05/04/09

O trio que faz diferença



Os jogadores botafoguenses passaram a última semana dizendo que o jogo contra o Resende seria mais difícil do que na final da Taça Guanabara, quando o Botafogo venceu por 3 a 0 e conquistou o título do primeiro turno.

Humildade em excesso ou apenas uma média?

Pouco importa, pois foi bem diferente do que previam os botafoguenses...
...o GLORIOSO venceu novamente, mas desta vez "sapecou" um gol a mais (4 a 0 - Reinaldo, Victor Simões, Maicosuel e Jean Carioca).

A vitória garantiu o Botafogo na semifinal da Taça Rio, ficando à apenas duas partidas do que pode ser o título estadual antecipado. Para tanto, precisa vencer o Vasco no próximo final de semana.

Antes de falar rapidamente do triunfo alvinegro, vale um destaque: Eu preferia pegar o sempre pequeno "Unimed FC" na semifinal. O Vasco está embalado, jogando bem e conta com um treinador que faz a diferença. Tomara então que eles não estejam em um bom dia quando nos encontrarmos novamente no campeonato.

Por falar em embalado e jogando bem, o que dizer do Botafogo diante do Resende?

O jogo foi muito fácil e em momento algum passamos por dificuldades criadas pelo adversário. Pelo contrário, os maiores problemas foram criados por nós mesmos. Principalmente quando a bola não estava com o Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões.

Aliás, eu acrescentaria o Leandro Guerreiro à lista. Mas quem faz diferença mesmo é o trio ofensivo.

Cada um deixou a sua marca. Primeiro o Reinaldo (em passe do Victor), depois o próprio "camisa 9", e finalizando, o Maicosuel (após passe do Reinaldo).

Eu achava que o Ney Franco iniciaria o jogo com o time de sempre, mas desta vez o treinador me surpreendeu positivamente ao escalar o Gabriel de início. Também vale o registro da mudança de posicionamento (logo no início) do Leandro Guerreiro, que cresceu de produção assim que foi deslocado para o meio de campo.

Será que o "professor" começou a enxergar o óbvio?

Não sei, amigos. Mas hoje ele mandou bem e por conta disso, deixo o registro positivo ao treinador que sempre critico. Ah, e claro...torço desesperadamente para que não seja apenas "uma nuvem passageira de bom senso"...

Apesar da fragilidade do Resende, o Botafogo começou o jogo errando muitos passes deixando alguns espaços na entrada da área. Enquanto o Fahel era zagueiro - não auxiliando o Guerreiro e o Batista -, o Victor era obrigado a se movimentar por todo o ataque, pedindo a bola e armando as jogadas ofensivas. Isso porque o Maicosuel era bem vigiado e o Thiaguinho não tem o pensamento rápido (e habilidade) necessário para ser um "criador".

O que poderia ser um vacilo, até que não deu tanto efeito negativo, pois - sabe-se lá como - o Victor conseguia buscar as bolas e estar na área para as conclusões.

Por sorte o Botafogo tem três bons jogadores ofensivos, que mesmo sem tanto auxílio dos companheiros, fazem diferença entre eles. Em um lance de habilidade e visão de jogo, o "pitbull" deu um drible desconsertante no zagueiro e deixou o Reinaldo cara a cara com o gol.

Caixão! 1 a 0 para o GLORIOSO!

Depois ainda tivemos dois lances agudos em jogadas individuais do Maicosuel. Uma pena que não foram completadas com precisão.

Nada mais aconteceu na primeira etapa, exceto por uma defesa sensacional do Renan, que nos salvou do empate do Resende, quando a torcida já começava com algumas pequenas vaias.

Ney Franco ainda foi obrigado a mudar a formação da equipe, já que o Gabriel sentiu um choque e foi substituído pelo Batista. O volante entrou muito bem e deu a ajuda que o Leandro precisava para distribuir as bolas.

O segundo tempo mal começou quando o Victor Simões voltou a assumir a artilharia do campeonato carioca, subindo no "terceiro andar" e marcando o segundo gol alvinegro.

Não foi preciso mais do que cinco minutos e outro ataque com a marca do "trio": Reinaldo puxou o contragolpe e serviu o Maicosuel, que recebeu com calma, entrou na área e correu para o abraço.

Vitória confirmada! Classificação garantida, afinal, o Vasco também vencia o Bangu.

E provando que hoje foi um bom dia para o Ney Franco (me surpreendeu), ele sacou o autor do terceiro gol e o Thiaguinho logo em sequência, evitando o risco de receberem cartão amarelo e desfalcarem o time na semifinal.

Jean Carioca substituiu o Maicosuel e o Túlio (ex-Souza) entrou na vaga do Thiaguinho. Com isso, Batista mudou de posição, tomando conta do lado esquerdo.

Além de fôlego para marcar, o Batista provou que tem muito mais categoria do que o Fahel (em minha opinião, o ex-volante do Avaí deveria ser titular ao lado do Leandro). O exemplo foi no lance do quarto gol, quando ele cruzou com perfeição para o Jean Carioca - que não jogava nada até o momento - finalizar o marcador.

A esta altura, o Botafogo já tinha o "Unimed FC" em vista na semifinal e o restante do jogo foi apenas para passar tempo, com toques laterais e sem tanta insistência dos alvinegros. Exceção ao Victor Simões, que jogou sério o tempo todo, chutando quando abria espaço, marcando, voltando. Enfim, o atacante foi um "monstro" em campo!

Ainda deu tempo para o Túlio mostrar que o gol da quinta-feira passada pode ter sido o início de uma "nova era" em General Severiano...

Depois de uma bela arrancada, ele entraria livre na área, quando foi "agredido" pelo zagueiro do Resende, que logo recebeu o justo cartão vermelho.

Eu confesso que quando vi o Túlio em direção ao gol, torci para outro "final feliz" do atleta. Uma pena que o zagueirão não tenha permitido! De qualquer forma, continuo com a sensação de que o Botafogo "ganhou um baita reforço" para o restante da temporada.

Apito final e revanche marcada contra o "Unimed FC"?

Que nada...o Flamengo empatou o clássico no Maracanã (no último minuto) e mudou o cruzamento do final de semana que vem. Em uma questão de segundos, saímos do "timinho de terceira" e pegamos um adversário de mais respeito, apesar de estar na segunda divisão nacional em 2009.

Que venha o Vasco! É a oportunidade de devolvermos a goleada? Nem precisa, amigos...
...qualquer 1 a 0 será goleada. Principalmente para o Botafogo, que tem apenas 180 minutos pela frente para gritar: É campeão!!!

Antes, porém, uma "passadinha" em Campos na quarta-feira...

Apesar de saber que na pior das hipóteses, podemos ter o jogo de volta contra o Americano, torço para que o Ney Franco não escale um time misto no meio de semana.

Precisamos encarar essa reta final com todo o gás possível. Todo o sacrifício será mais do que necessário, mesmo que a escalação do "trio de ouro" seja um risco para o final de semana.

Não podemos nos dar ao luxo de escolher adversários e/ou ocasiões. Nosso time é limitado (e dependente do trio) e precisa pensar em rival por vez...

Assim, que venha o Americano! Que venha o Vasco! Que venha o Flamengo ou "Unimed FC"!

Rumo ao título, Fogão!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 4 X 0 RESENDE


1- Renan: Duas defesas incríveis - 6,5

2- Alessandro: Discreto. Pelo menos não repetiu as últimas - péssimas - atuações - 6,0

3- Wellington: Provou que a zaga do Botafogo é ele e mais um... - 6,5

4- Emerson: Hoje não jogou mal, apesar da zaga ter sido pouco exigida - 6,0

5- Leandro Guerreiro: É o coração da equipe - 6,5

6- Gabriel: Fez umas duas boas jogadas e quando começava a "entrar de vez" no jogo, saiu machucado - 6,0

7- Reinaldo: Mais um gol marcado e uma bela assistência para o Maicosuel - 6,5

8- Fahel: O conhecido futebol burocrático, sem aparecer para o torcedor (na defesa, no meio ou no ataque) - 6,0

9- Victor Simões: O melhor em campo! Correu os 90 minutos por todos os lados, voltou para marcar, assistiu aos companheiros e ainda marcou o seu gol - 7,5

10- Maicosuel: Faz diferença mesmo quando não está no seu melhor dia. Fechou a tarde positiva do trio ofensivo - 6,5

11- Thiaguinho: Rende melhor quando tem funções defensivas. Como o Victor Simões, correu o tempo todo - 6,0

12- Batista: Ajudou a movimentar a bola no meio de campo e ainda fechou o lado esquerdo - 6,5

13- Túlio: Uma boa jogada em pouco tempo no campo - 6,0

14- Jean Carioca: Apesar do gol de raça, continua devendo futebol - 6,0

Ney Franco: A grata surpresa da tarde, acertando na maior parte da partida - 7,0

20 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Jogo tranquilo, vitória tranquilo, Gostei do time, vamos ganhar do Vasco e seremos tri da Taça Rio, em cima de uma dos mulambos, fra ou frufru, que ambos são a mesma m@##@@&. Se a diretoria do Botafogo aceitar jogar no sábado, desisto. Por que beneficiar quem quer que seja? Regulamento é para ser cumprido. Abs e SA

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, vamos ganhar, amigo!
Olha, eu tenho um motivo particular para preferir o jogo no sábado: Seria um presentaço de aniversário!rs!
Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

É, Rodrigão...jogo foi mais tranquilo que imaginamos e o NF acertou em cheio na escalação...pena que o Gabriel saiu com lesão...

Agora vem a verdadeira decisão: o Vasco está muito embalado! Se jogarmos com metade da garra que jogamos na Taça GB, estamos a 2 passos do paraíso!

Abração!SA!

Anônimo disse...

Caros amigos, sem o juninho, quase não corremos riscos.Quando a alegria dos atacantes adversários não joga, tudo flui normalmente e até a saída de bola melhora. Espero que contra o bacalhau, o NF não invente, barrando o garoto para colocar a mala sem alça.Devolva-o para o SP, de graça ou até pagando algo por fora kkkkkkkk.Um abraço do JOTA.

Marcelo Brito disse...

Saudações a todos:

O adversário foi muito fraco e não criou a menor dificuldade para o Botafogo.

Pelo segundo jogo seguido o Ney Franco manteve o Fahel como terceiro zagueiro e o Leandro Guerreiro no meio de campo. O Fahel se posiciona melhor na zaga do que o Leandro, principalmente no jogo aéreo. O Leandro se posiciona melhor no combate ao meio de campo inimigo, e se movimenta mais.

O Fahel ainda tem uma outra vantagem sobre o Leandro Guerreiro no ataque, pois se enfia melhor, mas quando dispomos do trio Reinaldo, Maicosuel e Victor Simões, dá para abrir mão dele na frente.

Apesar de sentir muita má vontade da torcida para com o Juninho (que realmente não tem se apresentado bem), acho que ele não está sendo bem aproveitado nas faltas à distância. Se ele voltar a bater na bola como em 2007 (fazendo-a quicar uma, ou duas vezes na frente do goleiro e forçando-o a rebater) ele pode se tornar uma arma importante num ataque com jogadores rápidos como o nosso.

O Maicosuel foi marcado em cima pelo Marcio Gomes (ex-junior do Botafogo) até o primeiro gol, depois ele encontrou mais espaços.

O Batista entrou bem e eu, pessoalmente, prefiro ele jogando com o Thiaguinho do que o Gabriel.

Marcelo Brito disse...

Com relação à Copa do Brasil, concordo com a opinião do Rodrigo:

Acho que devemos jogar completos para tentar eliminar eles logo de uma vez. Prefiro jogar duas vezes essa semana, do que correr o risco de jogar duas vezes na semana que vem quando podemos estar definindo o título do campeonato.

Anônimo disse...

O time do Botafogo para as finais tem que ser Renan, Emerson, Wellington, Tiaguinho, Gabriel, Guerreiro, Batista, Renato, Maicosuel, Reinaldo, Vitor Simões... esse são os melhores jodadores que nós temos. O time é muito limitado mas estou confiante no título!!! DA-LHE FOGOOOOOOOOOO

João Pedro disse...

Jogo muito bom e time jogando bem, só não espero q o Renan vacile na smi-final.Fahel melhor que o Juninho na minha opinião, jogando na zaga mesmo, LG como vc disse vamos ver se NF percebeu agora q ele é volante.


Agora uma dúvida aqui sem falar de futebol, hj eu estava debatendo determinado assunto com uma pessoa, eu escrevi torÇo ele falou q estava errado, agora vi ae noi texto torÇo essa pessoa falou q o certo seria torCo, iae é torÇo ou torCo eu acho q é torÇo.

Danilo Julião disse...

João Pedro, é 'torço' mesmo.
Vamos torcer galera, estamos a 2 passos do paraíso!!

Rodrigão, como vc reagiria se você recebesse esse presente?rs

Abração!SA

Rodrigo Federman disse...

Danilo, o Vasco está embalado e ao meu ver, tem um treinador muito melhor (os times se equivalem).
O negócio é marcarmos o CA, pois no returno ele nos destruiu!
De qlq forma, se jogarmos com raça, tb acho que passamos!
Cara, seria(será) um presentão!

Jota, acho que o Wellington não sai mais! Aliás, ele não pode sair mais!
Mesmo reconhecendo que o Juninho está PÉSSIMO, ainda o prefiro ao Emerson. Tb acho que o sistema defensivo de hj esteve melhor qnd o NF inverteu o LG com o Fahel. Como o Fahel é nulo (marca lentamente e não se apresenta pra jogar), o LG ganhou todo o meio, aonde ele conhece - e joga - como poucos no Botafogo!

Marcelo, percebi a mesma coisa: O LG no meio e o Fahel na zaga melhora não só a zaga, como principalmente o meio! Passou da hora do NF manter este esquema!
A respeito do Batista, acho que ele tem vaga neste meio de campo, ao lado do LG!! Além de marcar bem, ele tem muito mais saída de bola e qualidade do que o Fahel! Em compensação, perdemos na jogada áerea, onde o Fahel é hj o mais perigoso dos alvinegros.

Anônimo, conforme eu lhe respondi no post anterior, acho que o Renato não pode entrar agora, pois além de ser um momento decisivo, ele não está com condições físicas adequadas.

João Pedro, a torcida é essa: Que o NF tenha, enfim, visto que o Botafogo é outro (muito melhor) com o LG no meio!
Sobre o "torço" ou "torco", o Danilo deu a deixa!rs!

Abs e SA!!!

Luciana Moraes disse...

Agora que estou formada pensei:voltarei com toda carga para meu querido blog.Que susto! Rodrigo elogiando o NF? Se bem que neste último jogo ele até que se comportou direitinho.Meu amigo espero que tenhas o melhor presente do mundo:o nosso Fogão campeão.Mesmo sendo contra o bacalhau lhe digo que o que aconteceu no último jogo contra eles,é aquele tipo de partida atípica que acontece uma vez na vida e outra na morte.Dá-lhe Glorioso falta pouco!Saudações.

Rodrigo Federman disse...

Luciana! Pois é, confesso que até eu fiquei assustado com os elogios ao NF, mas convenhamos, ontem ele não faz as habituais cagadas, né?!heheheeh!
Só espero que não tenha sido um jogo atípico dele, como o Botafogo e Vasco que vc falou que acontece uma vez na vida e outra na morte! heheheh!
Faltam dois jogos! Concentração total!!!rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

vimos o mesmo jogo, amigo.
que venha o vasco!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, e pela primeira vez (graças a Deus), o NF tb! hehehe!
Abs e SA!!!

Antoni disse...

Acho q o Bota n devia brigar por jogo na quarta, é desgaste certo com a federação e a gente sabe o q acontece com qm arruma briga com eles. Sinceramente jogo no sábado ou no domingo n muda mt coisa.

Eu gostei do pegarmos o Vasco, apesar de achar o Frufru mais fácil. Acontece q tenho certeza q o gol do Fra aos 49 foi o gol da eliminação dos mulambos.

Abç!

Rodrigo Federman disse...

Antônio, eu tb não vejo essa diferença gritante em jogar sábado ou domingo. Até pq, viajaremos até Campos...3 horinhas do RJ!
E apesar de tb achar que o Unimed FC eliminará os molambos, eu juro que preferia os tricoletes inexpressivos do que o Vasco embalado e invicto há mais de 12 jogos!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não acho o Vasco tão bom assim. Pode até ter o melhor técnico, mas em 3 ou 4 partidas teve ajuda de sorte e da arbitragem, contra o mesquita por exemplo, jogando em SJ. Sobre a mudança da partida, vejo problema sim, pois perdemos um dia na preparação. Quanto ao seu aniversário, você comemora duas vezes, no dia e no domingo, com a vitória do Fogão. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, realmente eles estão longe de ter um timaço, mas além de terem o melhor treinador (em minha opinião), o Botaogo tb não tem jogado bem e contado com a sorte em alguns jogos. Ou seja, está bem nivelado.
Sobre o tempo de preparação, eu concordo mais ou menos, pois sabemos que se a partida for confirmada pro domingo, no máximo teremos um daqueles inúteis rachões de meia hora no sábado. Ou seja, nem pode ser considerado treinamento!rs!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Mas um dia de descanso é importante. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu entendo e até concordo com este argumento, mas convenhamos, os caras são uns cavalos, profissionais e muito bem pagos para aguentar este "pequeno sacrifício"!hehehe!
Abs e SA!!!