04/09/10

Jogando pontos no lixo

















Time que pensa em conquistar o título brasileiro não pode se dar ao luxo de jogar pontos fora. Principalmente atuando em seus domínios e depois de começar vencendo por 2 a 0, levando o empate aos 41 minutos do segundo tempo.

O Botafogo parece querer apenas figurar na parte de cima da tabela, mas não brigar pela taça.

Falo isso porque estive no Engenhão no empate de hoje a noite contra o Grêmio (2 a 2 - Antônio Carlos e Herrera), e depois de 21 minutos mágicos em que todos os 20 mil torcedores acreditavam em uma vitória maiúscula (como na partida diante do Atlético/MG), o encanto simplesmente desapareceu...

Recuo da equipe, chutões excessivos e dependência crônica dos lampejos do Maicosuel.

Apenas isso. De resto, mais uma fraca partida do Botafogo, que como eu disse na semana passada, tem vencido os seus jogos sem passar segurança e confiança aos torcedores.

Uma hora a sorte abandona.

E neste sábado os botafoguenses viram isso novamente.

Quais foram os motivos?

Muitos...
...passando pelo treinador, jogadores, desculpas, etc...

Mas também, o que mais esperar de um time que já começa o jogo com Fahel (substituindo o Somália, machucado)? E pior: Vestindo a camisa 10!

Amigos, depois que vi o Fahel com a camisa 10, parei.

Como prefiro parar por aqui, pois perdi a voz, mas não quero perder a paciência. Prefiro deixar a raiva lá no Engenhão, com o festival desagradável proporcionado pelo Joel Santana e seus comandados.

De bom (e isso é a melhor parte em uma partida), o fato de ter assistido o jogo ao lado de amigos, como o Danilo "Botafogo" e o Chico Lima.

E gostaria de mandar um abração para o Gil, que infelizmente não pôde comparecer.

Agora?

Santos na Vila Belmiro.

Putz...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 2 x 2 Grêmio

1- Jefferson: Duas grandes defesas, mas acho que poderia ter saído no gol de empate gaúcho - 5,5

2- Alessandro: Incrível como as suas costas são um convite aos adversários. Não marca, não ataca... - 4,5

3- Antônio Carlos: O melhor do sistema defensivo, com boas antecipações - 6,0

4- Fábio Ferreira: No memso nível do companheiro, apesar de exagerar nos chutões - 5,5

5- Leandro Guerreiro: Erro fatal no primeiro gol do Grêmio. Fraco - 4,0

6- Marcelo Cordeiro: Não sabe mais apoiar? Esqueceu como se cruza? - 4,5

7- Maicosuel: O único capaz de criar algo. Dos seus lampejos surgiram as nossas melhores jogadas - 6,5

8- Marcelo Mattos: Importantíssimo, mas sobrecarregado no setor - 6,0

9- Loco Abreu: O gol que perdeu é imperdoável. No mais, não recebe um único cruzamento decente - 4,5

10- Fahel: Quando um time tem o Fahel com a camisa 10, não pode ser levado a sério... - 4,5

11- Herrera: Um bonito gol...e nada mais - 5,5

12- Caio: Sua entrada melhorou o time, com bons lances e passes - 6,0

13- Edno: Outro que deixou o time mais dinâmico na frente - 5,5

14- Renato Cajá: Nada que valha destaque. Discreto - 5,0

Joel Santana: Pelo simples fato de continuar escalando Fahel, Alessandro e afins... - 4,5

21 comentários:

Levi disse...

De quando em quando a redundância se faz necessária. Portanto, lá vamos nós com a redundância.
Alguém aí já viu o Barcelona entrar em campo, seja a circunstância que seja, para jogar para o empate? Não, né?
Eis aí o resultado. Dois a zero e recuo INEXPLICÁVEL depois do segundo gol. Resultado, 2 a 2 para os caras (dois pontos jogados na latrina, irrecuperáveis!). O pior de tudo é que nem dá para culpar o treinador dessa vez. No meu entender, fez as substituições necessárias. Não dá para confiar num atacante que perde a chance de matar o jogo como fez o Abreu. Do mesmo modo, não se deposita confiança num cara incumbido de marcar o ataque do adversário e falha, de modo bisonho, como fez o Leandro Guerreiro, no gol do empate do Grêmio.
Sem paciência para fazer outro comentário. Lamentável. Amanhã, se me sobrar tempo e paciência, volto a falar.
Abraços e saudações.

Levi disse...

Concordo plenamente com o comentário no que respeita a começar o jogo com o desgraçado do Fahel em campo. Neste ponto, errou, mais uma vez, o treinador, pois deveria ter iniciado o jogo com o Cajá. No resto, reitero o que disse antes, principalmente para destacar a postura covarde do time ao ter recuado depois do segundo gol. Jogando em casa, tem que fazer o terceiro e matar logo o jogo. Estou muito irritado com essa postura covarde.
Abçs e sdçs.

Rodrigo Federman disse...

Levi, o fato é que o Joel deve ter levado um susto quando o seu time abriu 2 a 0 com menos de 25 minutos. Aí, amigo, Joel que é Joel, recua o time e tenta na base dos chutões, afinal, seus times não são como aqueles que querem vencer à todo custo. Se abrimos 1 a0, já está mais do que suficiente.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigão,

Rapaz, eu já me convenci, desde o jogo contra o Inter, que o título está difícil. Sabe por quê?
Falta atitude de vencedor! Não estou vendo no time do Botafogo esta vontade de vencer! A coisa é mais psicológica do que propriamente técnica!

Como se explica o time com Fahel com a 10 fazer 2x0 no Grêmio e esquecer de lutar, de correr, de fazer mais gols? Logo contra o Gremio, um time que não desiste nunca. Isso é psicológico, pois essa é a idéia do treinador, que infelizmente, nossos jogadores estão assimilando?

A psicóloga do time tem que entrar em ação rápido, muito rápido!

Newton-MCR/PR

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Newton! Mas se bobear, até a psicóloga já deve ter essa mentalidade, sabia?
Abs e SA!!!

Billie Wonder disse...

O Abreu pode ser ótimo com a cabeça, mas também tem que aprender a jogar com o pé. Infelizmente o futebol não se joga só com a cabeça. Aquele gol perdido dele foi ridículo!

O Cordeiro se esqueceu como se cruza, porque por incrível que pareça ele erra mais cruzamentos do que o Alessandro.

Joel é um enganador MUITO sortudo!

Time que almeja algo não pode dar o mole que o Botafogo deu.

billiewonder

Rodrigo Federman disse...

Kbça, concordo, mas time que quer ser campeão tb precisa de treinador competente, e não um contador de casos que se baseia apenas na sorte.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Está sacramentado, com esse pedante o Botafogo não vai a lugar nenhum. O time não tem padrão tático, não tem uma jogada ensaiada, escala o time mal, muda o time pior ainda. Ele faz sempre as mesmas modificações. É um enganador e nada mais.
A torcida xinga Fahel Lucio Flavio Alessandro com todo razão, mas eu queria sabar o pq do inútil do Leandro Guerreiro ser venerado pela torcida? você pode pegar todos os VTs de jogos do Botafogo no último anos, e você vai ver que 90% dos gol que o Botafogo toma é em cima desse parasita. Ele marca mal, não acerta um passe de longa distancia, só passinho de meio metro, não faz gol... eu queria saber o pq desse idolatração toda? Na minha opinião, Leandro Guerreiro é a maior farsa do Botafogo!
Bruno

Anônimo disse...

Que dureza, hein, rapaziada!

Uma coisa eu gostaria de destacar. Me parece cruel demais jogar a maior parte da culpa no Loco Abreu, pois foi um lance q nenhum zagueiro, exceto o Rafa Marques do subúrbio, não o do Barça, furaria. Sem contar o furo, a bola deu realmente uma sapecada no campo. No susto, ela foi na canela. Todos sabemos q ele é limitado, mas se há alguma atitude de vencedor nesse time, grande parte vem dele.

Qto ao jogo, já está registrado em cartório q, com o Botafogo, independente de quem seja o treinador, se recuar cede o empate. Já virou uma lei do universo.
Não sei se vem do JS (provável, até pelo histórico dele), mas há alguns jogos o time recua ao conseguir 1 a 0. Com 2, virou aquilo ali q vimos.

Pra completar, ficou óbvio q estávamos perdendo o jogo no meio de campo. Ele me tira um cara q estava "ocupando" o meio, e bota o Caio pra fazer a ponta. Mesmo sendo o FaHELL, era alguém no lugar onde precisávamos de gente. Era hora de Cajá, TS, Elizeu, enfim, qq um de meio de campo. O Caio entrou bem, até.

O fato é q perdemos o jogo pq o JS consegue ter menos visão tática q o fanfarrão do Renato Gaúcho, q deu um nó no ponto mais vulnerável nosso q é o meio... taí pra quem quiser ver.

Que isso sirva pra o time não ir à Santos jogar pelo empate. Que o time empate, ou até perca. Mas jogando pela vitória...

Abraço a todos,
Marcus

Anônimo disse...

Estou indignado, mas não estou surpreso.
No CB2010 o Botafogo somente venceu dois times grandes: São Paulo em má fase e Atlético/MG em péssima fase. Achou que repetiria o feito com o Grêmio, outro grande em dificuldade, abriu vantagem, relaxou e entregou de bandeja o resultado.
Já não aceito como explicação aquela máxima de que "clássico é clássico" porque ela explica que qualquer resultado é possível, mas não explica por que razão o Botafogo leva desvantagem na maioria dos confrontos. As vitórias que animam e mostram a força do time são justamente sobre os grandes, e o Botafogo tem sido incompetente nisso.
A realidade é dura: perdeu para Flamengo, Internacional e Cruzeiro; empatou com Santos, Vasco, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, Grêmio.
Ou seja, no confronto direto com os outros grandes, foram 12 pontos ganhos e 21 jogados no lixo.

Ezaú da PB disse...

O maior erro de JS foi contrariar a torcida e botar Fahel com a dez, no mais o time teve toda chance de matar o jogo com Herrera, Abreu e outros lances de perigo com bola na trave e tudo mais. Aí, nosso BOTAFOGO adora um 2x2 e deu no que deu. JS tem seus e teimosias, mas, só tivemos campanha parecida com Cuca em 2007. Nosso elenco não tem pinta de campeão,nem a sorte ajuda
tanto o BOTAFOGO, então, se ficar no G4, no término do CB,já está de
bom tamanho,para quem há 8 rodadas
estava entre os últimos.

E quem é melhor do que JS e está dando sopa atualmente ?

SB

Edmo disse...

Amigos, uma coisa não pode ser esquecida...apesar de estar bem mal na tabela, o Gremio simplesmente DISPENSOU a dupla de ataque escalada ontem pelo Joel...e embora não possa generalizar, um dos poucos jogadores que veio pro Botafogo em forma de ASCENÇÃO foi o famigerado camisa '10' Fahel....inumeros estão no BFR por que foram descartados pelos clubes onde estavam, até o Maicosuel.....sul americana tá de bom tamanho pra mim....porém o fantasma do rebaixamento ainda me assusta, mesmo com os 31 pontos...

Unknown disse...

Só o Joel Cachaça não enxerga: FaHELL não tem vez nesse time. Por que não colocam logo o Cajá desde o começo? Porra Joel! VTNC! Minha mina (framenguista) estava aqui em casa ontem comigo assistindo o vexame... não consegui nem arrumar desculpas. Perderam de OTÁRIOS que são...

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Bruno.
Até agora tivemos a sorte, e não os dedos do JS, que como eu disse, é treinador para carioca.
O LG, pra variar, entregando outra vez...

Exato, Marcus. A diferença é que o Loco não fala gracinhas e nem faz caretas. Aí a imprensa cria uma crise e grande parte da torcida (alguns, sem opiniões próprias) compram uma ideia infeliz e criticam quem não merece, apoiando quem enrola e tb nada faz.

Anônimo, e o Natalino veio dizendo ontem que devemos sempre respeitar o Grêmio, pois é campeão mundial de 83. Pô, aí é demais para a torcida, que já sai p da vida do estádio, né?

Ezaú, o JS é mentiroso e enganador. Vive dizendo que escala para agradar a torcida, mas rodada após rodada vem com Fahel.
Cara, se olharmos no mercado veremos vários técnicos que podem ser boas apostas. Tds,menos esse enrolador entregador de coletes.

Edmo, mas peraí, o Fahel tb veio de um período na reserva do Goiás, e odiado pela torcida goiana e atleticana (PR). Esse foi um presente de grego dado pelo treinero bandido.

Asura, e depois o JS quer apoio e a diretoria quer ficar cobrando 60 reais de ingresso, né?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Olá Levi!
Um time de futebol que não cria, arma jogadas no meio do campo,troca passes com alguma arte com alguma eficiencia não vai sustentar alguma vantagen ou reverter algum resultado desfavorável. Excluir o Lucio Flavio deste time para colocar jogadores que não apresentam o mesmo futebol sem qualquer explicação razoável e não armar um ataque com mais eficiencia dá no que dá. Acho que a capacidade do Joel chegou ao limite, pois o time parece um bando correndo atrás da bola e seja o que deus quiser!
Com este time o Botafogo não tem como sonhar com algo que restaure a grandeza do time. Um time sem criatividade e capacidade de articular jogadas não tem como sustentar posição de vanguarda.
Saudações
João Pacheco de Souza

Rodrigo Federman disse...

João, temos um treinador incapaz, incoerente e que se agarra exclusivamente à sorte. Com ele, fica difícil acreditar em algo que não seja meramente ocasional.
Abs e SA!!!

Antoni disse...

Pode botar culpa no Joel por entrar com o Fahel, pode falar q ele mandou o time recuar, mas, n foi ele quem deu o 1º pro Grêmio, não foi ele quem perdeu, pelo menos, quatro chances claríssimas de gol e n foi ele quem deixou o Jonas subir sozinho e empatar o jogo.
O time do Botafogo é bem limitado e essa é a verdade, o técnico erra mt, mas ontem a culpa foi de quem entrou em campo.

daniel disse...

Coloco boa parte desse empate com sabor de derrota na conta do Joel Santana.
Escalou mal. Muito mal. Abreu? Os amigos que pensam diferente que me perdoem, mas acho que é jogador pra segundo tempo, para um momento de pressão, de abafa, quando todo time vai pra área adversária. EU GOSTO DE FUTEBOL COM A BOLA NO CHÃO. toques rápidos, velocidade. Vínhamos jogando assim com o Jobson, e, El Loco não tem, nem de longe, essas características. Acho que Caio ou Edno, ou até Maicosuel(com a entrada de um meia) seriam opções melhores pra suprir a ausência do nosso 'capetinha'.
Aliás, não custa nada lembrar, é assim que o uruguaio é usado na seleção Uruguaia. E olha que o Cavani não é lá grande coisa.

Outro erro: Fahel. Nossa, mas será que teremos que aturar esse jogador até quando? Com a camisa 10 então, chega a ser um sacrilégio. Não podia dar boa coisa. E o tal Elizeu, onde está? E os garotos da base, Lucas Zen e Gerson, subiram pra quê?

Agora justiça seja feita, JS não tem culpa do Leandro Guerreiro querer sair com a bola dominada numa jogada que era pra dar de bico. Logo ele, que está em excelente fase, pagou pela prepotência. Nesse lance perdemos a vantagem de dois gols e a tranquilidade. JS também não tem culpa do gol que perdemos dentro da área gremista. Era hora de matar o jogo, e não matamos. Agora, nos resta vencer o santos na Vila. Eu acredito. Mas desde que nós próprios(treinador e jogadores) não nos sabotemos.




Abs

disse...

Pô Rodrigo,
Concordo com você que o Fahel ninguem merece, mais até que ontem, no ínicio da partida ele não atrapalhou (deu até um chute pro gol). O problema foi depois do nosso segundo gol (20 minutos iniciais) que o time recuou.
Aí você me diz que foi o Joel que mandou o time recuar ? É dose ! Fala sério ! Os gols do Gremio sairam por falhas. O Botafogo tá marcando muito afastado (e não é de hoje) do adversário. No primeiro gol, foi falha do Guerreiro e no segundo, falha geral da zaga. E depois nossos ataques não encaixaram, faz parte do futebol.
Não estou defendendo a escalação do Fahel, mas se colocasse o Cajá no início não teria pernas pra terminar o jogo, como o próprio Maic que tá cansando no segundo tempo.
Ele colocou o Cajá no lugar do Fahel e as outras substituições também foram boas, mais a bola teimou em não entrar. Apesar do Grêmio estar lá em baixo é um time grande que não se pode bobiar.
Ontem, desde o primeiro tempo eu estava achando o jogo esquisito, estava com um mal presentimento.
Deu no que deu !
Mais eu acho que ontem teve outro fator, você no Engenhão !! hahahahaha Pé frio !!!!!
Brincadeiras a parte, agora só nos resta secar nossos adversários diretos.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Antônio, concordo contigo, mas não podemos esquecer de quem coloca os jogadores em campo. Neste caso, me refiro à Fahel, Alessandro, etc...

Daniel, eu tb acho que a culpa é de todos. Ninguém está isento, mas que a parcela do técnico tb é grande.

Gê, se o Joel não mandou o time recuar, ele deveria cobrar e exigir explicações do recuo do time, concorda?
Td mundo achou que o time abriu o marcador e recuou. Não é implicância gratuita da minha parte.É típico dos times do Joel (minha opinião).

Abs e SA!!!

Edmo disse...

Mas não foi isso exatamente o que eu disse Rodrigo? O pior jogador do mundo veio parar no Botafogo como um reforço 'contratado' por alguem....o Lucio voltou pq o Santos não quis mais, Maecelo Matos e Edno foram dispensados do Corintians, Danni Moraes e Marcelo cordeiro dispensados do Inter, Loco Abreu e Herrera dispensados do Gremio..esses no meu modo de ver foram 'aceitos' enquanto o Fahel foi 'garimpado' por algum louco e cego.