14/01/09

Críticas made in Argentina



O ex-zagueiro botafoguense, Ferrero, acertou a sua transferência para o Colón de Santa Fé, que disputa a primeira divisão na Argentina.

Estranhamente preterido pelo Ney Franco, o argentino rescindiu o contrato com o Botafogo no final de 2008. Além de amargar a "reserva do reserva" em General Severiano desde que o "professor" assumiu o time, o Ferrero passou por graves problemas de saúde na sua família.

Mesmo sem oportunidades e com a cabeça cheia de preocupações (o que é perfeitamente compreensível), existe uma unanimidade - entre as pessoas que frequentam o dia a dia do clube - durante toda a passagem do Ferrero pelo Botafogo: O profissionalismo e seriedade do zagueiro.

Agora, de volta ao seu país, o argentino não perdoou o Ney Franco:

"- No primeiro semestre, joguei aproximadamente de 25 a 30 partidas como titular e fiquei outras 15 no banco. Mas nos últimos cinco meses chegou um treinador que não queria argentinos, e então não tive continuidade. Com os outros técnicos do Botafogo, pude jogar".

Eu sei (entendo e respeito) que gosto é pessoal e todos nós temos direito de achar "este" jogador melhor do que "aquele" e vice versa. Mas o estranho, é que o Ney Franco nunca se preocupou em tratar o Ferrero igual os outros zagueiros. Nunca alegou abertamente e oficialmente o motivo do Emerson e Edson ganharem a preferência de um cara que foi titular com o Cuca e atuou várias vezes com o Geninho.

Podem dizer o que quiserem, menos tentar me convencer que o Ferrero é mais "grosso" do que o Emerson ou Edson. Aí, me desculpem, mas comigo não cola...

Ainda não "entendi" o que o Ney Franco ganhou ao "queimar" o hermano, que em minha opinião seria titularíssimo no atual elenco. Também não "entendi" a total conivência dos ex-dirigentes alvinegros, que aceitaram passivamente, depois de fazerem festa quando anunciaram a contratação do zagueiro...

Aproveitando a declaração do Ferrero, vocês devem lembrar do que eu comentei na semana passada, no meio da "crise Zárate", né?

Eu disse que achava estranho o Ney Franco simplesmente se "contentar" com a dispensa (decisão à época) do Zárate, a quem ele passou o segundo semestre de 2008 inteiro alegando que seria de fundamental importância pro Botafogo em 2009.

Ué, o Ney não teve liberdade para montar o grupo? Se o Zárate é importante, o lógico seria o treinador pedir uma multa, mas jamais dar de "ombros" para uma possível dispensa.

Na verdade, eu indiretamente relatei a minha impressão (que repito, é meramente pessoal)...
...que se analisarmos com calma, coincide com a declaração do Ferrero.

E aposto com vocês: O treinador "já esqueceu" dos elogios feitos ao Zárate no ano passado e vai deixá-lo de lado até que a sua dispensa seja inevitável (por qualquer que seja o motivo).

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

9 comentários:

snoopy em p/b disse...

essa declaração do ferrero é contundente e, dado o profissionalismo que ele sempre demonstrou aqui, sabemos que ele tem razão.
é muito lamentável tudo isso.
o cara saiu de vice-campeão argentino para ser reserva do reserva, sendo que esse reserva era nada mais nada menos do que edson e emerson.

francamente!!!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, falou e disse!
Agora concordo em 100% com o Ferrero (pela declaração) e contigo, pela justificativa!
E eu, que sou um crítico ferrenho do Geninho, reconheço que ao menos ele procurou conversar (algumas vezes) com o hermano. Já o NF, simplesmente jogou o cara ao "relento", esperando a hora de poder indicar os seus "peixes".
O Ferrero não foi o único que saiu perdendo...o Botafogo perdeu muito mais com a permanência do NF e sua patotinha!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

rodrigo, vamos ver se essa "patotinha" do NF vai trazer alguma coisa pro Fogao. Pois a "patotinha" do cuca nao troxe nada! Tenho certeza de que se o ferrero nao tivesse saido do Fogao, ele estaria ai no lugar do emerson. Ele saiu tambem foi por nao aguentar as criticas que sofreu por ter feito um penalti decisivo contra o framengo e de ter cometido dois penaltis desnecessarios na goleada do vitoria de 5x2. A diretoria gostava dele e queria que ele ficasse, assim como o zarate ficou. So que os hermanos nao aguentaram a reserva e se foram.. olha oque o zarate fez... sei la, o NF nao e santo nao, mas o ferro muito menos. Nem ele, nem o zarate, nem o escalada, pipa e por ai vai... cada um escolhe seu destino. E o ferrero escolheu o dele: pular fora! O Juninho em 2005 nao fez isso (chegou a fazer parte de uma lista de dispensa) e hoje ta ai. O Carlos Alberto Santos chegou ao Fogao em 1987, mas so foi efetivado titular em 89. Foi Bi campeao e entrou para a historia do clube... e por ai vai.

Anônimo disse...

Anderson, e o que o mascarado do firulento do Eduardo fez quando deu aquele gol pro flavela. no entanto, pro ney galinha, esse mascarado deve ser titular. é simples. com o ferrero ele nao ia ganhar a grana de comissao pra colocar o cara na vitrine como titular. nao me engano, TODOS os treinadores sáo atualmente empresarios de jogadores. o ferrero seria titular com o juninho agora em 09. paciencia tem limite ainda mais quando o cara percebe que tá sendo preterido sem razao nenhuma. jacob

Rodrigo Federman disse...

Anderson, em nenhum momento no texto eu comparei a "patotinha" do Cuca à "patotinha" do NF, cara.
E outra, o Ferrero aguentou sim, as críticas pelos penaltis que vc mencionou. Tanto aguentou, que a maior parte dos botafoguenses esteve com ele no lance da TG, que foi um lance único e que jamais foi marcado novamente.
Pelo que eu soube (o próprio Baresi me disse), o Ferrero se dava bem com todos, trabalhava o tempo todo sem cara feia, fazendo com que os dirigentes (que vc diz que pretendiam que ele ficasse) se questionassem - com medo do Cuca, Geninho e NF - o pq não escalá-lo.
Os próprios jogadores não cansaram de elogiar o profissionalismo do cara.
Agora, pense comigo...vc está com a sua esposa e seu pai enfermos em outro país, morando sozinho em outro país, sabe que é melhor do que dois zagueiros ridículos (Emerson e Edson) e mesmo assim o técnico jamais o chama para explicar os motivos?
Companheiro, quem se contenta com reserva eterna é muito conformista pro meu gosto. Se o cara sabe que tem potencial e nunca foi tratado da mesma forma que os outros (e acredito sim, pelo fato de ser argentino), tem mais é que correr atrás do melhor pra ele mesmo. Enquanto isso, nós ficamos com a "patotinha" do Ney FRACO, torcendo para que dê resultado, afinal, antes de tudo, o Botafogo.

Pai, concordo plenamente!
Ao invés de um cara sério, profissional, argentino (que não foge da luta como nós, brasileiros), o NF ainda prefere (com o aval da diretoria) manter um bom jogador, porém, problemático, que nunca mostrou ao que veio e se bobear, com custo muito mais alto pro clube.
O NF boicotou o Ferrero! É um bandidinho!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

anonimo, o eduardo e um jogador versatil e joga em mais de uma posicao. So por isso que ele esta no plantel hoje. E nao sei por quanto tempo, afinal o cara nao tem nada na cabeca e esta sendo observado pela CT. Tanto e que o Gabriel (junior) ja ta na cola dele e se ele der mole, vai pegar a vaga do eduardo.

Outra coisa: o eduardo nao e jogador indicado pelo NF, pois ja tava no time do cuca. um dos investidores (nao sei qual) colocou uma grana no muleque e agora tenta desesperadamente que ele de algum tipo de retorno. So isso!

Essa implicancia sem nocao que voces tem com o tecnico do Botafogo, ja encheu faz tempo... agora, ficar procurando coisa pra colocar culpa no cara, ai e demais. Gosto muito de ver as noticias do Fogao no seu blog, Rodrigo. Mas essa fissura sua com o NF ja ta contagiando muita gente e ta ficando chato pra caramba toda vez ver noticias no seu blog, de alguma picuinha com o NF.

Nao sou amante do tecnico do Fogao, mas tambem nao o acho um debio mental. O cara tem no curriculo 01 campeonato mineiro, 01 copa do brasil e 01 carioca (em cima da gente, por sinal). Porra, entao alguma coisa o cara fez, nao e? No ano passado quando o time tava voando com ele no comando, quase ninguem vinha aqui falar mal do cara, pelo contrario. Tinha muita gente falando pra renovar logo o contrato dele. Agora o blog virou muro das lamentacoes do NF... po, ta foda. Desculpe ae.

Criticar e uma coisa, ficar inventando assunto pra criticar e outra. Ta na hora de apoiar!

Vamo mudar de assunto, gente, pelo o amor de Deus!

Rodrigo Federman disse...

Anderson, o Eduardo aprontou outra hj...por mim, poderia ir embora nesta quarta!
Cara, me desculpe, mas vc que se deixa atingir pela "picuinhas" que eu "crio" a respeito do NF! Explico: Eu expresso as minhas opiniões, esperando justamente ler opiniões favoráveis e/ou contrárias. E digo mais: Se for pra elogiar o NF, assim farei. Para tanto, preciso de motivos, o que infelizmente ele não tem me dado. E sim, sou um crítico ferrenho dele (é meu direito).
Agora, duas correções ao seu comentário: 1- Eu não "procuro coisas" para culpar o NF. Eu comento as notícias que saem e dou a minha opinião (deixando CLARO que eu não sou dono da razão).
2- Agradeço muito as suas visitas (e espero que continuem), mas eu não quero contagiar ninguém. Se assim for, infelizmente estas pessoas "contagiadas" por minhas opiniões são muito fracas. Acredito que não seja o caso dos amigos do CB, que tem direito de falar tudo o que pensam.
Neste post em específico, o "anônimo" é o meu pai, portanto, não foi "contagiado" por minhas "criações". Ele apenas falou o que acha. Coincidentemente, o que eu tb acho...e isso é decorrente de nossas conversas diárias sobre o Botafogo.
Olha, esse lance de currículo é muito relativo (minha opinião), Anderson...
O Cuca não tem título e pra mim, é infinitamente superior ao NF, que vc deve lembrar, eu critico desde o seu anuncio (baseado nos seus trabalhos anteriores...mesmo com os títulos que vc citou). E vc tb lembra que no bom momento do ano passado, eu elogiei o NF pq ele mereceu em algumas horas. Mas nunca disse que tínhamos um super-técnico (pelo contrário).
Tb não o acho um débio mental (como vc disse). Apenas um cara que não me passa coerência, um certo ar de soberba e extremas limitações técnicas. É assim que eu o vejo (NF), cara. Infelizmente neste ponto, diferente de vc.
Pra terminar, me desculpe...eu apoio, torço sempre. Todos que acompanham o CB sabem disso!
Agora, vou criticar SEMPRE que eu achar que é necessário, Anderson. Com intuito de corrigir (se eu tiver realmente razão), sugerir, mudar...
Por fim, eu não invento nada para por culpa do NF, até pq, sempre fui bastante claro e não sou de criar "meios" para dizer o que penso: Eu não gosto do NF e não preciso inventar críticas à ele. Eu critico o que vejo, ouço ou leio!
Concordem ou discordem...
E este é um bom local para os que discordam, dizerem os motivos (como é o seu caso), e não ficar falando que invento críticas a toa!
Enquanto eu tiver opinião própria, Anderson, desculpe, mas não aceito que seja considerada "criação de factóide".
Vocês podem discordar sempre, mas respeitar o meu ponto de vista, como respeito o de todos!
O certo é que NF a parte, queremos a mesma coisa: O bem do Botafogo.
Ok?
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Muito simples, Rodrigo: quem deu banco a Ferrero foi o Cuca e o Ney confirmou. Também simples: Cuca não gosta de estrangeiros, sem o afirmar, mas o Ney disse-o claramente, que dispensava argentinos.

Cidadania, por onde andas?...

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Rui!
O Cuca barrou o Ferrero para a entrada do AL e o Geninho manteve a zaga do antecessor. Mas o argentino continuava como primeira opção no banco, entrando algumas vezes.
Acontece que desde a chegada do NF, o cara simplesmente cai mais "duas posições", ficando atrás de Emerson (o Cuca tb chegou a deixá-lo atrás do Bruno Costa) e Edson.
Enfim...vida que segue...mas hj, sem AL e RS, o Ferrero seria titular absoluto da zaga...mas o NF fez questão de mandá-lo embora...agora, ficamos com Emerson e incógnitas como Wellington e Teco (que neste caso, é incógnita apenas pela questão física pós-cirúrgica, pois é um bom zagueiro).
Abs e SA!!!