18/08/09

Enquete: A torcida gostou do novo treinador



Na semana passada o Botafogo passou por um momento de transição: Em um dia o Ney Franco foi demitido e no outro o clube já anunciava o nome do novo técnico - que se nada de "anormal" acontecer - comandará o time até o final do Brasileirão, com possibilidade de renovação contratual para 2010.

Estevam Soares foi o escolhido pela diretoria alvinegra, que depois da demissão do Ney Franco, disse que já não havia mais o que o antigo treinador pudesse fazer para motivar o grupo de jogadores.

O ex-treinador do Barueri chegou exaltando a grandeza do Botafogo e elogiando a estrutura, seriedade e nível de todos os profissionais de General Severiano.

Independente do exagero (claro, política é essencial nessas horas), o Estevam Soares logo ganhou a simpatia dos atletas, dirigentes e o mais importante: Da torcida botafoguense, que esperou apenas alguns dias para ver o novo Botafogo em campo.

A estreia deste "novo Botafogo" foi no sábado passado, e o empate contra o líder Palmeiras (fora de casa) pode ser considerado um bom resultado. Principalmente porque já deu para sentir uma nova postura e posicionamento de alguns jogadores.

A esperança é que não seja apenas "fogo de palha" por causa da já conhecida "sacudida" que todo clube sofre ao trocar de comando técnico.

Amanhã começará o returno do Brasileirão e eu espero que o Estevam Soares consiga – rapidamente – implantar a sua filosofia de trabalho e General Severiano.

Uma coisa é certa: Ele conta com a minha simpatia (o que não ocorria com o ex-treinador).

Aliás, essa foi exatamente a pergunta da enquete realizada no Cantinho Botafoguense: O que você achou da contratação do Estevam Soares?

A participação foi bastante expressiva, com 118 votos computados em apenas 7 dias.

Eu agradeço a todos que votaram.

O resultado final foi recorde, pois a alternativa vencedora nunca havia recebido mais de 65% do total. Desta vez foi bem diferente: 98 (83%) dos botafoguenses disseram que o Botafogo acertou em cheio na contratação do Estevam Soares.

Bom, por tudo o que escrevi acima, nem preciso falar que também escolhi (e muito menos justificar) esta opção, né?

Será que alguma outra enquete conseguirá bater esse recorde?

Apesar da mudança de treinador, 15 (12%) amigos ainda têm dúvidas se a troca foi boa ou ruim e preferem esperar algumas partidas para terem mais argumentos na hora de opinar.
Justíssimo! Eu entendo perfeitamente. Até porque, apesar de considerar o Estevam Soares muito melhor do que o Ney Franco, eu reconheço que ele ainda não é treinador "de ponta" no Brasil. E nesse caso, toda aposta gera desconfianças.

Mas para 5 (4%) pessoas, a diretoria errou ao mandar o "professor" embora. Para eles, independente de quem assumisse o comando técnico da equipe, o correto seria a permanência do Ney e o planejamento feito em conjunto no início do ano.

Neste caso, eu prefiro não me aprofundar, pois acredito que vocês já devem estar cansados de saber que eu não suportava (continuo não suportando) o Ney Franco, né?

Respeito os 5 alvinegros que votaram na opção acima, mas discordo plenamente.

Para terminar, outro "número inédito" nas enquetes do CB: Pela primeira vez uma opção não recebeu um único voto sequer.

Pois é, nenhum amigo considerou a escolha do Estevam Soares ruim!

É aquele negócio: Uns preferiam o antigo treinador (mas não têm nada contra o novo), outros gostaram do Estevam, e mesmo os que ainda estão em dúvida, também não têm do que reclamar.

Por conta disso tudo, eu estou convicto de que agora é a hora da reação botafoguense no campeonato.

É a hora da torcida se unir ainda mais, lotar o Engenhão e confiar neste trabalho que iniciou há uma semana e tem tudo para terminar o ano de 2009 longe do rebaixamento...
...que nos assusta desde a primeira rodada do campeonato nacional.

A próxima enquete continuará tendo o Estevam Soares como "assunto principal". Entretanto, com uma certa dose de humor...

Pergunto: O que deve ser mais difícil para o técnico do Botafogo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

e aí,rodrigo! beleza!
depois de um tempo afastado,estou de volta... e amando mais o nosso glorioso.

um abraço e saudações botafoguenses!!!

luis henrique
pelotyas/rs

Rodrigo Federman disse...

Fala, Luis! Como vc está?
Pô, sumido, hein?
Bom saber que está de volta, companheiro!
Abs e SA!!!

Luciana Moraes disse...

Amigo Rodrigo,acho que o mais difícil para o treinador é fazer com que o time do Fogão deixe de ser o time de mocinhas e "isso que aconteceu com a gente até que foi bom", pra um time guerreiro e nunca se conformar com esses resultados ridículos dos últimos tempos.SDS!

Rodrigo Federman disse...

É, Luciana! Mas qnt a isso, eu acho que o ES não deixará esses jogadores quietos. Já reparou como todos têm falado dos treinamentos à exaustão agora? Estavam mal acostumados e cheios de mordomia.
Agora a vida deles será bem diferente!rs!
Abs e SA!!!