08/02/09

Goleada e alguns minutos de bom futebol



O Botafogo goleou o Bangu por 4 a 1 e praticamente garantiu a classificação à semifinal da Taça Guanabara. Diferente das outras três vitórias na competição, o GLORIOSO, enfim, teve bons momentos na temporada.

Os primeiros vinte minutos foram exatamente iguais ao que foi apresentado até então: Um time completamente perdido em campo, com jogadores mal escalados e posicionados.

Tanto é verdade, que tirando um gol perdido pelo Alessandro com menos de 10 segundos, o GLORIOSO não conseguia trocar três passes seguidos. Em compensação, toda a limitação técnica do Bangu era capaz de nos preocupar, pois havia espaços no meio de campo e o sistema defensivo continua um convite aos ataques adversários.

Em um lance isolado a bola foi lançada na frente e o Juninho (que já perdia na corrida) simplesmente parou, deixando o atacante desviar do Renan e abrir o marcador para o Bangu.

Aliás, o Juninho teve uma tarde para ser esquecida.

De qualquer forma, eu gostaria de dizer que em minha opinião o Renan também falhou no gol deles...
...naquele tipo de jogada o goleiro tem que entrar "rasgando"!

Placar adverso, a torcida começava a iniciar as primeiras vaias. Justíssimas, por sinal! Os únicos jogadores que tentavam as jogadas e se apresentavam com vontade eram o Victor Simões e Thiaguinho.

A confusão tática do time continuava e as limitações do Léo Silva assustava. Hoje ele não teve o Emerson para concorrer à "taça de pior em campo", pois o destino presenteou os botafoguenses com a ausência do zagueiro.

O Wellington pode não ser o substituto ideal, mas é infinitamente melhor do que o "titular absoluto" do "professor".

De repente, uma mudança...

Aos trancos e barrancos o Botafogo passou a trocar um ou dois passes certos, graças à disposição do Victor Simões e a inteligência do Reinaldo, que pensa diferente dos outros atletas alvinegros.

E em uma boa cobrança de escanteio, o "pitbull" Simões mostrou para os seus companheiros de zaga como "sair do chão". O atacante foi no "quinto andar" e estufou a rede do Bangu.

O empate já era o mais justo naquele momento.

Alguns minutos depois, a prova de que a confiança é tudo no futebol...

O Botafogo estava no ataque e a bola foi de pé em pé sem que alguém tivesse coragem de tentar uma jogada diferente. Se o Victor Simões não tivesse voltado para pegar a "redonda", estaríamos até agora trocando toques.

O atacante recebeu, dominou e mandou uma bomba, fazendo um golaço no ângulo.

Na comemoração, batidas no braço, mostrando que ali tem sangue nas veias. E de fato tem! O Victor é o grande nome do GLORIOSO neste início de temporada. Se mais três ou quatro jogadores atuarem com o espírito do atacante, acredito que poderemos surpreender os favoritos. Caso contrário, infelizmente temos que ser realistas: O Victor Simões não pode fazer chover no deserto todos os dias.

Com 2 a 1 no placar, o Botafogo já tomava conta da partida. E após uma boa jogada do Maicosuel (que ainda está devendo), o Fahel deixou o seu serviço burocrático um pouco de lado e apareceu de surpresa para fazer o terceiro gol alvinegro. O centésimo do clube no Engenhão!

Quem diria...Fahel entrou para a história do estádio.

Final do primeiro tempo e muito mais alívio no semblante dos atletas e torcedores, afinal, o time finalmente conseguia mostrar alguns momentos de bom futebol.

O segundo tempo foi levado no "banho maria". O GLORIOSO administrava o placar e não tinha mais o mesmo entusiasmo de quando correu atrás do resultado negativo no início da partida. Em destaque, as trocas de passes da dupla ofensiva (Reinaldo e Victor).

Mas lá atrás as coisas ainda estão longe do aceitável. Nossa zaga continua fraquíssima e mal escalada.

Tudo bem que a simples ausência do Emerson é um reforço, mas o Leandro Guerreiro não pode atuar pelo lado esquerdo. Já estamos cansados de dizer, pedir e implorar para que o Ney Franco atente a esse detalhe, mas parece que será bastante difícil ele entender o óbvio...

Em uma das poucas ofensivas do adversário, a trave salvou a meta do Renan.

O jogo se arrastou sem muita emoção até o final, quando o Maicosuel fez uma outra grande assistência e o Alessandro cabeceou para fechar o placar e a quase certa classificação em segundo lugar do grupo B: 4 a 1 pro GLORIOSO.

Daí até o final, a única novidade ficou por conta do dilúvio que caiu no Engenhão. Aí sim, o jogo "terminou" mesmo que o árbitro ainda não tivesse apitado.

Agora o Botafogo enfrenta o Friburguense fora de casa e será uma boa chance de vermos até que ponto nós dependemos do Victor Simões, que está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

Este jogo eu quero ver, afinal, se tem um atleta que merece os aplausos, esse é o atacante alvinegro.

Valeu a vitória e mais do que isso: Valeu por termos, enfim, assistido alguns minutos de bom futebol. Mas antes que me chamem de pessimista, gostaria de lembrar que enfrentamos - em casa - o último colocado do grupo.

O Bangu é muito fraco e o placar não pode nos iludir, pois se colocarmos na balança o que o Botafogo fez até agora no campeonato, ainda está ruim e não inspira a menor confiança.

Acho legal que comemoremos e tal, mas eu prefiro aguardar para ver se estes minutos de "boa bola" repetirão em sequência nos próximos jogos. Além disso, torço para que não sejam sempre 30 ou 40 minutos interessantes, já que é muito pouco contra adversários mais qualificados.

Chega logo, quinta-feira!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 4 X 1 BANGU


1- Renan: Teve uns três lances em que entrou sem muita firmeza. Inclusive no gol do Bangu - 5,5

2- Alessandro: Primeiro tempo apagado e o segundo do jeito Alessandro "de ser": Maluco, mas com disposição - 6,0

3- Juninho: Jogou mal, falhando no gol adversário - 4,5

4- Wellington: Discreto. Ao menos nós ouvimos o seu nome na narração, pois o Emerson nem isso consegue fazer - 6,0

5- Leandro Guerreiro: Ainda mal escalado. Ganhou muitos lances, mas passou por algumas dificuldades também - 6,0

6- Thiaguinho: Não é lateral esquerdo. Mesmo assim, demonstra luta durante todo o jogo. Melhorou quando passou para o meio de campo - 7,0

7- Reinaldo: Começou mal, mas cresceu no decorrer da partida. Ainda necessida de um melhor condicionamento físico. Entretanto, fez três jogadas individuais que nenhum outro jogador alvinegro é capaz - 6,5

8- Fahel: Surgiu muito bem de surpresa para marcar o terceiro gol. De resto, foi apenas marcador - 6,0

9- Victor Simões: Já é o artilheiro do campeonato. Já é o preferido da torcida, pois além de gols, atua com disposição e garra - 7,5

10- Maicosuel: Pode (e precisa) aparecer mais vezes na partida. De qualquer forma, dos seus pés saíram três assistências para gols - 6,5

11- Léo Silva: Até que tentou aparecer pro jogo. Pena que é muito fraco... - 5,0

12- Eduardo: "Não cheirou e nem fedeu" nos minutos em campo - 5,5

13- Túlio Souza: Igualzinho ao Eduardo, com o agravante de errar todos os toques - 5,0

14- Batista: Entrou quando a partida já estava definida. Quase marcou um gol - 5,5

Ney Franco: Excetuando o mal posicionamento do Leandro Guerreiro e a escalação do Léo Silva, não complicou no decorrer do jogo - 5,5

8 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigão, na hora do bem bom eu nem lembrei que o adversário era o Bangu.

Fiquei muito feliz com a vitória, gostei especialmente do VS, o cara jogou com sangue nos olhos.

Vamos perguntar para o Snoopy se o Renan falhou e se ele acha que o titular (Castillo) deve voltar quando estiver bom. rsrsrsr

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, é claro....a vitória (com bons minutos de futebol) sempre é pra ser comemorada. Hj foi até bom se comparado às primeiras três partidas, mas não devemos nos iludir, amigo!
O time é fraco e não tem padrão tático! Vamos torcer para que mais jogadores incorporem o espírito do VS, pois este sim, tá dando gosto de ver!
Sobre o Renan, falei com o Fabião no intervalo e apesar do culpado maior ter sido o Juninho, ele tb acha que o Renan deveria sair com mais raiva no lance.
Só não sei se ele compartilha da idéia do Castillo voltar a ser titular qnd estiver apto! heheheheheh!
Acho que não...rs!
Abs e SA!!!

Andr3 disse...

fala galera...

assisti o primeiro tempo e uns 20 do segundo.....

mas pelo q pude ver, o grande problema naum está na zaga como vc citou no post.... a zaga é um pequeno problema, qnd se tem um meio de campo como esse... se é muito falado lo LeoS, mas o maicosuel está praticamente fazendo o mesmo.... este jogo, só ouvi seu nome lá pros 20' de jogo... o cara deve ter dado uns 5 lançes de efeito e só..... poxa.... o cara era pra ser o armador do time e o atacante q tem q vir buscar a bola, pq o armador está lá no ataque pra receber a bola... ah po.... sai pra lá.... o q o leo silva fez nos 3 últimos jogos, foi bem maior do q o maicosuel nos mesmos jogos.... nem me lembro de ter ouvido o nome dele contra o volta redonda!!!!

naum é por nada naum, mas o maicosuel está QUASE pra ser comparado com o LucasS...

afff.... falei.....

o q eu naum estava aguentando era essa proteção em cima do cara.....

té mais...

depois eu apareço por aki....

Rodrigo Federman disse...

André, eu tb acho que o Maicosuel deve ser mais cobrado, pois ele está vivendo de lampejos. E o que o Botafogo precisa dele é de regularidade. Ainda assim, não dá pra compará-lo ao L.Silva. Este, o pior do time.
Não custa lembrar que mesmo não rendendo o que esperamos (concordo contigo), o Maicosuel teve participação decisiva em 3 dos 4 gols de hj.
Acho que o nosso meio ficaria melhor se o NF escalasse os melhores e nas devidas posições.
Já a zaga, cara...
essa é sofrível e será um Deus nos acuda!
Volta, André Luis!!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Olá (Rodrigo?) rapaziada. É a primeira vez q eu comento no CA, mas leio diariamente o site q é um dos meus preferidos.
É sempre muito bom ganhar né, até pq o adversário é o Bangu. Excepcional mesmo vai ser ganhar de um clube q possa nos oferecer algum perigo.
Oq mais gostei na partida, sem falar do q brilhou o VS, foi ver o Wellington(deve ser assim q se esvreve né), pra mim foi a melhor surpresa, me agradei muito com o cara. Bom posicionamento, pra não dizer ótimo, desarmou muito bem, tranquilo( sem estabanações), parece ter uma boa noção de tempo e espaço. Ta certo q o adversário era fraco mas na minha opinião, já é titular. E falando em zaga, eu não sei oq vcs veem no Juninho, pra mim ele nunca passou de médio batedor de faltas. Espero todos os dias pela boa notícia do Teco, q se Deus quiser há de chegar logo. Não é por birra q o Juninho não conseguiu algo no São Paulo, o cara é fraco mesmo e nos iludiu com alguns gols e uma certa sensatez nos toques de bola, q andam raro, diga-ser de passagem.
Quanto ao meio de campo, nada mais a acrescentar. Acho q devia ser, na maneira maluca do Ney escalar, com Fahel, Baptista, Thiaguinho e Maiconsuel, utilizando sempre na segunda etapa o Jean Carioca, assim como o Laio, que Deus quer q sua estrela brilhe no próximo jogo.
Desculpe a enrolação. Grande abraço a todos!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Daniel!
Blz?
Cara, eu acho que comparado ao fraco Emerson, o Wellington foi infinitas vezes melhor. O adversário realmente era fraquíssimo, mas ainda assim sofremos em determinadas vezes.
Ainda não o acho "o zagueiro" (Wellington) pro Botafogo, mas putz, Emerson não tem igual.
Na verdade eu torço logo pela estreia do Teco e pela volta do AL!
Quanto ao Juninho, eu até acho que ele tem bom toque e técnica. O problema maior é a lentidão e ontem, meu Deus, foi a pior partida dele com a camisa do Botafogo. Horrível!
Agora, sobre o meio de campo, que seja qualquer um....desde que o Leandro atue na frente da área e não despediçado isolado no lado esquerdo!
Cara, valeu e volte sempre, ok?
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

renan, pra mim, é o titular absoluto ainda.
me passa muito mais segurança do que a mulher maravilha.

mas, enfim, sobre o jogo, concordo com todas as suas observações, rodrigão.
inclusive com as notas... hehehe

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, pelo menos tivemos alguns minutos de bom futebol, né?
No gol, eu sinto mais confiança - ainda - no uruguaio!
Abs e SA!!!