29/07/09

Um time viciado em empates



Assim que o árbitro apitou o final do jogo, o Juninho comentou mais ou menos assim: "Mais um ponto fora de casa. Agora vamos trabalhar porque temos o Barueri no Engenhão".

Meu Deus, será que houve alguma lavagem cerebral para que todos os jogadores sempre exaltem empates longe do Rio de Janeiro? Será que o Ney Franco ainda não conseguiu identificar e repassar aos seus comandados que quatro empates nos últimos seis jogos não significa muita coisa em um campeonato de pontos corridos?

Pior é quando lembramos que em alguns casos nós deixamos os três pontos fugirem nos últimos minutos. Foi assim contra o Flamengo e hoje, quando o Coritiba empatou aos 44 minutos do segundo tempo (2 a 2 - Victor Simões e Renato).

Castigo?

Pode ser, mas o Botafogo colaborou ao desperdiçar pelo menos quatro chances de "matar" a partida. E como no futebol existe a máxima de quem não faz, leva...
...dito e feito: O GLORIOSO deixou mais dois pontos preciosos para trás!

Como na rodada passada, realizamos um bom primeiro tempo (viramos com 1 a 0, gol de cabeça do Victor) e recuamos no segundo. Mas desta vez, não fomos tão pressionados e ainda tivemos oportunidades com vários contragolpes, em maioria perdidos pelo André Lima, que lutou mas pecou nas finalizações.

O que acontece com o time alvinegro? Por quê não suportamos 90 minutos no mesmo ritmo e inteligência? Por quê o Leandro abandonou o meio de campo na segunda etapa? Como que a gente leva - mais uma vez - pelo menos dois gols pela quarta ou quinta rodada consecutiva (até perdi as contas)? Por quê o Ney Franco demora para "ler" a partida e utilizar o banco de reservas que ele tanto elogiou durante a semana?

E olha que hoje a sorte esteve ao lado do treinador, hein?

Sim, afinal, só uma pessoa "cabeça dura" ao extremo para manter um improdutivo Renato em campo por intermináveis 90 minutos. Até parece que ele sabia que o meio campista seria o autor do segundo gol botafoguense, aos 39 minutos, dando a impressão de que sairíamos do Couto Pereira com a vitória.

Em compensação, essa mania de "precisar colocar" o Reinaldo em todos os jogos é irritante...

A partir da entrada do "chinelinho", simplesmente perdemos toda a força ofensiva, até porque, o Victor Simões foi atuar como referência na área (sendo que ele atuou muito bem pelo lado esquerdo).

Ah, Rodrigo, mas você disse que o André Lima esteve em uma noite infeliz nas conclusões ao gol! É verdade, amigos. Entretanto, ele sempre prendia um ou dois zagueiros na área, permitindo a chegada do Lúcio Flávio e/ou laterais. Assim que ele saiu (e o Reinaldo entrou), acabou...

Culpa do treinador, que ainda tinha mais uma substituição por fazer.

Aliás, alguém sabe dizer se o Leandro cansou? Porque se já é dose ver que o Fahel continua no banco de reservas, pior fica quando vemos ele entrar em campo!

Vocês também repararam que os dois jogos que sofremos gols no fim (Flamengo e Coritiba), o Jônatas não entrou? Justamente quando as partidas exigiam um cara para segurar a bola no meio de campo, o Ney Franco deixou o rapaz no banco.

Coincidência?

Eu chamo isso de "incapacidade de visão" de quem é pago para escalar o time corretamente e efetuar substituições ainda melhores. E as entradas de Reinaldo e Fahel, além do Jônatas sentado durante todo o jogo, mostram que o "professor" é sortudo, mas burro (sendo bastante educado...).

É claro que o discurso do Ney Franco será o mesmo do Juninho, ou seja, vai "vender" o empate fora de casa e o sexto jogo invicto. Também é óbvio que prometerá uma vitória diante do Barueri...
...e assim o Botafogo segue em "marcha lenta" no Brasileirão: Perde quando joga mal, empata quando joga bem e vence quando o adversário joga mal!

Sobre o jogo eu não falo nada, afinal, o empate "descerá" nesta noite com gosto de derrota!

Ah, e assim fica difícil considerar que o Botafogo está em ascensão no campeonato, hein? Pô, quatro empates (nas últimas seis rodadas) significam quatro pontos! Seria melhor trocar isso por duas vitórias e duas derrotas (seis pontos).

Mas não, empatar fora de casa é muito bom...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 2 X 2 CORITIBA


1- Castillo: Seguro quando exigido. Sem culpa nos gols - 6,0

2- Alessandro: Não repetiu a boa partida contra o Inter, mas também não comprometeu - 5,5

3- Juninho: Vinha bem até o gol de empate, afinal, perder no corpo a corpo para um atacante de 1,5m é inadmissível - 5,0

4- Wellington: Deu dois botes em falso, porém, fez vários desarmos providenciais. Já era pro Emerson... - 6,0

5- Leandro Guerreiro: Participativo e presente no primeiro tempo. Apenas defensivo no segundo (ordem do treinador?) - 6,0

6- Eduardo: O melhor dos zagueiros (apesar de algumas enfeitadas desnecessárias) - 6,0

7- Batista: Cometeu muitas faltas e errou vários passes. De toda forma, está sempre correndo atrás da bola - 5,5

8- Renato: Não pode ser titular do Botafogo. Agora, vai ter "estrela" assim lá em Ipatinga, hein? Fez um bonito gol de cabeça - 4,5

9- André Lima: Péssimo nas finalizações, mas eficiente nas jogadas de pivô e abertura de espaços para os companheiros - 6,0

10- Lúcio Flávio: A melhor partida desde que voltou ao GLORIOSO. Correu como nunca, chamou o jogo, armou, auxiliou na marcação. Enfim, esse é o LF que muita gente espera e quer ver em ação - 7,0

11- Victor Simões: Voltou a marcar gol, além de muita luta no ataque botafoguense - 6,5

12- Fahel: Três minutos em campo (pra quê?) - Sem nota

13- Reinaldo: Entrou de forma desnecessária e não acrescentou em absolutamente nada - 4,0

Ney Franco: Para variar, errou na utilização do banco de reservas - 5,0

14 comentários:

Anônimo disse...

Perdemos dois pontos de difícil recuperação, mas quando vi a bola na trave aos 48 vi que poderia ter sido pior.
Pior pq nosso treinador não tem a menor sensibilidade e enquanto o caldo não entorna ele se mantem inerte. O gol do Renato não justifica a sua presença inútil por toda segunda etapa, era preciso reforçar a pegada no meio e tentar o gol no contra-ataque. E a bola que o Juninho perdeu no corpo aos 44 do segundo tempo é inadmissível. São muitos pontos perdidos no final, falta alma a essa equipe. (Fluminense 0X1; Flamengo 2X2; Coritiba 2X2)

Ricardo Palhares

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, concordo plenamente com todas as suas observações! E eu tinha esquecido do empate contra o "Unimed FC"!
Cara, o Renato não pode jogar, o Juninho não pode perder corpo a corpo e o NF não pode continuar à frente do Botafogo! Putz grila!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

As notas foram bastante altas hoje ein Rodrigo?! Não vi o jogo mas pelo 5,0 do Ney Franco deve ter sido um jogão!

Antonio disse...

Fala Rodrigo.

IRRITANTE cara, simplesmente IRRITANTE. Ate gostei muito do time no primeiro tempo. Mas como sempre, as mesmas coisas ocorrem. Castilho muito bem...comanda tudo no gol. A bola que tirou com o pe na saida da grande area foi nota 10. O Batista devia ter sido titular desde que chegou. Mas a "besta" continua fazendo das suas. Notei que o AL fez cara de poucos amigos quando foi substituido...colocar esse molenga do mulambo "RUIM"NALDO...como no jogo passado, ele entraga a bola no pe do adversario. E, de novo, a zaga entrega e o "maestro da banda desafinada do "cantor", um tal de Lucius Flavius tira o pezinho nas divididas e perdeu um gol por ser "dama"..teria de ter dado uma bomba pra bola entrar e nao teve coragem...pasou a bola. O Wellington muito mais boleiro que o "BostaEmerson...e...para matar as saudades do seu namorado, o Fahel voltou a nos impressionar com seu fino futebol (ops) ao entrar de novo e..CLARO o gol de empate saiu....(parece que o clima na Vice-Presidencia do NININHO (MA) ta pegando fogo!!!!..vem resignacao por ai)
Abs e Sds Antonio

Anônimo disse...

Mas um empate com gostinho de derrota...
Será que o "professor" não viu que o meio campo do Botafogo tava morto no segundo tempo, Bastista e Renato estavam pregados no chão!
Parabéns para o Lento Flavio, jogo muito bem hoje... primero jogo que vejo ele correndo.
Você tá sendo generoso, com o torcedor/jogador André Lima, essa nota 6 é muito... André Lima é um bonde nunca me enganou!!

Francisco Costa disse...

Gostei muita da camisa preta do Botafogo!
Sobre o jogo e o treinador, o mais do mesmo!

Rodrigo Federman disse...

Bruno, eu realmente gostei do time. Não jogou um futebol de Botafogo, mas teve o domínio e várias oportunidades de matar a partida. Mas infelizmente morremos nesse ponto!

Fala, Antônio! Cara, eu tb reparei que o AL saiu com cara de poucos amigos, xingando e olhando em direção ao treinero. É claro, deve ser foda vc se esforçar e saber que será substituído por um chinelinho. Td pq a besta do treinador é incapaz de observar corretamente a partida.

Anônimo, exigir que o NF veja corretamente uma partida é pedir demais! Ele não o faz pq é incapaz. Burro mesmo! Fraquíssimo!
Sobre o AL, eu tb o acho limitado, mas a nota não foi por ele ser torcedor, e sim pq agora, querendo ou não, temos um homem de referência que prende a zaga adversária. Isso abre espaços! É lógico que melhor seria se o nosso camisa 9 fosse um Luis Fabiano da vida, mas quem não tem cão caça com gato, né?

Franz, eu comprei essa camisa preta e digo: É realmente muito bonita!
Pois é...falar do treinador é copiar e colar os jogos passados, ou seja, burro!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu só não concordo coma nota do LF. Jogou nada. Eu sempre espero que o jogador da posição dele chute bastante a gol. Pois ele ficou 7 jogos sem chutar a gol e ontem chutou de form bizarra mais de uma vez. Achei que jogou um pouco melhor contra o Inter. Tudo isso insuficiente para ser o intocável e mais ainda para ter uma bandeira da torcida homenageando-o. É só a minha opinião.
Patrick Dias

Francisco Costa disse...

Rodrigão,

brevemente vou comprar essa camisa e espero ter a mesma opinião, amigo.
Quanto ao Ney, o que mais me impressiona é que ele só faz as substituições que n deve fazer.
Ontem o VS estava pior que o AL, e pior que os dois juntos, o Renato ja estava morto! E o que a anta (com todo respeito ao Foquinha/Antinha) fez? Tirou o AL e colocou o Reinaldo!!!!
Porra, ele n poderia simplificar e tirar o Renato, colocando o Jonatas para ter maior controle do jogo no meio campo?????? è impossível fazer o simples?????
Mas não, o ego desse terineiro fdp não permite o simples! Ele sempre quer mostrar que tem razão em tudo! E todos nós sofremos com os desmandos dessa cambada que se instalou no Botafogo!
PQP! Que diretoria de bosta, que técnico de bosta!

Rodrigo Federman disse...

Patrick, claro, é questão de opinião. Eu vi uma boa partida do LF. Participativo, correndo e deixando o AL na cara do gol em duas oportunidades. É pouco para um camisa 10? Pode até ser, mas se comparado com as últimas atuações, achei que ele melhorou bastante.

Franz, vc tocou no ponto crucial: O ego desse fdp não permite que ele pense igual aos torcedores, meros mortais.
Ele precisa fazer algo diferente para, em caso de sucesso, todo mundo elogiar a sua visão única de futebol.
É um baita fdp!! E outra: De que adianta esse idiota dizer que agora tem um banco de reservas se não sabe utilizá-lo (isso quando ele o utiliza...)?

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, concordo com o seu comentário. Porém, os erros que a equipe repete são os mesmos faz tempo: incapacidade de matar o jogo com oportunidades cristalinas e falhas incríveis na defesa. Temos que admtir que para um time que sempre joga com um ou dois a menos, até que o time tem jogado razoavelmente bem. O time ontem até que jogou bem, mas com o Renato, apesar do gol, não dá. E o Juninho, é bricadeira. De um modo geral, acha que falta um certo tesão de vitótia ao time, falta explosão física, nossa preparação é lastimável, sem contar as limitações de certos jopgadores, esforçados mas limitados. E o nosso técnico, e lento na leitura da partida e substitui mal. O futebol é muito engraçado e a maneira como cada um vê uma partida é incrível. Li vários comentários elogiando o LF; outros descendo a lenha. Com o Wellington a mesma coisa. prá terminar, eu acho que num campeonato de 2 pontos o empate era um bom negócio, pois se ganhava a metade dos pontos, mas no de três pontos é uma látima. Ganhar 3 partidas e perder três partidas ganha-se mais pontos que com 6 empates. Será que os jogadores sabem disso. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, perfeito!!! E acrescento uma observação: Para critérios de desempate, qnt mais vitórias melhor. Por isso, preferia mil vezes ter 3 vitóris e 3 derrotas do que uma penca de empates. Mas o NF "vende" essa invencibilidade de tal forma, que os idiotas caem como bananas no conto do vigário do treinero.
Pra mim falta alguém como o Bernardinho na comissão técnica. Alguém que xingue, exija, brigue, cobre...pq esperar isso desses "republicanos do pão de queijo" é pedir demais...
Abs e SA!!!

Antoni disse...

O Renato é o nosso Obina hahaha

O Juninho deveria ter bicado a bola para a lateral, pois no corpo ele n ganha nem de uma menina de 5 anos.

Ney Franco é uma mula...

Qt aos moles do time, bem... já estou cansado de falar a mesma coisa.

abç!

Rodrigo Federman disse...

Concordo com tudo, Antônio!
Principalmente qnd vc chama o NF de mula! rs!
Abs e SA!!!