25/08/10

No sufoco, mas valeu!


















O que importa é vencer...
... e o Botafogo cumpriu o seu papel ao derrotar o Ceará (1 a 0 - Jobson) na noite desta quarta-feira.

Três pontos computados e a terceira posição mais do que garantida na tabela de classificação.

E mais: Cinco vitórias seguidas e um fôlego para encarar o forte Internacional no Beira Rio, no próximo sábado.

Tudo bem, estamos vencendo e tal, mas para encarar o Colorado, o Botafogo precisará atuar como na partida diante do Atlético/MG, pois nas três últimas rodadas nós jogamos mal, mesmo com as vitórias.

Não estou reclamando. Apesar de gostar de equipes que atuem bonito, eu quero ser campeão. Quero vencer. Agora, nem sempre a sorte estará com os comandados do Joel Santana, né? Por isso, o treinador precisa corrigir alguns pontos.

Em primeiro lugar - e para o bem do próprio Herrera -, colocar o Loco no time. Em seguida, parar de fazer sempre as mesmas substituições, independente do adversário e condição dos jogos.

Hoje, só vencemos porque além da sorte, o Ceará é limitado.

Bastou marcarmos o gol, o Botafogo logo recuou e passou a dar chutões e mais chutões. Para piorar, o treinador simplesmente acabou com o pouco do meio de campo e defesa, quando colocou Edno e Caio nas vagas de Maicosuel e Alessandro, respectivamente.

Hoje não era hora. Até porque, a partida estava difícil e precisamos acalmar as coisas, colocando a bola no chão sem perder a força defensiva.

É difícil esperar algo diferente do Joel, que insisto, é mais motivador e sortudo do que um conhecedor de tática e de visão de jogo. 

Por falar nisso, como será armado o Botafogo no sábado, sem o Marcelo Cordeiro (cláusula contratual) e Marcelo Mattos (terceiro amarelo)? Me preocupo ainda mais, pois algo me diz que teremos o Somália na esquerda, Fahel de volta, etc...

Que Maicosuel e Jobson estejam muito mais inspirados do que hoje. Aliás, fora o gol (santo gol, diga-se de passagem), o Jobshow - de novo - não jogou bem. Já o Mago, até tentou, mas muitas vezes ficava sozinho e contra dois ou três marcadores.

Enquanto isso, o Herrera continuava na sua briga com a bola e o Marcelo Cordeiro errava tudo o que tentava.

Mas calma, também tivemos o que elogiar: Novamente os três zagueiros ganharam a maioria dos lances e nos livraram em alguns dos ataques cearenses.

Curioso que antes da Copa, nosso ataque estava arrasador, o meio de campo horrível e a defesa insegura. Agora, o ataque diminiu um pouco do ritmo, o meio melhorou e a defesa passou a ser o destaque positivo do Botafogo.

Precisamos encontrar um ¨meio termo¨ para deixar o time mais equilibrado, mas do jeito que está, o Joel precisa abrir mão da previsibilidade e arriscar mudanças.

De todo modo, no sufoco, mas valeu.

De três em três pontos, vamos nos livrando do pelotão e nos consolidando entre os primeiros do campeonato.

E como não custa sonhar, quem sabe a sexta vitória consecutiva não vem lá de Porto Alegre, né?

É difícil, mas não impossível.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 1 x 0 Ceará

1- Jefferson: Quando exigido, esteve presente - 6,0

2- Alessandro: Apenas marcou, mas marcou razoavelmente bem - 6,0

3- Antônio Carlos: Seguro atrás e surpresa em dois lances do primeiro tempo - 6,5

4- Fábio Ferreira: Bem em todos os desarmes - 6,5

5- Leandro Guerreiro: Outro destaque nas antecipações - 6,5

6- Marcelo Cordeiro: Errou tudo - 4,0

7- Maicosuel: Até tentou, mas algumas vezes prendeu demais a bola - 5,5

8- Marcelo Mattos: Segurança para a defesa - 6,0

9- Herrera: A fase ruim parece não ter fim - 4,5

10- Somália: Começou perdido e depois foi se achando. Mesmo assim, pode jogar mais - 5,5

11- Jobson: Fez o gol, ok.  Mas perdeu a maioria das jogadas e não esteve em uma noite inspirada - 5,0

12- Caio: Não é lateral e nem marcador. O treinador começou a tirar uma das suas principais características: Ofensividade e ousadia - 5,0

13- Edno: Nada demais - 5,0

14- Loco Abreu: A sua entrada ao menos preocupa a defesa adversária e cria expectativa entre os botafoguenses - 5,0

Joel Santana: As mesmas mudanças sempre. Piorou o time, que já não estava bem - 4,5

22 comentários:

TIAGO disse...

Boa Noite Rodrigo !

2 coisas chamaram a minha atenção ...

1° - A grande melhora do Leandro Guerreiro , jogou muito bem , pra mim ele foi o melhor em campo .

E 2° - É o Marcelo Mattos , um jogador super tranquilo , passes certos e nos livrou de cada uma hoje , ufa !

Pra mim o melhor em campo Junto ao Ântonio Carlos , o Leandro Guerreiro .

Abraço Rodrigo

Tiago , Salvador (Ba)

Rodrigo Federman disse...

Tiago, o LG melhorou muito mesmo. E o MM tem passado uma tranquilidade que há muito tempo não tínhamos no setor.
Abs e SA!!!

Higor disse...

Podem me chamar de chato, mas Loco Abreu não. É um horror com a bola nos pés. Ganha algumas pelo alto, mas ele me parece um pouco desmotivado. Arriscaria a entrada do Edno, q é mais finalizador.

Lucas disse...

alessandro ajudou nas jogadas tambem, ele ta dando muito menos chutoes e tocando mais e ta na melhor fase que eu ja vi dele. Com Marcelo Cordeiro nao jogando contra o Inter eu queria ver o Gabriel que acabou de voltar de emprestimo na lateral. E sera que Joel testa esse tal de elizeu na vaga do Marcelo Mattos? Ja ouvie boas coisas sobre ele

Rodrigo Federman disse...

Higor, não o chamaremos de chato, pois é a sua opinião e merece ser respeitada. Eu apenas discordo, já que considero o Loco muito mais finalizador do que o Edno e/ou Herrera.

Lucas, não vi isso tudo no Alessandro, mas hj eu realmente não critico o lateral.
Sobre o Gabriel, eu tb utilizaria, mas duvido muito...

Abs e SA!!!

Egberto disse...

Fala, Rodrigão!

Cara, acabei de chegar do Engenhão e posso garantir: Marcelo Mattos foi um MONSTRO em campo. Incrível!! Leandro Guerreiro tb foi fundamental.

Outro ponto bacana: colocaram no telão uma nota de falecimento do "Grande Botefoguense Geninho". Como me lembro do seu post, acredito que seja nosso saudoso companheiro de CB, certo???
Bacana a homenagem. Bola dentro da diretoria!

Foi apertado, mas foi... vamos que vamos!

Abraço!

Anderson Silva disse...

Gabriel contra o Inter é brincadeira, né... o garoto pode ter mais uma chance, mas tem de parar de curtir a night. O time venceu, a zaga jogou bem mas o time num todo tem de melhorar. Tá na hora de mexer em algumas peças e já. Né porque tá ganhando que não se pode mexer. Hoje o somália não jogou nada. Aí fica ruim. Mas, vamos em frente.
SAN

Rodrigo Federman disse...

Fala, Egberto! Cara, o MM arrumou o setor mesmo.
Amigo, o PMS (Arquiba Botafogo) pediu para que houvesse essa homenagem ao Geninho. Muito legal. Hj nós falamos com a filha dele que aconteceria a homenagem do Botafogo e ela agradeceu novamente a todos os amigos alvinegros.

Anderson, o Gabriel ficou um tempo fora e acabou de voltar. Não sabemos se ele ainda está na noite, né? Eu só não inventaria contra o Inter, tendo um jogador disponível no setor. Até pq, uma mudança muita coisa no time.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Egberto! Cara, o MM arrumou o setor mesmo.
Amigo, o PMS (Arquiba Botafogo) pediu para que houvesse essa homenagem ao Geninho. Muito legal. Hj nós falamos com a filha dele que aconteceria a homenagem do Botafogo e ela agradeceu novamente a todos os amigos alvinegros.

Anderson, o Gabriel ficou um tempo fora e acabou de voltar. Não sabemos se ele ainda está na noite, né? Eu só não inventaria contra o Inter, tendo um jogador disponível no setor. Até pq, uma mudança muita coisa no time.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Perfeita a sua análise Rodrigo sobre a melhora da defesa e do meio e a piora do ataque. Coisas do Joel, he, he, he. Acho que se temos o Gabriel sugiro não inventarmos e colocarmos o garoto por lá. O problema é quem entra no lugar do M. mattos que está comendo a bola no meio. uma alternativa seria recuar mais o Somália e colocar o Cajá no meio.

Levi disse...

De volta ao Brasil, vi o jogo com uns amigos botafoguenses, na mesma chopperia em que nos reunimos sistematicamente.

Não gostei do que vi. Faltou aproximação entre os setores; faltou ataque; faltou consistência no meio de campo. Individualmente, não gostei do Herrera e nem do Maicossuel. Gostei muito do Somália, o melhor do time, na minha opinião, assim como gostei do Jobson. Não por acaso, foi o autor do gol salvador. Gostei do Marcelo Matos e do Guerreiro. A defesa ficou exposta em alguns lances.

Ao fim e ao cabo, o time tem que melhorar e muito. O Ceará é fraco. Vai ter início uma verdadeira maratona no campeonato, com jogos a cada três ou quatro dias. É a hora da definição e o Botafogo terá de demonstar a que veio, sem se esquecer do que falei no início do torneio, ou seja, somente nos resta o brasileirão, já que fomos eliminados precocemente da Copa do Brasil e nem disputamos a Sul-americana, o que, em tese, nos daria uma vaga na próxima Libertadores.

Vamos lá. Teremos dois jogos fora de casa nas próximas rodadas.

Por enquanto, somente isso.

Abraços e saudações.

Levi.

PAULO FERNANDO disse...

E os Gambás dançaram. Bom pra nós, mas eu prefiro mesmo é o empate em todos os demais jogos. Não gostei é do Santos ter virado no finalzinho. Mas quem quer ser campeão não pode se preocupar com os demais, tem mais é que fazer o seu...Avante Fogão!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Até quando a sorte vai ajudar o JS e a nós? Esse cara está louco! Só pode estar com a neurose de retranqueiro. Acredita que se jogar com 11 atacantes vai acabar com a fama que tem!
Rodrigão, não sei na TV, mas o Alessandro melhorou e muito. Perdemos o lado direito com a saída dele! O Caio como ala e a equipe, vão precisar de muito treinamento.
Com a saída do Alessandro e Maicosuel fomos dominados pelo Ceará. Louco Joel!

Vamos preparar o coração, pois acho que o cone e muito provavelmente o lento, retornem.

Bem lembrado pelo Egberto a homenagem ao Geninho. Saiu mensagem no telão e falado no alto-falante.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Um empate lá em inter já está de bom tamanho. Pelo que a gente conhece do "motivador" vamos jogar fechadinho dando chutão para frente quem sabe o Jobson ou Maicosuel não arma uma jogada. Vai ser sofrido lá no sul, mas espero que a sorte do Joel esteja do nosso lado e que os 3 pontos venha para o Glorioso.
Era só oq faltava Caio jogando de lateral!
Bruno

Anônimo disse...

melhor em campo:

LEANDRO GUERREIRO



po vc não gosta dele??

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Paulo! Como eu acho muito difícil o Gabriel ser aproveitado, colocaria o Edno na ala esquerda, cara.

Levi, o único ponto a se preocupar, é que apesar das vitórias, as três últimas partidas foram fracas e só ganhamos pq a sorte esteve conosco.
Contra o Inter não poderemos jogar assim, pois agora teremos um adversário muito mais forte.

Gil, confesso que pela TV eu não senti tanta diferença no Alessandro. Acho, porém, que ele realmente esteve bem na marcação e o Caio não é lateral. O JS está queimando um menino de muito potencial.
No mais, que a sorte continue com o Natalino, pois o time voltou a apresentar um futebol fraco e de chutões, né?

Bruno, tb estou achando isso: O jogo de sábado será feião. Ainda mais pq estaremos sem dois titulares. Ou seja, chutões, podem nos esperar!ehhehehe!

Anônimo, eu apenas não achei o LG o melhor em campo, mas se vc ler direitinho, elogiei a partida dele, assim como dei a maior nota (ao lado dos outros dois zagueiros).

Abs e SA!!!

andré rj disse...

Realmente, também cheguei à conclusão de que não é uma boa improvisar o Caio na ala. Ele não tem cacoete pra jogar ali e é deficiente na marcação. Ele é atacante, no máximo dá pra adaptá-lo de meia-atacante como opção ao Mago, caso este não possa jogar por algum motivo. Apesar de comemorar muito a vitória, fiquei preocupado com o que vi no 2° tempo. Posso estar enganado, mas nos 20 minutos finais, senti o time pregado em campo, sem forças... Agora terá jogo de 3 em 3 dias e isso é uma preocupação...
Estou curioso pra saber como o Joel vai escalar o time pra sábado com os desfalques que teremos...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, tb achei que o time morreu cedo (preparo físico). O próprio Somália pregou!
Até acho que o Caio pode vir a ser um ala, mas repare que o Joel tem colocado o garoto como um lateral, com prioridade na marcação. Aí tb já é insanidade, né? hehee!
Abs e SA!!!

Welsinho JF disse...

Eu arriscaria o Loco no lugar do Herrera. É perceptível como que em diversos momentos, em jogadas na área adversária, o time sente a falta de uma referência lá.

E o Loco é um jogador diferenciado pela inteligência, perspicácia. Ele vê o jogo e entende a situação.

E eu acho que o melhor no jogo de ontem foi o Marcelo Mattos. Um EXCELENTE volante esse cara!

Rodrigo Federman disse...

Welsinho, eu tb não pensaria 2x em colocar o Loco no time!
Tb concordo com o MM, que arrumou o meio de campo, cara.
Abs e SA!!!

braga disse...

oi amigão, permita-me discordar, as principais jogadas sairam através do do Jobson,o MC errou tudo que tinha direito e o Mago não se encontrou, mas mesmo assim o "imortal" venceu,Botafogo sempre!!!

Rodrigo Federman disse...

Braga, eu tb acho que o MC errou tudo (inclusive, falei isso) e o Maic esteve aquém do que pode. Além disso, o Jobson foi o salvador da pátria, mas mesmo assim achei que ele não esteve bem (como todo o time, exceto os zagueiros).
Abs e SA!!!