05/06/09

"Não" à pichação (e ao departamento de futebol)



Pichação é um ato de vandalismo, sim senhor.

Já que nenhuma providência e atitude são tomadas, e os pedidos da torcida não são considerados, algumas pessoas picharam os tapumes que cercam a entrada do casarão de General Severiano.

Tenho acompanhado alguns comentários de botafoguenses dizendo que os rabiscos não podem ser considerados como vandalismo, pois um balde de tinta "custa muito pouco".

Eu penso exatamente o contrário: Nada justifica "agressões" físicas e ao patrimônio do Botafogo. E para um clube que passa por sérios problemas financeiros, um balde de tinta custa muito mais do que pensamos.

Se o dinheiro é mal investido e/ou utilizado de forma incorreta no clube, é uma coisa. Mas obrigarmos o Botafogo a pagar por momentos de destempero de nossa parte é burrice.

Entendo o lado do torcedor, cansado e irritado com esse marasmo que toma conta dos dirigentes alvinegros e desse "bando" que veste a gloriosa listrada em preto e branco. Mesmo assim, tudo tem um limite...
...o nosso direito é exigir, cobrar e xingar os responsáveis pelos erros, mas sem - jamais - ultrapassar os limites do respeito ao próximo (isso inclui a sede do Botafogo)!

Agora, depois de criticar o que foi - em minha opinião - um erro daqueles que picharam os tapumes de General Severiano, confesso que é muito difícil não se irritar com a posição do vice de futebol, André Silva, sobre o ocorrido:

"– É fácil ficar do outro lado criticando. Tenho um orçamento reduzido e preciso respeitá-lo. Em vez de reclamar somente, esse grupo, que nem sequer conheço, deveria buscar recursos para podermos nos reforçar".

Peraí, o que ele quis dizer?

A torcida não pode criticar? Será que ele esqueceu das inúmeras ideias, sugestões e conselhos que são dados diariamente (através de todos os meios possíveis) para uma administração mais profissional do futebol botafoguense? O que o André Silva faz com as boas intenções que chegam da torcida? Joga fora e só guarda as críticas para depois ficar se lamentando publicamente?

Ah, também não entendi uma outra coisa: Ele quer que ajudemos a buscar recursos e parcerias? Isso é um atestado de incompetência. Então se é para ser assim, que seja...
...para isso, por que o senhor André Silva não larga o "osso" e pede demissão do cargo? Já seria a primeira atitude inteligente, nobre e benéfica em prol do Botafogo.

Por fim, só mais algumas perguntinhas: Não entendo esse "respeito ao orçamento reduzido", que permite o pagamento de dois meses de salários para o Michael jogar só em agosto, assim como os cinco meses gastos com o Teco, Renato, Reinaldo, que nunca saem do departamento médico...
...sem contar o aumento salarial oferecido na renovação do contrato com o Lucas Silva, ou nas contratações (gasto de dinheiro desnecessário) do Diego, Emerson, Jean Coral, Jean Carioca, Fahel, Léo Silva, Batista (que nunca é utilizado),etc...

Hmmm...não dá para terminar agora, pois lembrei que o GLORIOSO fez todo o esforço do mundo (mesmo com o orçamento reduzido, hein?!) para recontratar o Lúcio Flávio à peso de ouro, mas não pode fazer igual pelo Damian Díaz e/ou Palermo, recusado por causa do "alto salário".

E agora é sério...prometo que é a última pergunta: André Silva, e o dinheiro da venda do Maicosuel? Por quê, como vice de futebol, você não exige - junto ao presidente - uma parte para investir no seu departamento que está "afundando"?

Depois ainda tem a cara de pau de criticar os torcedores que reclamam e exigem mudanças e atitudes?

Tenha dó - o que não justifica a pichação feita em General Severiano -, meu caro...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Sérgio Henriques disse...

Este gordo imbecil esquece que esta gangue foi eleito pq disse ter 20 milhões para investir no clube, foi eleito pelo fato do Sr. Omisso assunção ter dito que preferia um jogador de 100 mil que resolvesse a 10 de 10 mil.
A torcida faz a sua parte, compra produtos oficias, para ingresso caro para ver time medíocre e cobra muito pouco por isso.E eles, fazem a parte deles?
Fora, Ney Fraco e sua corja, antes que seja tarde.

Sérgio Henriques disse...

montão de erro no texto... foi mal...

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Reforçando as tuas PERFEITAS palavras:
O Palermo não traria retorno financeiro ao clube como fazem essas barangas indicadas pelo treineiro.
O JC fez contrato de quantos anos mesmos? Ele pode já deu vários títulos nacionais e internacionais para o seu ex-clube. Pô o Palermo enviou um DVD. Não contratamos ninguém por DVD!

É, somos cegos, burros ou idiotas!

DEPOIS NÃO SABEM EXPLICAR A AUSÊNCIA DA TORCIDA NOS ESTÁDIOS!
Eles pensam que somos idiotas!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

snoopy em p/b disse...

já falaram tudo o que eu tinha pra dizer.

andré rj disse...

Caraio!!! O balofo realmente acha que a culpa é nossa!!! Quando li isso no lance, achei que ele estivesse brincando ao pedir recursos ao que só criticam... Mas não a impressão que você teve, Rodrigo, foi a minha também...
Nem vou me alongar nas inúmeras idéias que a torcida envia ao clube e que nunca são sequer avaliadas... O balofo simplesmente disse: "Você têm que levantar as mão para o céu e aplaudir o que estamos fazendo".
Cara, isso foi demais pra mim... Tamos fudidos... O balofo, enfim, admitiu que é incompetente e já que ele está a frente do futebol, amigo, esperemos o pior. Ah! e não me venham dizer que estou sendo pessimista. É só ler e interpretar o que o balofo acabou de confessar...

Saudações

André Lira

andré rj disse...

Fiquei tão puto com isso que ele disse que cometi 2 assassinatos com a língua portuguesa:
*Vocês devem levantar...
* as mãos

Sergio Di Sabbato disse...

Pobre Botafogo. pobre de nós torcedores. Estão manchando a nossa gloriosa história. Há algo muito estranho em GS, ou melhor, há algo de podre, muito podre em GS. Tenho minhas dúvidas se é incompetência ou apenas uma grande desonestidade. E nós torcedores é que pagamos o pato. Abs e SB!

Ronaldo disse...

Caro Rodrigo,
Seus comentários de ontem e de hoje estão de acordo com o que penso.
Não tenho mais nada a comentar, somente a lamentar. Estamos numa situação crítica com esta presidência e diretoria que veio...para nada.
Propaganda enganosa!
Pagar salários em dia para jogadores e funcionários, nada mais do que uma obrigação.
Manter o clube funcionando, também.
E o time? Onde está o planejamento? Onde estão as contratações? Ou eles pensam que os patrocinadores vão continuar com o time neste estado, sem títulos e sem perspectiva.
Que turma de amadores!
Mais um grupelho para saquear o Botafogo.
Saudações, Ronaldo

Anônimo disse...

Só espero que a turma não faça a cobrança pelo mesmo caminho da torcida do flor. Não é assim que as coisas vão melhorar.

Um abraço, Rodrigo.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, tô contigo...a cara de pau do AS em cobrar "ajuda" de quem critica é impressionante. Esse cara até pode ser bem intencionado, mas é muuuuuito fraco como dirigente de futebol.

Gil, além de retorno financeiro (torcida, produtos licenciados), o Palermo tb daria um baita upgrade na questão técnica do nosso time, ineficiente no ataque.
Amigo, eles estão matando o Botafogo e ainda têm a audácia de cobrar do torcedor.

Fabião, tô começando a chegar a conclusão de que a gente era feliz e não sabia com o "Rocambole"!hehehehe!

Pois é, André...só não entende quem não quer: O AS assinou o atestado de incompetência! Mais um motivo para que fosse demitido pelo presidente, que pelo visto, está tomando aulas com o Lula: Não sabe de nada, não viu nada...

Sérgio, acho que é um pouco (ou muito) das duas coisas, sabia?

Valeu, Ronaldo! E acredita que ainda tem gente que pergunta se "não estou cansado" de tanto reclamar ou perseguir esses incompetentes (NF, AS, AB)? Eu não me conformo, amigo!

Foquinha, eu já achei que a pichação não foi legal. Pior ainda se houvesse agressões físicas, que acho, não acontecerão!

Abs e SA!!!

João Pedro disse...

Desculpem Rodrigo e Antinha, mas vendo de longe, eu sofro, imagina quem vai ao estádio com frequencia? Os torcedores que amam mesmo, que sei lá, não compram um arroz pra ir lá, eu acho que tem que seguir os passos da torcida do Fluminense sim, não agredir ninguem, mas ir lá botar medo, mostrar que aqui tem voz ativa, e Rodrigo cá entre nós, quem não tem dinheiro somos nós, quem tem 40 mil pra dar pra Fahel, Léo Silva, Renato quem tem 100 mil pra dar pra Lúcio Flávio, quem tem 85 mil pra dar pra Reinaldo, não tem dinheiro?

Valeu, abraço.

Rodrigo Federman disse...

João, eu entendi o que vc quis dizer. Vc falou com o coração de torcedor e isso é plenamente aceitável, mas continuo achando que agressões físicas (por mais vontade que tenhamos) não justificam, pois não somos animais. E tb não acho a pichação válida, pois aquele dinheirinho que o clube gastará para pagar tb sai do nosso bolso qnd compramos a camisa, o boné, os adesivos, etc...
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo, concordo com tudo o que está escrito. Pichação e porrada não é o caminho.

Mas acho que a torcida se manifesta muito pouco e não comparece aos treinos pra pressionar.

Agora, um cara que era de torcida organizada, que pensa com os bolsos do paletó, contrata amigos pessoais (LF e Juninho), jogadores de empresários (Jean Coral) e assiste Ney Franco fazer o que bem entende com o Botafogo tem mais é que lamentar a lata de tinta e nada mais.

E pedir dinheiro à torcida é um desaforo.

Mais 2 anos e meio de náuses e pressão alta. Resta saber se existe algum grupo ou grupos de oposição a essa gestão se articulando para a próxima eleiçao. E se não seria mais do mesmo na mão de outros.

Saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Biriba, eu acho que a torcida pode e deve protestar, indo diariamente ao clube com cartazes, apitos, etc..., mas a partir do momento que faz um "algo a mais", perde a razão!
E sobre o Gordo Silva...ah, cara...a gente era feliz com o Rocambole e não sabia...

Abs e SA!!!