grande abraço,não se estresse, nem se emprenhe pelos ouvidos, minha úlcera foi provocada por estresses alvinegros...JOTA

Saulo disse...

Temos que ter consciência que não vamos encontrar um elenco de muita qualidade por causa dessa crise financeira no Botafogo.
Temos que cair na real e compreender essa nossa situação.
As contratações foram razoáveis até agora e é com esse elenco que vamos disputar os campeonatos possíveis. Não temos outra forma.
Amamos o nosso fogão e temos que apoiar esse time agora.
Sei muito bem que não vamos ter uma bela equipe, mas tenho esperança.
O meu nível de otimismo é 7. A camisa de Garrincha que foi um herói com essa camisa, Túlio Maravilha que levou a equipe à conquista do título nacional, Maurício que havia quebrado um jejum de 20 anos sem título e agora, do Reinaldo.
Vamos lá pessoal. Vamos apoiar o nosso Botafogo.

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS DO PAIXÃO BOTAFOGUENSE
saulobotafogo.blogspot.com

Rodrigo Federman disse...

Fala, Jota!
Primeiramente, muito obrigado pelo excelente relato, cara.
Eu concordo contigo qnd vc diz que eu me estresso demais. Tenho mais do que ciência disso. Tenho certeza absoluta.
E por mais que eu saiba que preciso relaxar, afinal, tudo passa mas o Botafogo continua (sempre), eu simplesmente não consigo.
Ao ponto do cardiologista aconselhar a não acompanhar jogos "importantes". Como, se todo jogo é "importante"?
Claro que eu sei que essa sujeira ocorre em todo o futebol brasileiro, mas é aquele negócio, eu não torço por futebol brasileiro. Eu não torço por seleção nacional. Só torço pelo Botafogo.
E como eu não bebo nada e nem fumo, brinco que este é o meu único vício! rs!
Mas é isso, amigo. Novamente, obrigado pelo comentário e sinta-se mais do que convidado a participar sempre que quiser, ok?

Saulo, vamos torcer, companheiro! É o que nos resta e se Deus quiser, tem algo bom guardado pra gente.

Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

Rodrigo, as vezes eu chamo um ou outro botafoguense de 'ingênuo', por achar que o Ney Franco é bom técnico, fazer as indicações certas e mesmo comigo insistindo que ele "ganha por fora" nessas contratações(pra mim, não resta dúvidas), quando leio relatos como esse do Jota, vejo que eu mesmo, sou um torcedor ingênuo! Existe muito mais "podridão" do que imaginamos!

Abs!

Danilo Julião disse...

Sabem, eu li esse depoimento do Jota e fiquei bem tocado. A gente simplesmente não faz idéia de como existe 'podridão' no futebol e sempre existiu,por mais saudosistas que sejamos.

Os amigos percebem que eu vivo em constante luta contra um otimismo louco, sem razão...O momento é péssimo, mas se eu não apoiar, acima de tudo...

Então, vamos apoiar o Fogão...mesmo a gente sabendo dos problemas, afinal ele é nossa paixão!!!

Abração!SA!

Anônimo disse...

É, para 'dialetizar' uma paixão 'imaterial'-copiando o Roberto Porto-só com muitos anos de divã....confesso que comigo, nem assim...para os que sofrem com o desmanche do time..TIME???? de 2008, cito o JH, que pra mim era o menos ruim e pergunto: Quanto tempo ele ficará no 'Timão'?? Perdendo gols como os contra o River?? Nenhum outro clube lhe dará a chance de perder tantos gols...Feliz 2009 para todos

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, uma coisa é certa: O NF não é o único!
TODOS (sem exceção) ganham "por fora" com indicações pra lá de "duvidosas". O próprio Cuca...vc não achou estranho que tenha indicado e logo utilizado o B.Costa?
Qnt a isso, eu não tinha dúvidas, mas como disse ao Jota, não me importo com os outros, e sim com o Botafogo. Portanto, só pego no pé (atualmente) do NF!

Danilo, o que o Jota falou é a pura verdade e algo que acontece há anos no futebol brasileiro, prostituído, vendido e ao meu ver, sem volta!

Edmo, e eu completo dizendo que o JH deixará o Parque São Jorge em menos e 6 meses, pois não jogará entre os titulares.
Quer apostar? rs!

Abs e SA!!!