03/09/09

A decisão ficou para o Rio



Para quem atuou com uma equipe reserva, o Botafogo até que fez uma boa exibição nesta noite, ao empatar em 0 a 0 com o Atlético PR em Curitiba, na estreia da Sul-Americana.

Em nenhum momento o time foi pressionado e/ou deixou de atuar de acordo com a proposta determinada pelo Estevam Soares: Marcar firme e tentar sair rapidamente nos contragolpes.

Aliás, fiquei bastante satisfeito com a aplicação tática dos jogadores. Principalmente no primeiro tempo, quando tivemos mais posse de bola e soubemos segurar as jogadas lá na frente, evitando sustos desnecessários na retaguarda. Salvo dois ou três lances isolados, o gol do Flávio não foi ameaçado.

A rigor, o Atlético teve apenas duas oportunidades reais nos 45 minutos iniciais. Na primeira, o goleiro alvinegro fez uma defesa sensacional no ângulo. Poucos minutos depois, apesar de não ter saído para abafar o atacante adversário, o Flávio também foi eficiente no chute à sua meta.

No lado botafoguense, uma boa movimentação da dupla formada por Ricardinho e Victor Simões. Uma pena que as vezes em que a bola sobrou para o chute, caiu nos pés do Ricardinho, pois o "pitbull" bate melhor.

Mas a grande arma ofensiva (e quem mais chutou ao gol atleticano) foi o Gabriel, aparecendo como elemento surpresa nas jogadas aéreas e tentando arremates de fora da área.

Se no setor ofensivo o Gabriel foi o principal destaque, registro a bela partida do Teco na zaga.

É claro que o ritmo de jogo não é o mesmo dos companheiros, mas em compensação o Teco não pareceu sentir muito cansaço físico e mostrou que tem categoria e certa qualidade com a bola nos pés. Depois desta noite, eu confesso que me empolguei com o zagueiro por dois motivos: Terminou o jogo sem sentir o joelho e passou segurança ao setor defensivo.

Bom, o Estevam é o técnico, mas se sou eu, o Teco já assumiria a titularidade no sábado, contra o Sport.

As únicas "exceções à regra" no primeiro tempo do GLORIOSO foi mesmo uma "dupla do barulho": Fahel e Léo Silva.

Como fazem faltas e erram passes esses dois...

Nem o Emerson (que também é da "patota dos Ipatinga Boys") tem me irritado tanto quanto os dois citados acima. E falo sério...
...e para algum jogador irritar mais do que o Emerson, é porque o negócio tá brabo, hein?

Na volta do intervalo o Atlético PR veio para cima e aí o gás botafoguense acabou.

Jônatas e Renato mostravam claramente os "efeitos da preparação física" da antiga comissão técnica: Patética, incompetente e ruim demais.

Aliás, o Jônatas enquanto teve fôlego foi bem nas distribuições de bola. Mas o segundo tempo foi lamentável, já que ele se arrastava em campo, errando passes do nível do Fahel, perdendo divididas e só reclamando com a arbitragem. Agora, justiça seja feita, no meio de Renatos, Léos, Fahels e afins, quem tem o mínimo de categoria faz a diferença mesmo sem preparo físico, né?

Aos 48 minutos da etapa complementar ele deixou o Laio na cara do goleiro atleticano...

O jovem atacante conseguiu perder, o que é imperdoável para quem almeja mais oportunidades e "vive de fazer gols".

Por incrível que pareça, apesar do segundo tempo 'inexistente", foi quando tivemos a nossa melhor chance durante toda a partida (justamente essa do Laio) e o período em que o Atlético PR menos assustou o gol do Flávio.

Resultado justo? Eu achei!

O empate em 0 a 0 não é tão bom quanto parece, pois qualquer empate com gols no dia 16 classifica o Atlético. Ou seja, o Botafogo precisa vencer para passar à próxima fase. A vantagem é jogar no Rio de Janeiro...
...o curioso é temos atuado bem melhor fora da Cidade Maravilhosa!

Pois é, ficou para o dia 16.

Até lá continuaremos na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Tomara que cheguemos na decisão contra os atleticanos em uma situação mais tranquila no campeonato nacional, que permita o Estevam escalar uma equipe com mais jogadores considerados titulares.

Valeu a luta! Agora que venha outro rubro-negro: O Sport, na sempre perigosa Ilha do Retiro.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 0 X 0 ATLÉTICO/PR


1- Flávio: Duas grandes defesas, mas alguma fragilidade nas bolas aéreas – 6,0

2- Léo Silva: Se na sua posição original já é ruim, imagina improvisado... – 4,0

3- Teco: Nem parecia estar a tanto tempo sem atuar. Seguro e firme – 6,0

4- Emerson: Pequenas falhas de quem é tecnicamente limitado por natureza. Mesmo assim, hoje não comprometeu – 5,0

5- Eduardo: Não jogou mal, mas a sua irresponsabilidade é irritante – 5,0

6- Gabriel: Bom no apoio e sem medo de arriscar lances de efeito – 6,0

7- Renato: Um bonde... – 4,0

8- Fahel: O pior jogador que eu vi no Botafogo nos últimos anos – 3,5

9- Victor Simões: Lutou e correu durante todo o jogo, mas não teve uma chance sequer – 5,0

10- Jônatas: Enquanto teve fôlego foi o principal jogador do meio de campo. Depois, quase comprometeu o resultado com falhas incríveis – 5,0

11- Ricardinho: Um bom primeiro tempo, se movimentando bastante. Na segunda etapa sumiu – 5,0

12- Thiaguinho: A sua entrada melhorou consideravelmente o lado direito do time – 6,0

13- Wellington: Fez o básico para um zagueiro, ou seja, não enfeitou nenhum lance – 5,0

14- Laio: Poucos minutos em campo. Tempo suficiente para desperdiçar a bola do jogo – 4,0

Estevam Soares: Fez tudo certo, montando um time armadinho e ciente de como atuar. Em minha opinião, só arriscou demais ao permanecer durante os 90 minutos com o Jônatas e Renato em campo, sendo que os dois se arrastavam no segundo tempo – 5,5

16 comentários:

Paulo Nacif disse...

Também gostei muito da apresentação do Teco: Seguro, firme e principalmente, muito bem colocado em campo(só falta mesmo rítimo de jogo).

Ricardinho é muito habilidoso e veloz, e com mais sequencia de jogos será titular da equipe.

Apesar do mal condicionamento físico, o Jhonatas não pode ficar fora do time.

Os melhores laterais do Botafogo são Tiaguinho e Gabriel.

Victor Simões tem que ser reserva.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu tb gostei do Ricardinho (no primeiro tempo) e da lucidez do Jônatas (enquanto teve pernas).
Sobre os laterais, é isso mesmo: O Thiaguinho entrou muito bem e o Gabriel se tiver um sistema defensivo por trás bem armado, pode estourar!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Jonatas, Renato e Teco tem que ser titulares já no próximo jogo contra o Sport, mesmo sem condições físicas, eles são bem melhores que que Emerson, Léo Silva e Fahel esses três não existem são peladeiros de primeira linha. O salvador da pátria chegou para arrumar a zaga, trata-se de Diego do Barueri... se é para contratar mais um jogador do nível que já temos no elenco, era melhor nem contratar só faz aumentar a folha salárial e não vai resolver nada, essa direoria do Botafogo é um vergonha! Meu time para o próximo jogo contra o Sport: Jefferson, Teco, Wellington, Tiaguinho, Michel, Leandro Guerreiro, Jonatas, Renato, Lucio Flavio, Reinaldo, André Lima... esse é o time que o Botafogo tem de melhor, tirando o animador de platéia André Lima é um ótimo time!

Breno César disse...

O Botafogo pelo menos fez uma boa negociação esse ano, trocando esse Jean Coral nesse Ricardinho, que pelo menos é mais rápido, objetivo e tem muito mais tecnica que o cai cai do Jean Coral. Agora, que chega a ser irritante ver o Fahel jogar...chega...

Ezaú disse...

Com Juninho é quase impossível a defesa terminar o jogo sem tomar gols. É o responsável direto por várias derrotas e empates desde que voltou ao BOTAFOGO. Algumas pessoas se iludem com a potência e precisão do seu chute, de resto é um pessoa zagueiro, no mesmo nível de Emerson. Abs e SB.

Rodrigo Federman disse...

Caio César, só discordo em relação ao Renato. Esse rapaz não teria vaga na minha pelada aqui em Vitória!hehehehe!
Tb fico um pouco preocupado com essa nova contratação inexpressiva e com "números não muito empolgantes".

Breno, o Ricardinho não é o jogador dos sonhos, mas no pouco que ele mostrou (e o que vimos), deixou uma constatação para os botafoguenses: Fizemos um ótimo negócio em trocá-lo pela mala do Jean Coral.

Ezaú, eu testaria o Juninho na cabeça de área e mesmo concordando que ele está longe de ser um zagueiro confiável, acredito que tem muito mais técnica do que o Emerson e por conta disso eu não o comparou ao "ipatingueiro".

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gente vamos falar sério,o atletico pr tambem não é nenhuma brastemp...
Os "jogadores " do Botafogo tambem não , mas entraram com esquema bem montado e destaque para o Teco e o Gabriel.
Mas um detalhe que me chamou a atenção,CADE O PREPARADOR FISICO DESSE TIME ??? NÃO É POSSIVEL QUE ESSA DIRETORIA DE MERDA NÃO VIAM OS TREINOS DESSE TIME ? UM ABSURDO.
Agora que o ES chegou para acabar com a MORDOMIA JOGA, COME E BEBE, poderia colocar os jogadores para treinar passes de 1 a 2 metros e chute a gol.
Na boa, tenho uma pelada toda quinta(hoje), desse time do BOTAFOGO com todo respeito a INSTITUIÇÃO,a maioria dos jogadores iam passar aperto, pq aqui o futebol é de alto nivel tipo um dois.
Abraços,
Alex - Juiz de Fora- Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex/MG, isso é um fato: Esse time do Atlético PR é muito ruim tb! Só me pergunto como o Botafogo do super NF conseguiu perder em casa para eles...
Agora, apesar do péssimo condicionamento físico, já dá pra sentir uma pequena evolução se comparado ao antigo treinador. Ah, e de atitude tb, pois apesar de eu achar que o ES arriscou muito ao menter o Jônatas e Renato (mortos em campo) até o fim, o NF sequer os escalaria, dizendo que ainda não têm condições de atuar e tal. Aliás, com o NF esses jogadores só teriam condições de jogar na última rodada do Brasileirão!hehehehe!
Tem que acabar com a moleza e botar esses caras para trabalhar. E nisso o ES tá mandando muito bem!
Abs e SA!!!

Egberto disse...

Fala, Rodrigo!

Cara, concordo plenamente com a sua análise! O Teco esteve impecável, pra quem praticamente não joga há 2 anos. Tem categoria e, quando precisa, bica pra lateral sem pestanejar! Zagueiro é isso!
E o Gabriel?? O melhor lateral esquero que vejo no Bota há algum tempo. Só precisa de sequencia!! É habilidoso e aumenta consideravelmente o poder ofensivo do time.

Enfim, minha visão foi muito próxima da sua com relação aos demais.

OBS.: O Fahel é o pior jogador que já vestiu a camisa do Botafogo nos últimos anos. Ele consegue estar abaixo do Emerson!!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo,
Concordo com você em 99%. Não ligaria para o 1% se aqui não fosse um forum público, porque sei que sua implicância com o Flávio (do Ney Franco) só vai acabar se ele fizer umas 30 defesas milagrosas numa final de Libertadores. rs

A defesa sem o Juninho é uma tranquilidade e o Teco como último homem é um outro mundo.

Fiquei com má impressão desse Ricardinho por causa do jogo passado, quando perdeu uma oportunidade de ser lembrado como protagonista de uma revirada sensacional. Mas ontem ele deu muito trabalho para a defesa do Atlético. Gostei.

O Eduardo tem jeito? Não sei, não. Sou um defensor de primeira hora do cara, mas ele parece que nasceu com a cabeça dentro de um balde de LSD.

O Estevam parece acertou na escalação e nas mudanças. Acho que só tirou o Ricardinho pra poupá-lo.

O Laio perdeu 3 pontos na minha conta.

Acredito que o ES não tirou o Jônatas e o Renato, pra que eles queimassem um pouco mais de gordura.

SA!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
não gostei do ricardinho.
e, pô, vocês estão avaliando o cara por um referencial nulo, não acham (interrogação) hehehe
se me trocassem pelo jean coral, aqui com a perna bichada, eu jogaria melhor do que ele.
fala sério!
mas o fato é que não gostei desse ricardinho.
também discordo um pouco do gabriel.
achei afobado. errou muito.
mas ainda acho que uma sequência pode fazer muito bem pro garoto.
no final de tudo, fica a excelente atuação do teco.
levei um susto quando ele ficou caído no chão com a mão no joelho.
mas não foi nada.
que bom!
acho que ganhamos uma opção pra zaga.

abração e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Egberto! Blz?
Cara, é isso aí! O Teco tem categoria e força e mostrou saber a hora certa de utilizar os dois fundamentos!
Sobre o Gabriel, ainda acho que ele precisa de mais cuidados. Agora, entre ele e os que foram testados até agora, sou muito mais o garoto. Só acho que ele precisa ter uma retaguarda bem posicionada, pois o seu forte é o apoio e não a defesa!
Fahel? O que é isso? hehehheeh!

Hahahah!Biriba, mas ontem eu elogiei o Flávio!rs! E olha que a nota dele foi a mais alta (igual o Teco). Fez a defesa mais bonita dos nossos goleiros em 2009, mas continuo sentindo certa insegurança nas bolas alçadas pelo alto, pois com a sua altura, é inadmissível que permita isso! É questão de trabalhar esse fundamento!
O Ricardinho no primeiro tempo me lembrou um pouco o JH: Rápido, movimentando pelos dois lados e péssimo nas conclusões!heeheh!
No segundo tempo, sumiu completamente!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, é verdade...qualquer comparação com Jean Coral é "vaga"!heehhe!
Mas o primeiro tempo do Ricardinho até que me agradou.
Já o Gabriel, concordo que tenha errado em alguns lances, mas vc contou as vezes em que ele finalizou e/ou esteve presente no ataque? Isso que falta ao nosso time atualmente, pois não temos canhoto jogando na esquerda. Ainda acho que se ele tiver uma retaguarda firme, pode ser bastante útil lá na frente!

Abs e SA!!!

Riba disse...

Como é bom ver um time treinado de verdade. Mesmo com as limitações do elenco, um bom treinador pode tirar leite de pedra!
Grata surpresa a partida do Teco. Zagueiro alto e inteligente! Só não acho q ele deva ser escalado já neste fim de semana. tem que cuidar muito bem do seu condicionamento fisico e muscular.. tem q voltar talvez no jogo seguinte.
Tb acho q o ricardinho pode dar caldo.
O gabriel foi ofensivamente corajoso e eficiente.. defesivamente apresentou falhas de marcação e velocidade... mas tem q comçar a jogar mais vezes!

Ari Dias disse...

Vamos aos fatos: O Ricardinho não é nehuma brastemp, mas é muito superior ao Jean Coral. O zagueiro que vem do Barueri nunca tinha visto ou ouvido qualquer coisa a seu respito, porém hoje ví o video da expulsão dele no jogo contra os FlorminenC, e ele dá uma voadora no meio de campo sem nenhuma necessidade, isso é preocupante. Com relação ao Gabriel, ele é um grande lateral porém temos que ter muita paciência com esse jogador e lembrar que ele não vem jogando portanto não dá classificar a atuação dele só pelo jogo de ontem.
Só pra termimar: Flávio: Bom Jogo, fez pelo menos duas grandes defesas; Laio: outro que temos que ter paciência ele tá sem ritmo de jogo; Teco: se alcançar 40% do seu futebol é melhor que todos os zagueiros do Fogão juntos.

Rodrigo Federman disse...

Riba, concordo com o seu comentário e pensando com calma, é melhor esperar o jogo seguinte ao Sport para o Teco entrar de vez mesmo! O gramado da Ilha é horrível e ele já atuou ontem. Para quem está voltando depois de dois anos, toda calma do mundo.
Ah, e não canso de repetir: Perdemos muito tempo com o NF! Se tivessemos trocado o treinador antes, estaríamos em outra situação!

Ari, perfeito! Precisamos lembrar que o Gabriel não atuava há bastante tempo!
O Ricardinho é médio, mas se comparado com o JC, ele até parece o Ribery! ehhehehe!
E o Teco, bom...eu diria que se jogar com 10% do seu condicionamento ideal, já é mais jogador que todos os nossos zagueiros juntos!hehheehe!

Abs e SA!!!