31/10/09

Contendo a euforia



A coluna "Panorama Esportivo" do jornal O Globo informou que entre vários jogadores que devem ser dispensados no final do ano, Emerson e Fahel são nomes certos, já que são bastante criticados e perseguidos pela torcida botafoguense.

Bom, eu tentei "não me empolgar" com a notícia...
...mas garanti os fogos de artifício.

De qualquer forma, só os acenderei quando a informação for confirmada oficialmente pelo Botafogo.

Comemorar antecipadamente dá azar! Vai que eles permanecem...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Qual dos "dois Jobsons"?



O técnico Estevam Soares ainda não sabe qual esquema tático utilizará amanhã contra o Internacional.

Se optar por apenas dois atacantes, uma vaga será disputada por Victor Simões e Jobson (André Lima está confirmadíssimo).

Putz, é aí que eu tenho uma dúvida: De qual Jobson que estamos falando? O rapaz de histórico problemático e que humildemente - logo de cara - fez três boas partidas com a camisa alvinegra ou o mesmo rapaz de histórico problemático, que depois de muitos elogios e especulações na imprensa, já fez papagaiada no cabelo e mostrou-se "fominha" e improdutivo nas últimas três partidas?

Se estivermos falando do "primeiro Jobson", seria a minha escolha. Mas se for o "segundo Jobson", sou mais o Victor Simões, mesmo que ele brigue com a bola, adversários, canelas, etc...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Somos críticos e exigentes porque "ISSO É BOTAFOGO"



A "faixa amarela" continua em destaque na mídia...

Todos os sites e impressos esportivos não cansam de falar da faixa criada pelo Danilo e exposta pelo mesmo (juntamente com o Gil) no jogo do Botafogo contra o Náutico.

Pelo que tenho acompanhado, a maioria aprovou a iniciativa. É claro que também houve quem não gostou (principalmente os "citados" Juninho e Lúcio Flávio), mas uma coisa eles não podem falar/criticar: A torcida tem toda a liberdade e direito de se manifestar, desde que não haja violência.

E foi justamente o que os amigos fizeram.

Só que no meio de todos os críticos à faixa, uma declaração me deixou "encucado":

"- Muitas das coisas que envolvem uma situação de jogo o torcedor não fica sabendo. Então, para falar um tipo de coisa como esta é preciso saber dos fatos. O que realmente se passa. Mas assim, eu prefiro colocar que este aí certamente não é torcedor do Botafogo".

O que o Lúcio Flávio quis dizer com essa resposta? Acontece alguma "coisa" que não sabemos dentro de General Severiano? Ou aconteceu alguma "coisa" estranha durante o clássico? Explica melhor, Lúcio. O que não pode é falar algo e deixar "vago"...

E quando ele diz que a manifestação não é coisa de torcedor do Botafogo, me sinto no dever de "defender" os meus amigos Danilo e Gil.

Falo com absoluta tranquilidade, até porque, não sou dos críticos mais ferrenhos ao "camisa 10" alvinegro. Mas o Lúcio Flávio que me perdoe, cale a boca e corra mais para justificar o salário e status que goza junto à diretoria e comissão técnica.

O Danilo e o Gil são torcedores que frequentam todos os jogos realizados no Rio de Janeiro. São torcedores que choram, vibram, cantam, incentivam...
...e não admitem tanta incompetência, insuficiência, indiferença e conformismo desse grupo.

Uma hora a paciência chega ao fim! Tudo tem limite!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30/10/09

A pergunta do final de semana



Será que "ele" estará em campo no domingo?

Desde já - um pouco menos de 48 horas de tensão até o jogo contra o Inter -, fico imaginando o que pode estar passando na cabeça do Estevam Soares para montar o GLORIOSO.

Uma coisa é certa, se "ele" não estiver entre os titulares, o "outro" estará.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Estevam ou Celso?



Segundo o Blog do Gilmar Ferreira, o Botafogo não renovará o contrato do Estevam Soares para 2010.

O jornalista diz que a diretoria botafoguense tem um nome mais do que decidido para comandar o clube na próxima temporada: Celso Roth, atualmente no Atlético MG.

Será? O que vocês acham?

Não sou fã do Roth, mas uma coisa não pode ser negada e nem esquecida: Há dois anos ele vem fazendo ótimas campanhas no Brasileirão (Grêmio e Atlético).

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Só servem para o futebol europeu



Amigos, cliquem aqui, peguem as suas senhas e entrem na "fila da revolta" que começa neste instante no Cantinho Botafoguense.

Clap, clap, clap!

É isso aí, diretoria! Desse jeito os salários do Emerson, Fahel e Léo Silva não serão atrasados em único dia sequer na próxima temporada!

Administração pés no chão! Está tudo dentro do planejamento!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

O magoado, o "craque" e o bom senso



Três rápidos assuntos para começarmos essa sexta-feira chuvosa, na véspera do fim de semana prolongado.

O Juninho não gostou da faixa exposta pelos amigos Danilo e Gil na última quarta-feira. Sobre ela, o capitão botafoguense disse o seguinte:

"- Assim como a torcida foi primordial para que eu voltasse, o fato de ela estar insatisfeita é algo que conta. Essa manifestação contrária de uma minoria só me dá mais forças para eu provar que posso ajudar o time a vencer".

Bom, se ele ficou nervoso e prometeu mais garra e empenho para "calar" os críticos, eu já peço para o Danilo, Gil e outros torcedores providenciarem mais cartazes. Vai que dá resultado positivo, né?

Agora, o Juninho também poderia lembrar de quando foi ovacionado no final de 2007 pela torcida, que gritou em alto e bom som para ele permanecer em General Severiano na temporada seguinte...
...mas ele foi para o São Paulo.

Portanto, aqui se faz, aqui se paga! Está 1 a 1!

Deixando as "mágoas" de lado, durante a transmissão de Botafogo e Náutico, foi anunciado que a diretoria alvinegra prometeu (caso o clube permaneça na primeira divisão) um craque capaz de lotar os estádios em 2010.

Eis que leio a seguinte notícia nesta manhã:

"Botafogo costura volta de Dodô ao clube para 2010".

Eu sempre disse que o Dodô é craque. Aliás, depois do Túlio, foi o melhor atacante que eu vi vestir a camisa do Botafogo. Mas o que passa na cabeça da diretoria quando tenta contratar um jogador com mais de 35 anos, afastado há um ano por causa de doping e que saiu (na terceira passagem por General Severiano) do Botafogo pela porta do fundo, quando preferiu ganhar uns "trocados a mais" no "Unimed FC"?

Se fizermos uma pesquisa, eu aposto que mais de 90% da torcida deve ser contrária à volta do Dodô.

E a diretoria já planeja o retorno daquele que eu aposto, é o "craque prometido"!

Por fim, nem só de cagadas vivem os nossos cartolas...

Finalmente o bom senso "brotou" nas cabeças pensantes(?) dos dirigentes, que abaixaram os preços dos ingressos para as partidas contra o Cerro Porteño (Sul-Americana) e Coritiba (Brasileirão).

Agora a torcida não pode reclamar e precisa comparecer em peso ao Engenhão.

Ufa! Essa sexta-feira só começou...
...ela promete, hein!?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29/10/09

Uma pena que ele chegou tão tarde...



O Lancenet publicou uma matéria com o seguinte título: "Defesa de Jefferson foi decisiva para vitória do Botafogo".

Eu gostaria de acrescentar umas palavrinhas aqui e mudar outras coisinhas ali: "Defesas de Jefferson serão ainda mais decisivas para o Botafogo permanecer na Série A".

Se houve um acerto da diretoria botafoguense, esse atende pelo nome de Jefferson...
...São Jefferson!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Nos blogs botafoguenses...



Acabei de ler os blogs botafoguenses hospedados nos dois principais sites esportivos do país (Lancenet e Globoesporte).

Para começar, o Nilton Severiano e sua rápida (e certeira) análise - no Lancenet - do que foi a vitória sobre o Náutico, e como devemos encarar o Inter no domingo:

"Tem que melhorar
postado por General de uma estrela

Caros Alvinegros!

Tínhamos que vencer o Náutico e vencemos. Esta foi a parte boa do jogo no Engenhão.

Porém, o desempenho foi ruim mesmo jogando em casa e com a obrigação de vencer.

Contra o Inter, domingo, não será brincadeira e espero que o elenco esteja levando isso a sério.

Não importa a posição do adversário na tabela, nossa postura e o desempenho tem que ser para buscar vitória.

Saudações alvinegras".


Em seguida, o Zé Fogareiro (Globoesporte), que além da análise da partida contra os pernambucanos, terminou o texto reproduzindo um e-mail que recebeu de algum torcedor botafoguense.

Copiarei este final, pois morri de rir:

"Presentes para os jogadores… aí vai:

Leo Silva- Um freio, o filha da p… nao consegue parar e comete varios penaltis
Reinaldo - um chinelinho, precisa explicar?
Victor Simoes- um cerebro, pq lhe falta
Jobson - uma mascara, pq foi soh fazer 2 joguinhos bons q ele acha q eh craque
Andre Lima - 2 pompons, pq essa merda nao eh atacante e sim animador de torcida
LF - uma boneca barbie
LG -uma boneca susie
Jonatas - um despertador pra ver se ele acorda
Renato- uma tesoura pra ele cortar o cabelo
Thiaguinho- um mapa pra ver se esse merda se achava em campo
Fahel - uma passagem soh de ida pra russia ou pra china tanto faz
Wellington- um oculos pq essa merda nao enxerga a bola ou entao esta enxergando 2 pq akele pulinho no gol do flamengo…
Teco- um kit primeiros soccorros, vai q ele se machuca em casa neh…
Emerson - um ovo podre, sei la ele eh a merda das merdas
Juninho - uma tartaruga, pra representar sua 'grande' velocidade
Batista - uma revista QUEM, pq quem eh essa merda?".


A gente xinga, reclama, critica...mas pelo menos se diverte.

Ah, Botafogo...você não vale nada, mas eu gosto de você!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Recusando a própria torcida



Pouco mais de 6 mil torcedores estiveram na noite de ontem no Engenhão.

O Botafogo precisa de mais apoio neste momento? Eu concordo, mas considerando o tempo instável no Rio de Janeiro, a posição perigosa do time na tabela de classificação e os valores dos ingressos, temos que analisar com bastante calma e sem cometer injustiças.

Espero que as condições climáticas e valores dos tickets melhorem nas últimas partidas, já que a qualidade técnica e posição da equipe não mudará muita coisa até dezembro.

Enfim, falo isso porque eu quero comentar rapidamente sobre os ingressos...

Eu não tenho conta no Orkut e/ou Twitter, mas de vez em quando o meu irmão atenta à alguns comentários e assuntos que lê nos referidos sites e me posiciona a respeito.

Parece que foi postado um comentário na Comunidade Oficial do Botafogo (Orkut) recentemente, em que o usuário disse que enviou um e-mail ao GLORIOSO (pelo Site Oficial do clube), questionando o fato dos nossos adversários diminuírem os preços dos ingressos para lotar os estádios nas últimas rodadas, enquanto o Botafogo faz justamente o contrário.

Parece também que o rapaz recebeu uma resposta eletrônica, assinada pela Ouvidoria do GLORIOSO. Aliás, ele publicou o e-mail recebido, que disse o seguinte:

"Prezado Rafael,
Esta Ouvidoria acusa o recebimento do seu e-mail.
Com relação ao preço dos ingressos, esta Ouvidoria gostaria de lembrá-lo dos terríveis incidentes do jogo contra o Avaí. Eles têm pesado muito na decisão do Botafogo em elevar o preço dos ingressos. Eu acredito que você deve se lembrar do que aconteceu naquela ocasião: ingressos a R$ 5,00. Foi um pandemônio no Engenhão, redundando um enorme prejuízo, em todos os sentidos, à família alvinegra e ao BFR. Você pode argumentar: Ouvidor, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Mas, em termos de segurança, está sendo melhor pecarmos pelo excesso do que pela omissão.
Atenciosamente,
0uvidor
Botafogo de Futebol e Regatas"


Bom, não há como provar a veracidade dos fatos e e-mails, mas por ter sido discutido em fóruns botafoguenses (e conhecendo um pouco a forma como a diretoria tem trabalhado), eu acredito até que seja provado o contrário.

Se isso for verdade, é mais um motivo para lamentarmos!

Por conta da incompetência e despreparo dos seus dirigentes, o Botafogo está fazendo todo o esforço possível para afastar os seus torcedores do Engenhão...
...e justo nessa hora tão importante e vital na temporada.

Depois não adianta reclamar da média de 6 mil torcedores por partida...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

De saco cheio (mesmo fora da ZR4)



É, Diego...
...a salvação do Botafogo está nas mãos de Deus, pois depender dos pés de vocês (jogadores) e das "cabeças pensantes" do treinador e diretoria é pedir demais!

Por falar em Deus, ele nos provou que olha com especial atenção para o Botafogo. O que foi a virada do Cruzeiro sobre o Santo André nos cinco últimos minutos de partida? Graças a esse resultado, estamos livres - momentaneamente - da zona maldita.

Caramba...só que o meu coração não aguenta mais seis rodadas nesse "ritmo". Ele vai sofrer um "curto"...

Aliás, ele já começou a "engasgar" logo cedo, quando fui ler as declarações dos jogadores e do Estevam Soares após a vitória de ontem.

O treinador botafoguense disse que apesar dos desfalques do Alessandro, Jônatas, Renato e Reinaldo contra o Internacional, o GLORIOSO viajará forte para Porto Alegre:

"- Não me preocupa. Eu queria estar com os quatro. Mas já faz parte do passado. Eles vão ficar treinando aqui aprimorando a forma. Vamos confiar em quem está querendo entrar".

Não dá, Estevam! Não dá para confiar, pois já sabemos que você escalará Léo Silva, Fahel ou Batista...
...e o engraçado é que o Wellington Jr., Alex, Júnior e Rodrigo Dantas estão "querendo entrar", mas você não "percebe", né? O máximo que faz - de vez em quando - é colocar o Rodrigo improvisado na ala direita ou como volante. E isso por apenas alguns minutos...

E até o banco de reservas tem sido mal montado. Ontem nós tínhamos Emerson, Fahel e Batista. Cadê o Teco, Gabriel, Wellington Jr., Alex, Júnior?

Olha, Estevam...você também já encheu a minha paciência com tanta mentira e promessa não cumprida.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28/10/09

Vitória com muito sofrimento



Algumas lágrimas escorrem lentamente...
...mas juro, não são por causa da vitória suada sobre o Náutico (1 a 0 - Juninho).

É claro que comemorei os três pontos, afinal, no post anterior eu disse que 1 a 0 já seria goleada. Mas amigos, as lágrimas são de tristeza, já que este Botafogo da atualidade é sofrível, decadente, pequeno. E "isso" não é o GLORIOSO que eu amo! Não mesmo!

O que vimos nesta quarta-feira foi mais uma prova de incompetência e insuficiente técnica do treinador e jogadores. Ah, mas é claro: Começou durante a semana, com a diretoria aumentando o preço dos ingressos. Ou seja, todos que estão lá são péssimos e não merecem o meu respeito.

Calma...o que importa é escapar do rebaixamento, eu sei. E a vitória de hoje foi importantíssima, mas agora, depois de algumas maracujinas e com a cabeça mais tranquila, reflito: Putz, estamos comemorando o fato do Botafogo ter conquistado três pontos para não cair para a série B?

Sim, estamos...e isso só me deixa mais triste, pois o Botafogo que nós amamos é muito diferente desse comandado pelo presidete Omissão e seus asseclas obesos.

E prefiro ficar por aqui. Não quero estragar a noite dos amigos deste C.B, afinal, vencemos e saímos da maldita zona (neste momento o jogo do Santo André ainda não terminou).

Não quero ser o "do contra", mas espero que vocês entendam o humilde desabafo.

Ah, e a falta de uma análise da partida é para poupar a minha memória dos lances protagonizados por Jobson, Léo Silva, Wellington, Estevam Soares, Reinaldo, etc...

Tanto sofrimento para vencermos o Náutico, no Rio de Janeiro, e graças a um pênalti "mandraque" que o árbitro nos arranjou. É muito pouco para o GLORIOSO. Torço para que continue assim nas próximas rodadas, mas que as coisas mudem radicalmente em 2010, pois outra temporada como essa eu não aguento.

A única hora em que me empolguei positivamente, foi quando vi a faixa que os amigos Danilo (do blog Botafoguismo) e Gil estenderam no Engenhão contra os "líderes - dentro de campo - do fracasso", Juninho e Lúcio Flávio.

Meus amigos, parabéns! Só assim a diretoria e todos os jogadores ficam sabendo que se para eles está de bom tamanho brigar contra o rebaixamento, para nós não. Exigimos o nosso Botafogo de volta!

E agora, bem que poderíamos aprontar uma peça em Porto Alegre no domingo, hein!?

Não custa nada sonhar!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 1 X 0 NÁUTICO


1- Jefferson: Começou um pouco inseguro, mas terminou salvando o time da derrota (para variar) - 6,0

2- Alessandro: Jogou sério, com raça e sem futebol...ou seja, o de sempre - 4,5

3- Juninho: Mal nos combates diretos contra os atacantes. Fez o gol de pênalti, que ainda bem que entrou, pois foi mal cobrado - 4,5

4- Wellington: A moleza e lerdeza que estamos acostumados - 4,0

5- Leandro Guerreiro: Errou muitos passes e quase entregou um gol de graça para o Náutico - 4,5

6- Diego: Alternou bons e maus monentos. Na média, não comprometeu - 5,0

7- Reinaldo: Sumido, discreto e pouco inspirado - 4,0

8- Léo Silva: Continuo insistindo: Esse demente come merda - 4,0

9- André Lima: Péssima partida (e já basta) - 3,5

10- Jobson: Horrível, fominha e mascarado. Parece que está mostrando o seu verdadeiro futebol...de Brasiliense - 3,5

11- Jônatas: Só erra quem tenta, e no caso do volante, mesmo mal é o único capaz de um toque diferente. Os principais lances tiveram a sua participação - 5,5

12- Renato: O empresário mandou entrar e o técnico colocou no jogo...para não fazer nada - 3,0

13- Victor Simões: Ao menos deu mais movimentação e dinâmica - 5,0

14- Rodrigo Dantas: Só 15 minutos em campo, quando deveria ter entrado logo no intervalo. Tem que ser titular do time - 4,5

Estevam Soares: Mais um treinador que obedece empresários, escalando mal e substituindo pior ainda, sempre utilizando as mesmas peças - 3,0


Noite de decisão! Só a vitória nos interessa!



No primeiro turno o Botafogo foi roubado sem dó nem piedade no estádio dos Aflitos, em Recife.

O Náutico só empatou porque o juiz conseguiu enxergar um pênalti do Renato no lateral pernambucado...
...um pênalti que eu nunca tinha visto antes, afinal, sequer houve o contato entre os jogadores.

São águas passadas.

Daqui a pouco, no Engenhão, será a volta. Os dois times precisam da vitória, mas o GLORIOSO joga em casa, e apesar do péssimo desempenho atuando no Rio de Janeiro, hoje não tem jeito: Precisamos passar por cima do adversário, limitações técnias, arbitragens tendenciosas, etc...etc...etc...

Mais uma vez, 1 a 0 será "goleada".

Venceu ou vencer!

Pra cima deles, Fogão!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Eu pagava pra ver/ouvir



Ontem os jogadores se reuniram durante quase uma hora antes do treinamento. Em pauta, a necessidade do "erro zero" (palavras do Estevam Soares), ou seja, para se livrar do rebaixamento, o Botafogo não pode mais vacilar nas partidas consideradas "decisivas" jogando no Engenhão.

Além dos atletas, toda a comissão técnica participou da conversa, que segundo o treinador, foi apenas para acertar alguns detalhes e sem nenhuma "lavagem de roupa suja".

Ah, o Anderson Barros também marcou presença na reunião.

Putz, eu adoraria saber/ouvir o que ele pode ter falado ou cobrado dos jogadores e comissão técnica!

Essa eu pagava pra ver!

Obs: A foto não é de ontem, mas foi utilizada para ilustrar a ideia que eu tenho de como o gerente de futebol deve se "concentrar" nas reuniões realizadas em General Severiano...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Fala a verdade, Estevam!



Depois de alguns dias afastado por indisciplina, o Jônatas atuou durante alguns minutos no clássico do último domingo.

Com a suspensão do Lúcio Flávio, o volante está confirmadíssimo como titular do meio de campo, nesta noite, na "final de campeonato" que o Botafogo terá diante do Náutico, no Engenhão.

Sobre a reintegração do Jônatas ao grupo, o Estevam Soares deu uma justificativa curiosa:

"- Escalei pelo comportamento exemplar dele, que inclusive foi citado na reunião. Depois do problema que todos sabem, ele não falou uma palavra sobre o assunto com imprensa e jogadores. Ficou treinando, se empenhou, não faltou a nenhum treino, mesmo quando o grupo estava viajando".

Bom, seria melhor dizer que "desculpou" o jogador porque não tem nenhum outro com o mesmo nível técnico, né? Afinal de contas, o "profissionalismo" (do Jônatas) elogiado pelo Estevam não é mais do que obrigação, e além disso, vários atletas também se comportam de forma exemplar e ainda aguardam por oportunidades no time titular.

E também nos faz refletir (e questionar) uma outra coisa: O Michael e o Eduardo devem estar "aloprando" durante as semanas...

Mas não importa. Os dois últimos não fazem falta. O que importa é que a utilização do Jônatas não pode ficar restrita apenas à ausência do Lúcio Flávio. Se o Estevam Soares pretende "minimizar" o risco de rebaixamento no Brasileirão, precisa arrumar uma vaga para o Jônatas no time titular. Com ou sem Lúcio Flávio...

Ah, mas se você achou curiosa a justificativa do treinador sobre o Jônatas , precisa ler o que ele falou sobre a volta do Léo Silva nesta noite. Isso sim é curioso...e revoltante:

"- O que está acontecendo é que alguns jogadores têm oscilado muito de um jogo para outro. Não relacionei o Léo Silva no clássico não pelo lado técnico, mas para ele dar uma repensada em alguns atos".

Pô, o Estevam realmente acredita que apenas um jogo fora é suficiente para o Léo repensar alguma coisa?

Aliás, o "ipatinga boy" pensa?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27/10/09

Enquete: Em 2010, só três (ou menos) titulares merecem continuar



Apesar de ainda não ter 100% do seu time titular definido, o Estevam Soares parece ter montado a sua base, testando uma ou outra peça de vez em quando.

Desta forma, podemos dizer que a equipe titular do Botafogo é: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro, Fahel (Léo Silva), Lúcio Flávio; Reinaldo, Jobson e André Lima.

No clássico contra o Flamengo, o Batista barrou a "dupla do inferno" e jogou ao lado do Guerreiro, mas no treino de ontem já perdeu novamente a vaga. O treinador botafoguense voltou com o "abestalhado" Léo Silva.

Bom, consideremos a equipe acima, ok?

Na enquete encerrada nesta terça-feira, eu perguntei quantos jogadores (do time titular) têm condições e/ou merecem continuar no GLORIOSO em 2010?

Confesso que fiquei surpreso com o resultado. Explicarei mais para frente...

Foram 80 votos registrados nos sete dias da pesquisa.

A surpresa não foi com a opção mais votada. Aliás, eu imaginei que não seria diferente, apesar de acreditar em uma margem maior de vantagem.

Dos 80 votos, 36 (45%) amigos disseram que dos 11 atletas que têm jogado regularmente, apenas 3 (ou menos) poderiam/deveriam permanecer em General Severiano na próxima temporada.

Eu fiz parte dos 36. Para ser mais preciso, se eu tivesse a oportunidade de dispensar uns e contratar outros, o Botafogo viraria o ano com somente dois jogadores do time atual: Jefferson e Leandro Guerreiro.

O nosso goleiro é um dos melhores do Brasil. Já o cabeça de área, apesar do saldo positivo (em minha opinião), continuaria...
...desde que, sem o status de líder, pois o Leandro de líder não tem nada!

O resto? "Fecha a conta e passa a régua", como diria aquele comediante.

Agora sim, a surpresa...

Eu não esperava que muitas pessoas dissessem que 4 (ou mais) jogadores poderiam continuar em 2010. Foram 32 (40%) cliques nesta opção.

É sério...fiz um baita esforço tentando aliviar a barra de pelo menos quatro atletas, mas não consegui. Mas claro, respeito a opinião de quem pensa assim, apesar de discordar.

Mas também não sou tão radical em dizer que do Botafogo de hoje, ninguém merece vestir o manto glorioso no ano que vem. Como eu disse, acredito no Jefferson e no Guerreiro (com um papel mais "coadjuvante").

Só que 7 (8%) botafoguenses estão bem mais revoltados com a situação do GLORIOSO e não pensaram duas vezes ao "fechar a porta" de General Severiano para todo o elenco desta temporada.

Existem os radicais, mas também existem os "satisfeitos"...

Também não acreditei quando vi os 5 (6%) votos computados em favor da permanência da maioria dos atletas no ano que vem.

Putz, aí não dá mesmo! Alessandro, Juninho, Wellington, Léo Silva, Fahel, Reinaldo, André Lima, Lúcio Flávio, Jobson...
...sinceramente? Cansei desses caras! O ano de 2009 foi horrível para o Botafogo e todos eles têm culpa por minhas noites em claro, dores de cabeça, etc...

Eu quero e torço por um GLORIOSO bem diferente em 2010.

O problema é que a diretoria (a maior culpada de tudo) está mais do que confirmada e aí mora o perigo, ou seja, a continuidade do "pensar pequeno", dos pactos com os "co-irmãos", da omissão, covardia, silêncio e por aí vai...

Deus queira que eu esteja redondamente enganado e que a minha língua queime bastante.

É tudo o que eu mais peço, afinal, só o que queremos é o bem do Botafogo. Mas do Botafogo que nós conhecemos e amamos: Enorme, vencedor, imponente, forte e temido!

Certo?

Antes da nova enquete do C.B, eu tenho encontrado dificuldades para bolar novas ideias e perguntas todas as terças-feiras. Assim, resolvi fazer um teste, e ao invés de enquetes semanais, passarei a contá-las de 15 em 15 dias.

Se por ventura vocês acharem que a forma antiga era melhor, me avisem, ok? Afinal de contas, este espaço é botafoguense e democrático! E tudo o que mais quero e tento fazer, é criar um ambiente legal e harmonioso para discutirmos sobre a nossa paixão comum: O Botafogo de Futebol e Regatas.

Chega de enrolação. Vamos a nova pergunta, que aliás, pode ser muito bem relacionada com a palavra "enrolação". Na verdade, é sobre a diretoria do GLORIOSO e sua – até então – (falta de) transparência...

Amigos, qual o principal assunto que você gostaria que o Maurício Assumpção explicasse detalhadamente (deixando de enrolar e/ou se fingir de "morto")?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Um acerto e um erro (que já virou rotina)



Contrariando o que eu imaginava, o Botafogo já está escalado para a partida de amanhã contra o Náutico.

O técnico Estevam Soares confirmou o retorno do Jônatas, que assumirá a vaga do suspenso Lúcio Flávio.

Até aí, excelente!

Como também foi muito boa a barração do Batista, que teve mais uma oportunidade (contra o Flamengo) e mostrou que também não merece ser titular do GLORIOSO. O problema é quem o Estevam definiu para ocupar a vaga do ex-volante do Avaí...

Como já "prevíamos", lá vem Léo Silva (poderia ser também o Fahel ou o Emerson, já que no Botafogo é obrigatório que pelo menos um dos três esteja em campo nos jogos do clube)...

Pô, é tão difícil assim montar o time sem esses caras? E mais: Por quê o meio de campo não pode ser formado com Leandro, Jônatas e Rodrigo Dantas?

É sério...eu tento, me esforço, repenso...
...mas não entendo certas coisas que "acontecem no Botafogo"!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Preocupante



Reparem nos títulos das seguintes matérias (retiradas do Lancenet e FogãoNet):

"Botafogo tem o pior desempenho contra os rivais diretos".

"Botafogo ainda não venceu concorrentes diretos contra a degola".


Agora, o agravante:

"Botafogo é o time que mais finaliza neste Campeonato Brasileiro".

Continuarei firme e forte na torcida, mas quando eu digo que estou muitíssimo preocupado (e pessimista), não é da boca para fora. Os números provam que o botafoguense tem sim, que "botar a barba de molho".

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Basta o treinador pensar um pouco...



A pergunta da vez (e que será respondida somente amanhã) é: Quem vai substituir o Lúcio Flávio (suspenso) contra o Náutico?

Eu nem pensaria duas vezes para começar com o Rodrigo Dantas com a "10", mas não me surpreenderei se o Estevam Soares escolher o "dinâmico, ágil e veloz" Renato ou o "sempre equilibrado" Léo Silva, afinal de contas, o Rodrigo é formado em Marechal Hermes, e por isso, "merece" ser a última opção...
...SEMPRE!!!

Ah, e não pararia aí: Já colocaria também o Jônatas na vaga do Batista, pois precisamos vencer a equipe pernambucana de qualquer jeito. E com as bolas nos pés, o Jônatas é o único atleta que consegue correr e tocar na bola ao mesmo ao mesmo tempo, sem se enrolar nas próprias pernas e/ou proporcionar um lance bizarro.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26/10/09

Jefferson: O único que merece vestir o manto glorioso



Após o péssimo resultado no clássico, o amigo Sérgio Sabbato fez o seguinte comentário aqui no Cantinho Botafoguense:

"-Eu não aguento mais esse time. Por mim só ficava com o Jefferson. Os outros fazem parte de uma cambada de perdedores sem fibra".

Eu concordo plenamente com o Sérgio.

Um bom time começa com um bom goleiro. O problema é quando se tem apenas o bom goleiro e "um resto" que não pode ser chamado de time.

Coitado do Jefferson!

Obs: Além do "camisa 1", eu ficaria apenas com os jovens formados em Marechal Hermes e que passaram toda a temporada sendo iludidos com falsas promessas da diretoria mentirosa.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Previsível



Palavras do Estevam Soares sobre a situação crítica do Botafogo, já pensando na próxima partida, quarta-feira, contra o Náutico:

"- Temos de buscar soluções. Nesse momento é difícil pensar algo, mas o jogo já é quarta-feira".

Meu comentário: O que mais me preocupa e desanima, é saber - antecipadamente - o que o Estevam Soares quer dizer quando fala em "buscar soluções"...
...lá vem Fahel, Léo Silva e Emerson...

Acréscimo: Após insistência (com total razão) do amigo Gustavo, informo que atualizei a "Campanha Fora Diretoria Incompetente", na parte lateral superior do CB.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Esse é o nosso "co-irmão", elogiado constantemente pelo Omissão!



Conhecida por ser bastante "educada, responsável e pacífica", a torcida rubro-negra mostrou o que entende por respeito e cidadania na noite de ontem.

Foram apenas alguns banheiros, muros e assentos completamente sujos, danificados, arrancados e quebrados. Nenhuma novidade para a gente, certo? Sim, menos para os dirigentes do GLORIOSO, que ficaram "surpresos" com a atitude dos "co-irmãos".

Não satisfeitos, os "valentes cartolas" botafoguenses registraram ocorrência no Jecrim e querem responsabilizar a diretoria adversária pelos prejuízos causados, avaliados em aproximadamente R$6 mil.

Pô, que isso, presidente Omissão? Pra quê criar um clima chato com o "co-irmão"? Essa verba é fácil de ser arrecadada. Basta vender mais um jogador formado no clube para os empresários que escalam o Botafogo atualmente, afinal, já não foi feito algo parecido (com Rodrigo Dantas, Luis Guilherme e Gabriel) para manter em dia os salários dos craques Fahel, Léo Silva e cia?

Aproveito e registro o comentário sensacional do amigo Ari Dias: "Vocês leram o que nossos co-irmãos fizeram no engenhão, agora a nossa brava diretoria quer cobrar o prejuízo do co-irmão, é bem capaz do Botafogo pedir desculpas formais pela qualidade do material dos banheiros e cadeiras do Engenhão não resistirem a cordialidade da magnética torcida maldita".

Perfeito, Ari! Perfeito!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

A pior zaga da história recente do GLORIOSO



Logo após a derrota para o Cerro Porteño, eu comentei que temia o encontro entre o Adriano e os zagueiros botafoguenses.

Amigos, reparem as expressões e posições do Juninho e Wellington no exato lance em que o atacante flamenguista passou - como quis e sem pedir licença - pelos dois para marcar o gol da vitória rubronegra na noite de ontem (belo registro do Vestiário Alvinegro).

É a pior dupla de zaga do Brasileirão...
...e uma das piores que eu vi vestir a camisa do GLORIOSO nos últimos anos.

Enquanto isso o Teco continua no banco de reservas e/ou fora de forma, o Alex Lopes continua sendo considerado "jovem" para ter uma oportunidade real. Se houver alguma mudança, será a volta do Emerson, ou seja, "merda por merda", continuaremos "merdados".

Que saudades do Scheidt, Asprilla, Rafael Marques, Bruno Costa, Alex, etc...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25/10/09

Botafogo...



...rumo à Série B.

Nada mais a declarar, pois só isso já basta para explicar o que foi a derrota desta tarde/noite no clássico diante do Flamengo (0 a 1).

Um clube onde empresários escalam, dirigentes são amadores, jogadores não têm raça e sangue nas veias (com raríssimas exceções).

Um clube que está vendo a sua história, glórias e tradições serem jogadas no lixo por dirigentes irresponsáveis, jogadores medíocres, comissões técnicas safadas.

Um clube enorme, com uma torcida maravilhosa (a mais linda do mundo)...
...sendo conduzido e representado por pessoas que jamais poderiam vestir, falar e/ou jogar fazendo qualquer referência ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Amigos, não comentarei nada da partida. Não tenho mais ânimo algum.

Sigo na torcida, mas me desculpem, não acredito mais em salvação nesta temporada. Para mim, o Botafogo não escapa mais do rebaixamento (e como eu torço para queimar a língua...).

Sem mais...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 0 X 1 FLAMENGO


1- Jefferson: O único que deveria permanecer - junto com o Leandro - em 2010 - 6,0

2- Alessandro: Futebol limitado, mas ao menos foi um dos poucos que jogou com raça e raiva - 5,0

3- Juninho: Patético e fraco (mas é o "capitão" do time, graças a amizade com dirigentes) - 4,0

4- Wellington: Uma merda. Mole, lerdo, fraco... - 2,5

5- Leandro Guerreiro: Atuação apenas defensiva...e discreta - 5,0

6- Diego: O melhor do sistema defensivo. Ao menos tentou ajudar atrás e na frente - 5,5

7- Reinaldo: Mesmo sem fazer muita coisa, foi o melhor do time enquanto teve fôlego. Voltava para buscar bola, tentava armar algo e ainda arriscou na frente. Mal substituído - 6,0

8- Batista: Errou todos os passes e cruzamentos que tentou - 3,5

9- André Lima: Lutou, brigou e jogou no seu limite (inclusive técnico), mas não pode ser criticado, já que esteve rodeado de adversários - 5,0

10- Lúcio Flávio: Uma vergonha! Se escondeu, tremeu, fugiu e ainda perdeu o pênalti que nos manteria fora da zona de rebaixamento. Ah, mas nunca é substituído, afinal, também é amigo dos dirigentes - ZERO

11- Jobson: Encheram muita bola desse rapaz, que pela terceira vez seguida, pouco jogou - 3,0

12- Victor Simões: Entre caneladas e furadas, pelo menos demonstrou um pouco de vontade - 4,0

13- Renato: Só pode ser imposição de empresário, pois é inadmissível que o Rodrigo Dantas seja preterido por esse ridículo - 3,0

14- Jônatas: 15 minutos em campo, uns dois ou três trotes...e mesmo assim foi mais do que todos os jogadores do meio de campo fizeram em toda a partida - 4,5

Estevam Soares: Chegou ao clube com fama de general, prometendo mudanças e atitude. Entrou no "circuito das mutretas e armações" que toma conta de General Severiano. Péssimo! - 1,0

Vitória: O único resultado que interessa



A rodada começou na última quarta-feira com um resultado ruim para o Botafogo (vitória do Santo André sobre o Palmeiras). Pior ainda foi a continuidade da mesma, ontem, quando o Náutico bateu o Barueri.

Desta forma o GLORIOSO voltou à zona de rebaixamento e precisa de pelo menos um empate contra o Flamengo para novamente ficar com a "corda fora do pescoço".

Não é impossível, e os jogadores têm condições de conseguirem uma vitória. Vitória que, aliás, seria perfeita, pois o nosso próximo adversário será o Náutico, em um confronto direto de dois clubes que lutam pelo mesmo objetivo.

Hoje é dia de cada atleta botafoguense superar os seus limites. O Flamengo tem mais time e está embalado, mas isso não significa nada quando se trata desse clássico especial.

Dá para ganhar e eu quero voltar ao Cantinho Botafoguense de noite...
...comemorando a vitória!

Pra cima deles, Fogão!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!