12/09/09

O presidente falou...



Entrevista do presidente Maurício Assumpção para o Jornal do Brasil:

"1- Em maio, o Botafogo era aclamado pelo modelo de gestão. Ao contrário dos coirmãos Flamengo, Fluminense e Vasco, pagava em dia. Veio o Brasileiro e a equipe agora luta para não cair. Tem medo de um possível rebaixamento macular uma gestão tida como modelo logo no primeiro ano?

Não trabalho com a hipótese de rebaixamento. Os resultados dentro de campo não agradam ninguém. Estamos trabalhando fora de campo, isso infelizmente não aparece para a torcida. Pegamos um time com três titulares e receitas de 2011 e 2012 todas comprometidas. Fizemos um trabalho para amenizar dívidas, porque o que entrava não conseguia cobrir. Mesmo assim, fomos vice-campeões cariocas. No Brasileiro, não fossem as arbitragens desastradas, estaríamos em uma melhor situação. Não tenho intenção de virar modelo de gestão para ninguém, só desejo profissionalizar o clube, respeitando devidas peculiaridades e paixões de um clube de futebol. O que é melhor: pagar em dia ou ficar devendo quatro meses de salário?

2- Você acabou de se matricular em um curso de gestão esportiva. Isso não é prova de despreparo? Achava que dirigir um clube de futebol era mais fácil?

Sempre procuro me aprimorar nos ramos em que atuo. Me formei em odontologia, fiz mestrado, depois coordenei um curso em uma faculdade de Friburgo. No futebol não é diferente. Entrei empenhado em fazer o melhor para o Botafogo e vou sempre buscar isso até o fim do meu mandato.

3- Uma semana depois, o muro em frente à sede de General Severiano apareceu pichado, chamando a atual diretoria de amadora. Como você tem lidado com isso?

As pessoas que fizeram isso, ou seja, torcidas organizadas, foram as mesmas que vieram pedir para, no clássico, não terem de mudar de setor na arquibancada. Pois na entrada eles eram filmados e apareciam na televisão. Quem é amador: eu ou esse tipo de torcedor?

4- Algumas correntes no clube afirmam que Maurício Assumpção é apenas uma marionete. Antigos presidentes e os chamados colaboradores interferem e tomam decisões no clube?

Estou há oito meses no cargo e quem me conhece sabe. Desde que assumi nunca mais entrou um jogador gordo, que precisasse de 20 dias para entrar em forma. Não se pode tomar conta de todas as áreas de um clube sozinho. Tive apoio de pessoas influentes dentro do clube e a maioria continua comigo.

5- Alguns vices, como o de marketing, Beto Macedo, por exemplo, alegam não terem concordado com contratos assinados para a gestão do Engenhão ano que vem. Essa foi a razão da demissão deles?

Na verdade, pedi que dois deles entregassem os cargos, um deles o Beto, e eles aceitaram. Outras duas pessoas em solidariedade decidiram sair junto. A verdade é que não vinham apresentando resultado e por isso saíram. O torcedor alvinegro pode ficar tranquilo que os contratos foram aprovados pelo Conselho Deliberativo e o Engenhão será rentável.

6- Por falar em Engenhão, o projeto em torno do estádio vem sendo uma das plataformas da sua gestão. O Botafogo já planeja quanto vai arrecadar com a utilização de Flamengo e Fluminense, já que o Maracanã estará fechado?

Os clubes pagarão todo o custo para utilizar o estádio e não é só isso. Tudo que for arrecado e consumido nas lojas do Engenhão entrará nos cofres do Botafogo. Para se ter uma ideia, não ganhávamos quase nada com placas publicitárias. Já negociamos algumas para o ano que vem e o torcedor pode ficar tranquilo que no ano que vem teremos mais receita.

7- O carro-chefe da sua gestão era estruturar as categorias de base e construir um CT destinado a revelar jogadores em Marechal Hermes. Por que até agora não saiu do papel?

Não é tão simples. Temos a planta do projeto e os investidores. Como Marechal fica em um lugar próximo a uma área que pertence ao Exército, fizemos uma parceria. Surgiram imprevistos que pensávamos ter resolvido. Mas em breve poderemos inaugurar a pedra fundamental.

8- De volta ao gramado, a demissão de Ney Franco foi uma decisão exclusivamente sua?

Após a derrota por 4 a 1 para o Goiás, aqui no Engenhão, traçamos metas e, após nove partidas, não conseguimos atingi-las. Isso motivou a saída dele após o jogo contra o Atlético-PR. Foi uma decisão conjunta do departamento de futebol. Era hora de mudar. Estávamos a um ponto da zona de rebaixamento.

9- Quando anunciou Estevam Soares, você disse que precisava mexer com os brios dos jogadores. O discurso era bom, mas dentro de campo nada fluiu. Com um mês de trabalho a mudança aconteceu?

Na minha opinião, vejo um time melhor, principalmente na parte física. Vão dizer que é chororô de botafoguense, mas fomos muito prejudicados pela arbitragem. O jogo contra o Corinthians, não gosto nem de lembrar. Empatamos contra o Palmeiras correndo até o último minuto. Contra Santo André e Sport realmente deixamos a desejar. Em 15 minutos perdemos o jogo.

10- Como você analisa o momento do Fluminense, seu adversário deste domingo, com turbulência dentro e fora de campo?

Não tenho base para falar. Não estou lá o dia todo. A única ligação que tenho com o Fluminense é minha mãe que é conselheira do clube e tem 65 anos. (risos)

11- Você afirmou que não pensa na hipótese de o Botafogo ser rebaixado. Acredita que o time escape antes da última rodada?

Você está querendo me complicar (risos). Confio no nosso time e tenho certeza que vamos sair dessa.

12- A vitória no domingo é de vital importância para os dois times, embora o Fluminense hoje esteja na última colocação. Em caso de derrota, você admite trabalhar com a hipótese de rebaixamento?

Nessa reta final de campeonato, não podemos perder para ninguém. Já passou da hora de sair dessa zona de rebaixamento. Agora se perdermos ... O mundo não acabou para o Dinamite (presidente do Vasco) e não acabará para mim".


Meus comentários:

* O presidente disse que desde que assumiu, nunca mais entrou jogador gordo que precisasse de mais de 20 dias para entrar em forma...
...ué, o que ele diz do Jônatas e Renato? E do Teco, que apesar de não ser gordo, está desde janeiro com problemas físicos e médicos? E essa contusão esquisita do Renan? O Michael? O Reinaldo?

* O presidente disse que o vice de marketing foi demitido porque não apresentava resultados...
...ué, e o que ele diz do André Silva e Anderson Barros à frente do futebol alvinegro?

* O presidente disse que Flamengo e "Unimed FC" pagarão os custos na utilização do Engenhão e o Botafogo ficará com tudo o que for consumido nas lojas do estádio...
...ué, e não há uma taxa de aluguel?

* O presidente diz que agora vê um time melhor arrumado, principalmente na parte física...
...ué, então como ele explica ter demorado tanto para demitir o antigo treinador?

* O presidente diz que o "seu mundo" não acabará, caso o Botafogo perca para o tricolor e aumente o risco de ser rebaixado...
...e eu prefiro não comentar a respeito!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Saulo disse...

Temos que ganhar amanhã se não o presidente vai ficar mais careca ainda.

Luciana Moraes disse...

Pois eu digo meu caro Rodrigo que "meu mundo" já está ruindo a mundo tempo, estou quase no apocalipse,este cara só pode estar de brincadeira...Sds.

Fernando Gonzaga disse...

o MA parece viver em mundo tão distante do nosso...ele vê coisas que nós não vemos....conclusão que eu tive após esta entrevista, o FLA e o FLU vão jogar praticamente de graça do Engenhão em 2010...a dupla peso pesado AS E AB tem total respaldo dele...e pior, pelo visto, todos os clássicos vai ter essa palhaçada de divisão de ingressos....

abraço!!

Billie Wonder disse...

Cada dia que passa, penso que ele alem de amador, é safado também!

Riba disse...

Sei que o MA pegou uma batata assando nas mãos, qdo assumiu o botafogo... mas seus vacilos como dirigente são mais importantes (negativamente, claro) do q a coragem que teve de ser presidente do clube. A torcida vai se irritar muito com o Engenhão qdo o maracanã ficar fechado... por um lado será bom pq o estádio vai gerar renda mesmo qdo os outros forem jogar lá (mesmo entre eles). Mas quem mantém viva a estrela do botafogo somo nós... torcedores de verdade.. esse é o maior patrimonio do clube! Para a torcida comparecer e se sentir em CASA é preciso que a diretoria diponha de um tratamento diferenciado para o torcedor alvinegro... afinal... é ou nao é a casa do botafogo?? vou ali assistir o jogo do botafogo-df, quem sabe o t. maravilha não me conforta até a proxima declaração do presidente!!

andré rj disse...

"Nessa reta final de campeonato, não podemos perder para ninguém. Já passou da hora de sair dessa zona de rebaixamento. Agora se perdermos ... O mundo não acabou para o Dinamite (presidente do Vasco) e não acabará para mim".

É... Depois dessa, não tenho mais o que dizer...
Vou parar por aqui, senão vou descer muito o nível, de tanto que vou xingar esse cara!!!

Saudações

André Lira

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Espero que ele saiba e nunca esqueça que os clubes (maioria) só foram rebaixados devido as péssimas administrações!
Espero que ele saiba e nunca esqueça que os clubes (maioria) subiram graças as novas administrações!
Espero que ele saiba e nunca esqueça que se cair a culpa será dele e que continuará no cargo!
Espero que ele saiba que muitos dos que o cercam foram responsavéis pelo nosso rebaixamento tempos atrás!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

snoopy em p/b disse...

uma muletada na cara dele cairia bem.
que presidentezinho filho da puta!!!
bom, primeiro ressalto as ótimas perguntas feitas pelo repórter.
parece até botafoguense.
agora, a maioria das resposta dele não disse nada.
ele fugiu da raia.
e, quando não fugiu, irritou, indignou.
é, como o rafael falou, um safado, pilantra, fdp.
agora, riba, cá entre nós, se ele, maurício omissão, pegou o clube em uma situação difícil no ano passado, o antecessor a ele pegou em uma situação muito, mas muito pior.

a vontade que estou agora é de dar uma muletada na cara desse fdp.

Rodrigo Federman disse...

Saulo, ele poderia era ficar com vergonha, isso sim!rs!

Por isso que eu fiquei perplexo, Luciana! Se com a situação atual, o meu "Mundo" tb já caiu, imagina se o Botafogo for rebaixado novamente. Putz...e o "mundo dele" continuará "normal"...

Fernando, mandou muito bem nas conclusões! Ele já adiantou que Fla e "Unimed FC" farão o que bem entenderem no ano que vem no NOSSO estádio e que a dupla de peso pode fazer o que quiser tb, que nada acontecerá aos dois!

Kbça, eu não queria pensar assim (e não estava pensando) até pouco tempo atrás. Hoje eu já considero essa hipótese tb.

Pois é isso mesmo, Riba! O MA precisa acabar com esse discursinho eterno da situação em que pegou o clube. Ok, nós sabemos e reconhecemos a sua coragem. Agora, se é para usar isso como desculpa eterna, tenha dó, né? Depois de começar a gestão parecendo que seria ótima, esses 9 meses de MA têm sido péssimos e "pequeno" demais se contentando com vice estadual, parcerias mínimas, etc...

André, eu precisei de uns 5 minutos de reflexão antes de escrever, pois eu tb estava pilhado e xingando esse presidente omisso.

Gil, o pior é que ele não sabe de nada disso. Não sabe pq é sim, marionete nas mãos de gente muito mais poderosa. O MA como presidente é um ótimo dentista.

Falou e disse, Fabião! E se continuar assim, o próximo presidente pegará o clube em uma situação ainda pior!

Abs e SA!!!

Paulo Nacif disse...

O Maurício Omissão está pouco ligando para o Botafogo, ele quer são as comissões ($$$$) pelas maracutaias que aconchavou com os aproveitadores, que se instalaram em General Severiano!

Sds botafoguenses!

Unknown disse...

Esse cara é um canalha, safado, mau caráter, sem palavra!
Absolutamente ridícula essa festa que a torcida do Botafogo de saquarema está fazendo para esse jogadores medíocres... esse fosse em um clube sério a recepção para esses incompetentes seria outra!

Anônimo disse...

A única torcida que é desalojada como mandante é a do Botafogo. Brincadeira!

Patrick Dias

Rodrigo Federman disse...

Paulo, ele tb faz parte da banda podre mesmo!Aliás, qual dirigente do futebol que não faz, né?

Caio, me impressiona como ele não responde nada com nada ou então desconversa nas perguntas mais "críticas"! Concorda?

Patrick, e a tendência é só piorar enquanto o Maracanã estiver fechado a partir do ano que vem!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Toda a entrevista auto-elogiante e o remate final mostram a insolvência cerebral do entrevistado - quem nasce torto tarde ou nunca se indireita.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, vc mandou muito bem! É isso mesmo. O cara se enrolou, embromou e praticamente respondeu as mesmas coisas do início ao fim, apenas com palavras diferentes!
Abs e SA!!!

Ricardo Pereira disse...

Cara, tenho andado sumido dos comentários mas tô sempre por aqui!

Então, decidi que vou assistir ao jogo hoje (como sempre), mas se não ganharmos não assistirei a mais nenhum jogo esse ano (com possível exceção à Sulamericana rs). Espero que isso não seja necessário, tô confiante na vitória, mas tirarei férias do Botafogo em caso de decepção...

E ridícula a entrevista do presidente, esse cara não tem ideia (será?) da merda que está fazendo com o clube...

Grande abraço

Rodrigo Federman disse...

Fala, Ricardo! Andava sumido mesmo, cara!
Olha, acho que hoje é um dia especial e todos nós temos que acreditar, torcer e quem puder, comparecer ao Engenhão! Mas Deus nos livre, em caso de derrota, ficará difícil acompanhar mesmo!
Boa sorte pro Fogão!
Sobre esse presidente, prefiro nem mais comentar nada, pois ele é irritante!
Abs e SA!!!

Álan leite disse...

Mentira, mentiras e mais mentiras, como aa cotas já estavam adiantadas, se na última reunião do CD o Good disse que adiantaria as de 2010, só para exemplificar.

Cara de Pau pura!

SAN!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Álan, algo muito "podre" acontece nos bastidores de GS! E a mentira está tão descarada que os caras nem se preocupam mais em bolar o mesmo discurso!
Abs e SA!!!