01/04/09

Papel de líder



O que é preciso ser feito quando um time não está rendendo o suficiente para conquistar as vitórias e/ou empolgar a sua torcida?

Eu diria que há a necessidade de cobranças, sejam elas externas (torcedor x jogadores) ou internas entre os próprios atletas e comissão técnica.

Pois bem, segundo o Lancenet, o atacante Reinaldo assumiu o papel de líder do grupo na tarde de ontem e "lavou a roupa suja" junto aos companheiros, exigindo a volta do futebol apresentado na Taça Guanabara, além de mais empenho e dedicação nas partidas que faltam ao GLORIOSO.

Gostei de saber disso! O Reinaldo é um dos jogadores mais experientes e neste momento alguém precisa "ligar o sinal de alerta" em General Severiano.

O engraçado, é que além dos atletas mais "rodados", eu acho que o papel de cobrança cabe também ao treinador de um time. No caso botafoguense, o Ney Franco.

Acontece que em vez de "tomar a frente" no papo em grupo e/ou fazer coro às palavras do Reinaldo, o técnico alvinegro preferiu repreender o atacante...

O motivo? "A lavagem de roupa suja" deveria ser interna!

No atual momento, o torcedor (falo por mim) quer ver exatamente o que fez o Reinaldo: "Brigas" (não no sentido literal), cobranças, "discussões" e união entre os jogadores.

Ao menos conforta e nos mostra que o grupo entendeu a necessidade de mudança de atitude! Algo que jamais veríamos se fosse "conversado entre quatro paredes".

Valeu, Reinaldo! Você cumpriu o papel de líder e de "treinador".

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

andré rj disse...

hahahaha, Rodrigo!!! não demorou nada, hein? hehehe!!!
Cara, é isso mesmo que eu penso. Nem me lembro qual foi a última vez que um jogador nosso com essa postura... Acho que só o Gotardo em 95 naquela briga dele com o Túlio... Mas depois, o que se viu? Ele levantando a taça meses depois... É por aí... O cara é acostumado a ganhar títulos, e não quer perder esse por nada, ainda que o cognitivo não tenha gostado na hora... E por falar nele: Vai à m... ney franco!!!

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, cobranças são mais do que necessárias! E não tem essa de "interna" ou "externa", né? Internamente eles devem tratar dos seus contratos, salários, etc...Agora, qnd o assunto envolve "o jogo", eles devem satisfações aos torcedores. Por isso, têm sim, que "brigar" em campo pra todo mundo ver. Diferente do que pensa o medroso do NF, que a cada dia que passa, mostra ter menos e menos qualidades como treinador!
Neste caso, falta-lhe coragem, comando e atitude. Apesar de eu não ficar surpreso com isso! heheheh!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
a cada dia que leio seu blog, fico mais confuso.

pô, eu leio o lance e vejo reportagens dando conta de que temos um técnico estrategista, que sabe como ninguém montar um time (um especialista em montagem de elenco), que tem olho clínico nas categorias de base (onde, aliás, ele está promovendo algo há muito tempo não visto no clube, que é a promoção de oito jovens para o profissional)...
daí vem você falar que "a cada dia que passa, mostra ter menos e menos qualidades como treinador!".
pô, francamente, eu acredito muito mais na frapress do que em vc...

Rodrigo Federman disse...

Hahahhahahaha!
Fabião, vc está mais ácido do que limão! hahaha!
Cara, na verdade, eu confesso: Tb concordo com tudo que sai na mídia, pois vejo no NF um cara vibrante, coerente, líder, estrategista, estudioso do futebol e analista das categorias de base. Apenas falo o contrário da boca para fora, com intuito único de ser considerado um "chato por natureza" e/ou "perseguidor" do super-técnico NF!
Aliás, se eu fosse o MA, trataria de armar logo um contrato vitalício para o "professor", amigo!rs!
É....rir para não chorar!rs!

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Por ajuda explícita da arbitragem e sendo acusada de um complô para beneficiar o clube da gávea, a Ferj achou por bem tirar os pontos do CRF obtidos com a conivência da arbitragem. Sendo assim, o rubro (de vergonha)e negro (de sujeira) fica alijado da competição, para o bem do esporte no estado do RJ e no país, apesar da ladroagem descarada dos pol[iticos continuar impune, mas o presidente lula promete apurar todas as denuncias, inclusive renunciando caso fique provado o seu envolvimeto em alguma falcatrua. Hoje é 1º de abril, eu não podia perder essa. Valeu Reinaldo, é isso aí, Fogão rumo ao título desse campeonato calhorda, mas que não podemos perder. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Pô, Sérgio! Que susto, cara! Eu nem tinha atentado à data! hahahahah!
O NF é um dos melhores técnicos do Brasil...
...pronto, tb mandei a minha: 1 de abril! hehehe!
Abs e SA!!!

Paulo Nacif disse...

Rodrigo,

Sou apaixonado pelo Botafogo, mas a verdade é dura.

Como venho dizendo a muito tempo, o Botafogo está perdendo muito tempo com o Ney Franco. Aliás, já perdeu 3 meses, e estamos cada vez pior do que da última vez.

E assim, vai ser, até perdermos tudo que temos direito, ou seja, até a vaca ir para o brejo.

Só espero, que a mudança não venha tarde demais.

Sds botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, vc não está sozinho nesta análise, amigo!
Penso exatamente da mesma forma!!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tb acho que todos devem ser cobrados e muito, pois as últimas atuações foram lamentáveis, porém, pelo que eu li, e só por isso posso tirar minhas conclusões, já que não estive presente para ver o que realmente aconteceu, o fato da cobrança do Reinaldo pareceu algo para chamar a atenção da mídia, que estava perto e pôde escutar, e posar de líder cobrador.
Reinaldo não vem correspondendo às expectativas e contra o Flu foi mais uma péssima atuação. Agora ele vem à frente cobrar mais disposição como se ele estivesse bem?? Não sei, não vi, mas não me cheira bem, se a cobrança foi em nome do grupo, para melhoria geral, tudo bem, mas se foi na base do eu venci, nós empatamos e vcs perderam, não pega bem e faz mal ao grupo.
Lembro que contra o D.Caxias ele fez questão de bater o penalti qdo estava 3X0 e agora contra o Flu?
0X0 e vai o Maicosuel?? Cadê a liderança? Cadê a moral?? Tô desconfiado desse negão.

Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, a sua observação é pertinente e faz certo sentido. Ainda assim, eu quero acreditar (e torço para) que foi mesmo uma cobrança de um jogador mais experiente. Até pq, vale lembrar que no início da temporada ele já havia participado de outras "broncas" com determinados jogadores, cobrando mais seriedade e tal.
Concordo que ele ainda está devendo, mas repito: Quero acreditar que tenha sido uma cobrança de líder nato (que ao meu ver, deveria partir do NF) ao invés de apenas para chamar atenção e fazer graça!
Abs e SA!!!