01/06/09

Qual foi o motivo, profissional ou pessoal?



O diretor de marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, foi demitido nesta segunda-feira.

Segundo os sites esportivos, o motivo foi por conta de problemas do Marcelo com o vice de comunicação, Beto Macedo.

Curiosamente, o Beto Macedo é grande amigo do presidente Maurício Assumpção.

Não conheço nenhum dos envolvidos neste "problema", mas o fato é que aos poucos, já começávamos a sentir pequenas melhorias no marketing botafoguense.

Espero que a demissão do Marcelo Guimarães não tenha sido motivada apenas por "análises de mais amizade e intimidade" com o presidente, em detrimento às questões profissionais dos envolvidos, pois se fosse por isso, o André Silva e Anderson Barros (também, grandes amigos do Maurício Assumpção) não poderiam mais "entrar" em General Severiano...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!

Amigo, posso estar enganado, mas as coisas no clube já não andam muito boas no que tange a essa diretoria. Nem sei o que houve, mas dá pra imaginar que já estão havendo divergências quanto a algumas políticas e atitudes adotadas pela direção do clube. Marcelo vinha fazendo um bom trabalho à frente do deo. de marketing e muita coisa ainda estaria por vir, segundo informações. Houve outra saída ontem que foi a do Humberto Rêdes, gerente da base, que se dedicará à sel. brasileira sub-17.
É amigo, 5 meses e já temos turbulências na diretoria. Cedo, não?
Abaixo, carta entregue ao vice de administração no protesto, que acabou não acontecendo na sede do clube, mas na churrascaria ao lado da mesma, enquanto os jogadores jantavam e que com certeza chegará às mãos do MA:


"Sr. Presidente Maurício Assumpção,

Sem time, não há torcida.

Para o torcedor botafoguense é um absurdo que o 12º clube mais importante do planeta no século XX tenha um elenco tão medíocre. As tradições e a imponência do Glorioso, o clube que mais cedeu jogadores para seleção brasileira, exigem a montagem de um grupo capaz de disputar todas as competições com reais condições de ser campeão.

Hoje o Botafogo é um clube grande com um time medíocre e um elenco fraco. Fomos tri-vice do fraco Campeonato Carioca, fomos eliminados em pleno Engenhão por um time da quarta divisão na Copa do Brasil e estamos na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Esse desempenho sofrível é o resultado de um elenco com quantidade significativa de atletas limitados tecnicamente, tais como: Emerson, Diego, Léo Silva, Fahel, Alessandro, Lucas Silva, Jean Carioca, dentre outros.

Some-se a isso a contratação de jogadores com graves problemas físicos (Renato e Teco), a discriminação do treinador a jogadores argentinos (Ferrero, atualmente um dos melhores zagueiros da Argentina) e a visão míope do departamento de futebol.

Querem que a torcida compareça ao estádio? Contratem atletas de qualidade. A contratação de bons jogadores é imprescindível para que a torcida volte a comparecer aos estádios. Exigimos um elenco no mesmo padrão dos principais clubes do país, sem loucuras financeiras ou ações que comprometam o importante processo de reestruturação do Botafogo Futebol e Regatas.

Sabemos que as dificuldades financeiras são muitas, principalmente por problemas causados por gestões anteriores. Por isso, precisamos urgentemente de mais recursos. Nao podemos nos limitar a apenas um patrocinador em todo o uniforme, nem podemos simplesmente esperar o final do ano para mudar isso. Precisamos de contratações de real impacto, de jogadores de qualidade comprovada que irão arrastar multidões aos jogos.

Outros clubes, com situação financeira até pior que a nossa, tem provado que tais ações são possíveis. Precisamos também de um programa sócio-torcedor simples, acessível, prático e de âmbito nacional, para que nós torcedores tambem contribuamos com o reerguimento do Glorioso.

Em sua carta aos sócios, em janeiro do corrente ano, o senhor prometeu que não se contentaria com pouco, nem tornaria o Botafogo menor. Pois da mesma forma nós, torcedores botafoguenses não nos contentamos com a mediocridade atual do elenco, nem aceitamos o apequenamento que o nosso clube tem sofrido, principalmente por ocasião de atitudes do treinador e do vice-presidente de futebol.

Nós botafoguenses não temos nenhum orgulho que nosso clube seja apenas um centro de reabilitação para atletas em baixa e uma mera vitrine para empresas como a Traffic. O Glorioso precisa estar no mesmo nível dos grandes times do futebol brasileiro, ter competitividade em todos os campeonatos disputados para, enfim, resgatar a credibilidade do torcedor alvinegro para com o clube.

Esse manifesto é assinado por centenas de botafoguenses não apenas do Rio de Janeiro, como tambem de diversos os estados do Brasil e até mesmo de países como a Argentina e os Estados Unidos."

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, o caso do Humberto parece ter sido menos "problemático", pois foi um acordo comum, já que ele quis se dedicar exclusivamente à seleção brasileira. Mas pelo que li em alguns sites, o caso do Marcelo Guimarães foi mais por desentendimento dele com o Beto Macedo, muito amigo do MA.
Por isso que eu questionei se a demissão foi por questões profissionais e/ou pessoais, já que o mkt botafoguense era um dos depts. que - aos poucos, é verdade - dava sinais de estar saindo da UTI.
Como vc disse, começam a acontecer coisas estranhas em pouco tempo. E para variar, o silêncio continua imperando.
É uma pena que essa bela carta não trará resultado prático algum! É o que penso: Valeu a intenção e conteúdo, mas enquanto o coleguismo falar mais algo do que o profissionalismo no Botafogo, duvido que algo mude, cara.
Abs e SA!!!

Antoni disse...

Eu acredito q foi pq ele brigou com o amiguinho do MA.
Amadorismo do cacete nessa diretoria, n consigo acreditar em mais nd.
André Silva e Anderson Barros são duas piadas de mau gosto e sem graça!

abç!

Rodrigo Federman disse...

Antônio, no VA de hoje, o Baresi diz que apesar de não ter sido confirmado o motivo da demissão, este pode ter sido causado por não cumprimento de metas, ou seja, pelo mkt não ter prospectado parceiros para o projeto do Engenhão, em prática desde o início da nova gestão.
Se este for o motivo, mais um motivo para confirmarmos que é mentira e que a avaliação foi meramente pessoal, afinal, existe departamento que mais fracassa (nos cumprimentos de metas) do que o do futebol? Se fosse por não conquistar metas, o AS, AB e NF já deveriam estar na rua há muuuuuito tempo...
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Provincianos, amadores, paneleiros. Estão jogando o Botafogo na lama.

Mas não vão conseguir destruir o melhor time do mundo.

Saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Biriba, jamais calarão o nosso amor pelo Botafogo! Este, IMORTAL!
Abs e SA!!!