29/03/09

O mundo é pequeno para o Botafogo



Por mais que o Ney Franco tente fazer do Botafogo um novo Ipatinga, além de me tirar noites de sono e fios e mais fios de cabelo em cada partida e declaração dada antes e/ou após os jogos, fico cada vez mais orgulhoso de torcer por este clube...

Na foto abaixo, meu pai e eu (semana passada) nas margens do Rio Danúbio, em Budapeste, Hungria...

Ué, o que uma coisa tem relacionada com a outra, Rodrigo?

Meus amigos, é muito simples e por isso faço questão absoluta de relatar algo que aconteceu conosco nestes poucos dias de férias fora do país.

Estávamos andando pelas ruas de Praga, na República Checa, quando resolvemos parar em uma pequena loja de souvenirs para comprar alguma lembrança da cidade.

Por conta do frio, eu estava usando o cachecol (da foto abaixo) do Botafogo e em um momento o vendedor do local me perguntou algo que não entendi direito, afinal, isso que dá um brasileiro conversando com um ucraniano (nacionalidade do dito cujo) nas ruas de Praga...

Depois de trocas de palavras mal ditas e gestos incompreensíveis de ambas as partes, ouço a seguinte palavra: Botafogo.

Nesta hora, o vendedor apontava para o meu cachecol e perplexo (confesso, explodindo de orgulho por dentro), perguntei: "Do you know Botafogo"?

A resposta foi curta, grossa e afirmativa: "Of course"!

Amigos, é por essas e outras que agora, com mais calma e depois de reclamar/xingar desesperadamente a pelada de ontem, fico cada vez mais certo de que o nosso treinador pode tentar de todas as formas, mas o GLORIOSO jamais será pequeno como ele tanto deseja!

Peço licença ao amigo Paulo Marcelo (Arquiba Botafogo) para copiar duas de suas frases que resumem exatamente o que senti quando o vendedor apontou para o meu cachecol:

1- O Botafogo somos nós!

2- A cada dia que passa amo mais o Botafogo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


11 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Legal a foto, Fogão mundo afora. Podia aproveitar que estava em Praga e levar aquela praga que dirige o Bota prá lá. Desculpe o trocadilho.Rodrigo, eu tenho um amigo músico, Leonardo Bruno, filho do grande clarinetista Abel Ferreira, já falecido, que foi estudar na antiga União Soviética em 63/64 (logo onde e em que ano). Certa vez perguntei a ele sobre como o futebol era visto naquele país e qual ou quais seriam os jogadores que eles mais admiravam. O Léo me disse que a paixão deles era o Garrincha, do Pelé, nem comentavam e o time conhecido era o Fogão. Aliás, mesmo tendo descido ao fundo do poço, o Fogão ainda é muito admirado em quase toda a Europa e em outras partes do mundo. Os outros babam de inveja, e nós, nós somos grandes demais. Abs e SA!

Karla disse...

Esse post me emocionou...
Só o Botafogo mesmo...
Beijos!

Riba disse...

Putz.. Rodrigo... me arrepiei com a história... o botafogo é infinito mesmo...

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, pelo amor de Deus, Praga é uma cidade linda e boa demais para receber "esta praga" que vc se referiu! ehhehe!
Poderíamos mandá-lo ao Iraque, Kosovo e/ou outros locais deste nível!rs!
Olha, o que vc falou é a pura verdade. Apesar de longe da "mídia internacional" atualmente, o Botafogo é muito conhecido lá fora.
Esta não foi a primeira vez que presenciei algo assim.
Já postei (acho que no antigo endereço do blog) uma foto com um nórdico que vestia a camisa do Botafogo e me viu com o mesmo modelo e pediu para tirarmos foto. Desta vez, estava em Paris.
E uma outra vez, em Roma, meu pai (ao meu lado) foi parado por um italiano que viu a camis a e logo falou: "Garrincha"! O Botafogo é imenso!!!

Karla, que bom que gostou! E foi de verdade! Nessas horas que eu tento esquecer a forma como o NF está conduzindo o atual Botafogo e me concentro na nossa grande e história! Só assim para não passar raiva com o "ipatingueiro e suas ipatingalizações", né? rs!

Fala, Riba!
Cara, não tem nem pro SP (que atualmente é o único brasileiro que faz "frente" no futebol mundial)...o Botafogo é muuuuito maior do que todos pensam por aqui!
Como eu disse, o mundo é pequeno demais para o GLORIOSO, cara!

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Rodrigão, você vai conseguir arrancar algumas lágrimas de alegria de mim agora. É emocionante ver que o Fogão é comhecido além-mar no Velho Mundo. Nessas horas eu esqueço como essa estrels tem.... deixa pra lá...

Viva o Fogão!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, realmente Praga não merece receber o cognitivo. Não a conheço, mas já vi documentários sobre esta cidade e ela é linda. Nesta foto, lá atrás seria um rio, e este seria o Moldávia? O cognitivo ir a Praga, teria uma grande vantagem para ele, pois esta é uma cidade onde viveraam vários grandes compositores tchecos que eu gosto muito, como Smetana e Dvorák. O Smetana por exemplo, tem um poema sinfônico chamado "Minha Terra" e uma dos poemas é sobre o Rio Moldavia, lindíssimo. Além disso foi em Praga que estreou a fantástica ópera D. Giovanni de Mozart. Quem sabe se o cognitivo indo prá lá não aprenderia um pouco de música e nos deixaria em paz. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, eu nada, cara! É o Botafogo que nos emociona sempre, amigo!!rs!

Sérgio, eu tb não conhecia Praga e confesso, adorei!
A foto é de Budapesta (tão linda qnt Praga) e o rio é o famoso Danúbio.
Ah, agora que vc comentou, bem que eu vi um monumento falando algo sobre D.Giovanni mesmo. Não sabia do que se tratava e agora vc matou a minha dúvida, amigo!
Ah, é capaz do NF chegar lá e dizer que ele tem uma nova forma de compor, diferente dos por vc citados e a partir de então, mostrasse o "beira do caos" para o azar dos checos!rs!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

isso é botafogo, não aquilo que vimos sábado e temos visto nesta taça rio....

Rodrigo Federman disse...

Fabião, eu diria que não é aquilo que temos visto em 2009, mesmo com a conquista da TG, que estão fazendo questão de supervalorizar para que as merdas do cognitivo sejam "camufladas"!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Você também poderia apontar para a nossa estrela e dizer:
"Amo muito tudo isso"

Não, não, as frases do Paulo Marcelo são melhores.

Um abraço de um botafoguense com a cabeça inchada, mas cheio de orgulho.

Rodrigo Federman disse...

Hahahaa!
Foquinha, o Botafogo é apaixonante!
Abs e SA!!!