11/05/11

A estrela cadente...
























O nosso companheiro de clube, Rafael Federman, acedeu à página oficial do Botafogo no Facebook e seus comentários foram suprimidos.

Rafael garante que não escreveu palavrões nas suas mensagens nem usou palavras ofensivas. Acreditamos nisso, razão pela qual não se pode aceitar a supressão dos seus comentários, na medida em que tal atitude constitui um ato de censura.

Rafael explicou-nos a situação com as seguintes razões:

“Sobre o que eu escrevi, as últimas mensagens minhas, antes de ser bloqueado e deletado, foram duas (não sei qual motivou da censura deles):

1. Havia uma postagem do Botafogo com a notícia de que ‘Maurício Assumpção fala que seria interessante ter dois magos no time’ – Meu comentário: ‘Mais um factóide? Nossa diretoria está virando especialista disso; ao passo que deveria ser especialista em gerenciar o clube’.

2. Outra postagem com a notícia ‘Maurício Assumpção diz pra torcida esperar time pra disputar o brasileiro’ – Meu comentário: ‘Será? Eu tô esperando ainda o ídolo de fechar aeroporto; o super-patrocínio; os jogadores de 100 mil contra os de 10; etc. Mais uma da série ‘promessas que não serão cumpridas’?’

Uma coisa que eu sempre fiz foi escrever com respeito (mesmo tendo vontade de não fazê-lo), justamente porque agindo assim, eu já consegui resposta deles de vez em quando. Sem agredir você consegue respostas. Sempre foi minha intenção.

Mas o que ocorre é que recebi 2 avisos de que pessoas ‘curtiram’ estes meus comentários, e quando fui ver, eles haviam sido deletados.

Se entrarem no Facebook Oficial do Botafogo agora, verão que são poucas as mensagens contrárias à diretoria (que estavam sendo ampla maioria até 1 semana atrás). Agora tá tudo ‘bom e perfeito’ nos comentários, se fomos ler. Isso que aconteceu comigo deve estar se fazendo com outros. Não querem deixar vozes dissonantes repercutir na página oficial deles pra que ninguém veja.”

Entretanto, Rafael enviou à administração da página o seguinte texto:

“Desculpe incomodá-lo, mas vi que fui deletado e bloqueado da página oficial do Botafogo por conta de minhas opiniões. Não consigo comentar ou curtir mais nada (após ter novamente adicionado como meu time de coração). O que é isso... censura? Estou completamente decepcionado com a atitude de quem comanda a página. Isso não se faz. Sempre debati de forma educada e sem acusações. A torcida tem sempre que se manifestar favoravelmente à diretoria? Não podem existir opiniões contrárias? É isso?”

Ora, os comentários de Rafael são absolutamente justos, e neste blogue essas críticas já foram feitas mais do que uma vez, o que significa que não concordamos com a supressão do texto do Rafael.

O Botafogo não é um clube qualquer nem está habituado a submissões. Nunca se habituaram a isso os seus torcedores, os seus dirigentes, os seus atletas.

Em 1911 o Botafogo abandonou a liga de futebol para não se submeter às vilezas da época, durante a ditadura nunca apoiou o regime e estudantes perseguidos em 1968 tiveram guarida em General Severiano, Afonsinho rebelou-se contra as condições de passe dos jogadores e venceu a parada na década de 1970, suportamos honradamente a perda da sede e a dificuldade de montagem de boas equipas na década de 1980, continuamos de cabeça erguida, a criticar e a apoiar sempre que necessário. O que nunca faremos é submetermo-nos a quem quer que seja.

O silêncio não gera vontades, a subserviência arrasa a inovação. A criatividade e a invenção são as raízes da liberdade, e sem ela não há debate, não há ordem, não há progresso, não há BOTAFOGO.

O que os novos arautos apregoam é uma gestão das pessoas e das coisas à boa maneira do ‘senhor do mundo’: “eu mando, vocês obedecem”.

A obediência nunca foi uma virtude e concordamos com Oscar Wilde quando afirmou que “qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que a desobediência é a virtude original do homem".

Condenamos todas as atitudes autoritárias endógenas desta diretoria, bem diferentes da firmeza democrática exógena que deveria existir, e convidamo-la a retratar-se e a promover o debate livre e democrático entre os Gloriosos torcedores botafoguenses.

Estamos dispostos a retirar todas as nossas palavras, se forem injustas. E a pedir desculpas publicamente. Mas têm que nos provar que Rafael usou palavras condenáveis quando quis apenas criticar certas ações negativas da diretoria botafoguense – no ambiente aberto e democrático das redes sociais que estão mudando o mundo.

Nós também criticamos a gestão do clube e, por isso mesmo, sublinhamos a nossa concordância em que a diretoria deveria ser especialista em gerenciar o clube em vez de meter os pés pelas mãos inúmeras vezes, pela simples razão de que em certos postos chave do clube não foram nomeadas as pessoas certas e competentes.

A diretoria não cumpriu imensas vezes e, por isso mesmo, sublinhamos o companheiro Rafael quando afirmou que foi prometido um ídolo de fechar aeroporto, um super-patrocínio, um jogador de 100 mil reais em vez de 10 jogadores de 10 mil reais. E o que temos? Nem ídolo para fechar um beco, nem sequer um infra-patrocínio, menos ainda a contratação de jogadores prometidos – o que temos é os Vinícius Colombianos e os Jean Coral, entre outros contratados que jamais jogaram ou nem sequer serviam os interesses desportivos do clube.

Não temos um plantel competitivo, não temos uma gestão de futebol feita por pessoas experientes e capazes, não temos um patrocínio honroso, não temos um estádio bem administrado, não temos o que merecemos.

Porque o que merecemos é o nosso Botafogo de volta, e o que nos dão é um Botafogo estraçalhado e sem brilho, espezinhado por arbitragens, ofendido publicamente por sindicalistas, menorizado por dirigentes federativos e confederativos, desrespeitado pela imprensa e por seus colunistas, uma diretoria de Estrela Cadente no lugar da gloriosa Estrela Solitária.

Ah!... Estávamos esquecendo: também nos dão páginas oficiais para debate em que a condição de existência é concordar sempre e discordar nunca.

NOTA: Este texto é publicado simultaneamente no blog Mundo Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Antonio de Pádua disse...

Rodrigo, o texto é muito bom, o protesto é justo, contudo, não acredito que os senhores do feudo alvinegro, permitirão que suas marionetes(presidente e diretores), se manifestem.
Vou parar por aqui, antes que o senhor da verdade venha criticar meu comentário, dizendo que é achismo da minha parte.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Antonio! O ocorrido foi com o meu irmão e desde então começamos (um pequeno grupo de amigos) a discutir como poderíamos fazer a nossa parte, que é revelar (pelo menos) o que aconteceu, né? Tb duvido que eles respondam ou se posicionem, já que até hj o meu irmão aguarda uma resposta da ouvidoria... e nada.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Simplesmente: lamentável.

Alguma resposta deles?

Enéias

Rodrigo Federman disse...

Até o momento não, Enéias.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, infelizmente esse é o BOTAGOFO de hoje , incapaz,improdutivo e COVARDE...
Tomara que haja alguma oposição para tirar esses CANALHAS E FDPs,não tem jeito de ser educado com uma corja dessa.....mas nem tudo está perdido hoje né !!!
terça foi o chororo no basquete(porque um jogador do urubu levou um drible debaixo da perna)e quarta o chororo , foi que o juiz roubou...kkkkkkk, nada melhor que um dia após o outro....kkkkk.
DIRETORIA DE MERDA , ENFIA ESSE FACEBOOK NO C.... E PEDE SÓ PARA A SUA FAMILIA OPINAR ,OK.

Ps: vou tentar "apoiar a diretoria lá no facebook..kkkkk e elogiar ..kk

Alex - Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex, infelizmente é assim que os comandantes do clube administram aqueles que não compartilham as mesmas ideias ou os que não elogiam qlq coisa.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

A torcida tem o que aplaudir? um carioca horroroso, a desclassificação da copa do brasil, isso sem contar a derrota vergonhosa para o river de carmopolis, a falta de perspectiva de um time para o brasileirão 2011, e hoje já estamos a 10 dias da estreia, e que vemos nos noticiarios? o time sub-23 está prota para o estreiar no BR. se é para aplaudir isso, me dá um nariz de palhaço.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, acho que eles querem que a gente comemore eternamente a "melhor posição desde 1995". Ou então o fato do Alessandro ter 200 jogos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

só posso falar PARABÉNS pro RAFAEL e pra VOCE. pelo que o Rafael escreveu e pelo que voce escreveu. LIBERDADE de expressar é a forma primária prum crescimento sadio.
V E R G O N H A!!

passo por aqui e nao costumo deixar comentarios mas esse fato pontual me deixou nervoso, pois, sei muito bem o que é ser CENSURADO sem motivo.

Fernando

Antonio de Pádua disse...

Mudando de assunto...
Noticias do Botafogo.

Jobson já manifesta interesse em deixar o Bahia. Segundo o próprio Jobson, ele ficou sabendo que o Botafogo pretende trazer o ´´Smirnoff`` para o Brasileirão.

Alessandro diz que: ´´Daqui não saio, daqui ninguem me tira.``
Onde ele poderia continuar recebendo salários sem trabalhar e ainda ser considerado ´´presidente``?

Anderson Barros está otimista na contratação do Diego.
-Sempre gostei do zorro e a vinda do Don Diego de la Vega será otima.
Eu acho que, no momento, precisamos mesmo é de um Robin Hood.

Fahel, hostilizado pela torcida, é muito querido em GS. Tambem, o cara não reclama, não falta, não se contunde, não cospe no chão, não fuma, não bebe e não joga nada. É disso que a diretoria gosta.

Abraços e saudações alvinegras.

Gil disse...

Querido Amigo Rodrigão,

Espero e torço que 2012 tragam novas cabeças e ideias para GS!
Que haja mudanças profundas! Não podemos ficar a mercê desse rodízio de medíocres e incompetetes dirigentes, que se locupletam e permanecem do poder!

A cada instante, minuto, hora e dia perdemos algo! Perdemos o respeito das entidades, dos "co-irmãos"! De todos!
Pelo relato da sua mensagem, estão querendo tirar o mais importante de nós torcedores, se não da humanidade; que é a liberdade de expressão, do debate, da troca de ideias.
Estão fazendo de tudo para denegrir o nosso passado e história de Glórias, de Vanguarda, de Liberdade e, principalmente, das constantes lutas contra as opressões.

Nós Botafoguenses, o nosso amado Botafogo, a história do futebol, não merece isso!

Que saudade dos Homens de Caráter e de verdade, que já nos dirigiram e comandaram!

Abraços tristes e decepcionados pela covardia dos que estão no poder de GS!

Como já dissemos: QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fernando! Apenas uma observação: O texto foi escrito pelo amigo Rui Moura (Mundo Botafogo), já que ele tem um dom incrível da escrita de alto nível. Antes de publicarmos, todos revisamos o conteúdo e combinamos de publicar nos blogs simultaneamente.

Hahahah! Antonio, pelo menos o assunto do dia em GS não é mais o novo corte de cabelo do Loco, né? rs.

É isso, Gil! Nas nossas trocas de e-mails cansamos de lamentar essas coisas. Esperamos por mudanças, transparência e o devido respeito para aqueles que não se comportam apenas como fantoches do oba-oba.

Abs e SA!!!

Riba disse...

Estou solidário com o Rafael e envergonhado como botafoguense. Inacreditável uma atitude dessas.

Não uso nenhuma rede social, pois atualmente já tá dificil administrar uma vida real e não tenho como viver outra vida virtual..rss

Mas o que quero dizer é que devemos protestar de todas as formas possíveis, e de maneira articulada. Cabe uma mobilização conjunta contra essa atitude da diretoria. Talvez os amigos do facebook se organizassem e reproduzissem as mesmas mensagens do Rafael no facebook, ou todos colocando link desse post ao mesmo tempo (com data e hora combinada) na página do botafogo no facebook.

é só uma ideia....

vou espalhar o link desse post por aí falou?

SA!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Riba. Cara, espalhamos para todo mundo tb e claro, será de grande valia se vc tb o fizer.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

O Botafogo perdeu sua sede e recuperou.Agora está perdendo seu maior patrimonio e q não tem recuperação :a torcida.O Botafogo está entregue, deixou de nos pertencer e pertence, agora, a uma meia duzia de pessoas, q querem ver a torcida longe do clube, longe dos estadios.Acham q somos otarios, ao falarem em Seedorf, Diego.Não conseguem nem o reserva do Sport Recife.Voltamos a perder nossa identidade, q vinha sendo resgatada na gestão anterior.Estamos ferrados, se não for feito algo para mudar a maneira de administrar o clube.Esse feudo, q é o Botafogo, o levará a morte.

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Flavio. Obras, títulos, jogadores...tudo isso nós podemos reconstruir ou reconquistar, mas o patrimônio maior do clube, a torcida, está sendo esquecido e deixado de lado. A não ser, é claro, aqueles que apenas concordam e aplaudem tudo, sem o menor senso crítico. Pobre, Botafogo.
Abs e SA!!!

Billie Wonder disse...

Enquanto 200 decidirem o rumo do clube, nada mudará. O clube precisa de uma reforma política urgente (mas ninguém, oposição ou situação, parece disposto à realizá-la)...

Paulo Nacif disse...

Retrato da atual diretoria do Bota:
"Excesso de poder centralizado em mãos de incompetentes."

Sds botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Uma vergonha, Paulo.
Abs e SA!!!