15/05/09

Como diz o amigo Rui Moura: "QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA"



99,9% dos clubes brasileiros não têm a menor condição de sobreviver sem patrocínios e/ou os incentivos financeiros de grupos que ficam conhecidos como "parceiros econômicos".

Na maioria das vezes, os "parceiros" contratam jogadores ou ajudam nos salários dos mesmos.

É claro que a filantropia não faz parte do negócio, e quem investe obviamente deseja o retorno depois. Por isso que poucos são os atletas que criam vínculos ou laços com determinados clubes. Hoje eles são mais "ciganos" do que tudo, perambulando de agremiação em agremiação.

Se as "parcerias afetam" quase todos os clubes, por que sempre criticamos os "tratos" feitos apenas pelo Botafogo?

Meus amigos, eu não conheço os contratos do GLORIOSO com os "parceiros" e posso falar uma besteira incrível, mas para mim, parece que o tratamento recebido pelo Botafogo é diferente (ou o Botafogo se permite a isso)...

As empresas nunca nos reforçam com craques e/ou jogadores acima da média. Além disso, o Botafogo é o único clube que não consegue segurar os seus - raros - talentos/destaques.

O "bola da vez" é o Maicosuel, que estava esquecido no Palmeiras, chegou no Rio de Janeiro, fez um belo estadual (sendo considerado o craque do campeonato) e pronto...
...antes mesmo de atuar no Brasileirão já está praticamente vendido para a Europa.

E o Botafogo? Novamente exerceu o papel de vitrine!

Por quê ninguém contrata os destaques dos nossos adversários? Por quê nunca conseguem tirar o Juan, Léo Moura e Bruno do Flamengo? E o Conca do "Unimed FC", Ramires (Cruzeiro), Nilmar e Taison (Internacional), etc...?

Por quê (e como) eles conseguem reforços de peso, se também passam por graves problemas financeiros?

Os "parceiros" destes clubes seguram a "bronca"? Não sei, amigos! Juro que não sei...

Todos nós sabemos que os patrocinadores e grupos financeiros investem e têm todo interesse nos clubes brasileiros. Entretanto, só vemos/ouvimos uma instituição "levantando a moral e agradecendo constantemente" os "auxílios recebidos": O Botafogo.

"- Não vamos dispensar o fulano porque temos bom relacionamento com a empresa X".

"- Se não fosse a empresa Y, o Zé das Couves nunca poderia ser contratado pelo Botafogo junto ao Asa de Arapiraca".

"- Temos que pensar em uma situação que fique bem para o Botafogo, para o atleta e para a empresa W"
...

...

E aí, eu pergunto: O tratamento é igual de "lá para cá"? Vocês sabem o que a Traffic falou sobre o imbróglio do Maicosuel?

Eles já tem reunião agendada para a quarta-feira, quando deverão oficializar a venda do botafoguense (?) para o futebol alemão:

"- Nós recebemos muitas sondagens da França, da Alemanha, da Rússia e de Portugal, mas a única proposta oficial foi do Hoffenhein, da Alemanha. Inclusive, já foi marcada uma reunião na próxima quarta para acertar os últimos detalhes".

E completaram com a seguinte declaração:

"- A relação continua a melhor possível, e a Traffic vai fazer o possível para ajudar o Botafogo a trazer bons jogadores".

É claro que a relação continua a "melhor possível".

Só esqueceram de dizer para quem, né?

Mas a culpa não é deles...
...se existe um culpado, este se chama Botafogo, que cada vez mais se "apequena" perante "qualquer um" que bata na porta de General Severiano oferecendo um "super craque da oitava divisão panamenha"...

Enquanto o Botafogo permitir que a sua história seja sobreposta (dessa maneira) por logomarcas, a sua estrela - aquela, do escudo mais bonito do mundo - vai ficando cada vez mais à segundo plano..

Uma triste realidade!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

snoopy em p/b disse...

meu amigo, você está de parabéns.
este é um daqueles texto que eu diria que gostaria de tê-lo escrito.
perfeito!
não preciso dizer que concordo em gênero, número e grau, né?

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Será que é a tal cláusula contratual que permite a venda para clubes estrangeiros?

Pô Fabião, você não deixou uma brecha pro seu amigo!
Rodrigão, essa é uma das matérias que precisam ser emoldurada e levada em passeata, comitiva, aos nossos dirigentes!
Depois que o Fabião assinar, permita um espaço para o seu amigo!

PARABENS!!!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Ô, Fabião!!! Eu agradeço, amigo! É uma pena que o texto não tenha sido escrito em um momento de INSPIRAÇÃO, mas apenas em "mais um" (de tantos recentes) de INDIGNAÇÃO!

Pô, Gil! Assim vocês me deixam sem graça (não vale, pois são dois AMIGAÇOS)!
Cara, obrigado!!! Saibam que escrevi apenas o que nós três conversamos DIARIAMENTE por e-mail e telefonemas. Não é verdade?
Ou seja, é o meu, o seu e o sentimento do Fábio.
Dá uma tristeza danada ver o Botafogo tão "pequeno" hoje em dia. Mas que fique bem claro, a culpa não é - só - MA ou do Bebeto. Ela vem de muito tempo e a única coisa a fazer agora, é correr atrás do prejuízo. Ainda assim, sabemos que algumas coisas podem ser feitas de maneiras diferentes, né? Afinal, aqui é o BOTAFOGO, pessoal!

Um ótimo final de semana para vocês dois, amigos!

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Rodrigão, você tem dois suspeitos falando aí em cima, isso não vale...rsrsrs....

Só vou dizer uma coisa: pode ter sido um momento de INDIGNAÇÃO, mas também foi de INSPIRAÇÃO. O auge do Fabião foi com aquela odiesséia do U2, o seu foi hoje, amigo. Não só pela clareza, mas epla força da mensagem!!!

Parabéns, Rodrigão!!!
Quem sabe você não vira jornalista do Fogão nas horas vagas?rs
ABração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Opa! Valeu, Danilo!
Só é uma pena que a inspiração tenha vindo junto com a indignação com o tanto que falta para o nosso Botafogo voltar a ser o "verdadeiro Botafogo", né? Mas ele vai voltar pq é justamente o Botafogo!
Ah, cara...passo...nada de jornalismo. Muito menos do Botafogo...eu não conseguiria ser imparcial! hahahaha!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, muito bom o artigo.
A questao é que a nossa grande paixao n traz retorno financeiro.
Nao precisamos ir mto longe p perceber tal fato. Olhemos p a final do campeonato carioca, e lá, onde estavam os botafoguenses ?
O botafogo nao lota mais estádio, o botafogo n vende camisa, jogos do botafogo n sao transmitidos em tv aberta...enfim sao inúmeras situaçoes que assolam nossa estrela e nos deixam nessas situaçoes expostas no belo artigo.
O certo é que eu, vc, e aqueles que amam o botafogo nunca, eu disse NUNCA vamos deixar ofuscar a mais bela esrela da constelaçao.
AVANTE ESTRELA SOLITÁRIA.

Rodrigo Federman disse...

Olá, "anônimo"! Obrigado, cara! Pois é...o Botafogo de hoje é considerado (pelas novas gerações) um time de segundo escalão no Brasil (atrás dos "top top" do retorno financeiro...Fla,SP,Corinthians..). Uma pena, pois o Botafogo é disparado o clube brasileiro mais conhecido em todo o mundo (e isso eu falo por experiências próprias comprovadas nas vezes que viajei e conversei com várias pessoas).
Mas enfim...vida que segue! Seguimos tb, na torcida e esperança de que algum dia (de preferência, em breve) possamos ter o Botafogo no seu devido lugar.
Enquanto isso, fazemos como o amigo falou: JAMAIS deixaremos a ESTRELA SOLITÁRIA ser ofuscada!!!
Valeu!!!
Abs e SA!!!

andré rj disse...

Amigo, que você fique vermelho de vergonha, mas: ESTE FOI O SEU MELHOR ARTIGO!!!
Concordo com tudo. Nada a acrescentar.
Mas vou continuar insistindo que somos muito maiores que tudo isso e vamos superar essa turbulência, que culmina com essa baixa estima de torcedor. Domingo, estarei lá no engenhão, pra desespero da minha mulher que já disse hoje pela manhã: Ai meu Deus, vai começar tudo de novo...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha!
André, muito obrigado, amigão!
E hj, acordei muito mais feliz, afinal, é aniversário do ETERNO!!!
Cara, sobre o Botafogo...vc disse tudo: As dificuldades estão aí e só os grandes conseguem superá-las. Como o Botafogo é IMENSO, é certo que passaremos por elas. Tenho certeza disso!
E apesar de eu não estar no RJ, pode contar com a minha torcida daqui (os vizinhos da rua que se preparem, pois ainda me ouvirão gritando muitas vezes)!!!rs!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, belíssimas palavras, gostaria de assinar este texto. Ontem, lendo o livro do Sergio Augusto-já o li várias vezes- me enchi de esperança. O Botafogo, é um clube abençoado e, de um momento para o outro acontece um milagre. Nossa história é assim. Pagamos caro por sermos honestos, pois perdemos muitos e muitos títulos antes de entrarmos em campo. Enquanto os outros se gloriam de títulos ganhos de forma suspeita, nós comemoramos com muito mais ardor as nossas conquistas pela simples razão que as nossas são únicas contra tudo e contra todos. Mas sempre tivemos o privilégio de ver jogadores vestindo a nossa camisa que poucos clubes no mundo tiveram esse privilégio. Não importa o momomento que vivemos, o que importa é que vamos sair dessa e vencer. O milagre está chegando. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu agradeço, amigo! Mas belas palavras foram as suas, com as quais, concordo inteiramente!!!
É por isso que o Botafogo é diferente, né?
Graças a Deus tivemos esse privilégio de sermos escolhido por um clube tão especial!!!
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo, brilhante! Só me resta vacadepresepiar com gosto.

Saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha!
Valeu, Biriba!
Abs e SA!!!