02/04/09

Vitória com final (gol) emocionante



Foi de emocionar!!!

Não, amigos. Não falo da vitória do Botafogo sobre o Madureira (3 a 2 - Leandro Guerreiro, Reinaldo e Túlio Souza), mas atento especificamente ao último - o da vitória - gol alvinegro.

O empate de 2 a 2 persistia até os 49 minutos do segundo tempo, quando um dos jogadores mais criticados pela torcida não se acovardou (como vários outros) e chutou forte, garantindo os três pontos...

Se alguém merecia este gol, não poderia ser outro, se não o Túlio Souza.

Depois de chegar ao clube com status de revelação do Coritiba, conviver com uma séria contusão e não render no Botafogo o mesmo futebol da época do Coxa, dá para entender exatamente o que levou o jogador à comemorar o gol com tanta raiva, emoção e vontade.

Eu confesso e reconheço que o Túlio ainda não é sombra do atleta que apareceu no Paraná. Confesso também que o futebol apresentado até o momento não o creditaria a permanecer no Botafogo, mas ele é um tipo de jogador que eu não consigo "perseguir" como muitos outros por aí...

A razão?

Simples...enquanto uns não se entregam e não sujam os uniformes, o Túlio Souza sempre fez exatamente o contrário: Mesmo sob vaias, protestos e críticas (justos, diga-se de passagem), nunca o vimos se esconder em campo e/ou pecar pela omissão. Aliás, as críticas aumentavam a cada chute, passe errado ou cartão recebido. Tudo porque ele jamais se escondeu em campo.

Enfim, não vou jogar confetes no Túlio Souza somente por causa do gol desta noite. Eu apenas fico feliz porque é um dos atletas que mais torci pela recuperação no elenco botafoguense. Espero que a partir de agora ele reencontre os melhores dias da época do Coritiba!

Por isso tudo, não concordo com as ofensas do atleta ao torcedor na arquibancada, mas entendo exatamente o que passou na sua cabeça naqueles segundos preciosos. E mais: Foi emocionante ouvir a sua entrevista, pois senti sinceridade e bastante emoção nas palavras.

Mas por quê falar do Túlio Souza e não da partida, Rodrigo?

Talvez porque o primeiro tempo tenha sido sofrível e se não fosse o lindo gol do Alex Alves, poderíamos desconsiderar que houve uma partida de futebol profissional.

Aliás, o Alex Alves era um atacante que eu gostava na época do Fogão e por isso achei legal o seu "gesto pós-gol", não comemorando em respeito à torcida botafoguense.

Agora, o Botafogo tem um time muito fraco...
...e fica mais evidente quando consideramos a possibilidade desta ter sido a escalação inicial mais próxima da que grande parte dos torcedores julga ser a ideal.

Outra coisa cada vez mais visível aos olhos de qualquer "leigo no futebol": Se este é o "prometido melhor meio de campo do Brasil", não quero imaginar o pior. O setor alvinegro é tão fraco que obrigou o Juninho a tentar atuar como volante, já que o Fahel é burocrático ao extremo e o Ney Franco insiste em colocar o Leandro Guerreiro na zaga.

Bastou o Guerreiro ser descolaco para a sua real posição, e o GLORIOSO ao menos melhorou um pouco no segundo tempo. Ah, mesmo com as substituições feitas pelo treinador. Afinal, o Batista estava pior que o Fahel? E "mal por mal", o Juninho ao menos tem a "bola parada" para diferenciá-lo do Emerson. Isso tudo porque não quero falar do Lucas Silva, o Renato Augusto botafoguense...

O desenho da partida continuou o mesmo na segunda etapa, até que em um lance casual, Leandro Guerreiro foi premiado com o gol do empate.

Parecia que o Botafogo viraria o placar a qualquer hora, mas continuávamos assistindo um festival de passes errados e confusão tática em campo. A esta altura dependíamos apenas de um lampejo do Maicosuel, Reinaldo ou Victor Simões.

Deus ouviu a nossa prece!

Depois de uma boa jogada do "camisa 9", Reinaldo recebeu a bola, disputou com o zagueiro e marcou um golaço com categoria.

O relógio já marcava quase 40 minutos e o Botafogo assumia a vice-liderança do grupo. De repente, apagão...

Cobrança de falta para o Madureira e empate tricolor.

O que um time fraco e mal treinado como o GLORIOSO consegue fazer em cinco minutos e quando está nervoso e pressionado pela torcida?

É verdade: Nada!

O desespero era tanto que o Túlio Souza resolveu cobrar uma falta perigosa que estava pedindo para ser batida pelo Maicosuel. Apesar do erro, comentei com meu pai e irmão: "Que merda! Mas ao menos o cara tem peito de pegar a bola e encarar as vaias".

Parecia que eu estava prevendo o que aconteceria no lance seguinte, quando já estávamos no último minuto dos descontos...

Outra bola para o Túlio Souza, uma bomba e volta-se ao primeiro parágrafo deste post!

Por respeito aos amigos, prefiro terminar sem as habituais críticas que faço ao time (e principalmente ao treinador), enaltecendo o "nirvana" do Túlio na noite desta quinta-feira.

O resto? Nenhuma surpresa. Continua tudo a mesma coisa...
...um time mal treinado, escalado e distribuído.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 3 X 2 MADUREIRA


1- Renan: Sem culpa nos gols - 6,0

2- Thiaguinho: Se esta era uma boa oportunidade para mostrar serviço no lado direito, passou em branco - 5,0

3- Juninho: Continua muito lento, mas faço uma observação: Está sendo sacrificado pela omissão dos volantes do time, que são burocráticos e sumidos - 5,0

4- Emerson: Levando os costumeiros dribles dos atacantes. Pelo menos não fez cagadas - 5,5

5- Leandro Guerreiro: Será que, enfim, o Ney Franco viu que o Guerreiro é outro jogador quando atua no meio? - 6,5

6- Gabriel: Pareceu um pouco perdido com o posicionamento em campo. Ainda assim, foi o principal responsável pelas jogadas na esquerda, até ser substituído - 6,0

7- Reinaldo: Estava apagado e havia perdido um gol de cabeça. O pouco de técnica acima da média permitiu que ele amenizasse a situação com um lindo gol - 6,0

8- Fahel: Não está marcando como na Taça Guanabara e além disso, foge das bolas, sempre tocando para os lados - 5,0

9- Victor Simões: Continua saindo muito da área, pois o esquema não o auxilia. Não fez gol, mas deu o passe para o Reinaldo. Só me pareceu reclamar demais em algumas jogadas - 6,0

10- Maicosuel: Melhorou no segundo tempo, quando teve mais espaços para os seus arranques - 6,0

11- Batista: Estava melhor do que o Fahel. Mas o Ney Franco não achou e preferiu sacá-lo no intervalo - 5,5

12- Léo Silva: Entrou para fazer faltas. Apenas isso - 5,0

13- Lucas Silva: Entrou em campo? - 4,5

14- Túlio Souza: Não havia acertado um passe sequer, apesar de nunca se esconder. Coroado com o emocionante gol e comemoração da vitória - 6,0

Ney Franco: Em minha opinião, substituiu mal no intervalo. Se complica com as infinitas variações que promove em cada partida. Ao menos tem sorte - 5,0

22 comentários:

Anônimo disse...

O lateral direito, Ney (foto), atualmente titular absoluto do clube português, Estrela da Amadora, deve retornar ao futebol brasileiro a qualquer momento. O Botafogo do Rio de Janeiro e o Ceará Sporting estão interessados na contratação do lateral.

Ney, 27 anos, jogou em vários clubes do Brasil. O jogador vestiu as camisas do Confiança/SE, Bahia, Atlético/PR, América/RN, Bragantino/SP e Curitiba/PR.

Destaque por onde passou, Ney aguardo a confirmação contratual com um dos dois clubes interessados. Durante a semana o seu procurador, Elenilson Santana, ficou de definir o contrato com o Batafogo ou Ceará.
Com Jean Coral e Ney agora o Botafogo vai... estão querendo afundar o nosso Botafogo! Fora Ney Franco

Marcelo Brito disse...

Rodrigo e demais amigos:

[b]Sobre os gols do Madureira:[/b]

[b]1.[/b]Eu não coloco culpa do primeiro gol no Renan.
O problema, no primeiro gol, foi o Jones ter conseguido passar por três defensores (Thiaguinho, Batista e Juninho) que o cercavam.
A primeira coisa que chama a atenção, foi ninguém ter feito falta nele. Eles estavam próximos a linha lateral do campo. A segunda coisa que chamou a atenção, foi o Thiaguinho e o Juninho estarem cobrindo jogada no lado esquerdo de nossa defesa (os dois estavam jogando pela direita).
O Fahel, até que fez boa cobertura ao Thiaguinho, chegando ao Alex Alves. Este percebeu o Renan adiantado, tentando fechar o ângulo, e colocou preciosamente a bola no angulo superior do gol.
Só achei presepada o Renan cair no chão, como se tivesse qualquer chance de chegar na bola. O VT não mostra se ele escorregou ou não.

[b]2.[/b] O segundo lance foi mais difícil de analisar por culpa do narrador do SporTV, que disse que a bola passou pelo meio da barreira, que teria aberto mais uma vez. Não passou. (tive que ficar aguardando o VT dos melhores momentos para ter certeza)
Acho que foi mais uma falha do Renan, a barreira estava cobrindo a trave esquerda do gol e a bola entrou perto da trave direita que era o canto que o Renan estava cobrindo.
A bola não passou por buraco algum da barreira (os jogadores não abriram a barreira).

[b]Restante do time:[/b]
Achei que a escalação do Thiaguinho na lateral/ala direita corrigiu parcialmente o problema de marcação por aquele lado.
O time ganhou ofensiva e defensivamente.
O Thiaguinho só precisa corrigir essa mania de entrar de primeira nas bolas. Tem que cercar mais o adversário antes de dar o bote. Ele gasta muita energia tentando se recuperar do primeiro drible, normalmente levado quando ele entra de primeira na bola.

A escalação do Batista no meio de campo fez com que a nossa lateral esquerda nào ficasse tão desguarnecida. O Gabriel não quer nada com a marcação de bola. Infelizmente, o Batista não foi bem ofensivamente. Ainda não vai ser agora que ele ganha a vaga do Leo Silva.

Dessa vez, no primeiro tempo, o Leandro Guerreiro jogou de líbero à frente da zaga. No segundo tempo, o Fahel foi quem foi recuado para a zaga. Dessa forma não perdemos a combatividade no meio.

O Juninho foi bem substituído por causa do cartão que ele levou. Ele fez três faltas em lances consecutivos e provavelmente, se não tivesse sido substituído seria expulso. O Emerson continua meramente esforçado. O cartão do Juninho foi o terceiro, provavelmente será substituído pelo Wellington no próximo jogo (a menos que ele sinta mais alguma dor na coxa).

O Botafogo perdeu lances importantes, e faceis, de ataque devido ao fato do Gabriel e do Vitor Simões não saberem utilizar a perna direita.

O Leo Silva faz falta em todos os lances de que participa.

O Reinaldo melhorou muito depois que parou de jogar pelo lado direito. A sua posição correta tem que ser pelo meio mesmo. Não acho que contra times fechados na defesa, ele deva jogar junto com o Victor Simões. O Victor não gosta de passar a bola, e o Reinaldo conclui a gol bem melhor do que ele (principalmente de cabeça).

[b]PS:[/b]Gostei da comemoração do Tulio Souza. Qualquer dia desses algum jogador vai subir na arquibancada e agredir algum torcedor mais exaltado. Isso já ocorreu em partidas da NBA, e de Hoquei no gelo.

Continuo sendo da opinião que o torcedor tem o direito de reclamar e vaiar a vontade, desde que antes ou depois da partida. Durante o jogo, a torcida tem que apoiar o time/clube.

E continuo da opinião de que as palavras ditas das torcidas aos jogadores precisam ser mais amenas; exceção ao Mirandinha, Zé Carlos (Zé do Gol) e ao Renato Gayucho que mereciam ouvir todo o tipo de ofensas.

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!

Amigo, eu vi o mesmo jogo que o Marcelo Brito, apesar de achar que coletivamente o time não foi bem. Posso estar errado, mas acho que o Renan tem sentido a pressão. Achei que ele falhou no 2º gol, pois já tomou mais um gol de longe, em chute, ao meu ver, defensável. Não vou passar a mão da cabeça dele dessa vez, até porque o vejo como goleiro do Botafogo, e não como goleiro da base.Tem que recuperar a segurança.
No mais, concordo com você no que diz respeito ao Túlio Souza.
Agora, o treineiro cantor tem que parar com essa arrogância urgentemente. Escala mal, joga errado, e já tem jogador insatisfeito com essa postura de jogo, segundo ouvi na rádio Brasil.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, este Nei é aquele carequinha que chegou a ser convocado para a seleção olímpica do Dunga? Se sim, até que é razoável, mas concordo contigo: Pouco para um clube como o Botafogo!

Marcelo, eu tb acho que faltas existem para isso! Era obrigação - de qlq um - ter parado o atacante do Madureira na hora em que ele começou a driblar os alvinegros.
Agora, reparou que em vários momentos o sistema defensivo esteve bagunçado, com zagueiros fora de posição, etc...? Será que isso é treinado ou seria "mal treinado"?
A respeito do Renan, acho que ele não forçou para dizer que "ia". Acredito que ele fez golpe de vista, mas infelizmente a bola do AA foi perfeita!
No restante da sua análise, concordo em maioria. Principalmente na troca do Fahel pelo LG (posicionamento). Aliás, pergunto: Se o Fahel não pode sair NUNCA do time titular do NF, pq ele não joga como terceiro zagueiro e deixa-se o LG como volante? Melhora o passe, combatividade e presença!
Perguntas que não se calam, amigo!

Fala, André!
O que vc ouviu exatamente na rádio, cara? Sinceramente? Acho bom que tenhamos jogadores insatisfeitos com este esquema ridículo. Quem sabe assim o NF não seja cobrado por seus erros tb, né?
Afinal, estranhamente ele sempre sai ileso!

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Botafogo é o retrato do comparecimento de sua torcida.Embora não justifique uma atuação tão fraca, mas público diminuto desestimula, desestimula. Trabalho em orquestra e quando o público é pequeno, a gente toca meio que sem vontade. Acho que futebol também é assim Em minha opinião o Renan falhou no segundo gol sim. Ou o Botafogo contrata pro Brasileiro ou teremos fortíssimas emoções. E o NF, vê se escala melhor. Não dá prá aturar Léo Silva, EWmerson, Juninho, etc. Acho que vou fazer um modelo de comentário e colar e copiar, pois os problemas do Botafogo e sua trocida são sempres os mesmos.Sobre o Túlio Souza, falo em outro post. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, vc tocou no ponto mais importante e verdadeiro: Sobre o Botafogo, é melhor copiarmos e colarmos os mesmos comentários sempre, afinal, o time continua mal escalado, mal armado, mal substituído, mal dirigido, etc...
ou seja, nas vitórias e nas derrotas, temos mais defeitos do que virtudes! Isso precisa ser corrigido pelo NF e não podemos colocar a culpa apenas no elenco limitado, pois apesar disso, daria para o time ser melhorzinho!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O técnico deve ter um esquema de jogo acordo com o elenco que dispõe e não tentar adaptar os jogadores às suas manias (nesse caso do NF são manias no meu modo de ver). Já vi times terríveis do Botafogo que tinham esquemas coerentes com seus atletas. O NF inventa muito. Bom. tenho que sair, se não, dava pra escrever muito mais.Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Sérgio! Concordo contigo, amigo!
Até mais tarde!
Abs e SA!!!

andré rj disse...

Rodrigo,

Segundo ouvi ontem na rádio Brasil, o repórter que cobre o dia-a-dia alvinegro contou que sente algo estranho no clube. O ponto principal, é a maneira como o time se porta nos clássicos jogando em um esquema covarde e retrancado. E foi aí que ele falou o seguinte "Jogador de clube grande não gosta de jogar recuado". E aí ele prosseguiu dizendo da insatisfação de alguns, leia-se Reinaldo. Não é de se estranhar a irritação dele durante os jogos vendo o time sem reação, mole e jogando atrás nos clássicos. Ninguém fala abertamente, mas já há um clima estranho por conta da forma com que o time tem jogado, segundo este repórter.
Em suma, ninguém quer criar uma situação desconfortável às vésperas das decisões que jogaremos, mas é inegavel que o cantor de boteco já começa a não ser mais "o cara".

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, e se tudo isso for verdade mesmo, ainda tem o episódio da repreensão ao Reinaldo por este ter cobrado o grupo no último treino, né?
Eu só torço para que o dep. de futebol não perca as rédeas da situação. Mas torço tb para que o NF deixe de ser - logo - "o cara", como vc bem falou!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

estou irritado com o melhor meio-de-campo do brasil.
que porra é aquela?
não existe meio ali, só um cara chamado maicosuel.
mas valeu pelo túlio!
torço demais para ele e tomara que, a partir de agora, ele vingue de verdade.

abraço!

Anônimo disse...

Rodrigo, se fosse esse Nei do Cap seria ótimo, mas esse Ney é um desconhecido que ta jogando na Estrela Amadora em Portugal... pior que o Alessandro ele não deve ser. Acho que contratando dois laterais com o Teco na zaga, Guerreiro e Renato de volante, contratando um meia para dividir a responsa com o Maicosuel... esse time deve render mais

Rodrigo Federman disse...

Fábio, perfeito o seu comentário! O título da TG tem "cegado" algumas pessoas, que por causa dele, não querem ver os constantes - e intermináveis - erros do NF!
O melhor meio de campo do Brasil é uma vergonha! Assim como a zaga, sempre elogiada pelo treinador.
Sobre o TS, tb estou no time daqueles que sempre torceram e acreditaram no cara!!!

Putz, anônimo! Se não é o Nei do CAP, nada mais a declarar...
Um desconhecido Ney, Jean Coral...
credo! Passemos logo por este comentário, pois só desanima para o restante da temporada!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Resumindo tudo, time fraco,mal escalado,sem padrão de jogo.LUCIANO AJU

Rodrigo Federman disse...

Que isso, Luciano!
A zaga mostrou-se segura, temos o melhor meio de campo do Brasil e o nosso ataque atuou de acordo com a linha imaginária pedida pelo treinador! heheheh!
Para completar, temos os "irmãos Silva" como salvação para sempre que estivermos atrás no placar!
Abs e SA!!!

Antoni disse...

Apesar dos nomes serem qs os q a torcida quer, o posicionamento está longe disso. Acho q ng quer Lg na zaga, Gabriel no Ataque e etc...

N tenho nd a comentar sobre o meio de campo, pois ele n existe o bota tem 5 jogadores na zaga e 5 no ataque.

Li o post anterior, o Ney precisa de tratamento psiquiátrico.

abç!

hilario muylaert disse...

Ô cara fala sério !!!!!
Renan.... sem culpa nos goals.....
sem mais comentários,

Rodrigo Federman disse...

Antônio, vc falou tudo. Uma coisa é escalar alguns jogadores que a torcida quer. Outra, bem diferente, é colocá-los em suas verdadeiras posições. Quem falou para o NF que o Gabriel é atacante?
Ele pode até ter características ofensivas, mas é lateral.
No mais, concordo contigo: O NF precisa de um psiquiatra!

Hilário, é minha opinião, cara.
No primeiro gol, acho que foi mérito ÚNICO e EXCLUSIVO do AA, que meteu aonde nenhum goleiro pegaria.
O segundo até pode gerar um debate (já li pessoas dizendo que foi falha e outras não), mas continuo achando que o Renan não falhou. E falo isso com a maior tranquilidade, pois vcs sabem que o Castillo é o meu preferido para ser titular.

Abs e SA!!!

Andr3 disse...

fala galera..


bem... cheguei tarde e naum vi o madureira no começo de jogo.... bem... da hora q eu cheguei até o final do jogo só dois lances q o madureira "aperto", sendo q um deles foi o gol...... até onde vi, a superioridade alvinegra foi absoluta (eu digo isso pq o botafogo esteve mais tempo com a bola no pé, e não q foi melhor taticamente)....

bem.... nesse time eu daria a vaga do alessandro pro TS... o cara ultimamente está jogando a mesma coisa q o alessandro, mas pelo menos mira o gol na hora do chute (e não o estacionamento q nem o alessandro faz)

o gabriel está melhor do q o thiaguinho na esquerda (apesar de q o gabriel naum sabe usar a perna direita), e deixar o thiaguinho no banco hj é um pecado mortal pro time.... seria ótimo ele entrar no lugar no LeoS...

mas temos q lembrar uma coisa... ganhar do resende acho q naum vai ser um grande problema... classificação quase certa, mas infelizmente naum temos mais tempo para testes..... sei q isso naum irá ocorrer....

daqui a 2 jogos é certo q o time terá 3 zagueiros, 2 volantes, 2 laterais recuados e o leo silva + renan e Atacantes....

acho q temos chances de faturar a taça rio, a não ser q pegamos o vasco.... flamengo pra mim ainda está em crise... o fluminese nos provou q se naum dormirmos em campo, podemos ganhar novamente deles....

bem...

infelizmente temos q aguentar até a final do carioca pra torcer para uma queda do técnico.....

Rodrigo Federman disse...

André, tivemos mais posse de bola durante toda a partida, mas em nenhum momento oferecemos perigo ao goleiro do Madureira, que tirando o gol, fez apenas três defesas no jogo todo. No primeiro tempo, então, passou em branco!
Sobre o TS, ele tem uma virtude que nem o Alessandro nem a maioria têm: Não foge do pau e nunca o vemos escondido por causa das vaias. Desde que chegou, apesar de péssimas apresentações, nunca fugiu da responsabilidade. Tb gosto dele!
Tb acho que faltando apenas três jogos, o NF voltará com a formação de sempre: Alessandro, Thiaguinho na esquerda, LG na zaga, etc...
E pelo visto, teremos o Vasco na semi! Haja emoção!rs!
Abs e SA!!!

hilario muylaert disse...

Rodrigo,
O Renan está muito inseguro, e a defesa, assim como o time percebe e sente.
Não sabe armar as barreiras, bate na bola pessimamente, não sabe que sai ou se fica. Ontem, vendo de perto, em dois lances o Emerson e o Leandro Guerreiro prefiriram não recuar a bola para o Renan ( que era a jogada mais certa ) e tentaram alongaro passe gerando bola perdida.
Contra o Voltaço, flhou bisonhamente e disse: mão tive culpa.
Esse rapaz tem que levar um sacode logologo. Estão mimando muito esse rapaz. É uma boa promessa. Mas trem que melhor trabalhado.
Ontem ao final quando todo o time se dirigiu à área leste para agradecer à torcida, Renan ficou isolado e não juntou aos colegas.
Ele precisa reagir, ter atitude , e ter humildade também.
Precisa tomar uma injeção de adrenalina. Participar mais, ficar mais ativo etctetc..
É uma promessa.... tomara que se confirme.
SEREMOS CAMPEÕES !!!
saudações alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Hilário, quanto a isso, concordo com o amigo!
Tb já comentei algumas vezes sobre esta "aparente soberba" do Renan em determinadas declarações. Principalmente ao não reconhecer quando erra.
Sobre a zaga sentir a insegurança do goleiro, acho que isso é recíproco tb! Aliás, tirando o LG, Maicosuel, Reinaldo e VS, os outros 7 jogadores devem ficar aparodados qnd a bola vai em suas direções!
É por isso que eu considero a volta do Castillo importantíssima. Ele tem moral, conhecimento, experiência e visão de jogo para, ao menos alertar o setor defensivo e cobrar do grupo!
Espero que ele volte logo após o Carioca. Mesmo assim, com o ótimo Renan seremos campeões do RJ!
Abs e SA!!!