12/06/11

Subindo na tabela


















Depois de um susto com menos de dois minutos de jogo, Botafogo venceu o Coritiba por 3 a 1 (Maicosuel, Elkeson e Alex) e garantiu mais três pontos no Brasileirão.

O time ainda não inspira confiança (o que julgo absolutamente normal) e após o primeiro gol do Coxa logo no início da partida, achei que o Dia dos Namorados seria de tristeza esportiva para os botafoguenses.

Ainda bem que antes mesmo dos 20 minutos, conseguimos o empate, com uma conclusão certeira do Maicosuel (após um lindo passe do Elkeson, o melhor em campo).

Mas o vacilo do gol adversário não pode passar em branco. A zaga continua instável e pelo segundo jogo seguido, o Botafogo facilitou a vida do seu oponente.

Voltando ao gol de empate, o mais legal é que foi marcado pelo Maicosuel, que apesar de continuar devendo, pode ficar mais tranquilo a partir de agora. Digamos que tenha sido um "gol do descarrego".

Com o 1 a 1 no placar, o GLORIOSO passou a tomar conta da posse de bola e cercar a área do Coritiba. Só que não conseguíamos fazer aquela pressão alucinante de um time que busca a virada a todo custo. Com isso, o restante do primeiro tempo tinha tudo para ser insosso...
...até que em uma falta próxima da grande área, o grito de gol!

Elkeson, em uma cobrança forte e colocada.

Descemos para o vestiário com a vantagem no placar.

Só que, como na rodada anterior, acho que o Caio Junior errou na armação da equipe na segunda etapa.

As mudanças de posicionamento e trocas de jogadores mataram o meio de campo botafoguense, que apesar de não ter sofrido pressão do Coritiba, passou a deixar buracos e errar passes atrás de passes, perdendo ataques e bolas fáceis.

Por sorte o adversário não estava na sua melhor noite e nas poucas vezes em que chegou no gol do Jefferson, esbarrou no goleiro e/ou concluiu para fora.

Do nosso lado, nada que mereça destaque, afinal, sequer trocávamos três ou quatro passes no campo de ataque.

E restou a minha torcida pelo apito final... e logo!

Quando a placa subiu com quatro minutos de acréscimo, pensei: "Esses serão longos".

Eis que em uma bola despretensiosa, a redonda sobrou para o Alex na meia lua. Um corte seco no marcador e um chute colocado.

Foi o gol do alívio, da confirmação dos três pontos para o Botafogo.

Ufa!

Subimos na tabela...
...e já miramos o próximo adversário: Que venham os molambos!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 3 x 1 Coritiba

1- Jefferson: Duas grandes defesas - 6,5

2- Alessandro: Não foi de todo ruim. Não acrescenta muita coisa, mas hoje até que não me assustou - 5,5

3- Antônio Carlos: Tirando o excesso de chutões, uma partida razoável - 5,5

4- Fábio Ferreira: Levou alguns dribles bobos e não mostrou tanta segurança - 5,0

5- Marcelo Mattos: O rei das bolas roubadas e, hoje, dos passes errados - 5,5

6- Cortês: Curiosamente repetiu o de sempre: Começa bem e termina meio sumido - 5,5

7- Maicosuel: Hoje até tentou se movimentar mais. Apesar do bonito gol, ainda está devendo - 4,5

8- Lucas Zen: Foi pouco notado em campo. Melhorou no final da partida - 5,0

9- Herrera: Lutou, brigou, errou, acertou...mas sozinho fica difícil - 4,5

10- Elkeson: O nome do jogo. Buscou as bolas, arriscou chutes e além de passes preciosos, marcou o seu gol - 7,0

11- Everton: Enquanto teve fôlego, se fez por notar (um pouco). Saiu machucado - 4,5

12- Caio: Entrou para segurar a bola e tentar o contragolpe - 4,5

13- Cidinho: Não fez nada e ainda perdeu várias jogadas - 4,0

14- Alex: Poucos toques e um golaço - 5,0

Caio Jr.: O time já apresenta uma melhora sensível, mas hoje não foi muito feliz nas substituições - 5,0

33 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

A maneira como os gols surgiram me agradou. Num passe longo, numa falta (algo raro) e de fora da área. São alternativas importantes. Nenhum gol de cabeça, que é nossa melhor arma.

Enéias.

Rodrigo Federman disse...

É, Eneias. Situações que há muito tempo não víamos no Botafogo.
Abs e SA!!!

Newton disse...

O time tem evoluído. Precisamos caprichar mais nos passes, pois foram muitos os erros nesse quesito.

Não é um time bala mas mostra garra e mais qualidade. Com o Renato e Loco Abreu as coisas podem melhorar ainda mais.

Detalhe importante: O Caio Júnior tem a vantagem de dar oportunidades (de fato e não de garganta) aos jogadores do juniores, o que sempre cobrávamos aqui. Terminamos o jogo com Lucas Zen, Cidinho, Caio e Alex. Bacana isso!

Dá-lhe Fogo!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Concordo com tudo, Newton. Inclusive, já deixei o primeiro post de amanhã programado sobre o assunto que vc citou: Os garotos em campo. Apenas acho que além de Loco e Renato, precisamos de um zagueirão, pois AC e FF continuam me passando confiança alguma.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Vou ser chato.
Dois gols incrivelmente perdidos pelos caras.
O Botafogo somente jogou razoavelmente bem no primeiro tempo.
Depois do Elkeson, nosso melhor jogador foi a trave. Se aquela bola entra, não sei não.
Bom pelos três pontos, mas tá devendo.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Levi, tá devendo, mas está melhorando (de pouco em pouco).
Abs e SA!!!

Levi disse...

De novo, apenas para ratificar o teu comentário, Rodrigo. A zaga está muito aquém do que se espera de uma defesa minimamente confiável.
Ninguém se esqueça de que o jogo foi contra o Coritiba, que, convenhamos, não luta pelo título.
Melhor para nós o fato de ter havido muitos empates na rodada.
Abraços

Rodrigo Federman disse...

Exato, Levi. AC e FF são dois jogadores imprevisíveis capazes de lances maravilhosos agora e falhas gritantes no minuto seguinte.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Nós somos muito chatos!!! ganhos por 3 x 1 de um time muito bem armado 9tanto é que com 10 deu muito trabalho). A disposição tática do segundo tempo foi a do contra ataque e levamos perigo. Faltou o último passe. O resultado foi bom e justo. Elkeson muito bem. everton bem, Cortês muito bem, Lucas Zen bem, mas o Herrera e o M. Mattos erraram muito. O l
Lucas voltando melhora a direita (sempre fraca), o Renato ajeita a posse de bola e o passe eo Loco acerta a matada em gol. Acho que estamos no caminho certo e concordo com o Caio Jr., a torcida tem que aliviar!!!

Anônimo disse...

Não acho que o time tenha jogado grandes coisas, mas ha de se valorizar, pois o coritiba não tem grandes estrelas, mas é um otimo time.

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!

Olha, apesar do erros que o time ainda apresenta, gostei do jogo de modo geral. Não nos esqueçamos que enfrentamos um time muito bem armado e que nos trouxe muitas dificuldades. Não pensem que será fácil para qualquer time vencer o coxa não... É um time rápido, que joga junto já há algum tempo e que perdeu a copa do Brasil por detalhes, temos que reconhecer isto.
Vejo evolução, principalmente na saída rápida do time da defesa para o ataque, e na velocidade que apresenta nas jogadas.

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, algumas observações após as 4 rodadas iniciais:
1.Nosso goleirão continua MB embaixo das traves e R nas saídas do gol e reposição de bola.
2.Cidinho não deveria ter entrado, pois ainda não tem vigor para encarar um jogo encardido.
3.MM aparecia muito quando tinha Somália e Fahel ao lado.Bastou melhorar as companhias dele (Zen,Maic, Elkson) e o futebol sumiu.Foi uma partida digna de Somália.Com o Lucas e o Renato, eu não investiria muita grana nele.
No meu modo de ver, falta-lhe vigor físico para a posição.Jogador mediano,sempre achei e não é uma opinião baseada no jogo de hoje.
4.Alguns torcedores são muito imbecis, pois mal começa o jogo e já estão vaiando o Alessandro.Aí eu concordo com o C Jr, quer vaiar, espera a partida acabar.
5.Para encerrar, parece-me que foi um investimento MB a compra do Elkeson.Rápido, insinuante, bom drible e muito vigor físico.
Um braço do JOTA.

Newton disse...

Rodrigão,

Só para incrementar o domingão maravilhoso, estou aqui pensando com meus botões, se o Botafogo tivesse um bom lateral direito, mais um bom zagueiro, um cara experiente no meio-campo (sem ser o Renato) e mais um atacante (o Jóbson parece que está bem no baea né) acho até que dava pra brigar pela Libertadores.

Newton

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas não estamos criticando. Pelo contrário: Dissemos que o time ainda deve, mas apresenta uma pequena evolução. Só acho que o Caio Jr. não foi feliz nas primeiras mexidas da segunda etapa.

Anônimo, tb valorizo a vitória, mas não vejo nada que valha tanto destaque nesse Coritiba.

Nisso eu concordo, André. O time melhorou. Já não damos tantos chutões, temos bastante movimentação e cada jogador parece saber o que fazer em campo.

Jota, fecho com tudo o que vc escreveu. Inclusive sobre a queda de rendimento do MM. Mesmo assim, ainda não comparo a partida dele hoje com o que estamos acostumados a ver em Somália, Fahel, etc... rs.

Newton, eu aposto no Lucas no lado direito, cara.

Abs e SA!!!

Saulo disse...

Discordo com relação ao Alessandro eo Herrera. Os dois foram simplesmente pavorosos como de costume. Como na esmagadora maioria das vezes o Botafogo tomou um gol num cruzamento vindo do lado do Alessandro, além da bola na trave do Geraldo, que chegou aos seus pés após um corte bizarro do nosso lateral de merda. Herrera xinga grita briga, mas cadê a bola?
Saudações Alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Saulo, o Alessandro não tem mais jeito. E como hj eu o xinguei menos do que na rodada passada, peguei mais leve. Rs. Já o Herrera, pra mim ficou ainda mais claro que ele rende mais quando atua pelos lados. As duas únicas jogadas aceitáveis dele aconteceram quando esteve pelos lados. Mas faltou alguém na área.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu queria fazer só dois comentarios: O primeiro é que a nota do Caio Jr foi bastante alta pelo oq ele fez hj ( o time entrou sem vontade no começo dos dois tempos e as substituições muito mal feitas.) E o segundo é que uma coisa que eu não gosto é que critiquem a torcida do botafogo, pelo oque eles fazem/fizeram com a gente esse tempo todo e ainda ouvir desaforo. Eu fui ao jogo hj sai de casa com a minha namorada num frio desgraçado pra ver o time entra sem vontade tomar um gol e ainda mandarem eu ficar em casa .. isso é de uma maldade sem precedentes com a pequena parte da torcida que ainda comparece.
Ab SA - Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcos, tb não admito que tentem "ensinar" o torcedor a torcer/se comportar. Amanhã farei um post especial sobre isso tb.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Enéias disse algo importante, mas é preciso lembrar que nosso artilheiro das bolas levantadas está AWAY.

Só acrescento o fato do Fábio Ferreira ter sido, praticamente, o resposável direto pelo gol bobo no primeiro ataque do Coritiba. Ele olhou pra bola como se ela fosse parar com o poder da mente, sei lá... deu uma pane naquele cara.

Outra coisa que eu não gostei foi no 2º tempo que o Botafogo errou passes toscos de 1 metro e não conseguiu administrar a posse de bola. Queimava no pé de todo mundo.

Asura

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Asura. Por essas e outras que continuo sempre com um pé atrás quando falo da dupla de zaga.
Abs e SA!!!

Reinaldo disse...

Uma pena o que estão fazendo com esse rapaz, Cidinho, que sequer tem cacoete de jogador, ainda. Menino, porte físico em desvantagem, acho que o Caio conseguiu igualar os times exatamente no momento que ficamos com um a mais; se o garoto apresenta algum futebol acima do padrão nos treinamentos, deve, ainda, permanecer em formação nas equipes de baixo, senão será queimado logo, logo, não produziu nada e por cima sobrecarregou o time todo.
Marcação, quando é que esse time vai aprender a marcar ou ao menos se compactar?? Deixam um vazio tão grande no meio que cada bola do adversário é um Deus nos acuda; pior, não marca nunca a saída de bola do adversário.
Não há defesa e goleiro que resista... meu coração muito menos...
Faltam 35???

jorgeFS disse...

Melhoramos bastante, já podemos respirar um pouco, não concordo com as vaias, apesar da bobeira sem tamanho, da nossa defesa, porem não aceito tambem a gritaria do nosso tecnico jogando no time dos "a culpa é da torcida" nuca vi torcida alguma vaiar quando o time mostra serviço, as vaias não ajudam, mas a torcida do BOTAFOGO vem tomando pancada há muito queriam o que?.

Anônimo disse...

Custo benefício do Elkeson, 3 partidas, participações direta no resultado de 2 partidas , 2 gols e o cara chegou na quarta e estreiou no Sabado o moleque vai dar caldo.Até que enfim que belo investimento.Sou suspeito de falar do cara, porque aquí era o melhor jogador da Bahia.

Saldanha
Salvador/BA

Rodrigo Federman disse...

Reinaldo, por mais talentoso que seja, tb acho que ainda não é hora do Cidinho. Antes de jogar pelos profissionais, a equipe de fisiologia precisa fazer o garoto ganhar uns 10kg de massa muscular.

Jorge, sobre as vaias e palavras do Caio Jr., penso igual ao jornalista André Rizek (logo mais escreverei sobre o que ele falou).

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Saldanha, ainda acho que foi muita grana, mas certamente tem sido o nosso melhor jogador, e parece ter valido a pena todo o esforço. Gostei do rapaz.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O time ganhou ? Beleza , mas não me convenceu...sou chato sim ...não temos uma jogada,não acertamos um passe de 2 a 3 metros e jogamos contra um time com 10 e levamos alguns sufoco..alguém ai está satisfeito ???
Temos como melhorar, ai sim vamos parar de criticar,porque quem não aguenta pressão vai jogar em time sem torcida....
Mais uma vez o treinador foi infeliz nos seus comentários...
Acho que ele não dura ate a 10ª rodada....

loco,VTNC,O BOTAFOGO É MAIOR QUE VOCE !!!

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Alex, eu torço para que ele dure no cargo. Apesar da infelicidade das declarações, gosto do trabalho que ele está tentando fazer em GS.
Abs e SA!!!

João Marcos disse...

na moral aquele primeiro gol foi uma falha bisonha do alessandro e do fabio ferreira eses dois nao merecem vestir o manto alvinego pelo amor de deus fabio ferreira não.

Rodrigo Federman disse...

João, eu acho que foi mais do Cortês do que do Alessandro (além, é claro, do FF).
Abs e SA!!!

Lewis Kharms disse...

O Elkeson foi a melhor contratação do ano. Melhor ainda do que a do Renato, que está em fim de carreira. O Elkeson tem 21 nos.

O ataque não chega com perigo de forma bem articulada, tanto é que a maioria dos gols surgem de iniciativas individuais.

Mas a defesa continua sendo nosso maior problema. São desatentos e displicentes; não inspiram confiança.

E o Jefferson sempre faz falta. Com ele no time teríamos vencido o Ceará.

Sinto pela não convocação dele, que é melhor do que os dois convocados. Mas o Botafogo ficou mais forte e isso é o que importa agora.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, tb acho que se bobear, o Elkeson tem tudo para ser um dos destaques do campeonato.
Já o Jefferson, só agradeço o fato dele não ter sido convocado. Assim, além de mais segurança no Botafogo, tenho mais motivos para torcer contra a seleção da CBF. rs.
Abs e SA!!!

Lewis Kharms disse...

Rodrigo, o CBF Team deixou de fora o Nilmar, o melhor atacante. É que o Nilmar não usa brinco nem topete, e não namora mulheres de revista Caras.

O time do Dallas Mavericks mostrou como se ganha.

Que o Botafogo retome o espírito do Carioca do ano passado. O resto depende da direção do vento e da altura do sol.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Falou TUDO, Luiz!
Abs e SA!!!