04/06/11

Não conquistamos um ponto. Perdemos dois


















Durante a última semana, o técnico Caio Jr. falou que um empate fora de casa contra o Ceará não poderia ser considerado um resultado ruim.

Infeliz declaração do treinador botafoguense, que então não deve ter ficado chateado com o 2 a 2 (Elkeson e Antônio Carlos) de hoje a noite.

Um empate horrível. Principalmente se considerarmos que a partida estava dominada e que os três pontos eram bem possíveis. Aliás, eram obrigatórios, pois com todo o respeito ao Ceará, a equipe nordestina é fraca e em minha opinião brigará contra o rebaixamento.

E por incrível que pareça, o Botafogo desperdiça dois pontos. Mesmo na casa do adversário...

Ah, mas a diretoria também não está preocupada, né? Dispensaram o Loco Abreu (que em minha opinião também errou em pedir a dispensa), abrindo mão do único centroavante capaz de fazer gols no time.

O que sobra? Um pobre Herrera, isolado e sem nenhuma intimidade com a pequena área.

Além do argentino completamente perdido, um Maicosuel que precisa jogar muita bola para justificar o apelido de Mago. Hoje, por exemplo, a única mágica feita pelo camisa 7 foi se esconder durante os 75 minutos em que esteve no campo.

E acreditem, mesmo com todos esses "poréns", o Botafogo foi muito superior ao Ceará.

Nos 45 minutos iniciais, dominamos completamente. Faltou "apenas" um atacante, mas esse foi "liberado pela diretoria". O jogo estava tão fácil que até o Everton começou bem durante os primeiros 20 minutos (depois foi o "cisca-cisca" que conhecemos).

Trocávamos passes e chegávamos facilmente até a entrada da área cearense. E na falta do "homem-gol", só sobrava a alternativa do chute. Foi com ela que o Elkeson acertou uma bomba e foi ajudado pelo frango do goleiro do Vozão.

Mas o Botafogo é especialista em dificultar partidas simples e menos de dez minutos depois, o Fábio Ferreira resolveu facilitar a vida do rival e "deu" o empate.

Na volta do intervalo, o mesmo time...
...e uma postura mais covarde (e taticamente perdido).

Aí foi o segundo tempo que estamos acostumados: Jogo ruim, cheio de passes errados e praticamente nenhuma conclusão. Em compensação, o Ceará cresceu e chegou a virada, após um lindo chute de fora da área.

Nessa hora eu temi pela derrota, afinal, o GLORIOSO não oferecia nenhum perigo aos cearenses.

Por sorte, uma bola sobrou para o Antônio Carlos, que teve calma e igualou o marcador.

Faltavam dez minutos e quase viramos na sorte, mas a trave impediu o triunfo botafoguense, que a julgar pela segunda etapa, não seria justo.

A justiça foi feita: Empate em um jogo fraco, de dar sono.

E que a diretoria do Botafogo acorde, pois apesar de bom volante, o Renato não tem futebol para "consertar" um time. Essa de "vendê-lo" como craque pode ser um tiro no pé, como tem sido até o momento o Maicosuel, que desde o início eu tenho dito: Estão jogando uma responsabilidade absurda - e que beira a covardia - nas costas do rapaz.

Só que não vou me preocupar antecipadamente. O campeonato apenas começou...
...e como a diretoria vive dizendo: Está tudo dentro do planejado...

Certo?

Vai saber...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 2 x 2 Ceará

1- Renan: Apesar do chute ter sido forte, acho que ele poderia ter defendido o segundo gol do Ceará - 5,5

2- Alessandro: Nulo. E ainda tem quem o defenda... - 4,0

3- Antônio Carlos: O melhorzinho da defesa - 5,5

4- Fábio Ferreira: Uma falha gritante - 4,5

5- Marcelo Mattos: Alternou bons e maus momentos - 5,0

6- Cortês: O melhor do primeiro tempo. Caiu na segunda etapa - 5,5

7- Maicosuel: O pior do time. Escondido, apagado e sem brilho - 3,5

8- Lucas Zen: Partida razoável, cobrindo os espaços e tentando sair para o jogo - 5,0

9- Herrera: Praticamente não tocou na bola. Mas desta vez eu nem o culpo tanto, pois em nenhum momento teve um companheiro na frente - 4,0

10- Everton: Começou bem, se apresentando e correndo. Depois, sumiu e se escondeu - 4,5

11- Elkeson: Nas poucas jogadas que teve, foi o único a arriscar algo - 5,0

12- Caio: Pouco acrescentou - 4,5

13- Thiago Galhardo: Até tentou ajudar, mas os companheiros não colaboraram - 5,0

14- Somália: Entrou e errou vários passes - 4,5

Caio Jr.: Montou o time certinho nos primeiros 45 minutos e depois do intervalo se perdeu na armação e na demora das substituições - 5,0

22 comentários:

snoopy em p/b disse...

que medo de ser feliz é esse? putaquepariu, bicho!

agora, amigão, discordo de algumas notas suas.
pra mim, o pior disparado foi o alessandro. nem comparação com o maicosuel, que também não foi bem.
cortês entregou o segundo gol, junto com a falha do renan.
que m# de zaga hoje!

foda, perdemos dois pontos.

abraço

Rodrigo Federman disse...

É, Fabião. Esse campeonato será longo, amigo.
Tb acho que o Alessandro, pra variar, foi péssimo. Mas o Maic é considerado "o craque". Para isso, tb teria que se movimentar e buscar mais o jogo. Hj ele aceitou ficar escondido. E o Cortês só foi o melhor em campo (minha opinião) pelo primeiro tempo, pois no segundo, como vc disse, tivemos medo de ser felizes e todos jogaram muito mal.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Botafogo para fazer frente aos
grandes times vai ter que melhorar
e muito,o Maicosuel ta perdido em campo,o ataque não existe,com a chegada do Renato e a volta do Lucas melhora um pouco mais ainda e
muito pouco , precizamos de um meia e um atacante urgente pois o
Loco fica mais tempo no Uruguai do que no clube que paga o seu salario

SDS ALVINEGRAS
RICARDO CAMPOS RJ

Franco disse...

Federman, acredito que o time começou com um bom posicionamento, mas acho que o Mago tem jogar mais atrás e nas saídas de bolas tanto o Zen como o Mattos não se apresentam para receber, isso tudo dificulta a transição das jogadas..

Apesar de tudo foi um bom resultado devido principalmente as circunstâncias do jogo, mas quero ver com o Renato se o meio se ajusta.

O problema nos dois próximos meses deve ser o ataque, infelizmente estamos sem opções de ataque.

Franco disse...

Caro amigo Fabião, só não considero o Alessandro pior, por que ele jogou o de sempre e não comprometeu. Já o Fábio e Cortes falharam.

SG

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, concordo. E que fique claro: Ele (LA) fica mais lá do que aqui, porque a péssima diretoria avaliza/permite.

Franco, eu só não acho que o resultado tenha sido bom. Nem mesmo diante das circunstâncias, pois considerando o primeiro tempo e a fragilidade do adversário, a vitória era obrigação, amigo. Ah, e tô contigo quanto ao Mago: Isolado, perdidão.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Só pra deixar refistrado o zagueiro Victorino da seleção uruguaia jogou hj contra o fluminense e viaja para montevidéu amanhã!!! por que liberaram o loco e o arévalo??? é a casa da mãe joana mesmo!!!
abraços e sa!!!

Glorioso (Fulvio)

Levi disse...

Empate? Contra Ceará? Em qualquer cenário? Para mim, isso é pretensão de time pequeno, que não reconhece o status que a própria FIFA lhe confere de um dos maiores clubes de futebol da história. Nada mais do que reflexo de uma diretoria incompetente, inepta e de um treinador que não passa de caixa de ressonância dessa mesma diretoria. Por que TODOS os treinadores que chegam ao Botafogo se contentam com empates? Repito: pretensão de quem abdicou da grandeza, de quem percebe que a diretoria abriu mão de competir pra valer. Só isso, mais nada.
O time está uma merda total. Precisamos URGENTEMENTE de um zagueiro que saiba o quê fazer naquela situação do gol de empate do Glorioso Ceará e não que fique ali, paralisado de medo, sem saber se contrai núpcias ou se compra uma bicicleta na esquina.
História antiga, que muitos já devem saber. Botafogo, campeão de 1957, vai fazer um jogo festivo em BH, contra o Atlético, campeão mineiro. Primeiro tempo, três a zero pros caras. Intervalo, João Saldanha vocifera: "Não vou substituir ninguém. Voltem lá e passem vergonha até o final". Resultado? Virada do Botafogo, 4 x 3. Quem jogava lá? Nilton Santos, Garrincha, Didi e mais oito.
Com Maicossuel? Com o devido respeito às opiniões contrárias, quem ainda acredita em Maicossuel? Esse cara joga olhando para o chão!
Precisamos, primeiro e para ser coerente com comentário anterior, de uma arbitragem isenta (hoje não fomos prejudicados, a não ser pela mão na bola do zagueiro deles logo no início). Depois, de uma diretoria que imponha respeito. Para continuar, de um treinador que se recuse a dizer que empate com Ceará é bom resultado. Quanto ao time propriamente dito, de um zagueiro que comande a defesa, de um cérebro criador no meio de campo e de uns dois ou três atacantes de verdade. Sem isso, é rezar para fazer uma campanha de time mediano e se contentar em permanecer na primeira divisão, no papel de figurantes e não de um dos maiorais da FIFA. Os jogadores do Ceará contarão para os netos, com orgulho, que em 2011 empataram com o Botafogo e que quase venceram.
Abraços.

Levi disse...

Essa história de folgas constantes do Abreu, desde a copa do ano passado, já está passando das medidas.
Incompetência e inépcia da diretoria? Sem dúvida. Cara de pau do atleta? Sem dúvida também.
Sem retirar nada do comentário que fiz antes, o time até que produziu algumas jogadas de linha de fundo no primeiro tempo - antes mesmo do primeiro gol -, com cruzamentos acertados. E quem NÃO ESTAVA NA ÁREA para meter a cabeça na bola?
Não faço e MENOR QUESTÃO de ver jogadores do Botafogo convocados para a seleção A ou B. Não dou a MÍNIMA importância para torneios de seleções, muito menos para o time da CBF que veste amarelo.
DOIS PONTOS PERDIDOS! Faltam 46 para se alcançar a meta!
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Fulvio, são coisas da super diretoria do Botafogo, cara.

Levi, falou tudo: Precisamos novamente nos fazer respeitar, e enquanto nos contentarmos com empates medíocres, será bem difícil. E o pior é que a própria diretoria permite e avaliza esse pensamento pequeno em GS.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

E mais, Levi: Hj ficou nítida a falta que fez/faz o Abreu. Era obrigação da diretoria colocá-lo em campo. E se ele não gostasse ou fizesse corpo mole, multa agressiva em seu bolso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Se me permite, vou discordar um pouco da tônica dos comentários dos amigos. Perdoem-me, mas acho que hoje estou para poliana.
talvez tenham sido os tranquilizantes e remedios pra pressão que tomei, em excesso, antes do jogo.
Vi progressos.
Vi o que há meses não conseguia ver, desde a vitória contra o atlético mineiro no ano passado ou parte do jogo contra o flor, nesse ano: algum padrão de jogo.
discordo quanto à falta de pretensão. como time que temos, partimos pra cima e dominamos o primeiro tempo todo. recuamos e pagamos o pato, após a abertura do placar.
Esse time do Ceará vai incomodor muita gente. Vcs podem anotar. Tanto que chegou as semis da copa do b., eliminou e ganhou da mulambada aqui e semana passada ganhou do colorado em POA.
o jogo no segundo tempo foi equilibrado.
e não viramos por um traque, naquela bola na trave aos 44.
Essa pecha de medroso e retranqueiro eu ainda não ponho no Caio Jr. Vcs lembram do time que enfrentou o mesmo ceará nas últimas rodadas do ano passado? pois é, foi outra postura. muito melhor.
No primeiro tempo e Alessandro foi um horror. no segundo melhorou bem e na defesa deu pro gasto. no fim, errou bisonhamente um cruzamento. dou-lhe nota 4.
O Renan fez ótima intervenção no início. depois mostrou nervosimso em uma bola - nota 5
Antonio Carlos - participou da falha no lance do gol, mas descontou - nota 5
ff - falhou grosseiramente - 3
Cortes - estava muito bem no primeiro tempo. incrivelmente desenvolto. depois foi sacrificado na marcação. o segundo gol deles nasceu de uma palhaçada dele. - por isso nota 4
everton, começou a todo gás. com personalidade e boas tabelas. cansou e saiu - nota 6
lucas zen - sóbrio. tocou bem a bola e defendeu como pode - 6
mm - idem. 6,5
tiago galhardo - entro muito bem. quase fez um golaço. esse cara tem futebol pra crescer - nota 7
elkesson - chuta bem com as duas. fez um belo gol em um dos chutes. conduziu bem a bola. hoje, o considero o nome para ficar com a 10.exagerou nas tentativas - nota 7,5
maicosuel - sumido. melhorou quando passou pra esquerda 2
herrera. a briga de sempre. muitas vez com a bola. deu um belo cruzamento e reclamou demais. 3
caio - entrou e ajudou. tentou a penetração em dois lances, sendo parado com falta em um deles. 5
somália. - o pinóquio precisa jogar sério. se fizer isso o tempo todo, pode ajudar na marcação. e só. nota 4
caio jr. - com o time que tem, fez o que podia pra ganhar. o time já se livrou do comportamento medroso do Joel. nota 8

Diretoria frouxa - não deveriam ter liberado o Loco - Na próxima vez, PENSEM MIL VEZES ANTES DE LIBERAR A MULTA RESCISÓRIA DO LEANDRO GUERREIRO pra raposa fresca. O Perrela não adotou qualquer reciprocidade. Bem feito. 0

Talvez o tomo de otimismo tenha sido porque temia por coisa muito pior, há trÊs jogos.
Mas o BOTAFOGO MERECE MAIS. Acorda, Diretoria!!
abs,
Jaime

Rodrigo Federman disse...

Fala, Jaime. Então, o 1 tempo até que foi interessante (apesar da falta do camisa 9), mas o 2 foi - em minha opinião - lamentável. Como o Fábio comentou acima, parece que temos medo de sermos felizes. Discordo do amigo no que diz respeito ao Ceará. Diferente do que vc acha, acredito que eles brigarão contra o rebaixamento e que tem uma equipe fraca.
Abs e SA!!!

Paulo Nacif disse...

O time jogava bem até fazer 1X0, e resolver recuar,atrasando as jogadas para o Renan sair no chutão. Pediu para levar o empate,e levou, numa falha de FF, que sempre falha bisonhamente. A partir daí, o jogo foi outro.

O Mago está mesmo muito fora de rítimo, e a cada jogo piora.

Renan não é Jeferson, e não tem muita sorte.

Herrera continua brigando com tudo.

Muito bom ver o Elkeson jogando.

Precisamos de um Xerife e de um Atacante.

Anônimo disse...

Rodrigo,discordo de algumas notas sua principalmente com relação a Everton,pois o treinador tirou ele da esquerda onde ele estava rendendo bem junto com Cortes e passou pra direita pra colocar Maicosuel lá.pra mim ele foi muito bem.

CALHAU disse...

Rodrigo, tenha paciencia com maicosuel ele está voltando de uma contusão grave,sem ritmo de jogo o treinador colocou ele numa posição que n é a dele pela direita.

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

como um anônimo colocou, vi uma postura de jogo bem ofensiva e a melhor nos últimos jogos.
é difícil ganhar jogo com renan no gol (falhou no segundo gol) que não trás a menor segurança, com alessandro e o o alessandro do ataque, que a torcida exalta pela raça, que é uma condição necessária, mas não suficiente.
jogou isolado ?
em termos, pois não se posiciona de forma correta e é muito ruim nas jogadas individuais e finalizações.
independente do erro da diretoria de dispensar o loco, tambem acho que não resolveria, pois não tem habilidade para jogar num time cuja proposta seja a movimentação, pois é estático e muito ruim tecnicamente e nem mesmo a inteligência (isso tem e muito)vai ajudar, face a limitação.
ou contratamos um centro-avante de bom nível ou não vamos a lugar nenhum.
tempo de herrera e loco já passou e os dois estão com o prazo de validade vencido.
sou grato aos dois pelo passado, principalmente ao loco, mas sou antes de tudo botafoguense e olhando para os interesses do time e deixando de lado a parte afetiva, não dá mais para os dois.
abraços,
LSCUNHA

Émerson disse...

Rodrigo,

Achei que houve um certo progresso (imenso, se compararmos com a era joelina), pois o time já toca a bola.
Não achei Alessandro tão ruim, ele pelo menos defendeu bem.
Agora, Cortês, eu acho bem fraquinho. No apoio é não mais que razoável, e na defesa é um desastre. Acredito que Márcio Azevedo ainda toma a vaga.
A nossa zaga, tirando Antônio Carlos é muito fraca, tomara que Adaílton dê um jeito naquilo.
Quanto ao meio-campo, essa diretoria de merda ainda não viu (ou não quer ver) que precisamos de um meia armador, um maestro, e que não pode-se colocar tanta responsabilidade em Maicosuel.
E quanto ao ataque, precisamos, com urgência, de dois bons atacantes, para aspirarmos a coisas melhores neste campeonato.
O treinador, na minha opinião, foi bem, visto que, com as peças que tem, não pode fazer muito mais.
Agora, a diretoria... Os protestos vão parar? Façamos oposição, derrubemos esses larápios do Glorioso!
Saudações Gloriosas.

Émerson.

Lorismario disse...

Rodrigo. Gostei de sua análise ( e quem sou eu para discordar). Discordância só nas notas e dois comentárioas: 1- O Cortês não falhou no segundo gol. Se você olhar o VT observe a posição da bola e do jogador do Ceará que chutou. Na transversal a bola estava mais para a marcação de um volante. Aquele que marcaria pelo lado esquerdo. Coisa que o MM - aliás não consigo ver a bola que vocês veêm neste rapaz- e o Lucas Zen. Aliás quando você estiver andando de carro aí em Vitória e estiver chovendo olhe para o limpador de para-brisas do seu carro e verás o Lucas Zen. Só toca de lado. O Cortes caiu de produção porque o Everton mudou de lado. Se é o Arévalo que tá no jogo o cearense não teria chutado a gol. Na horizontal do compo o chute foi da intermediária. Posição de marcação de volante. 2- Cadê nosso centro avante reserva já que o Abreu está passeando? Ab ração. Loris

Rodrigo Federman disse...

É, Paulo. Bem lembrado: O Elkeson, nas poucas vezes em que teve a bola, tentou algo diferente. Do meio para frente, foi o melhor jogador.

Anônimo, eu tb achei que o Caio Jr. "matou" o Everton e piorou o Mago no segundo tempo. Mas apesar dos bons (e intensos) 20 minutos iniciais, o próprio Everton foi se escondendo, escondendo...tudo ainda no 1 tempo (minha opinião).

Calhau, paciência eu tenho. E tb reconheço que a volta do Maic exige cuidados. Mas não podemos passar a mão em sua cabeça (sempre) por isso, né? A sua partida foi muito ruim, escondido e pouco se apresentando.

Cunha, com certeza houve melhora. Pouca, pequena, mas de fato, houve. Acredito que seja gradativa e até é uma injustiça cobrar um futebol de nível absurdo desse elenco, que exceto o Elkeson, continua o mesmo do início do ano. Apenas discordo em relação ao Loco. Apesar da falta de habilidade, acho que ele é inteligente (acima da média) e saberia se posicionar da melhor maneira possível.

Émerson, sem comparação com a era joeliana! heheheh!
Cara, eu já não aguento o Alessandro. É uma peça nula. Pelo seu lado, o time não cria, não agride. O coitado do Maicosuel sentiu isso no primeiro tempo e o Everton no segundo. Não pode ser apenas coincidência. rs.

Fala, Loris. Uma coisa eu concordo plenamente contigo, amigo: Se o AR está em campo, eu duvido que aquele cearense teria toda a liberdade para chutar. Por isso eu digo que o uruguaio é, de longe, o nosso melhor marcador (e por isso eu não abriria mão dele). Já o reserva do Loco.... o Reis vem aí! heheheh!

Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Se o planejamento é enterrar o GLORISO na segunda divisão, realmente estão se saindo muito bem.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, não acho que chega a tanto, mas que o planejamento é péssimo, isso é inegável.
Abs e SA!!!