29/01/09

Vitória de um time extremamente limitado



Segunda vitória em dois jogos, mas a impressão ainda é a mesma: A torcida botafoguense pode se preparar para um ano de fortes emoções e nervosismo.

Sim, amigos...
...não quero criar um ambiente nebuloso e muito menos desmerecer a vitória do Botafogo sobre o Macaé (1 a 0, gol do Victor Simões), mas o que vimos nesta noite não parece um time da grandeza do GLORIOSO. Aliás, ainda estou em dúvida: Será mesmo que o time que vestia um lindo uniforme listrado com uma estrela solitária no peito era o Botafogo?

Cansei de ver péssimas partidas do nosso amado Botafogo nos últimos tempos. Algumas, ridículas, com atuações covardes. Mas hoje eu vi um futebol de time pequeno contra um outro time pequeno. Isso que intriga, pois não enfrentamos o Flamengo, Vasco ou "Unimed FC". Recebemos o "poderoso" Macaé no Engenhão e atuamos à base de uma mistura de limitação técnica, covardia e falta de padrão tático.

Tudo bem, é início de temporada...

Mas aí a questão é física, amigos. Neste quesito, digamos que o Botafogo tenha empatado com o Macaé, que iniciou a pré-temporada bem antes. O problema é a qualidade dos nossos jogadores, somada à uma incrível (in)capacidade do treinador, que tem sérios problemas para escalar, motivar e substituir as peças.

Ah, esqueci: O pior mesmo é ler e ouvir o Ney Franco querendo arranjar desculpas e "pontos positivos" em todas as situações, se fazendo de bobo ao não admitir que falta muito para o time render o que a torcida espera.

Nessa hora que eu digo: É o início, mas algo me diz que não devemos esperar muita coisa além do que foi mostrada nas duas primeiras rodadas.

É claro que os jogadores ficarão mais entrosados e algumas coisas melhorarão, porém, não chegarão ao patamar que nos permita sonhar com voos mais altos do que o Campeonato Carioca (e olhe lá!!!).

Não cabe uma comparação direta com o time do ano passado, até porque aquele grupo também não conquistou nada. Agora, se olharmos "nome a nome", o Botafogo enfraqueceu absurdamente.

E aqui não é uma crítica descabida, mas a responsabilidade é do Ney Franco - que pediu todos os atletas que estão em General Severiano - e da diretoria alvinegra (André Silva, Anderson Barros e até o Maurício Assumpção), que jamais questionaram os nomes do "professor".

Os atletas são os menos culpados, pois eles não têm culpa de serem fracos (com raras exceções no atual elenco botafoguense). Ao menos há esforço e comprometimento, mas que não compensa a limitação técnica. Por mais que o futebol tenha ficado mais disputado e forte, o talento ainda decide. E talento está em falta no GLORIOSO...

Aliás...temos sim, um talento. Um único talento, daqueles diferenciados por natureza: Renan, que garantiu os três pontos com pelo menos três ótimas defesas.

De resto, eu diria que o Botafogo tem bons jogadores (Juninho, Maicosuel, Reinaldo), outros esforçados (Victor Simões, Alessandro, Túlio Souza, Batista...) e uns que jamais mereceriam vestir a malha alvinegra. Mas se o Ney Franco acha que devem, quem sou eu pra contestar, né?

Sobre o jogo?

Amigos, houve jogo? Sério, não estou de brincadeira e repito a pergunta: Houve jogo?

Tiremos o bonito gol do Victor Simões, quantas oportunidades o time do Botafogo criou em noventa minutos?

Uma cabeçada do Diego na trave, uma conclusão bisonha do "mexicano" e duas belas cobranças de falta do Juninho. Só...
...enquanto isso, o Renan salvava três bolas à queima roupa!

Da mesma forma que o Ney Franco utilizará a desculpa do início de temporada, usarei do artifício com vocês também: Não concentrarei a resenha na partida, pois ainda estou em fase de readaptação da escrita e análises dos jogos.

Convenci?

É claro que não! Mas não me preocupo, afinal, o Ney Franco convence muita gente...menos eu!

De qualquer forma eu tenho uma justificativa para este texto sem qualquer detalhe do que aconteceu nos noventa minutos: Não houve - sequer - três minutos de futebol que fossem minimamente suficientes para uma análise decente.

Só não me assustei porque eu - modéstia a parte - já imaginei que seria assim antes mesmo do jogo começar.

Claro! Bastou o narrador (aliás, os profissionais do SporTV são sofríveis!!!) falar o banco de reservas do Botafogo que eu abri mão de atentar aos detalhes da partida: Thiaguinho, Fahel, Túlio Souza e Batista.

Quatro volantes entre as seis opções suplentes!!!

Escolhas do Ney Franco, que abriu mão do lateral esquerdo Gabriel (outra vez não tínhamos substituto para o Eduardo) e Wellington Jr...

Bom, repito o que disse no início do texto: Em campeonato de tiro curto, o que vale são os três pontos. Quanto a isso, palmas para o Botafogo, que bonito ou feio, está com 100% de aproveitamento. Agora, o Cariocão deixou de ser parâmetro para avaliações do elenco há muito tempo e isso me preocupa muito em relação ao restante da temporada.

O time é fraco e todos nós sabíamos desde o início. De toda a forma, demos um voto de confiança ao Ney Franco, que garantiu e pediu quatro a cinco rodadas para o seu grupo mostrar um futebol competitivo. O voto de confiança permanece, mas o "professor" já gastou duas rodadas da sua "gordura"...

Parabéns aos 10 mil torcedores que encararam o péssimo horário da partida e forte chuva que caiu de tarde no Rio de Janeiro!

Mas uma coisa é certa: O time pode jogar mal e nos irritar profundamente (algumas vezes), mas os dias de jogos do Botafogo são diferentes! Não é verdade?

Que venha o Mesquita! Chega logo, domingo!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 1 X 0 MACAÉ

1- Renan: Salvou o time em três oportunidades - 7,5

2- Alessandro: Não faltou esforço. Falta qualidade... - 6,0

3- Juninho: Melhorou em relação ao sábado passado, mas ainda pode (e vai) melhorar muito - 6,0

4- Emerson: Não comprometeu. O que não garante que tenha futebol para atuar no Botafogo - 5,5

5- Leandro Guerreiro: Um desperdício deixá-lo largado no lado esquerdo da zaga. Ainda mais porque falta um cara que proteja melhor a entrada da área - 6,0

6- Eduardo: Peladeiro. E só - 5,0

7- Léo Silva: O passe pro gol da vitória. Mas me pareceu "meio sem querer". É fraco demais - 5,0

8- Lucas Silva: O Lúcio Flávio perto dele é extremamente participativo e veloz. Ah, e convenhamos, o LF tem futebol que o LS jamais terá - 4,5

9- Victor Simões: Sozinho na frente, até que tentou vários chutes ao gol. Bonita conclusão que garantiu a vitória botafoguense - 6,0

10- Maicosuel: Poucos lampejos que não justificaram a semana badalada que teve após a boa estreia contra o Boavista - 5,0

11- Diego: Joga logo, Reinaldo! - 4,5

12- Túlio Souza: Não fez nada de excepcional, mas participou mais que o Léo Silva - 5,0

13- Batista: Discreto, o jogador me agradou. Não é um craque, mas se nos treinos ele rende parecido, não justifica ficar fora do time titular - 6,0

14- Laio: Entrou faltando 10 minutos e tentou alguns lances de efeito e correria. Fez duas boas jogadas quando os companheiros já não tinham mais pernas para acompanhar - 6,0

Ney Franco: Escalação errada; banco de reservas mal montado e ordens expressas para o Botafogo atuar como um time pequeno... - 4,0

20 comentários:

Anônimo disse...

rodrigo um primeiro tempo ate razoavel - o time do ano passado fazia jogos piores - e um segundo tempo para esquecer - acredito ainda que iremos melhorar - calma - o unimedfc já deu adeus a tudo - o bacalhau se pegar o Madureira vai piar será nos e o urubu de novo só que desta vez dará FOGÃO - SEREMOS CAMPEÕES - MARCOS VENICIUS - EM BELO HORIZONTE - DIFICIL CONTATO COM FAMILIARES DE GENINHO - O CELULAR SO DA CAIXA POSTAL

Danilo Julião disse...

Rodrigão, o Botafogo fez um a zero. Parabéns!

Mas pelo amor de Deus!!! O segundo tempo foi de fazer qualuqer freira corar de vergonha! Que alterações péssimas e burras...o time só tomou pressão...do Macaé(sem desmerecer, claro)!Mas não é atitude de time grande!

Temos muito o que sofrer e melhorar!
Mas iremos...e o Geninho???


Abração!SA!

Anônimo disse...

Se aos 30 do segundo tempo, placar de 1x0,contra um pequeno e jogando em casa, ele manda o time recuar, imagine quando enfrentar um clássico. Desejo para o "coach" NF que tenha a sorte de um ENIO ANDRADE, cujo lema era "bumbum na parede e bola prá frente", só que o saudoso treinador tinha estrela e ganhou quase tudo que disputou.
Continuo sem acreditar nesse time, o que vier de bom, é lucro. ABS e SB.

Rodrigo Federman disse...

Marcos, olha, eu sinceramente não gostei dos dois tempos. Mas uma coisa eu concordo: Ainda é início de temporada e além de logicamente nós melhorarmos, existe o nivelamento entre os grandes. Agora, jogamos como time pequeno nas duas rodadas e se atuarmos assim contra um time melhor do que Boavista e Macaé, sei não, hein...
Tentarei falar com a família do Geninho amanhã e se conseguir, informo.
Aliás, se vc tb conseguir, dê um toque por aqui, informando sobre o Geninho, ok?

Danilo, time limitado e técnico fraco. Nada mais a declarar! heheh!
Teremos que torcer muito, companheiro! Muito mesmo!
Sobre o Geninho, ligarei para a sua esposa amanhã!

Ezaú, esse ano promete fortes emoções, cara!
Concordo: Apesar de "clássico ser clássico", os desse ano serão duros na queda, pois pela primeira vez nos últimos quatro anos teremos um time tecnicamente inferior à dois terços dos outros "grandes" cariocas.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Acho que fizemos uma leitura semelhante da partida. Nem poderia ser diferente... O que é ruim demais salta logo aos olhos.
Também já fiz os meus comentários preliminares no Infogol. E com a sua permissão, novamente utilizarei sua avaliação para o quadro comparativo de amanhã. Sds.

Rodrigo Federman disse...

Edson, vc foi cirúrgico na comparação: O que é ruim demais salta logo aos olhos!
E o futebol de hj realmente foi ruim demais!
Acabei de visitar o infogol e concordo contigo, cara.
É obvio que pode utilizar a minha avaliação, amigo. Eu que agradeço!
Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Ufa, ainda bem minha avaliação não foi diferente do que foi o jogo!rs...

Você tem razão, amigo. hoje foi terrível...pior que isso, só o timinho ganhando roubado!


ABração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Mas o Flamengo ganhar roubado já não é mais novidade, Danilo!rs!
Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Novidade ou não, é deprimente. Isso não muda.

Rodrigão, não sei se você já sabe(acho que já, mas tudo bem):

Publicada em 29/1/2009 às 16:13
Reunião define que Zárate será emprestado
Diretor de futebol da Ability vai ouvir propostas dos clubes argentinos interessados
Zárate não ficará no Botafogo nesta temporada

Zárate não ficará no Botafogo nesta temporada (Crédito: Paulo Sérgio)
Rodrigo Ciantar
Rodrigo Ciantar RIO DE JANEIRO
Entre em contato

A diretoria do Botafogo e a Ability decidiram após reunião na tarde desta quinta-feira que o atacante Zárate, que tem contrato com o Alvinegro até agosto de 2010, será emprestado para um clube argentino.

- O que pesou em nossa decisão foi o fato de o Zárate ter sumido do clube em um momento que todos contavam com ele na pré-temporada. Por isso, decidimos que essa será a melhor solução, um empréstimo para alguma equipe argentina já que, o próprio jogador quer ficar por lá - disse Henrique Rodrigues, diretor de futebol da Ability, empresa que detém parte dos direitos econômicos do atacante.

O representante da Ability conta ainda que, a partir de agora, vai ouvir as propostas dos clubes interessados no empréstimo de Zárate.

- Ainda não sei quais os clubes que demonstraram interesse, mas agora que já tomamos uma decisão, vou ouvir as propostas e, nos próximos dias, definir isso - concluiu.

Quilmes e Argentinos Juniors, além de três clubes da Segunda divisão da Argentina já demonstraram interesse na contratação de Zárate.

Momento utilidade pública, rs!
ABração!SA!

Anônimo disse...

Esse time é muito ruim, tenho medo desse time na Copa do Brasil e Brasileiro... é capaz de ser eliminado pelo Dom Pedro na primeira fase da Copa do Brasil... Esse Ney Franco é ridiculo, só tem volante nesse time dele! Se comparar Lucio Flavio e Lucas Silva, Lucio Flavio é imperativo perto desse Mexicano morto!! timeco ridiculo esse do Andre Silva

snoopy em p/b disse...

infelizmente, concordo com tudo o que foi dito por aqui.
foi uma partida lastimável, apesar dos três pontos.

abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Fala, Rodrigo.

Olha, só consegui assistir ao 2º tempo em um bar perto de casa. Como te disse ontem, tive um compromisso e cheguei a passar em frente ao engenhão minutos antes da partida. Não vou comentar sobre o jogo, que relamente foi bem ruim, só não acho que estejamos tão atrás assim dos rivais, que também estão penando e fazendo partidas mais medíocres que as nossas. No bar onde eu estava, alguns mulambinhos assistiam ao nosso jogo, nos secando é claro, e é impressionante como eles não estão nem aí se o timinho deles ganhou roubado ou não. Para eles o que importa é a vitória, não importa como. O ar de superioridade é tão grande, que eles admitem ter a certeza de que serão campeões, por realmente se acharem os melhores, e não porque serão favorecidos. Quando o Botafogo era pressionado, um deles se virou para mim e disse que não iríamos a lugar nenhum e eu respondi que estávamos no mesmo barco, pois o time dele até aqui foi medíocre também. Ele se calou, e eu pude assistir ao jogo tranquilamente, hehehe.

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

o ney franGA IPATINGOU o Botafogo. sinceramente, o mais longe que esse BOSTA poderia chegar, seria treinar um time da 1ª divisao do concorrido campeonato de Governador Valadares (rival da cidade de Ipatinga). que absurdo! o cara só trouxe pé na jaca...
Culpa dos Diretores do Botafogo e do Presidente também. Ipatingar o BOTAFOGO NÃO, NÃO E NÃO....

jacob

Rodrigo Federman disse...

Danilo, enoja, mas fazer o que, né?
É assim que o Flamengo vence...
Sobre o Zárate, enfim, uma boa decisão!!!

Anônimo, eu tb acho que o AS tem muita culpa. Principalmente ao avalizar (sem questionar em momento algum) todos os pedidos e desejos do NF.
Mas o treinador é o mais culpado por tudo. Em compensação, se o Botafogo tiver sucesso será obviamente, o grande responsável tb!

Fabião, e pra variar....vc viu as justificativas do "professor"? Estava tudo dentro do planejado!!!

André, realmente existe um nivelamento entre os "grandes", mas sei lá, cara...
O Flamengo virou ontem com a ajuda do Beltrami, mas tb com muita pressão, raça e banco de reservas...
Nós não...não temos meio, não temos ataque, não temos banco e não temos treinador. Só uma penca de volantes!

Pai, agora já era!
A Ipatingação do Botafogo teve início, meio e fim! Assim será até o final do ano (com NF ou sem...). Culpa de quem deu essa liberdade assustadora a um profissional que tem um cv muito humilde no futebol para ter essa "banca" toda...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, que o time é fraco nós já sabíamos, mas a burrice e a teimosia do NF é que é de doer. Jogar em 3-5-2 com os laterais qie nós temos é muita falta de inteligência. Insistir no LG de terceiro zagueiro, sendo o melhor volante que nós temos, é falta de inteligência. Insistir em Emerson, Lucas Silva, Léo Silva, Eduardo, é burrice. Enfim, poderíamos ter um time menos ruim talvez tentando jogar com o LG no meio, o Batista, que é melhor que Léo Silva. Eu colocaria o WJ e o Gabriel nesse time; risco por risco, prefiro as pratas da casa. Na defesa, colocaria o Teco; Juninho e Emerson não dá. Eu jogaria em 4-4-2, meu time seria Renam, Alessandro, Teco, Juninho e Gabriel. LG, Batista, WJ e Maicossuel. Reinaldo e Vitor Simões. Acho esse time menos ruim que o atual, mas o cognitivo está com a cognição desligada. Pior burro é o burro teimoso. Sobre as contratações, eu acho que quem contrata é o clube. Ninguém perguntou pra nehnum técnico quando o Botafogo contratou por exemplo o Gérson, o Didi o Túlio, o Maurício, Mauro Galvão, Wilson Gottardo, etc. Bom jogador não precisa de aval do técnico. O técnico tem que trabalhar com o que o clube contratar, e o clube tem que fazer um esforço para contratar bons jogadores e de preferência um bom técnico. Sem querer me alongar, aqueles que defendem o NF por ter sido campeão com os Mulambos, gostaria de lembrar que além do roubo descarado (o beltrami aprontou ontem novamente), foi o primeiro título carioca de um time sem ganhar um único e escasso clássico. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, concordo com tudo que vc escreveu. Principalmente nas contratações. Acho que o técnico pode "indicar" nomes, mas nunca exigir. O clube contrata (para isso existe coordenador e diretor de futebol) e o técnico mostra o seu trabalho com o que lhe é oferecido.
Sobre o seu time ideal, tb acho a melhor formação.
Como o Castillo ainda está machucado, estamos muito bem servido com o Renan. No início do ano eu dei esta mesma escalação, apenas com o TS no lugar do Batista. Mas ontem o Batista me agradou e o meu time seria idêntico ao seu. O problema é que o Teco voltou a sentir o joelho e o NF insiste com o LG isolado no canto esquerdo da zaga. Um desperdício...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Se o Teco se machucou, renova com o AL. Se o Emerson, os dois LS e o Eduardo continuarem, eu não vou mais assistir jogos desse time. Isso porque a grande diferença entre nós torcedores do Botafogo e os outros, é que nós não contentamos apenas com vitórias ilusórias ou resultados arranjados. Nós gostamos de qualidade, de bom futebol, pois essa é a nossa história. Isso fez do Botafogo o que ele é: referência e sinônimo de bom futebol. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Sérgio!
Aliás, mesmo com o Teco recuperado, acho que deveríamos tentar a permanência do AL!
É questão de necessidade e está claro aos olhos de qualquer torcedor: O nosso sistema defensivo é fraco. Muito fraco!
Abs e SA!!!

Andr3 disse...

galera....


todos nós sabemos da limitação do nosso time.... sabemos dos defeitos, mesmo antes mesmo deles acontecerem.... tem um mes q estamos comentando praticamente a mesma coisa naum????

todos sabemos q será difícil chegar longe com este time, desde o início da pré-temporada.....

a única coisa boa q vimos foi q o time está tendo vontade...

sobre as declarações do NF, é de se esperar né!! vcs acham q ele falaria:?

"O time jogou uma merda.... escalei mal o time e ainda demorei pra tirar o leo silva e o Lucas!!!!!!"

sobre o jogo é q:

temos certeza q se o castillo voltar e fizer a primeira merda, ele será vaiado.....

vejo em minha bola de cristal (é o meu monitor q é tão grande q parece a bola quadrada bo kiko) q o laio entrará no lugar o LS futuramente... batista entrará como titular no lugar do leo silva... fahel terá sua primeira chance no time no próximo jogo... diego não será mais titular (apesar da vontade de correr o campo todo, e naum fazer nada com a bola no pe´)


ah!!!!!!!!! eu já ia postando, quando eu lembrei de uma coisa q eu falei a algumas semanas atras aki....


O NF utilizou o 3-6-1!!!!! isso qnd ele trocou o diego pelo túlio......


eu naum falei!!!! kkkkkk

Rodrigo Federman disse...

André, pois é...além de já sabermos das limitações, vc lembrou e o NF realmente "Ipatingou" o Botafogo, ao atuar como time pequeno no segundo tempo.
Tb acho que o Castillo não terá direito a erros qnd voltar (e lógico, não torço por isso, pq gosto do uruguaio), mas acho que antes do goleiro (no qual estamos bem servidos com qlq um dos dois), a torcida precisa perder a paciência com muitos outros. Pela ordem: NF,LS (os dois: Lucas e Léo), Eduardo, Emerson, etc...
Quanto aos garotos, me desculpe, mas não sou tão otimista....
Laio, W.Jr., Gabriel, Alex...foram mais uma vez iludidos e passarão outra temporada sequer entre as opções de banco de reservas!
Abs e SA!!!