20/03/10

Derrota no amistoso internacional
















Fazendo uma temporada no Brasil visando a Copa do Mundo, a seleção da África do Sul enfrentou o Botafogo na tarde de hoje.

O GLORIOSO disputou o amistoso com a sua equipe reserva, reforçada apenas do Loco Abreu, que está suspenso do clássico de amanhã, contra o Flamengo.

Não ouvi a partida, mas parece que o gol da vitória sul-africana (1 a 0) teve a colaboração do Renan, que segundo os noticiários, levou um frango.

Foi apenas um amistoso.

A partida que vale mesmo é a de amanhã.

Agora, o jogo de hoje serviu principalmente para constatarmos que precisamos reforçar o elenco, se quisermos disputar o Brasileirão sem passar pelas mesmas "emoções" do ano passado.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Há muito que queria enviar o texto abaixo que data de 1956 e foi escrito pelo Nelson Rodrigues - Não
tinha animo, mas depois de ver os seu posts nos ultimos dia s não aguentei e resolví envia-lo, não existe melhor endereço do que o seu
- vai ser pessimista na casa do chapéu é de doer;
O BOTAFOGUENSE:
"-Todos os torcedores de futebol se parecem entre si como soldadinhos de chumbo. Têm o mesmo comportamento e xingam, com a mesma exuberância e os mesmos nomes feios, o juiz, os bandeirinhas, os adversários e os jogadores do próprio time. Há, porém, um torcedor, entre tantos,entre todos , que não se parece com ninguém e que apresenta uma forte, crespa e irresistível personalidade. Ponham uma barba postiça num torcedor do Botafogo, dêem-lhe óculos escuros, raspem-lhe as impressões digitais e, ainda assim, ele será inconfundível. Por quê?
-Pelo seguinte: - há, no alvinegro, a emanação específica de um pessimismo imortal. Pergunto eu: - por que vamos ao campo de futebol? Porque esperamos a vitória. Esse otimismo é o impulso interior que nos leva a comprar ingresso e vibrar os 90 minutos. E, no campo, o otimismo continua a crepitar furiosamente. Não importa que o nosso time esteja perdendo de 15 a 0. Até o penúltimo segundo, nós ainda esperamos a virada, ainda esperamos a reação.
-Pois bem: - o torcedor do Botafogo é o único que, em vez de esperar a vitória, espera precisamente a derrota.Os outros comparecem na esperança de saborear como um chicabom o triunfo do seu clube. Mas o torcedor do Botafogo é diferente: ele compra o seu ingresso como quem adquire o direito, que lhe parece sagrado e inalienável, de sofrer. Eis a verdade: - ele não vai a campo ver futebol.
-O futebol é um detalhe secundário e, mesmo, desprezível. Ele quer, acima de tudo, desgrenhar-se, esganiçar-se, enfurecer-se e rugir contra Zezé Moreira. No dia em que retirarem do torcedor alvinegro o inefável direito de sofrer e, sobretudo, o direito ainda mais inefável de descompor o seu técnico, ele ficará inconsolável, como um ser que perde, subitamente, a sua função e o seu destino.
-Tudo na vida é uma questão de hábito. E o cidadão que padece todos os dias acaba se afeiçoando ao próprio martírio ou mais do que isso: - o martírio torna-se insubstituível como um vício funesto. É o caso da torcida alvinegra que, desde 1910, sofre e, ao mesmo tempo, xinga Zezé Moreira. Conclusão: - já não pode viver sem uma coisa e outra.
-Por exemplo: - o clássico de ontem, no Maracanã, foi o que se chama de jogo ideal para o torcedor do Botafogo. Já durante a semana, ele vivera mergulhado no pessimismo como um peixinho no seu aquário. E, ontem, finalmente chegou o grande dia: - a torcida alvinegra sofreu como nunca e rugiu, como nunca, contra Zezé Moreira. De fato, o Vasco exerceu um feroz, um maciço domínio de 80 minutos.
-E mais: - o Vasco deu show, jogou bonito, brilhou escandalosamente como um Sol. No intervalo do primeiro para o segundo tempo, encontro um amigo botafoguense. Exultante com o próprio sofrimento e com o próprio furor, ele veio, para mim, de braços abertos. Do lábio, pendia-lhe a saliva pesada e elástica de uma cólera sagrada. Agarra-me e rosna-me, ao ouvido: - Esse Zezé Moreira é um tarado! E repetia, atirando patadas ao chão: - Tarado.
-A princípio, pensei num crime sexual ainda impune, praticado nalgum terreno baldio. Pálido, quero saber por que tarado. Então, o amigo explica-me: - porque pusera o Bauer no lugar de Pampolini! E essa substituição parecia, ao meu conhecido, o sintoma inconfundível de uma tara tenebrosa. O diabo é que todo o esforço e todo o brilho do Vasco não renderam mais que um franciscano empate de 0 a 0. Acresce que, nos 10 minutos finais, o Alvinegro reage dramaticamente e quase ganha o jogo."

SA

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu já conhecia esse texto do NR. Bom, vamos ao meu breve comentário: Se o amigo acha que sou exagerado, pessimista, chato e outras coisas mais, é seu direito e não farei o menor esforço para tentar mudar a sua opinião. Da mesma forma, não mudarei a minha forma de pensar, pois não sou do tipo de torcedor que condisera mais Botafoguense por só ver coisas boas ou positivas... principalmente qnd no fundo nós sabemos que a situação atual é bem diferente.
Desculpe, cara, mas se vc quiser ler opiniões ufanistas e/ou ceguetas, sinto muito, não as encontrará aqui.
Por fim, agradeço a participação (apesar de eu preferir que se identificasse para que pudesse chamá-lo pelo seu nome), pois o CB parece não ser um local que vc concorde bastante com as opiniões escritas, mas pelo visto sempre dá uma visitada.
Pessimista ou otimista, este é um espaço Botafoguense, e que faz questão que não haja 100% de concordância entre os amigos.
Gosto de opiniões divergentes, desde é claro, com respeito (como tu fizeste, deixo bem claro).
Enfim, é o que eu penso em resposta ao seu comentário.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Esqueci de completar, Anônimo: O post foi sobre o amistoso e a fragilidade do nosso elenco. Estou sendo exagerado? Temos um bom elenco?
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Ser pessimista é sofrer até a última rodada do brasileiro e torcer para não ser rebaixado?
Ser pessimista é sofrer com as péssimas contratações realizadas pelo gerente mulambo AB?
Ser pessimista é entregar o taça Rio, ano passado, e perder mais um carioca para o lixo que o gerente mulambo torçe?
Ser pessimista é perceber o que a atual gestão faz?
Ser pessimista é constatar que a atual gestão apequena a instiutição BOTAFOGO?
Ser pessimista é ver o tratamento dado pelas entidades e em nenhum momento haver defesa por parte da atual gestão?
Ser pessimista é constatar que os parceiros empresários credores escalam o time e com isso, fica cada vez mais desacreditado com grande parte da torcida? Vide a redução do público nos últimos meses!

Rodrigo, vou parar por aqui, caso contrário não haverá espaço para tanto pessimismo.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Gil disse...

Rodrigão,

Ser pessimista é constatar os números (contra os números não há argumentos), decrescente em todos os aspectos do time e instituição BOTAFOGO!

QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

E 2012 OU 2015 QUE NÃO CHEGAM!!!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Precisamos de um goleiro reserva para o Jéferson, com esse Renan não dá!

Ruy Moura disse...

Amigos, a discussão é mais ou menos estéril, porque se o Anónimo tem razão, o Rodrigo também. Porque se por um lado temos razão para ser pessimistas, por outro lado, SOMOS REALMENTE PESSIMISTAS. E daí?... Faz parte da nossa cultura. [Embora não com o exagero do texto do NR que me nego a publicar jamais, porque pretende denegrir o Glorioso].

E daí?... Repito: faz parte da nossa cultura. Botafoguense que cala, que sonega, que finge não ver o que está à vista, não é botafoguense, é flamenguista.

Em todo o caso, pessoalmente acho que, na verdade, somos mais realistas do que pessimistas. Creio que os botafoguenses fazem umn esforço para equilibrar o otimismo com o pessimismo. Desse equilíbrio sai o realismo - que talvez seja o que somos.

Será que eu consigo ser realista?.... Será que o Rodrigo consegue?... Será que os botafoguenses conseguem?... Mesmo contra as arbitragens, mesmo contra os dirigentes federativos e memso contra os nossos inacreditáveis dirigentes?...

Acredito que sim, porque ser otimista no quadro de gestão de uma diretoria destas é ser masoquista, e isso é coisa para flamenguista.

QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Gil...
Se levarmos tudo isso que vc lembrou em conta, eu faço questão absoluta de continuar sendo pessimista. Prefiro assim à ser ufanista e lamentar a "morte da bezerra" só depois dela "partir". Cada um com sua forma de pensar, né? Mas eu nunca fui conformado com o que acho errado e nunca fui de fazer "vista cega". "Só por isso" sou tão crítico e pessimista...e confesso: Me sinto bem assim, pois ao menos acho que estou fazendo a minha parte, por mais que ela seja irrisória e não cause qualquer movimento em peças e/ou no desenrolar das coisas.

Anônimo, eu não vi os gols. Apenas escrevei o que li (que o Renan falhou), mas considero o Renan um bom goleiro e reserva interessante para o Jefferson. O nosso titular sim, é acima da média.

Rui, só vc mesmo para colocar o fim na questão de forma tão inteligente, direta e precisa.
Amigo, nada mais a declarar: Concordo plenamente contigo!!!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO IA ACRESCENTAR ALGO MAS O RUY ME FURTOU DESTA TENTATIVA BRILHANTEMENTE - SA - MARCOS VENICIUS

Rodrigo Federman disse...

Marcos, como sempre o Rui foi brilhante! Depois da sua resposta é até perda de tempo tentarmos argumentar de maneira contrária! rs!
Abs e SA!!!