30/08/09

Roubados mais uma vez (virou rotina)



Acabo de receber uma mensagem do Gil, dizendo que ouviu na rádio que os dirigentes alvinegros tentaram agredir o árbitro Rodrigo Cintra e que até a FFERJ vai se juntar ao Botafogo para exigir uma punição severa ao "soprador de apitos", que foi o responsável direto por outro "assalto" sofrido pelo GLORIOSO (3 a 3 com o Grêmio - Reinaldo, Victor Simões e Leandro Guerreiro).

Tudo bem, os dirigentes têm mais é que brigar mesmo, afinal, fomos prejudicados de forma absurda pela quarta ou quinta partida consecutiva. Agora, a atitude intempestiva dos cartolas botafoguenses demorou demais para acontecer e infelizmente os juizes já não nos respeitam mais (seja no Engenhão ou qualquer outro estádio).

A culpa é dos próprios dirigentes, pois quando fomos roubados neste Brasileirão (Flamengo, Náutico, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro), sempre fizeram apenas críticas leves e sem bater a mão no peito e gritar por respeito ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Agora, repito, é tarde!

Explicação feita, vamos ao jogo...

Fica até difícil comentar uma partida do Botafogo, já que apesar de algumas melhorias evidentes (preparo físico, arrumação tática e aplicação), os erros continuam "falando mais alto". Principalmente na defesa, incapaz de terminar 90 minutos sem sofrer um gol sequer.

O Estevam Soares escalou um time ofensivo e que considerei interessante logo de início, com três atacantes e mais o Lúcio Flávio e o Michael chegando bastante ao ataque.

O resultado prático não demorou muito a acontecer, quando após boa jogada do "camisa 10", Reinaldo chutou duas vezes para abrir o placar a favor do Botafogo.

A torcida era uma festa só, acreditando no reencontro com as vitórias. Mas daqui de casa eu comentei com o meu irmão: "Agora que eu quero ver. Nunca seguramos o resultado positivo por mais de 10 minutos"!

Foi só eu terminar a frase que após uma falha bisonha do Wellington, o Grêmio empatou em um lance de sorte incrivel dos gaúchos (e azar imenso dos cariocas).

Pronto! Era o que o GLORIOSO não precisava, pois o nervosismo tomou conta da equipe, que apesar de mais posse de bola, não assustava o Grêmio e nem se deixava incomodar. Assim o jogo foi até o intervalo...

Eu pensei que o treinador mudaria alguma peça no vestiário, mas o Estevam Soares voltou com a mesma equipe.

E deu sorte: Com menos de três minutos, o Victor Simões recebeu um lindo passe do Reinaldo, entrou na cara do goleiro adversário e marcou o segundo gol botafoguense.

Ah, agora sim! A vitória não escapará das nossas mãos!

Certo?

Poderia ser, amigos...
...mas entrou em ação a figura decisiva da noite deste domingo: O árbitro Rodrigo Cintra.

Aproximadamente 10 minutos após o gol do "camisa 11" alvinegro, o Grêmio chegou ao ataque e o lateral deles não conseguiu impedir que a bola saísse claramente do campo. Mesmo assim, ele cruzou...
...e enquanto os defensores botafoguenses pararam esperando o tiro de meta, o atacante tricolor empatou a partida novamente.

Sim, o juiz validou o gol! Ou seja, a bola saiu, mas como o prejudicado é o Botafogo, pouco importa, né?

Com o placar em igualdade, os ânimos voltaram a ficar exaltados (na torcida e nos próprios jogadores).

De repente o Thiaguinho invade a área, cruza...
...e a bola bate na mão do zagueiro gremista!

Mais pênalti do que isso, "só dois disso"!

Nada marcado pelo "soprador de apito".

O jogo segue e o Alessandro (o único a atuar com raça e empenho durante os 90 minutos) sofre falta do Souza.

Sem a menor explicação, o juiz dá falta do lateral alvinegro.

Na cobrança, o velho problema das bolas aéreas e a falha do Wellington e Castillo.

A "casa caiu" e o Grêmio virou a partida.

Nessa hora eu já contabilizava menos três pontos, pois o Botafogo já estava completamente nervoso e desestruturado em campo. Só mesmo um lance isolado e/ou incomum para nos livrar da derrota e garantir pelo menos o empate.

E não é que o tal lance incomum aconteceu? E quando o cronômetro já marcava quase 43 minutos do segundo tempo.

Um chutaço do Leandro Guerreiro, no ângulo do goleiro Vitor.

Acreditem, amigos...ainda tivemos a oportunidade da virada no último minuto, quando o Jônatas deixou o Ricardinho na cara do gol e o atacante preferiu finalizar ao invés de servir o André Lima, sozinho na pequena área.

Não teve jeito! Mais um empate do Botafogo e o risco do rebaixamento cada vez maior e assustador.

O desespero não tem fim...
...pelo menos até dezembro!

Principalmente porque enfrentaremos os adversários atuando com 14 jogadores (11 atletas dos times, mais o trio de arbitragem) até a última rodada!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 3 X 3 GRÊMIO


1- Castillo: Falha capital no terceiro gol gremista - 4,5

2- Alessandro: Compensou a limitação com muita valentia, raça, vibração e empenho - 6,0

3- Juninho: Discreto, sem falhas e nem lances de destaque - 5,0

4- Wellington: Errou em dois dos três gols do Grêmio - 4,0

5- Leandro Guerreiro: Apesar da partida discreta, foi premiado com um chute mágico que garantiu o empate - 5,5

6- Thiaguinho: Quando pensa, não corre. Quando corre, não pensa - 4,5

7- Reinaldo: Tem técnica, isso é indiscutível. Mas não tem arranque e preparo físico para um jogador de futebol profissional - 5,0

8- Michael: Começou muito bem, se movimentando bastante e distribuindo as jogadas. Caiu na segunda etapa, quando ficou evidente que também não está bem fisicamente - 5,5

9- André Lima: Só recebeu chutões para dominar e na maioria das vezes não conseguiu - 4,5

10- Lúcio Flávio: Uma partida apenas razoável - 5,0

11- Victor Simões: Voltou a marcar gol, mas "apanhou" da bola durante todo o tempo - 4,0

12- Renato: Entrou e apesar da sua imensa barriga, não foi notado em campo - 4,0

13- Jônatas: A barriga está igual à do Renato, porém, colaborou com bons passes e ótimas infiltrações - 5,0

14- Ricardinho: Teve três oportunidades de marcar na sua primeira partida pelo Botafogo. Mostrou que finalização não parece ser o seu forte - 5,0

Estevam Soares: Escalou um bom time no início e tentou algumas variações táticas no decorrer da partida. Só que demorou para colocar o Jônatas em campo, quando precisávamos de mais uma "cabeça pensante" no time - 5,0

24 comentários:

Anônimo disse...

algumas opiniões: 1- o Engenhao é uma droga. nunca fui muito com a idéia do Engenhao. nao tem cara de estadio de futebol brasileiro e nao tem nada do Botafogo. aquela cor azul que domina toda a imagem, é um saco. é um campo neutro. muito melhor seria como sempre foi o Caio Martins (verdadeiro caldeirão). muito melhor teria sido investir na melhoria e fazer um estadio adequado ao Botafogo o Caio Martins ; 2- o time não é tao pior do que os outros que estao na frente ; 3- se nao tivessemos sido ROUBADOS em pelo menos 3 jogos, certamente estariamos numa 11ª posição (horrível, rídicula é claro); Juninho não é zagueiro (alguem tem colocar ele no meio - sei que ele é lento, mas o que é o Renato? Leo silva? batista? fahel? pelo menos ele chuta em gol); a defesa toda é fraca. rídicula, ninguem ali joga bola profissionalmente; 4- o Castilho, é gente boa, botafoguense assumido, macho, malandro, experiente, etc, mas não é goleiro. nem de time, nem de seleção. passa tudo. bola facil, bola dificil. sinto muito, posição de goleiro é dificil mesmo. goleiro é pra agarrar bola dificil. pra agarrar bola facil nao precisa goleiro, qualquer um agarra. o renan é outro irregular. a sina do goleiro permanece; 5- a diretoria toda (principalmente as 2 baleias gordas) mais o presidente dentista são incompetentes pra tomar conta de um clube da tradição do Botafogo. O presidente acho que não rouba. as 2 baleias gordas, tenho minhas dúvidas; 6- a herança maldita do caipira FDP (fahel, leo silva, batista, emerson etc etc) tá dificil de ser esquecida 7- acho que a gente nao cai SE pararem de nos roubar daqui pra frente.

jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, não vão parar de roubar o Botafogo. Isso é um fato! Por isso eu temo o rebaixamento (e torço muito para estar errado).
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Mais uma vez, o Botafogo foi prejudicado pela arbitragem. No jogo contra o Grêmio, no Engenhão, o Botafogo empatou por 3x3 e a arbitragem errou de novo e prejudicou muito o Botafogo. Não marcou um pênalti claríssimo em que o jogador do Grêmio tirou a bola com a mão dentro da área e num gol do Grêmio, o jogador cruzou com a bola saindo mais de um metro. É um absurdo o que estão fazendo com o Botafogo.

No jogo contra o Cruzeiro, tivemos um pênalti escandaloso em que o jogador do Cruzeiro deu um carrinho violento por trás do Thiaguinho e o árbitro nada marcou.

No jogo contra o Atlético-PR, o Botafogo foi prejudicado feio. No gol do Atlético-PR, o jogador estava mais de um metro em impedimento.

No jogo contra o Corinthians. Foi uma das coisas mais absurdas que já vi na minha vida. É claro que o André Lima fez o gol de mão, mas tiveram vários outros erros da arbitragem que foi tudo a favor do Corinthians. No gol de falta do Corinthians, o jogador escorregou claramente e o pulo que o Jorge Henrique deu dentro da área foi horrível e o árbitro deu pênalti.

Nós botafoguenses admitimos que o nosso time é ruim e para piorar, a arbitragem tenta prejudicar mais ainda. Hoje, o Botafogo é o time mais prejudicado do Brasil sem dúvida nenhuma.

Desse jeito não dá mais para assistir os jogos do Botafogo. É tanta injustiça contra nós que não dá mais vontade de ver os jogos. É tanto roubo que dá vontade de chorar. Eu mesmo tô perdendo o ânimo de ver os jogos por causa das palhaçadas da arbitragem contra nós. E depois o botafoguense é chorão. É só pegar os vídeos dessas partidas e diga se estou sendo chorão mesmo.

EU NÃO QUERO MAIS SER ROUBADO!!! CHEGA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Saulo! É isso mesmo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Amigo Rodrigo,assisti a todos os nossos jogos do brasileiro e, sem raiva, desespero ou emprenhações conclui que se tivéssemos uma dupla de zaga razoável, estaríamos no G4 mole, mole.Quem tem boa memória há de lembrar-se que jogamos fora de dez a quinze pontos por falhas grotescas de nossos incompetentes zagueiros.Muitos criticam o pereba do Emerson, mas quem usar o bom senso verá que, embora seja uma merda, é menos ruim que os outros.Ah, a culpa era do NF, agora será do ES ou de qualquer outro.No futebol atual, nivelado por baixo, com Juninho, Wellington e outros zagueiros de merda, não chegaremos a lugar algum, pois eles falham além da média.Afirmo sem medo de errar, nenhuma dupla de zaga da série A é pior do que a nossa.
Qualquer ataque adversário é um perigo, mesmo quando temos o domínio da partida.O NF ainda tentou escalar alguém para proteger essas merdas, mas não teve jeito.ES tem que peitar e barrar os amiguinhos do Renha e AS, acho válido tentar até improvisar alguns de zagueiro, pois com o que temos é chover no molhado.Todos já foram testados e entregaram o ouro.Não tem time que aguente fazer um ou dois gols e a zaga levar gols por falhas primárias.Em qual partida fomos dominados amplamente pelo adversário ? Sempre fizemos partidas equilibradas e até com certo domínio, mas sempre acontece uma falha grotesca de um zagueiro, às vezes com a cooperação do goleiro.É uma pena, pois hoje e contra o Cruzeiro estávamos com o jogo nas mãos e a zaga entregou.O LF que tanto critiquei, pelo menos tem corrido e jogado.Quanto ao merda do Juninho, nem falta acerta mais, o que falta para largar a braçadeira e sentar no banquinho? Que diretoria de bosta. Abre o teu olho ES, barra esses zagueiros e até improvisa ou sobrará para você.Continuarei a torcer e acreditar meu caro Rodrigão. JOTA

Luis Eduardo Carmo disse...

"(...) enfrentaremos os adversários atuando com 14 jogadores (...)".

Perfeito, Rodrigo!

Se temos um time fraco, eles também têm. O destino do Botafogo está sendo decidido pelas arbitragens.

E que não me venham com papo de chororô, porque meu budismo já estourou o prazo de validade.

Ouvi no estádio conversa de assassinos.

Que Deus os tenha. A todos.

SA

Paulo Nacif disse...

A ROUBALHEIRA contra o Botafogo é evidente, e só quem é cego não vê.

Mas então eu pergunto: Por que lhes interessam prejudicar tanto o Botafogo?

Que a Globo detesta o Botafogo está escrito há mais de mil anos atrás!

Que a FERJ também não gosta do Botafogo é certo.

Que a CBF é contra o Botafogo é público e notório.

Que os árbitros na dúvida sempre nos prejudicaram não existem dúvidas.

Que um time do RJ cai é certo. E estão armando para que seja o Botafogo.

Se esses dirigentes não tiverem culhões estamos fritos.Também precisamos de zagueiros, a nível de seleção, pois os atuais, sem exceção, são umas merdas.

E o mais importante: Se os Torcedores do Botafogo não se unirem e não pressionarem, não estaremos no próximo ano da 1ª divisão do Brasileiro.

Sds botafoguenses!

Edmo disse...

Ia escrever um 'longo' comentário 'desabafo' mas aí li o do Jacob e com sua licença assino embaixo, acrescentando apenas que Tiaguinho, Welington, Catillo... são HORRIVEIS, sairam Fahel e Emerson e infelizmente nada mudou.

Herben disse...

Caríssimo Rodrigo,

Como me recuso (há muito tempo) a comentar algo sobre esta bando que alastra o GLORIOSO (incluindo dirigentes), assino no que Jacob escreveu.
Quanto aos sopradores e assaltantes, iniciarei um estudo esta semana sobre o Estatuto do Torcedor e Código de Defesa do Consumidor, com o intuito de encontrar algum modo de enquadrá-los em algum tipo de ação judicial reparadora.
Creio ser o único modo (se houver) de fazê-los pagar pelos crimes.
Gostaria inclusive que outros leitores do blog que militam nesta área jurídica pudessem analisar esta viabilidade.
Vamos salvar o BOTAFOGO!

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Jota! Os nossos zagueiros não são ruins. Eles são péssimos e certamente nós perdemos, no mínimo, uns 8 ou 9 pontos por culpa exclusiva deles. Mais uns 8 por roubo de arbitragem e estaríamos disputando o título neste campeonato de baixíssimo nível. Eu tb acho que o ES precisa barrar muita gente e escalar aqueles que nunca tiveram oportunidades: Os juniores!
Agora, apesar de concordar que nossos zagueiros são péssimos, não dá...hehehehe...o Emerson querendo ou não ainda é o pior deles!rs!

Biriba, isso que me deixa mais preocupado! Se ainda fossem apenas os 11 contra 11, tudo bem...mas 3 jogadores a mais em campo fazendo muita diferença!

Paulo, sabe o que eu acho mais estranho? A arbitragem antigamente prejudicava a gente pq o Bebeto era contra a CBF e FFERJ. Agora, mesmo com os "cordeiros da paz" (MA, AS e AB), continuam nos roubando. Ou seja, eu preferia então continuar na oposição à estas casas bandidas (CBF, FFERJ, Rede Globo)!

Edmo, blz, companheiro! Muita coisa do que o meu pai escreveu (e que vc assinou o comentário), também concordo!

Herbem, registro feito! Aliás, bela iniciativa. Se vc tiver alguma posição/informação sobre como o torcedor pode entrar na justiça, por favor, nos dê um toque. Eu serei o primeiro a ingressar na justiça contra essa roubalheira descarada.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Já estou cansado de escrever sobre as mesmas coisas em jogos do Botafogo, mas a arbitragem tem sido fundamental para o desequilíbrio do time, que embora sendo fraco, não o acho muito pior do que a maioria dos times desse campeonato furreca. No barato,l perdemos uns 12 pontos prá arbitagem nesse campeonato; é muita coincidência as arbitragens sempre prejudicarem o Botafogo. Sinceramente, eu tenho a impressão de que querem rebaixar o Botafogo. A defesa, goleiro são fracos? São, mas o que esperar de um lance em que a bola sai? É inacreditável. O presidente em sua entrevista não acretida em complô. Claro, ele não poderia falar isto, mas nós torcedores estamops vendo essa roubalheira anos a fio e nada acontece. É desanimador ver um clube lutando pela sobrevivência e a luta é contra muita gente. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, acabei de escrever a minha opinião sobre as reclamações (tardias) do nosso presidente! Estamos pagando pela omissão desses oito meses de temporada!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tá foda! Um zagueiro urgente.


Patrick Dias

Rodrigo Federman disse...

Um só não, Patrick! Pelo menos dois...e de qualidades acima da média!
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo,

Esse Ricardinho... Entrou, parecia que iria queimar minha língua, mas quando teve duas oportunidades claras de mudar o resultado, o quê que ele faz? Nada. Como contar com um jogador como esse?

SA!

Rodrigo Federman disse...

Biriba, realmente não dá para contar com um atacante que não sabe (ou parece não saber) fazer gols!
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Realmente tá difícil, não dá pra ficar calado diante do que stamos testemunhando. Os árbitros são ruins? são, mas porque o roubado é sempre o Botafogo?Pelo que eu tenho notado os "juízes" já entram com a intenção de prejudicar o Fogão. Pode não ser perseguição, mas que eles preferem na dúvida apitar contra o Fogo, isso eles preferem.
Sobre o time não dá pra dizer que falta empenho, você vê os jogadores se esforçando em campo, mas tem sempre uma entregada da nossa defesa. Mas apesar de tudo eu decreto aqui e agora, nós não vamos descer tenho certeza que conseguiremos sair desse sufoco nos próximos jogos.

Rodrigo Federman disse...

Ari, que os Deuses do Futebol ouçam o seu/nosso pedido!!!
Mas sabe pq os juízes já entram em campo sabendo que podem "errar" contra o Botafogo? Pq passamos -novamente - a ser tratados sem respeito e como um clube de médio porte. Em 8 meses perdemos o status que readquirimos nos últimos anos.
Abs e SA!!!

Botalição disse...

Como grd sem-vergonha que sou, partirei pra Ilha do Retiro no sábado,pra assistir mais uma vez o árbitro roubar escandolosamente o nosso time de aleijados.
Vcs acham que o anão de jardim deve continuar como goleiro títular?claro que não pois não serve pra nada!só serve pra seleção dele. O pior gol que aconteceu,foi o Victor Simões...porquê?porque teremos que aturar esse perna de pau mais um tempo. Ninguém merece,fala sério!

Galera,até à próxima roubada,e que Deus nos ajude!

Daniel Victor disse...

OO Rodrigão..
É grande a diferença entre eu e você ao analisar a o rendimento individual de cada jogador, ou coisa assim. Eu fico pasmo ao ver os teus comentários sobre o André Lima. Pra mim, a diferença dele para o VS é a sorte, pq ambos estão muito ruins, raramente conseguem dominar UMA bola.
Thiaguinho, Wellinton, Michael, Lucio Flavio, Alessandro, Leandro Guerreiro e por final, Jonatas, como jogadores q mais se empenharam, tendo em vista suas limitações e principalmente as limitações da equipe, pra mim, foram os melhores em campo e não mereciam os comentários feitos. Igualmente ao EStevam Soares, q ao meu ver é infinitamente mais atento e inteligente q NF, fez o q pôde.

Daniel disse...

Tudo bem que o wellington deu uma pixotada no lance do primeiro gol do Gremio, mas alguém pode me dar uma explicação lógica sobre o PORQUE DE O ALESSANDRO NÃO TER CORTADO A BOLA DE CABEÇA??? o Jonas fez o mais dificil, acertou a trave duas vezes e nosso lateral tentou cortar a bola com uma VOADORA RIDÍCULA! PORQUE NÃO FOI DE CABAÇA?? PORQUE????

Rodrigo Federman disse...

Botalição, é uma pena que o ES não tenha times na primeira divisão, pois se tivesse, eu tb estaria em todos os jogos possíveis! Boa partida pra vc no sábado e que o árbitro "pegue leve", né?rs!
Cara, enquanto o Jefferson não tiver condições de jogo, ainda acho que o Castillo deve ser titular, pois o Renan tá machucado e nem considero o tal do Flávio!

Fala, Daniel Victor!
Cara, eu acho que AL e VS são iguais em questão de técnica. Ambos são limitados. Até pode ser que o AL tenha mais sorte (para atacante isso é fundamental tb), mas eu o considero goleador, enquanto o VS um simples atacante. Essa que eu considero a diferença.
Sobre os treinadores, não há dúvidas: O ES é infinitamente superior ao NF (em todos os quesitos). Já em relação aos seus destaques, confesso que não gostei do Wellington (achei inseguro) e do Thiaguinho, que apenas corre, mas erra tudo o que tenta (pelo menos na esquerda, atuando improvisado).

Daniel, não lembro do lance precisamente para ver se seria possível ou não uma cabeçada do Alessandro. Ele furou e infelizmente foi gol do Grêmio. Mesmo assim, se houve culpado maior ali, este foi o Wellington (minha opinião).

Abs e SA!!!

disse...

Eu nao vi o jogo, pois estava viajando para fazer um curso em Macaé. Vi pelo celular que o Fogão tinha empatado com o Grêmio.
Fiquei preocupado como teria sido o jogo, mas vendo os lances no globoesporte.com, vi que fomos roubados de novo. O time já é limitado e ainda nos roubam. Assim complica !

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Gê, bota roubados nisso! Fomos muito roubados (mais uma vez), isso sim!
Abs e SA!!!