20/01/09

Enquete: Batista, a grande surpresa



Diretamente do aeroporto...aguardando o voo para casa!

Continua a contagem regressiva para o início do campeonato carioca, onde o Botafogo tentará quebrar a hegemonia do Flamengo, que nos superou nas duas últimas temporadas.

Será ainda mais difícil do que nos anos anteriores, pois além do rival ter segurado quase todo o seu elenco, o GLORIOSO passou por uma completa renovação. Incluindo até a presidência do clube. Aliás, tirando um ou outro atleta remanescente, apenas o Ney Franco continuou em General Severiano.

Aproveitando a moral com a nova diretoria, o treinador alvinegro teve liberdade absoluta para trabalhar dentro do orçamento estipulado para 2009. Ou seja, o "professor" passou a ter um papel de "manager" no Botafogo, atuando também na indicação de reforços, contratações, renovações de contratos, etc...

Eu particularmente sou contrário a esta fórmula adotada no clube. E não é apenas pela implicância que tenho – assumidamente – com o Ney Franco, mas baseando também no Luxemburgo, que em minha opinião é um dos poucos que tem "moral" para exercer este "cargo" e mesmo assim ainda não conseguiu o sucesso de quando era "apenas" treinador de futebol.

Só nos resta torcer para que o Ney Franco consiga repetir os melhores momentos de quando ele assumiu o Botafogo na metade do Brasileirão do ano passado. A série de vitórias e invencibilidade de mais de dez jogos chegou a iludir grande parte da torcida, mas tão logo a sorte abandonou o técnico, o alvinegro caiu de forma assustadora no campeonato.

Tudo bem, naquela época ele tinha desculpa: Chegou com o campeonato em andamento e precisava de tempo para conhecer o clube, os atletas, etc... Além disso, é inegável que o Ney Franco ajudou o GLORIOSO a subir posições na tabela de classificação...

Mas agora tudo mudou...

O Ney começará o trabalho do zero e desde o início da temporada. Para aumentar ainda mais a responsabilidade do comandante, os dirigentes trouxeram as peças solicitadas.

A decisão está com o treinador...
...escolher o time titular, diante de todas as opções que ele tanto fez questão.

É claro que alguns jogadores foram bem contratados e já eram conhecidos (Reinaldo, Victor Simões, Juninho e Teco), mas muitos são incógnitas e precisarão superar as desconfianças dos torcedores.

Eu separei seis nomes (Fahel, Batista, Léo Silva, Jean Carioca, Wellington e Diego) e perguntei aos amigos do Cantinho Botafoguense: Qual dos novos jogadores contratados será a grande surpresa do Botafogo em 2009?

Foram registrados 58 participantes. O vencedor teve uma larga vantagem para os demais concorrentes...

Pela segunda vez consecutiva eu escolhi a opção vitoriosa. O "campeão" foi o Batista (ex-Avaí), que recebeu 23 (39%) cliques.

Só votei no Batista porque alguns dos outros jogadores eu não conheço e/ou não gosto. Aliás, eu também não conheço direito o Batista. Só vi duas partidas dele na série B e sinceramente não me deixou "boquiaberto".

De qualquer forma, li tantos elogios (de profissionais que considero na imprensa esportiva) ao volante, que confesso, apostei no atleta. Só espero que o rapaz tenha chance de provar que os "especialistas" tinham razão quando disseram que o Botafogo havia feito uma boa contratação.

Jean Carioca é o menos conhecido entre todos os reforços.

Apoiador que veio do futebol nordestino, estranhamente é quem a torcida alvinegra mais deposita esperança (depois do Batista). O Jean recebeu 11 (18%) votos.

Eu não conheço nada do meio campista e temo muito por esta posição no time. É – em minha opinião – a nossa maior carência no início da temporada e tomara que o rapaz seja a grata surpresa e dê conta do recado. Caso contrário, os atacantes passarão por maus bocados para receberem bons passes.

O terceiro mais votado foi o primeiro indicado pelo Ney Franco: Fahel, que ganhou 8 (13%) cliques.

Neste caso, eu não votei porque realmente assisti (e não gostei) de vários jogos do Fahel. Um jogador que bate pra caramba e é extremamente limitado com a bola nos pés. Bom, mas se o Ney Franco aposta no rapaz e agora ele já está contratado, que tenha sorte, né?

Tudo o que eu mais quero é que ele queime a minha língua...

A quarta opção mais votada foi o Diego, escolhido por 7 (12%) amigos do C.B.

Este é outro que conheço e não me agrada muito. Apenas veloz e esforçado, o que é pouco para a grandeza do Botafogo. Mas o que pode ser de grande valia para o perfil deste novo grupo formado pelo Ney Franco, que certamente priorizará a disposição em detrimento à qualidade técnica.

Valeu a aposta, afinal, depois de dois anos seguidos perdendo (mesmo considerados favoritos), alguma coisa precisava muar no Botafogo. Quem sabe esta coisa não era a "técnica pela disposição", né? Tomara...

Volantes não faltarão ao Ney Franco. Um deles é o Léo Silva, que foi votado 6 (10%) vezes.

Já ouvi coisas boas e ruins sobre o Léo Silva. Enquanto uns dizem que ele tem bom passe, outros alegam que é um jogador que briga com a balança e às vezes se esconde em campo.

Eu só torço para que ele justifique apenas os elogios recebidos, afinal, cansamos de jogadores "problemáticos".

For fim, com apenas 3 (5%) cliques, o zagueiro Wellington, ex-Cruzeiro.

É um garoto que foi bem na Copa SP de futebol jr. em 2008, porém, não se firmou entre os profissionais do time mineiro. Fico muito preocupado com isso, pois como ele pode ser considerado revelação e não consegue vaga em uma zaga formada por péssimos defensores (Thiago Heleno, Thiago Martinelli, Espinoza e Léo Fortunato)?

Bom, de novo....espero estar redondamente enganado neste meu "pré-conceito". Mas as primeiras impressões não são animadoras, né?

Enfim, vamos lá...
...o campeonato começa no sábado e eu já não aguentava mais ficar sem o Botafogo! O pior é que os minutos insistirão em se transformar em horas. Tudo para aumentar a nossa ansiedade.

E olha que é para vermos Wellingtons, Jeans, Fahels e afins. O Botafogo realmente é apaixonante!

Por falar nisso, o André Silva já disse que provavelmente o atual elenco será mantido até o segundo semestre. Ou seja, campeonato carioca e Copa do Brasil. Eventuais reforços só para o Brasileirão e Sul-Americana.

Assim, pergunto aos amigos: Com o atual elenco, o que podemos esperar do Botafogo no primeiro semestre?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olhando o elenco acho que não podemos esperar nada, muito também em função dos elencos dos rivais no Carioca e na Copa do Brasil. Entretanto, o Botafogo é mestre para nos surpreender!! Então, torço pra isso, pra ser surpreendido! É o que você disse Rodrigo: quem sabe a correria, raça e disposição não sejam os determinantes para um título em 2009?

Abraço.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, André!
Quem esperava o título da Conmebol com aquele time de 93, né? Quem tb esperava o carioca de 89 contra o Flamengo de Zico, Bebeto, Leonardo, etc...?
Quem sabe o Botafogo surpreende mais uma vez!
Abs e SA!!!