Botafogo e Santos empataram em 3 a 3 (Antônio Carlos 2 e Herrera) na abertura do Brasileirão 2010.
Aliás, uma abertura digna dos dois maiores clubes do futebol brasileiro.
A equipe paulista veio ao Rio de Janeiro com uma equipe mista (sem cinco titulares) e mesmo assim quase saiu vitoriosa do Engenhão.
Por sorte (sim, foram dois lances de sorte), o GLORIOSO encontrou um gol no final de cada tempo, permitindo somar o seu primeiro ponto no torneio.
Além da linda festa da torcida botafoguense, valeu o empenho dos jogadores. Fora isso, nada de novo do que vimos durante os primeiros quatro meses do ano: Ao Botafogo faltam bons zagueiros, laterais e meio campistas (volantes e apoiadores) que consigam criar jogadas para os atacantes. Caso contrário, continuaremos atuando na base dos chutões, esperando que em um lance isolado, o Abreu e Herrera se virem lá na frente.
Alguma coisa muda quando o Caio entra em campo. Mesmo quando não repete as suas melhores atuações, o jovem atacante é - de longe - a única arma "extra chutões e bolas aéreas" do time. Mas como o Joel insiste em deixá-lo no banco de reservas...
Por falar no Joel, ele que me desculpe, mas se temos um time limitado tecnicamente e que não consegue criar jogadas com a bola no chão, como ele pode deixar o Marcelo Cordeiro fora?
O lateral esquerdo pode não ser um craque (e de fato, não é), mas é o melhor jogador em bolas paradas do Botafogo. Eu vou além: É o único que sabe cruzar e só por isso, é outro - assim como o Caio - que precisa ser titular.
No mais, a certeza de que o Santos (quando estiver com o time completo) fará uma boa campanha e a certeza também de que o GLORIOSO precisa - urgentemente - de reforços de peso se quiser brigar por posições na parte de cima da tabela.
Não acho que correremos o risco do ano passado, mas com o atual grupo e com a dependência da bola aérea, acredito que o time disputará a Sul-Americana.
Não estamos no "pior dos mundos"...
...só que estamos longe de ter um Botafogo capaz de vôos maiores no Brasileirão.
...só que estamos longe de ter um Botafogo capaz de vôos maiores no Brasileirão.
Bom, não posso reclamar (e nem vou), pois diferente de muita gente, eu comemorei o título carioca, mas não me deixei iludir.
Campeonato estadual é uma coisa. Campeonato nacional é outro bem diferente.
Muito mais difícil, e a estreia contra o time misto do Santos provou isso.
Agora o Botafogo viaja para São Paulo para enfrentar o tricolor no Morumbi, no próximo domingo.
É bem provável que os paulistas também atuem com um time misto (por causa da Libertadores), ou seja, é a nossa chance de "beliscamos" um bom resultado na casa adversária.
Só que para isso o Joel precisa repensar algumas coisas, como por exemplo, mudar a equipe titular e alertar a diretoria de que temos várias carências no setor defensivo também...
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
Notas: Botafogo 3 x 3 Santos
1- Jefferson: Sem culpa nos gols. Fez duas excelentes defesas - 6,0
2- Alessandro: Jogou com raça...e só - 5,5
3- Antônio Carlos: Noite de "zagueiro-artilheiro". Na frente, muito bem. Lá atrás, inconstante - 6,0
4- Fábio Ferreira: A mesma inconstância do companheiro de setor - 5,0
5- Leandro Guerreiro: Começou bem o jogo, mas depois foi sumindo. Terminou quase como zagueiro - 5,5
6- Somália: Esforçado, só que não tem culpa de errar muitos passes, afinal, não é lateral - 5,0
7- Herrera: Briga com tudo e com todos durante os 90 minutos. Garantiu o empate no final do jogo - 6,0
8- Fahel: O de sempre e que estamos acostumados. Bom na marcação e péssimo com a bola nos pés. Hoje protagonizou um lance histórico e raro: Deu até chapéu - 5,0
9- Loco Abreu: Dentro das suas limitações, foi quem mais se apresentou e distribuiu as bolas no primeiro tempo. No segundo, parece ter cansado - 6,0
10- Túlio: Errando lances bobos. Continuo achando que ele está mal escalado e por isso é prejudicado - 4,5
11- Renato: Apagadíssimo. Com atuações assim, não conseguirá permanecer entre os titulares por muito tempo - 4,0
12- Edno: Jogou parado no lado esquerdo e apesar do time ter sido mais ofensivo no segundo tempo, não fez nada de excepcional - 5,0
13- Marcelo Cordeiro: Poucos minutos em campo e um cruzamento que resultou o empate. Não pode ser reserva - 5,0
14- Caio: Prendeu demais a bola em alguns momentos, mas a sua entrada muda o time, que passa a ter uma alternativa às bolas aéreas. Tem que ser titular também - 5,5
Joel Santana: Não pode insistir com Somália na esquerda e deixando Caio e Marcelo Cordeiro no banco. Contra o São Paulo precisará mudar o time - 5,5

24 comentários:
Grande Rodrigo e amigos, um abração do JOTA.Meninos, anônimos e conhecidos, vamos deixar essas picuinhas de lado? Que tal falarmos do que estamos vendo e assistindo para meter o cacête?Podemos começar metendo o pau no JS, aí sim baseados em fatos reais, sem invenções de A ou B.Rodrigo, concordei com quase tudo que você disse, apenas discordo sobre os três zagueiros, pois teem segurado a barra de um time que não tem laterais e com um meio fraquíssimo.Sei que você não gosta do Fahel( eu também),mas nas decisões e hoje jogou muito bem.O JS, que nós não gostamos, escala muito mal por se achar o tal, pois tem apoio da mídia amestrada$$$$.Não estou tão pessimista quanto o amigo.Acho que efetivando o MC (único cara que sabe cruzar uma bola)e o Caio, colocando o Somália na direita até contratar alguém e se o Maic chegar realmente, poderemos fazer uma graça.Com alguns eu realmente joguei a toalha. Edno, TS, Renato Cajá e Alessandro só para compor elenco, como titulares é dose para mamute.Mesmo com alguns reservas, o santos é o melhor time brasileiro.Caso não perca jogadores, será campeão com várias rodadas de antecedência.Um abraço do JOTA.
Fala, Jota!
Amigo, como já conversamos várias vezes, o CB está aberto à todos que discordarem dos meus comentários (como vc já fez várias vezes - com educação e respeito), mas os recentes "anônimos" que estão entrando e não concordandoo, começam a baixar um nível que sempre foi alto entre todos nós, botafoguenses que frequentam esse espaço (mesmo nas divergências e discordâncias).
Agora, voltando ao time e ao jogo, concordo contigo: JS não dá! É fraco e apenas sortudo. O problema que sorte não garante título. Precisa de um mínimo de inteligência e coragem tb, que eu sinceramente não vejo no Joel.
Esse time precisa do MC e do Caio com urgência. Bem como o Sandro Silva para auxiliar - o mínimo possível - a saída de bola.
Se continuar insistindo com essa escalação e forma de jogar, o JS pode estragar um campeonato que tem tudo para ser menos "preocupante" do que o do ano passado.
Abs e SA!!!
Rodrigo, também concordo contigo. O Joel tá pisando na bola. Acho que precisamos de uns 5 bons jogadores de linha (entre meio-campistas de criação, principalmente, zagueiros) e uns 3 para reserva. Com esse time até o fim do campeonato e com o Joel ainda por cima, passaremos sufoco.
Ouvi na cbn que o Diego Souza tá disponível no mercado. Poderiamos entrar em contato com ele, que formaria uma boa dupla de meio com o Maic, se ele realmente vier. Aí nossos problemas no meio iriam acabar. Mas infelizmente a diretoria prefere investir em Léo e Bruno.
Saudações Alvinegras!
Em minha opinião, quero ressaltar, tivemos um ótimo resultado hoje. O Santos, muito superior tecnicamente, dominou a maior parte do jogo e, se não fosse a sua fragilidade defensiva, poderia ter sido o vencedor da partida.
Conseguimos equilibrar as ações e o empate acabou sendo bom negócio. Agora, o Joel precisa, urgentemente, reavaliar suas opiniões sobre certos jogadores e armar o time para o restante do campeonato: Renato Cajá e Tulio Souza não podem ser titulares do nosso time.
ACORDA JOEL!!!! ANTES QUE SEJA TARDE!!!!!
Fala Rodrigo,
O jogo de hoje mostrou que o Botafogo tem sim capacidade de manter um bom futebol durante o campeonato.
Observações:
-O Joel manja de bola. Deu padrão pro time. Quem já treinou profissionalmente (joguei 2 anos no Sendas) sabe que tática ganha jogo sim. O que fode a defesa é a total falta de noção do Alessandro em respeito à cobertura, e a correria louca do Guerreiro, que corre por todos, mas sem se fixar em um.
-O Fahel é importantissimo pro time. O cara é grosso, mas tem noção de cobertura, é rapido e sabe fazer falta no hora certa. Além de ajudar no jogo aéreo. O antonio carlos apesar dos gols é o mais fraco dos zagueiros que temos. Eu escalaria o fahel junto com o Danny e o Fabio Ferreira.
- Leandro Guerreiro não é jogador de bola.
-Jancarlos, Somalia, Edno, Lucio Flavio, Marcelo Cordeiro. Assim eu escalaria a meiuca do Fogo.
Bom, como bate esse Santos. Matava todo contra-ataque do Bota com faltas e não recebia um único amarelo. Tudo isso com a benevolência do árbitro e proteção de uma imprensa tendenciosa. Bateu contra o Ramalhão e bateu contra o Bota, sempre.
Ivan, eu sempre achei que fizemos um péssimo negócio em manter o JS. Espero estar enganado quanto a isso.
Sobre o time e reforços, putz....precisamos pra ontem. Parece que o "Unimed FC" vai atrás do Diego Souza, que concordo contigo, seria um bom nome pro Botafogo.
Ricardo, ficou evidente que o time misto do Santos é bem superior ao Botafogo. Para equilibrar um pouco, o Joel precisará sair da inércia. Mas eu não conto muito com isso.
Fala, Thiago! Bom, respeito às suas observações, mas discordo de algumas. Principalmente sobre o Joel, que eu acho fraquíssimo e apenas sortudo. Bom, tomara que a sorte dele continue então, né? Hehehhe!
Celso, esse Gaciba é fraco demais!
Abs e SA!!!
Para mim, foi um bom resultado, pois o Santos vai dar "dor de cabeça" pra todo mundo no brasileirão!
Acredito no Joel Santana, só que na minha opinião quem tem que "desencantar" é o elenco, que ainda não mostrou todo o seu potencial.
E temos um ótimo time (não é o time dos sonhos, mas..), que poderia render muito mais.
Vamos botar fé!
Acredito que não passaremos "o sufoco" que passamos ano passado.
Obs: Infelizmente não deu para ir ao 7º Encontro dos Botafoguenses em Vila Velha-ES, mas disseram que foi imperdível, e a galera estava com o maior gás! Na próxima não pretendo perder.
Saudações Avinegras a todos!
Edson.
Edson, eu tb não acho que passaremos o sufoco do ano passado, mas sinceramente? Não vejo muito futebol a mais que o elenco possa apresentar. Pra mim, o Botafogo atual é exatamente isso que estamos vendo desde o início do ano.
Não creio que o time possa apresentar evolução técnica sem reforços.
Abs e SA!!!
Rodrigo e amigos,
O meu comentário leva em conta aquilo de que dispomos atualmente no elenco.
O Botafogo joga sem meio de campo. Simples assim.
Somália tem que ir para a cabeça de área e, quem sabe, com o Túlio Souza ao seu lado.
Marcelo Cordeiro tem que entrar desde o início. Quando tomamos o terceiro gol, vi o Joel virar para o banco e gritar: "Marcelo"!!!, convocando o cara para entrar, o que deveria ter sido feio desde o início.
Abreu ficou apagado o tempo inteiro. Funcionou mais como zagueiro do que atacante. Trata-se de finalizador, jogador de área e irá funcionar somente se for abastecido por um meio de campo criador, o que tem nos faltado há muito.
Herrera foi premiado ao fazer o gol de empate. Luta sem parar.
Precisaremos de muito mais neste dificílmo campeonato.
Abraços e saudações.
Com esse técnico o Botafogo não vai muito longe não... o Joel pode ter ganhado o Carioquinha várias vezes, mas ele não me convenci, é um técnico medíocre! A diretoria tem que parar de vangloriar com as taças da Taça Guanabara, Taça Rio(Querer Mostrar em empresas, e escolas) acho ridículo essa iniciativa, se fosse pelo menos a libertadores até que eu dava um crédito, e ir atrás de jogadores para o Botafogo ter um time decente!
No gol estamos bem!
Antonio Carlos fez gol, mas não tem condição nenhuma de ser títular do Botafogo
Fabio Ferrera não foi bem, mas sem dúvida é o melhor zagueiro do Botafogo, tem que deixar a night carioca um pouco de lado e ser mais focado nos trabalho.
Meu Deus, camo o Fahel conseguiu ser jogador de futebol, e do Botafogo? È horroros!!
Somália já fraco, ainda jogando em uma posição que não é a dele, ai fica complicado.
Marcelo Cordeiro não é um primor, mas sem dúvida é um dos poucos que consegue puxar um contra ataque sem chutão para o Alto! Não pode ser reserva nesse time.
Mais que o Alessandro tente, ele não consegui jogar, é muito ruim !
Até quando o cão de guarda do Botafogo vai ser o Aidetico do Leandro Guerreiro? Ele não ganha uma bola do raquitico Neymar.
Quem disse que o Túlio Souza é jogador de futebol? Maior enganação do futebol Brasileiro dos últimos anos!
Renato só consegue jogar nos timecos do interior de São, Paulos, Edno idém... são medíocres, eu juro que acreditava neles.
Herrara é muito frado técnicamente, mas um força de vontadade impolgante.
Como você conseguem gostar do Loco Abreu? é medíocre esse jogador!
Caio tem que botar o pezinho no chão, tá virando estrela e está deixando de jogar bola.
Volta logo Mago!
Que bom que o Lucio Flavio não entra mais no time.
Omisso Assumpção, deixa de se promover com a taça do Carioquinha e contrate jogadores do nível do Botafogo, para que possamos fazer um campeonato pelo menos decente. Pq com esse elenco acho díficil escaparmos da degola, o time continua fraco igual o ano passado.
Na minha humilde opinião, Joel só é mais um mito que a Globo criou, não sabe nada de futebol... com esse técnico estamos perdido!
Até quando o Botafogo vai estampar a Neo Quimica sem receber um centavo? Como é submisso esse imbecil do Omisso Assumpção
Não temos meio de campo. Túlio Souza e Renato Cajá são horríveis, além de não criarem jogadas, não defendem e ficam perdidos em campo. Atualmente não servem para defender nem time de quarta divisão.
O Somália está completamente aleijado no lado esquerdo, com isso, não é preciso falar mais nada.
Era preciso o time se impor contra o Santos, que vinha desfalcado e cansado de duas decisões. E quase perdemos.... Não sei o que esperar de nosso time, se não arrumarem o meio de campo.
Sds botafoguenses!
Não e novidade pra ninguem que com esse elenco limitado não seremos campeoes brasileiro,mais tbm não e como as pessoas estão falando, acredito que com 3 reforços de talento,Marcelo Cordeiro e Somalia na Lateral Direita estaremos na briga.
Levi, eu vejo o SS como o mais hábil dos nossos volantes (o que não é muita coisa) e por isso acho que ele tb tem vaga.
Só discordo da sua análise sobre o Abreu, que em minha opinião foi o jogador mais inteligente e participativo do primeiro tempo, abrindo espaços e jogadas para o ataque. O problema é que se o MC em campo, NINGUÉM é capaz de cruzar uma bola sequer. E eles ganham pra isso!heheheh!
Anônimo 1, concordo com 99% do seu comentário. O 0,1% da discordância é pq eu gosto do Abreu, que mesmo não sendo craque, é taticamente inteligente. Só que ele precisa de gente que saiba cruzar e nesse elenco, só o MC.
Pois é, Paulo. Se o JS entra com medo do time misto do Santos (jogando no RJ), o que esperar do restante do campeonato? É o que eu digo desde o início do carioca: Por mim, era "obrigado pelo título e até mais, Joel". Principalmente após aquela frase dele elogiando "a nação"!
Anônimo 2, mas há quem esteja comemorando até agora o carioca e por isso ache que temos time para brigar pelo título do Brasileirão!hehehehe!
Abs e SA!!!
Perfeita análise, amigo. Vimos o mesmo jogo. O Joel só pode estar de sacanagem insistindo nessa escalação absurda... Até olho o Renato e o T. Sousa com boa vontade, mas não dá mais... Ficou evidente que com esse meio-campo vai ficar difícil... Alguns colegas já defendem a volta do LF... Não sei... Precisamos de muito mais que isso..E o Alessandro, hein?? Porra, que avenida por ali...
Saudações
André Lira
O Joel continua errando nas escalações. Não dá pra entrar com Túlio Souza e Renato se ambos ainda não mostraram nada ao botafogo. O Edno tem entrado e não tem mostrado futebol que o credencie, então não justifica ele entrar. e Finalmente, não é possível ter um time que não tem saída de bola. O time do Santos(com alguns reservas) sai tocando com eficiência, já o botafogo só dá chutão pra frente. foi um 3 a 3 na sorte, pois o time merecia perder.
Pois é, André! Será que só o JS não percebe isso ou tem algo por trás? Cara, enquanto não chegam os reforços, dou o braço a torcer (depois de ontem): Ruim com LF, Pior sem ele.
Ou seja, a situação não é nada boa!
Sergio, a diferença técnica do Santos misto para o Botafogo titular é realmente absurda. Só que nossa diretoria acha que apenas o Maic vai dar jeito, né?
Abs e SA!!!
o time é limitado, principalmente no meio campo. o tulio e renato tiveram sua chance de ouro ontem. infelizmente, pra mim, jogaram fora. não tem competencia pra serem titulares num campeonato tão disputado. eu colocaria o Somália no meio, daria uma chance de um jogo inteiro pro Diguinho (jogou bem contra o Coritiba) e o Marcelo na esquerda. o Marcelo é lateral de ofício e é o único que coloca a bola na cabeça do Loco, além de ter sorte de fazer gols. e quando quer, sobe ao ataque. acho que com essas mexidas, já seria um outro time. Ah, e sem esquecer de que o Caio, mesmo não jogando tão bem em todas as partidas, é o único que parte pra cima do meio de campo sem medo. não dá pra deixar esse cara de fora. quanto ao Joel, insiste com o Somália na esquerda, com o Fahel, enfim, é mais um daqueles que cria um fato e cisma com ele.
A torcida ontem compareceu e fez uma bela festa. a única coisa chata é ficar perto daquela torcida organizada da fúria. os caras parecem que torcem pra eles mesmos. ficam com aquelas bandeiras enormes de 800 metros balançando o tempo todo e atrapalhando o jogo. cantando musiquinhas da torcida. um conselho: quem for ao Engenhão, ficar longe da torcida organizada, pois, é um saco. fora isso, reconheço a absoluta importancia das torcidas organizadas. outra coisa que reparei é que as torcidas já estao com as músicas de bandidos como : vai morrer! vai se foder! que vergonha.
jacob
jacob
Pai, concordo com as suas observações sobre o time, o Joel e a organizada.
O fato é que não temos meio de campo e qualquer time minimamente competitivo tem que ter um meio de campo decente.
Abs e SA!!!
Concordo com sua análise, inclusive a respeito da efetivação de Caio e MC no time titular. Aliás, nosso talismã deve herdar a posição ja na proxima rodada, já que El Loco se apresenta à seleção do Uruguai. Mas vale destacar a qualidade dos 'reservas' do Santos. No lugar do Ganso, jogou o Madson(alguém duvida quer ele seria titular no nosso meio campo?). No lugar do Robinho, jogou o André(que na verdade também é titular, pois se reveza com o Marquinhos entre os 11, de acordo com o adversario). No lugar dop Arouca, joga o Rodrigo Mancha. Ou seja, o time continua forte e ofensivo.
Agora é ganhar dos bambis, pra compensar esses pontos perdidos em casa.
Outra coisa, o que acontece com o Edno?? Entrou no intervalo e logo em sua primeira jogada criou um lance de perigo. Mas foi só, depois sumiu em campo. Não é dizendo que veio pro Botafogo porque não queria ser reserva no Corintians que ele vai deixar de ser reserva no Botafogo.
Isso aí, Daniel! Resumindo: A equipe mista do Santos é muito melhor do que esse nosso time titular mal escalado pelo Joel!
Abs e SA!!!
Moçada alvinegra.
Eu gostei da entrada do Caio e do Edno. Deram dinamismo ao meio de campo.
Mas o Caio precisa parar com essa de querer resolver tudo sozinho. Em pelo menos dois lances ele poderia ter lançado a bola e dado mais medo ao goleiro do Santos.
No mais, um grande jogo e limpo. Com apenas 3 cartões amarelos em momentos corretos. E o Herrera precisa controlar o temperamento dele porque se continuar reclamão assim pode prejudicar o time uma hora.
Anônimo, eu tb acho que o Caio tem segurado a bola demais! Alguém precisa alertá-lo. Mas - sem querer defender o atacante - convenhamos: Deve ser brabo olhar ao redor e ver Alessandro, Somália, Fahel e tantos outros que são incapazes de dar continuidade à uma jogada diferenciada, né? Talvez até o Caio já tenha se tocado e por isso exagerado no individualismo!heheehhe!
Abs e SA!!!
Postar um comentário