
Faltam apenas 12 dias para a estreia (essa reforma ortográfica tá dando uma dor de cabeça!) do novo Botafogo, "versão 2009".
Vários titulares deixaram General Severiano no final do ano passado e muitos outros ainda estão chegando. Se fizermos uma análise teórica dos elencos, o Botafogo atual está mais fraco, porém, é nessas horas que o clube mostra a sua grandeza e surpreende todo mundo.
A mudança não foi apenas no elenco. A principal novidade do GLORIOSO está no comando, após o Maurício Assumpção assumir a presidência do clube.
É nesta troca que eu deposito a maior esperança.
Julgando as primeiras ações do Maurício (e sua equipe), fica visível a disposição em fazer as coisas voltarem aos trilhos depois do último ano lastimável comandado (?) pelo Bebeto de Freitas, que praticamente deixou o clube "solto e sem controle".
Os salários atrasados (da gestão Bebeto) estão sendo acertados com os profissionais e o planejamento está sendo rigidamente seguido. Inclusive, há perspectiva de reforços de maior "impacto" a partir de junho/julho, graças ao Fundo de Investimento.
Se a diretoria está fazendo o possível e impossível para ajustar os erros passados e dar uma nova cara à administração do GLORIOSO, caberá – também - aos jogadores (e comissão técnica) honrarem os seus compromissos e respeitarem o Botafogo e seus milhões de torcedores.
O elenco foi montado de acordo com as preferências e indicações do Ney Franco, que será o grande responsável pelo sucesso ou fracasso do time nas competições que estão por vir, afinal, o André Silva fez todo esforço do mundo para trazer as peças solicitadas pelo treinador.
Grupo fechado, mas algumas – poucas – dúvidas para definir os titulares e reservas.
Pelo andar da carruagem, teremos apenas três jogadores que terminaram a temporada passada entre os onze: Renan, Alessandro e Leandro Guerreiro. O resto é tudo cara nova e/ou quem não teve tantas oportunidades no Brasileirão (casos do Emerson, Túlio Souza, Lucas Silva, Eduardo...).
A maior novidade será justamente um "velho conhecido": Juninho, que não teve sucesso no São Paulo e voltará a vestir a gloriosa malha alvinegra. E pelo que tudo indica, a moral do jogador é tanta que ele deve chegar e herdar a braçadeira de capitão, que foi utilizada pelo Lúcio Flávio em 2008.
A braçadeira foi justamente o tema da enquete do Cantinho Botafoguense, que encerra nesta terça-feira.
Perguntei aos amigos, quem deveria ser o capitão do time em 2009. Para tanto, listei cinco nomes: Juninho, Castillo (minha sugestão), Fahel, Leandro Guerreiro e Reinaldo. Os três últimos, citados pelo Ney Franco, ainda antes da confirmação do retorno do Juninho.
A enquete foi um sucesso. Se não estou enganado, foi a segunda vez que passou a casa dos 70 cliques desde que o C.B foi "inaugurado". Foram precisamente 72 votos computados.
Não posso deixar de agradecer aos amigos que colaboraram com a pesquisa! Muito obrigado!
A disputa do "primeiro lugar" foi bastante acirrada e vencida pelo zagueiro que retorna ao GLORIOSO. Juninho recebeu 28 (38%) votos, provando que apesar da conturbada ida para o São Paulo, o torcedor perdoou o atleta.
Não foi a minha escolha, mas eu sinceramente gostei da contratação do Juninho, que mesmo não sendo um "monstro", é bem melhor do que os atuais zagueiros do Botafogo. Além disso, os gols de falta voltarão...
A partir do momento em que eu sugeri o Castillo, deixei bem claro o meu preferido para ser capitão, né?
Pois é...
...apesar de não ser considerado titular indiscutível (brigará com o Renan), o uruguaio foi o segundo mais votado, recebendo 25 (35%) cliques.
Acredito que a personalidade e experiência do Castillo foram fundamentais para os que escolheram o goleiro. Eu pensei da mesma forma, incluindo também o fato de ainda achar o Castillo mais preparado do que o Renan.
O terceiro mais votado foi o Leandro Guerreiro, que recebeu 15 (21%) indicações.
Eu não acho que o Leandro tenha perfil de liderança. Pelo menos não me passa a impressão de que ele seja um cara que grite, organize e brigue (se for o caso) com os companheiros e adversários. Em compensação, já me falaram que durante os treinamentos, o volante tem sido o porta voz do grupo.
Bom, pouco importa. O que eu mais quero é ver o velho Leandro Guerreiro de volta. Não o volante irregular de 2008, mas aquele marcador incansável de 2007, quando conquistou a torcida botafoguense.
Por fim, empatados com 2 (2%) votos cada, Reinaldo e Fahel.
O atacante chegou com status de craque do time e maior contratação do Botafogo.
Acho um leve exagero, pois o Reinaldo é um bom atacante e só. A sua carreira sempre teve altos e baixos e ele nunca foi considerado líder nos times que defendeu. Tomara que 2009 seja o ano em que o atacante justifique a confiança depositada pela direção alvinegra.
Já o Fahel...
Este é um volante limitado (no que eu o acompanhei pelo Goiás) e indicado pelo Ney Franco, que foi seu treinador no Ipatinga.
Confesso que fiquei surpreso quando o Ney disse que o Fahel tinha perfil de capitão. A surpresa foi maior quando eu relacionei a declaração do técnico à titularidade da equipe. Ou seja, se o Ney Franco considera o Fahel apto a ser capitão do time, é sinal de que o Botafogo é Fahel e mais dez...
...e isso não me deixa nada animado!
Considerando a quantidade de votos recebidos pelos dois jogadores, suponho que os amigos pensam mais ou menos na mesma linha, né?
Na verdade, pouco importa quem seja o capitão do Botafogo em 2009 (até mesmo se for o Fahel). Queremos mesmo um grupo valente, brigador e que esteja disposto a surpreender o mais otimista dos torcedores!
No dia 25 de janeiro saberemos quem será o dono da braçadeira amarela (ou azul). Até lá, muita coisa pode acontecer...
Enquanto nada de novo acontece, convido todo mundo para participar da nova enquete do Cantinho Botafoguense (com a mesma intensidade, ok?).
Desta vez, eu gostaria de saber o seguinte: Qual jogador (entre os novos contratados) será a grande surpresa do Botafogo na temporada?
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:
O Botafogo precisava de mudança urgente e isso aconteceu.
Maurício Assumpção é o novo presidente e ele com a sua equipe estão colocando as coisas no lugar certo.
Vamos começar com um time bem modesto e pode melhorar no Campeonato Brasileiro.
Enfim, vamos apoiar o nosso Glorioso, como fez o Juninho pedindo esse apóio.
É um novo ano e estou confiante.
E vocês?
Saulo, o time é modesto mas não deve muito aos principais concorrentes no cariocão...depois sim, devemos pensar em reforços, pois a temporada é longa e pecamos duas vezes seguidas pela falta de qualidade no banco.
Abs e SA!!!
Fala Rodrigão!!!
A minha única preocupação é o NFraco, espero quebrar a cara e a língua.
Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!
Gil, como vc tá? Já partiu pra praia?
Amigo, compartilho a sua preocupação!
Independente da limitação técnica do elenco, a maior incógnita - em minha opinião - é mesmo o Ney Franco, que mais uma vez concordo: É FRACO!
Abs e SA!!!
Eu também sou da mesma opinião, Rodrigo. Maurício Assumpção - que eu não conheço de perto, mas é o dentista do meu filho - tem tudo mesmo para ser a grande novidade do Botafogo em 2009.
Deu no Lance agora a pouco: devido aos altos custos da organização da comemoração pela vitória na eleição, o presidente
acaba de cancelar a festa da posse prevista para o dia 20 deste mês, no Engenhão.
Ao jornal, ele disse acreditar que "o momento não é para celebrações".
- Ainda não há nada a comemorar - declarou Maurício, informando que, para a decisão, pesou, principalmente, a questão financeira.
O jornal destaca que, quando assumiu de maneira oficial, no dia 2, Assumpção também dispensou as celebrações. Somente a solenidade de assinatura da ata do clube foi realizada.
Na minha opinião e de outros leitores que se manifestaram, tá certíssimo. Isso é ter pés no chão.
LG, Tulio Souza e Fahel? É um meio campo 'KAMIKASE'....Estou escrevendo dia 14.01...
Juniho será um 'capitão' pequeno e lento...se tiver uns 'tenentes' pra portege-lo ainda vai, mas duvido que haja...
Pra complicar mais ainda só precisa o 'ZAGUEIRO' Castillo voltar a ser titular...chamá-lo de goleiro fere a nova regra...
Desculpe amigo, a minha posição meio 'caustica', mas, um problema de saúde tornou-me possivel ver todos os jogos do Glorioso, e passei a conhecer muito bem esses 'caras' que andam 'manchando' o Manto Alvinegro e insistir com alguns deles é SURREAL...não bastasse manter alguns ainda trazem de volta os que já julgava bem longe...
Fala, Rodrigo!!
Prefiro aguardar para passar alguma impressão. Me parece que ele deva mesmo ser o capitão, pois ele fala quase que com certeza.
No último domingo, estive conversando com um cara no bairro onde moro (Bento Ribeiro), e onde ele foi nascido e criado. Já o conhecia apenas "de vista". Acontece que esse cara é o atual preparador físico do Kashima Antlers, time dirigido pelo Oswaldo Oliveira. Eles se conheceram no fluminense na última passagem do então treinador. Nessa época esse meu novo colega era auxiliar de preparação física do referido clube, do qual ele também é torcedor. Pois bem, o Oswaldo foi para o Cruzeiro e o levou junto para também acompanhar os times da base da raposa. Lá ele conheceu 3 jogadores que agora estão no Botafogo: Léo Silva, Wellington e Diego. Sobre o Léo, ele teceu elogios, dizendo que achou um erro o cruzeiro dispensá-lo, e ainda disse que nós veremos isso no decorrer da temporada. É um volante que sabe chegar no ataque e tem muito fôlego, segundo ele.
Sobre o Welington, ele disse que foi outro erro da raposa, pois trata-se do titular absoluto da seleção sub-20, sendo até o capitão. Ele esteve em Minas na semana passada para buscar alguns pertences, e me contou que a torcida do cruzeiro ficou indignada com a sua saída. Lá o Adílson Batista também não é unanimidade entre os torcedores, e muitos o acham burro e teimoso.
Sobre o Diego, ele me disse que só falta mais um pouco de confiança nele mesmo. Como já tem 24 anos, ele sabe que pode ser a última chance em um clube grande. Pode dar caldo.
Ele me falou também sobre o Teco, e disse que sua saída foi muito lamentada por alguns dirigentes da raposa, pois queriam contar com ele para a libertadores. Foi decisão pessoal do Adílson Batista, mas houve a interferência do Zezé Perrela que tomou a decisão final.
Bem, é óbvio que só confirmaremos isso durante a temporada, mas achei interessante esse depoimento, pois esse meu novo colega conviveu de perto com alguns jogadores, e me passou uma outra impressão dos mesmos. Vamos ver. Pra terminar, ele acha que o Botafogo vai surpreender, pois ninguém está levando fé. Como ele já é experiente no ramo e conhece o Ney Franco, a quem ele admira, e escaldado pelas últimas bordoadas que o time dele levou do nosso, ele acha um perigo nos menosprezarem. Palavras dele.
Saudações
André Lira
Chico, essa do MA cancelar a festa é mais uma prova dos pés no chão do nosso presidente.
Ele sabe das dificuldades financeiras e da hora certa para gastar dinheiro com "isso" ou "aquilo".
Bato palmais - mais uma vez - por outra atitude louvável do presidente botafoguense.
Edmo, eu entendo (e respeito) o seu ponto de vista. Mas infelizmente é a nossa realidade. Não temos condições de trazer jogadores fora de série e portanto, é com estes que vamos!
Eu só discordo no que vc se refere ao Castillo (que julgo um bom goleiro) e ao TS e LG, que com uma boa pré-temporada, acredito que possam proteger o Juninho e todo sistema defensivo.
Agora, é claro que estamos aquém dos times que a tradição do Botafogo exige, né!
André, é verdade. O Juninho já deve ter alguma garantia do NF de que será o capitão, pois está com muita certeza nas declarações.
É, o NF gostou do treino do Léo Silva e até cogita jogar com ele mais adiantado entre três volantes.
Pô, tomara que o seu amigo esteja certo em tudo que falou....principalmente na questão do Botafogo surpreender todo mundo em 2009!
Acho que no Carioca dá, mas precisamos de mais "peso" para Copa do Brasil e Brasileirão.
Vamos torcer, amigo!
Abs e SA!!!
Postar um comentário