13/10/11

Liderança natural


















No finalzinho do jogo de ontem, uma cena chamou a minha atenção...

Era tiro de meta para o Botafogo e o Loco Abreu estava na meia lua da nossa defesa conversando com o Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcelo Mattos.

Pensei que estivessem discutindo, mas ao ver o Renan chutando a bola e o uruguaio não correndo em direção ao campo de ataque, entendi o que realmente estava acontecendo.

Como o Corinthians estava no abafa e ganhando quase todas as bolas pelo alto, o Loco "decidiu" virar mais um zagueiro (até pelo fato de ser excelente pelo alto). 

Após o apito final, o atacante confirmou a "mudança de posicionamento":

"- No futebol, tem de se falar taticamente. Às vezes, dentro do campo, você percebe coisas que o técnico, naquela loucura lá de fora, não vê. Eu achava que deveríamos jogar com duas linhas de quatro faltando cinco minutos e fomos para trás. No fim do jogo, falei para os meus companheiros de que não poderia acontecer um novo empate como aquele com o Botafogo. Recuamos e, se fosse preciso, furaríamos a bola".

"- Eles tinham vários jogadores na área e fazendo muitos cruzamentos. Era melhor aproveitar na defesa a minha boa condição na bola área. Gostei muito da garra e jogamos futebol quando atuamos no 11 contra 11. Com um a menos, nos defendemos muito bem".

Sensacional! Esse é o espírito! E gostem ou não, como escreveu o jornalista Rica Perrone em seu twitter (ontem, durante o jogo), existem "dois Botafogos": Com e sem o Loco. E não dá para compará-los, pois a diferença é enorme.

Eu concordo plenamente.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Danilo Julião disse...

É, amigo! Não tem comparação. Mas eu vou além da sua análise: O Botafogo sem o Loco, pode até ser eficiente [ o que muitas vezes não é], mas falta aquele espírito, brio de vencedor. Com o Loco, esse espírito reside em cada um dos quatro campos do campo.
Só assim mesmo pra dizer!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, mesmo assim, há dois Botafogos (com e sem Loco) e eles continuam incomparáveis! rs.
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Pois é Rodrigo... Lembro daquele empate com o São Paulo, aquele gol de cabeça e a ausência de Loco Abreu nos minutos finais...

Diego Lins disse...

Caralho! Eu amo o Loco!

Rodrigo Federman disse...

Não lembra disso, Saulo! Se ontem o Caio Jr. foi bem, naquele dia ele nos tirou dois pontos!rs.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito ídolo, Diego!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não consegui comentar o jogo ontem, e prá dormir foi complicado: a adrenalina tava lá em cima. Grande vitória do Botafogo, uma partida quase perfeita no 1º tempo: muita garra, muita disposição. Não fosse o erro absurdo do bandeira anulando um gol legitíssimo nosso e a expulsão exagerada do Cortez, não teríamos tanto sofrimento no 2º tempo; mas sofrimento faz parte da nossa sina. Sempre reclamamos, mas ontem a armação do CJr colocando o FM no meio e abrindo o Elkesom foi excelente, matou o time do Corintians. Falando em FM, gostei muito dele ontem. Seria um problema de posicionamento seu rendimento ontem? De um modo geral gostei de todos os jogadores, mas o Renan merece destaque. Sobre o Loco, não é craque, já escrevi isso inúmeras vezes, mas a liderança dele é fundamental pro time. resta saber qual Botafogo que veremos domingo: o de ontem ou aquele contra o AG. Valeu Fogão, se jogar sempre assim, com certeza será campeão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, nem fala. Só consegui pegar no sono lá pelas 3h. Olha, tb acho que o esquema do Caio Jr. foi perfeito ontem, mas apesar da razoável p/ boa (minha opinião) partida do Soneca, não o vejo como titular. Já o Loco, bom, o espírito dele é diferente. Sem contar que ele amedronta os adversários.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

esse cara é foda!
loco, eu te amo, seu filho da puta!

agora eu fico aqui alegre, esperando ansiosamente o jogo de domingo e (toc toc toc)....
não vá me aprontar, botafogo!

Rodrigo Federman disse...

O cara faz a diferença (mesmo sem ser craque), né, Fabião?
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Nos momentos de grandes glórias temos grandes ídolos. Garrincha, Jairzinho, Túlio Maravilha, Paulinho Criciuma, Gotardo, Mauro Galvão e... espero que possamos dizer: tivemos um "Loco".

Enéias

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Enéias.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esse é ídolo.

Rodrigo Federman disse...

Muito ídolo, Marconi.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Joga com a inteligência que tem,cobrou posicionamento dos jogadores e resolveu o jogo de ontem, mas teve alguns jogos que não apareceu em campo...tudo bem;esse ainda tem credito....
Agora apesar do pouco tempo em campo gostei do retorno do bruno, apesar de ser fraco, jogou bem e com sua velocidade para contra ataque é uma boa opção, porque no meio não temos jogadores com velocidade e o bruno tem essa arrancada.

Alex - Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Tem muito crédito, Alex. Líder nato.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Eu não resisto, se esse tópico fosse um jogo de dominó, eu diria..........PASSO.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Hahahahaha. Patinhas, eu respeito, mas os números não mentem. rs.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Acho que todos foram muito bem, principalmente após o gol roubado - estas coisas não acontecem com o Crintians e o Flamengo. Veja o gol do Fla ontem- em que ninguem reclamou e fomos pra cima até fazer o outro seis minutos depois. Eu adoro o Jeff mas ontem foi ótimo o voo atrasar. Deu Renan em 90% das bolas cruzadas. Saiu até a marca do penalti para socar a bola. Eta juizinho ruim. tudo contra o Botafogo. Nada contra o Corintians. Já começou a armação para os qeridinhos da Globo, mas o Botafogo e outros de menor importância estão atrapalhando os planos da FlaPress e da Globo. Loris. PS. Rodrigo e DiSabatto. Poderiam ter ligado pra mim pois não dormi.

Rodrigo Federman disse...

Concordo em gênero, número e grau, Loris. O atraso do Jefferson acabou até nos ajudando, pois ontem o Renan esteve perfeito.
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Cada um tem suas preferências, pode-se gostar ou não do Loco, mas não dá pra colocar ele como um jogador comum. Ele não é craque mas conhece bem a sua função dentro de campo e mais do que isso, ele sabe ver o jogo dentro de campo. Por isso:
SALVE LOCO CADA VEZ MAIS ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Ari. E outra coisa: Ele impõe respeito aos adversários.
Abs e SA!!!

Lewis Kharms disse...

Abreu reassumiu o comando. Por isso vencemos. Se ele continuar no comando, mesmo estando fora de campo, o Botafogo continua brigando forte pelo título.

Saudações botafoguenses!

Newton disse...

Além de tudo o que vocês comentaram, o Loco é craque também nas entrevistas.

Esse defende o Botafogo com todas as força.

É fera. É ídolo. É foda. É o Loco!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Luiz. Ele é um técnico dentro de campo.

Newton, há muito tempo não tínhamos alguém que defendesse tanto o Botafogo diante da imprensa tendenciosa.

Abs e SA!!!

Newton disse...

Leia-se "forças" no lugar de "força" no comentário anterior.

Valeu

Newton

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Newton!
Abs e SA!!!

Émerson disse...

Federman, eu acho que finalmente Loco se convenceu de que Caio Júnior não sabe de nada e chamou a responsabilidade para si, sendo o nosso verdadeiro treinador. Assim como fez Gérson em 1967, na final contra o Bangu.
Também acho que todas as cobranças e as provocações do marginal do Bahia surtiram efeito e os jogadores se uniram.

Rodrigo Federman disse...

Émerson, ele (Loco) tem uma capacidade incrível de ler o jogo dentro de campo.
Abs e SA!!!