15/03/09

Um pouco mais de audácia e a goleada seria maior



O Botafogo recuperou o saldo de gols perdido após a derrota sofrida para o Vasco da Gama (1 a 4) na última quinta-feira, aplicando 4 a 0 (dois gols do Victor Simões, Maicosuel e Renato) na fraca equipe da Cabofriense, em Cabo Frio.

Apesar da goleada, o jogo foi chato, moroso e sonolento. Principalmente por conta do alvinegro, que mesmo com um jogador a mais desde os 30 minutos do primeiro tempo, não pressionou o adversário, preferindo "cozinhar" o resultado, administrando a posse de bola sem impor velocidade.

Os gols saíram normalmente, mas a Cabofriense foi mais perigosa na segunda etapa e pareceu não sentir a falta de um atleta em campo, quando tiveram três boas oportunidades de gols (inclusive, uma bola na trave).

Enquanto isso, o Botafogo continuava atuando como se a partida estivesse bastante complicada. Aliás, mesmo com o resultado favorável (no placar e no número de atletas em campo), as mudanças promovidas pelo Ney Franco foram todas "seis por meia dúzia". O treinador alvinegro não pensou em colocar outro companheiro de área para o Victor Simões, preferindo encher o meio de campo de volantes e/ou apoiadores preguiçosos.

É claro que o discurso do vestiário será de "aplicamos uma goleada" e/ou "voltamos ao foco"...
...agora, o time continua mal, muito mal!

Dá sono assistir uma partida do GLORIOSO. A exceção se dá quando a bola chega ao Maicosuel, que é o único jogador capaz de partir para cima e fazer jogadas interessantes. O resto? Haja papel, caneta e carimbo, pois é um futebol burocrático ao extremo!

Futebol de resultado, dirão os otimistas que não concordam com as minhas críticas (mesmo nas vitórias). Isso é uma verdade: O time do Ney Franco atua de forma pragmática, focado apenas no 1 a 0, que se depender do treinador, está bom demais!

Não dá para criticar esta escolha do "professor", até porque, até o momento tem dado resultado. Mais até do que nos tempos do Cuca, quando tínhamos um time que não sabia atuar "com e para os resultados", preferindo os espetáculos em campo (justiça seja feita, valia a pena ver aquele Botafogo atuando).

Não importa mais! "Aquele" Botafogo já era e a nossa realidade é outra. Por isso, continuemos focados nos resultados e vitórias, mesmo que estas sejam difíceis de assistir.

Por incrível que pareça, hoje eu pensei que o GLORIOSO faria uma partida diferente dos "moldes do Ney Franco", pois os primeiros dez minutos foram muito bons.

Um time rápido, envolvente e ofensivo, com entrega de todos os atletas...

Mas bastou o primeiro gol do Victor Simões (aos 9 minutos), que pronto...tudo foi "pelos ares". A missão de abrir o placar já estava conquistada e então foi "oficializada" a nova missão para os outros oitenta minutos de jogo: Administrar o resultado...

Se fizer gol, ótimo. Mas se não, tudo bem também, afinal, 1 a 0 para o Ney Franco é goleada. E é mesmo, pois os três pontos vêm com 1 a 0 ou 20 a 2.

Pouco importa!

De qualquer forma, a minha indignação é porque finalmente o time teria a "chance de ouro" para se desculpar com a torcida que ainda estava chateada com a goleada sofrida para o Vasco.

Era a hora de partirmos para cima da Cabofriense e além de golear o adversário, proporcionar momentos de euforia na acanhada arquibancada do estádio. Eles até resolveram melhorar a nossa situação, perdendo um zagueiro merecidamente expulso...

Mas não, fica para a próxima...

Quem sabe contra o Duque de Caxias? Por hoje fica o bom placar de 4 a 0. O "show", pode ser que seja na próxima rodada, no Engenhão.

Uma pena que, se for, eu não presenciarei, já que viajo na próxima quarta-feira (18/3) com o meu pai e só retorno no dia 10/4...

Ah, Ney Franco...assim peço um favor ao senhor: Continue sem dar "espetáculos" e com o futebol de resultados (e aqui eu não o critico por isso, afinal, queremos ser campeões, jogando bonito ou feio...), mas se você mandar o pessoal realizar uma partida convincente, espere eu voltar de viagem, ok? Estamos combinados?

É, amigos! Futebol é bola na rede.

Hoje o Botafogo deixou quatro na Cabofriense e voltou ao páreo na Taça Rio.

Mas, putz... como um "bom chato" que sou, foi uma partida irritante, mesmo com goleada!

Aos que ficam indignados com o meu "chatismo crônico", uma ótima notícia, amigos: Vocês não terão mais análises invocadas (até em vitórias) pelos próximos - quase - 30 dias.

Eu volto na véspera da semifinal da Taça Rio. Até lá, espero esquecer o Ney Franco, "irmãos Silva", Jean, Fahel, Diego, Alessandro, Emerson, Juninho, etc... por uns dias! Mas só eles, afinal, o Botafogo não dá, né?

Vamos que vamos, Fogão!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 4 X 0 CABOFRIENSE


1- Renan: Sem trabalho, exceto por três chutes - 6,5

2- Alessandro: Começa a se especializar em ser o pior em campo... - 3,5

3- Juninho: Como é driblado facilmente, meu Deus do céu! - 5,0

4- Emerson: Nas bolas aéreas é pior até do que o Juninho. Hoje, por incrível que pareça, foi "menos pior" que o parceiro - 5,5

5- Leandro Guerreiro: Mesmo improvisado, tem "rebolado" para auxiliar a dupla de zaga - 6,5

6- Thiaguinho: Belo cruzamento no primeiro gol e assistência para o Batista iniciar o terceiro. Participou menos quando foi deslocado para o meio - 6,0

7- Jean Carioca: Novamente apagado. Enganou bem contra o Resende e Dom Pedro - 4,0

8- Fahel: Com a bola nos pés é um horror. Além disso, perdeu poder de marcação do início do campeonato - 5,0

9- Victor Simões: Dois gols, mesmo jogando isolado na frente. Faz milagre neste esquema defensivista do time - 6,5

10- Maicosuel: O nome do jogo. O Botafogo só joga quando o camisa 10 tem a bola consigo - 7,0

11- Léo Silva: Mais participativo do que o Fahel, mas enfeita muito as jogadas e faz faltas desnecessárias. É "meio burrinho"... - 5,5

12- Renato: Um gol, dois chutes e mais nada. Mesmo... - 5,5

13- Lucas Silva: Nem chute a gol... - 4,5

14- Batista: Afobado em alguns momentos. Ainda assim, procurou ajudar mesmo atuando na ala esquerda - 5,5

Ney Franco: Hoje, com o jogo ganho, seria ideal testar os garotos da base... Mas não, melhor colocá-los no "fogo" dos clássicos, quando precisarmos correr atrás do placar, né? Não faz o time jogar ofensivamente nem com um jogador a mais. Impressionante... - 5,5

21 comentários:

Anônimo disse...

Amigos alvinegros, retorno de uma viagem ao Paraná, leio alguns blogs e só vejo pessimismo e passionalidade, após uma derrota justa para o Vasco, mas por um placar que não diz o que foi o jogo.O treinador, que não entrou em campo DE SAPATO ALTO COMO ALGUNS,sofreu a ira de muitos.Que culpa tem o mesmo, quando pereba pensa que é craque e dá molinho para o adversário.O NF, por quem já afirmei várias vezes, não nutro a menor simpatia, para mim é um gênio, pois está transformando um grupo de desconhecidos e com jogadores fracos, em um time de futebol COMPETITIVO para os padrões do carioca.Eu realmente não devo entender nada de futebol após mais de 50 anos frequentando estádios...Thiaguinho torto, Lg torto etc, menos gente, menos, vamos pensar um pouco.Vários jogadores destros jogaram na esquerda e foram muito bem( Marinho, Júnior e outros).Se fosse isso o mestre NS não seria a enciclopédia..Na falta de um especialista, porque não improvisar, pode dar certo... O LG é nosso melhor zagueiro, enquanto o Teco e o Wellington estiverem contundidos,e é ali que ele vai jogar.O NF já declarou várias vezes, inclusive qual a zaga titular, da qual eu afastaria o lentinho, que não joga nada.Dizer que o time não tem padrão, nem jogada ensaiada, só pode ser sacanagem com o cara ou então eu vejo outro jogo.Sem a zaga titular, sem o Reinaldo ou o Vitor Simões, o cara é campeão da TG, vai levar o time as semifinais da TR e alguns querem mais o que com esse grupo limitado? Porque alguns não atacam o lentinho e só caem de pau no Emerson? Pois acho ele menos ruim que o Juninho, pois pelo menos corre mais...Meus amigos, chegar onde o NF chegou com essa zaga, só um grande estrategista ou um cara bafejado pela sorte...Embora respeite todas opiniões contrárias, essa é a minha convicção....Ano passado todos queriam a cabeça do Renato Silva, hoje titular absoluto no SP e eu disse aqui que na opinião de um especialista da posição era o nosso melhor zaguerio...Quanto ao Renato,meio sem ritmo,mas demonstrou que será útil..Um bom domingo para todos e menos pessimismo, vamos atrair bons fluidos.Grande Rodrigão,um abraço do JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Fala,Jota!
Sumido...
Bom,em relação ao seu comentário, tu sabes que eu respeito muitíssimo, principalmente pelas nossas discordâncias de pensamentos sempre serem tratadas na mais absoluta educação e respeito. Por isso, adoro os seus comentários, amigo.
Mas tu sabes que eu penso o contrário. Aliás, concordo com vc no que diz respeito à zaga, que é fraquíssima (tb já não aguento mais criticar o Juninho),mas lembremos que foram jogadores indicados pelo treinador. Portanto, méritos dele por ter chegado ao título da TG com este elenco e responsabilidade dele por não termos um sistema defensivo confiável.
No mais, continuo achando que só estamos brigando pelo título pq o campeonato é fraco e estamos com sorte. Aliás, que ela continue com o NF, que eu reconheço alguns pontos positivos, como principalmente ter o time (grupo de jogadores) na mão, mas continuo achando que ele não sabe trabalhar nas adversidades e/ou com alternativas.
Nem acho que seja questão de vc, eu ou qualquer outro não sabermos "ver uma partida", Jota. Independente de 50 ou 5 anos de futebol, este esporte fascina pq permite diferentes visões (ângulos) de jogos. A sua é uma e no caso, a minha é outra. O que importa é o Botafogo, sempre!
Seja com NF ou sem ele! Eu preferiria sem, mas já que o NF é o treinador, pode não contar com a minha simpatia e admiração, mas terá a minha torcida, amigo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigão,acabei de ler o seu comentário e fico pensando como você pode achar que com esses jogadores que temos podemos partir para cima e dar show?Caia na real meu amigo,só o ensaboado e o Reinaldo sabem de bola,o resto não tem a menor condição de fazer o que você sonha e imagina,e não é culpa do treinador...Não desejo polemizar,mas a sua radicalidade contra o NF está sendo injusta ao extremo.Dê esse time ao Cuca pra ver o que ele faz...nem vice seria...Um abração do JOTA.

Danilo Julião disse...

Rodrigão, quer dizer então que suas análises vão esfriar por 30 dias? Serão dias longos, rsrsrsrs...

Cara, na boa. Eu preferi ouvir o jogo hoje que ver. Senão...e mesmo assim tive o (des)prazer de acompanhar com o Edson Mauro..o maior pé frio da rádio brasileira...
O time do Fogão esteve PÉSSIMO, salvando Renan e Maicosuel e VS. O resto...

PREFIRO NÃO COMENTAR!
Eu nem tenho mais o que dizer!
Abração e SA!

Rodrigo Federman disse...

Jota, não podemos esquecer que este time foi montado pelo NF, portanto, da mesma forma que tu consideras injusto eu atribuir toda a responsabilidade ao treinador, acho que isentá-lo da maior parte da responsabilidade tb não é o ideal.
Nem cogito dar este elenco ao Cuca, Jota. Deixemos ele passar sufoco no Flamengo. Ele é ex-treinador do Botafogo. Fiquemos com o NF, que é o atual.
Concordo que o Botafogo tem um time fraco, muitíssimo fraco, mas amigo, então o que é a Cabofriense?
Um time fraco (com um a mais em campo) deve sim, partir pra cima de um time EXTREMAMENTE MUITO FRACO (se for o caso), afinal, mesmo com o nível baixo de ambas, ainda há bastante desnivelamento das duas equipes.
Bom, respeito muitíssimo a sua opinião, Jota, mas é o que penso! Não estou certo e nem estou errado. Mas além disso, deixemos de lado,pois vencemos, conquistamos 3 pontos e isso que importa, certo?

Danilo, viajarei com o meu pai de 18/3 a 9/4 em merecidas férias, aonde esfriaremos as cabeças dos problemas do dia a dia!rs!
Tentarei acessar sempre, mas será dificílimo!
No mais, o time nem jogou tããão mal como em outras partidas (principalmente diante do Vasco), mas eu só lamento pq acho que poderíamos atuar mais ofensivamente (sempre)!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.
Concordo contigo em quase tudo, mas acho que o Batista entrou bem e merecia uma melhor nota. Tudo bem que é contra o Cabofriense, time fraquíssimo e não permite maior análise, mas contra o Fla ele já tinha feito um gol e jogado bem. Penso que já merece uma oportunidade no time titular. Fez bonita jogada no fundo num dos gols.
Boa viagem. Um abraço.
Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu tb acho que ele merece mais oportunidades. De repente, como volante mesmo no lugar do Fahel ou L.Silva.
Mas hj (apesar dos dois passes certeiros) pareceu um pouco afobado e mal na marcação. Quero acreditar que foi pelo fato de tb ter atuado improvisado em uma posição que não "domina", né?
Até quarta-feira estarei por aqui, cara!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Faça uma boa viagem, meu amigo. E divirta-se muito!

E não fique preocupado com a ausência de críticas ao Ney Franco, porque o amigo snoopy está atentamente a tratar do assunto...

Em contrapartida, eu vou mantendo o meu gosto pelos "resultados franquistas"... porque 4x0, sejamos francos... serve-me bem... como melhor ataque do campeonato... apesar das acusações de retranca...

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Fala Rodrigão,
Repito as palavras do Danilo, serão longos dias. (kkk)
Boa Viagem e pode deixar que tomaremos muitos calmantes para agüentar o treineiro e seus afilhados.
Do jogo você já comentou tudo e vi a mesma coisa, só quero falar sobre um lance; 5 minutos do segundo tempo o Alessandro e o Thiaguinho trocando passes lado a lado na direita, próximo à área do fantástico time de Cabo Frio e perdem a bola. Resultou um contra ataque e pela eficiência do poderoso time de Cabo Frio e seus jogadores não deu em nada. Por isso levamos um sacode na quinta-feira que até hoje estou meio sem rumo.
O BOTAFOGO adora ressuscitar “co-irmão”, digo isso, pois o que tem de neguinho que tirou a camisa do bacalhau do armário aqui no Rio é brincadeira. Como diziam para nós em outros tempos, ta um cheiro de naftalina insuportável.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Rui! Passarei aí "por perto" durante esses dias e tenho certeza que o Fabião manterá a chama dos críticos ao NF mais do que acesa! heheheh!
Mas em relação ao resultado, amigo, foi o que eu disse: Não discuto o fato de jogarmos por resultado. O que importa são os 3 pontos e quanto a isso, parabéns para o NF (Botafogo). E que ele continue assim, falo sério. O placar de hj tb me "caiu muito" bem e eu comentei isso. Só lamentei o fato de que, se insistissemos, poderiam ser 6, 7 ou 8, entendeu?

Fala, Gil!
Amigão, espero que vcs não esqueçam do CB neste tempo, hein!?
Cara, sobre o jogo, é o que eu disse....respeito a opinião de todos, mas eu vi o mesmo jogo que vc!!!E o que foi aquele lance em que o Alessandro tentou fazer um gol do meio de campo, hein!? hehehe!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

DETESTO o NEY Franga!!

jacob

Rodrigo Federman disse...

Somos dois, pai!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sobre o Reanato, vi nele uma característica que muito me agradou: dificilmente ele pensou muito com a bola nos pés, quase sempre foi toque de primeira. Isso poderá ser útil nos contra-ataques à nosso favor.

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Hangman! Além disso, parece ser um jogador que cadencia qnd deve (diferente do Lucas Silva, que cadencia sempre). Mas acho que demorará um tempo para ele render mais, afinal, estava sem jogar a muito tempo e me pareceu um pouco pesadão (ou forte).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pode ficar tranquilo que eu assumo o papel de criticar o Ney Franco. Você sabe que as minhas críticas são o fruto de profundas reflexões e estudos avançados sobre táticas, esquemas, cervejas e equinos. Apenas assim eu consigo comentar com o embasamento costumeiro. O meu comentário de hoje é:

- Ei, Ney Franco , vai tomar ...!

Boa viagem e um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha!
Foquinha, fico mais tranquilo ao saber que existirão defensores das críticas ao NF!hehehe!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, em parte concordo com o que você falou. Em relação ao time do Cuca "não saber defender os resultados e dar espetáculos" discordo. Em alguns momentos deu espetáculos, mas os que marcaram foram for espetáculos macabros, com na derrota contra o Boavita em 2007, quando o Cuca jogou com 4 volantes, deixando o LF no banco, ou então no primeiro jogo contra o Figueirense em que 0 2X0 foi pouco, graças as cagadas do Cuca armando a equipe de forma diferente do que vinha jogando. E o 2X2 no primeiro jogo da final de 2007, quando inexplicavelmente o time mudou a postura, de ofensiva para defensiva no segundo tempo. Não vou nem falar do River Plate. O Cuca é tão ruim quanto a maioria dos treineiros que estão por aí. Espetáculo dava o time de 67/68, que ganhava e jogava um futebol de sonhos. Não vejo um time brasileiro dar espetáculos há muito tempo. O time da cabofriense é horroroso, mas ganhou das florzinhas de virada e não fosse roubado complicaria a vida dos mulambos. E os mulambos, favoritos, até agora não fizram um jogo convincente. Ontem o Vasco penou pra ganhar o seu jogo, assim como as flrozinhas, que tem agora um técnico que é dos maiores enganadores do futebol brasileiro, mas tem sorte. Concordo com o JOTA, com esse time do Botafogo, esperar espetáculos é querer demais. Eu não gosto do NF, mas que ele está montando o time, isso ele está. O Botafogo com a bola nos pés está bem, sem a bola nos pés ainda é dose. Eu gostaria sinceramente que o Botafogo jogasse bonito e ganhasse, mas isso não é possível. Quando o Dorival dirigiu o Cruzeiro, quis jogar bonito, partiu prá cima, tomou algumas goleadas e foi mandado embora. Contra o Vasco, quisemos jogar de forma diferente e deu no que deu. Insisto no seguinte ponto: o Vasco só ganhou de quatro graças ao penalti inexistente, embora tenha merecido vencer. Em 95, o Paulo Autuori jogou o segundo jogo contra o Santos numa tremenda retranca, foi um sufioco terrível, não fosse o Vagner, babau. Não me lembro de nenhum contra-ataque perigoso do Bota no 2º tempo. Infelizmente ou felizmente, futebol é resultados. Ano passado, contra o SP, primeiro turno, o Botafogo deu um belo espetáculo, mas perdeu o jogo, e o SP, que nunca dá espetáculos é tri-campeão brasileiro. Vamos continuar criticando o professor aloprado, pois por enquanto está dando certo. Aliás, eu tenho pelo NF, quase a mesmo antipatia que tinha e tenho pelo Renato Gaúcho (enquanto vestiu a camisa do Bota em 92, me recusei assistir jogos do nosso time. Perdemos o tri em 91 por causa desse babaca). Só que por enquanto, o NF não entregou nenhum campeonato. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, é claro que em 2007 não demos espetáculos o tempo inteiro, mas se fizeremos uma análise final (na média), concorda que aquele time se caracterizou por excelentes partidas? É igual o atual, independende de vitórias e derrotas, se caracteriza por partidas chatas.
É só que eu quis dizer. E no que digo espetáculo, não precisa ser igual ao time de 2007 (até pq, sei que tecnicamente o atual é muito inferior), mas o mínimo de ousadia para fazer mais gols em um adversário fraquíssimo e com a menos.
Reparou que no segundo tempo apenas cozinhamos a partida? Poxa, a torcida paga o ingresso e quer ver ataque, sempre! Mas não, as substituições são sempre 6 por meia dúzia. E isso com um a mais em campo e infinitamente superior ao adversário.
No mais, eu só direi que o NF faz um bom trabalho, qnd ele finalmente deixar a sua teimosia (ou será burrice) de lado, escalando o time exatamente como a torcida quer e que tanto discutimos por aqui. Ou seja, Thiaguinho e Gabriel nas alas, LG no meio e por aí vai! Por enquanto, insistir nos erros é burrice, mas ele se prender às vitórias para justificar as suas escalações, esquecendo que esses times do interior do RJ são FRAQUÍSSIMOS!!
E vou além, amigo: Não podemos esquecer que o elenco foi montado pelo próprio NF. Ou seja, não podemos ficar com peninha dele, pois ele trouxe todo o Ipatinga pq quis...
Explico: O Grêmio não queria o Jonas de volta e a Portuguesa não tinha como segurá-lo por mais uma temporada. Seria um bom reforço (melhor que o Diego). O Wendell (Palmeiras, que disputou o nacional pelo Santos) estava encostado e seria bem melhor do que Lucas Silva ou Léo Silva. O Ferrero dispensado, seria melhor que o Emerson. O Luciano Almeida, dispensado, seria melhor que improvisar o coitado do Thiaguinho...ou seja, o time foi o NF que montou. Portanto, méritos dele qnd vencemos e responsabilidade qnd perdemos!
É a minha opinião, respeitando a sua e de outros amigos, Sérgio!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Felizmente nós podemos expressar nossas opiniões e concordarmos ou discordarmos sempre de forma civilizada, pois o que queremos é o bem do nosso Botafogo.Eu concordo que poderíamos ter melhores opções, mas será que o dinheiro dava. Continuo achando o NF é teimoso e burro, insistindo em determinados jogadores. Eu nunca escalaria no meu time o Emerson, Lucas Silva, Alessandro e não improvisaria o nosso melhor jogador de meio campo de zagueiro. O resto até que vai. Rodrigo, eu vou lhe confessar que eu sonho um dia ainda ver o Botafogo montar um time pelo menos próximo ao de 95. É um sonho, mas quem sabe? Quanto ao NF, enquanto estiver no Botafogo, independente de gostar ou não dele, torço para o seu sucesso, pois isso será a nossa alegria, jogando feio ou bonito. Só não prometo que nvou ouvir as suas músicas. Abs e SA!

snoopy em p/b disse...

kkkkkkk

acho que estou pegando pesado com o treinador (?). hehehe
quer saber? vou continuar porque está dando certo.
bom, pelo menos, está "tudo dentro do planejamento", mesmo que seja sofrer uma goleada para o rival.
hehe

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha!
Sérgio, eu ainda cheguei a escutar todas as músicas do NF (juro), e realmente, concordo: Não dá! hehehe!
Agora, estou contigo no que se refere à, gostando ou não, torço por ele, afinal, é o treinador do nosso amado Botafogo.

Hahahaha! Fabião, tudo pela superstição! ehhehe! Tô contigo, portanto, continuemos falando das cagadas do "professor", que tá dando certo...ou como vc disse, está dentro do planejamento! hahahah!

Abs e SA!!!