10/10/11

Títulos são mais importantes



















O Botafogo lançou uma nova campanha de marketing: Tem que ter paixão.

A intenção é aumentar a visibilidade e valorização do clube.

Clique aqui para conhecer as ideias, metas e expectativas da campanha botafoguense.

Ok, eu também acho que trabalhos assim são legais e importantes. Mas penso um pouco diferente (no que diz respeito a resultados práticos)...

Em minha opinião, os títulos/conquistas que efetivamente aumentam a visibilidade e valorização de um clube. Aumentam a quantidade de torcedores, receitas, patrocínios, etc...etc...etc...

Já comentei algumas vezes e gostaria de reforçar que a intenção não é criticar por criticar, mas acho que atualmente o Botafogo está se preocupando excessivamente com o marketing (que muitas vezes é só "oba-oba") e não "fazendo tanta questão" de voltar a ser vencedor dentro dos campos, se contentando em ser apenas um coadjuvante bonitinho, corretinho e inofensivo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Sem comentários.........
Sempre que o time faz uma m...da, lá vem o tal de Marketing pra nos ludibriar e tirar o foco dos problemas.
A mim "Eles" não enganam, eu quero é titulo.
Quero comprometimento com vitórias, e não elocubrações patéticas do tipo, poupar as libélulas e jogar fora a possibilidades de disputar a Sul-Americana que é um torneio internacional, que dá visibilidade e dinheiro. Que afinal é o que estamos precisamos.
Chega de oba-oba.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

É isso, Patinhas. Também reparei que o "oba-oba" sempre vem após fracassos ou vexames. E me surpreende que muitos torcedores caiam nessa. Querem fazer ações, ok, mas antes, conquistem títulos. O problema é que, como eu disse, o Botafogo se acostumou a ser apenas coadjuvante, amigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pra se ter titulos tem que ser forte não so dentro de campo, mas fora tambem, particulamente acho essa jogada do marketing a melhor ate agora, não se deve conquistar por conquistar, deve se ter estrutura para tal coisa, e isso é um dos pontos em que esta diretoria so vem tendo se não 100% pelo menos 90% de acertos. Estamos no caminho certo, talvez seja um dos que mais querem esse titulo, afinal nunca vi o nosso amado glorioso campeão de algo grande( Tenho apenas 18 anos ), mas creio que se não ano que em um futuro próximo comemoraremos e muito a foto de nosso glorioso voltar a ser uma potência no Brasil

Victor
Manaus - AM

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vcs. O MA deu uma catucadinha dizendo que o time não sabia jogar fora de casa. Teve jogador que retrucou e chamou ele de torcedor. Esses caras precisam de esporro mesmo, sao poupados, a instituição Botafogo que se foda.Contra o Bahia, daquele marginal filho da puta do Sousa, cairam no gramado cansadinhos, tem que poupar porra nenhuma. Se o time for desclassificado da sul americana, comprova tudo o que vcs disseram. Depois tem desculpinha do engomadinho caio Jr. Antes de Marketing , esporro e cobrança.
Abraço,

Marcelo

Anônimo disse...

É bom os investimentose os incentivos nos esportes paraolimpicos, no remo, no volei, enfim em vários esportes , mas o principal é o futebol ,de onde que vem a maioria dos patrocinadores e divulgação, portanto tem que ter sim paixão , mas sobretudo ser CAMPEÃO....
TOMA VERGONHA NA CARA BOTAFOGO...

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Victor, o que eu tentei dizer é que o excesso nem sempre acaba gerando os lucros/receitas esperadas. Acho que atualmente temos muitas ações bobas (oba-oba) e que sinceramente? Não acrescentam em nada (na prática). Pode até não ser o caso dessa atual. O que digo tb, é que pode ser trabalhado com mais calma, sem tanta necessidade assim de apresentar campanhas. E mais importante: O resultado seria 1000x maior se o time estivesse conquistando títulos. Aí sim, qualquer açãozinha daria retorno enorme. Enfim, só acho que há um dep. (mkt) fazendo muita coisa (algumas em excesso) e outro que se conforma em apenas participar (futebol). Antes de ações, campanhas e afins, acho que deve haver uma conversa interna para que ambos afinem as metas, objetivos, etc...

Marcelo, esses jogadores tem uma vida de dar inveja, né? Se perdem, coitados...se entregaram. Se ganham, são os melhores. E sempre se acham no direito de cobrar a torcida. Já não tenho mais saco pra essa turma, bixo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Alex. Não estamos falando mal do MKT. Apenas dizendo que é legal e tal, mas importante mesmo para gerar receitas, contratos e aumentar a torcida, só uma coisa: Títulos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo não precisa ir muito longe nas campanhas de 2006, 2007 e 2008 foi os anos que o BOTAFOGO, mais vendeu camisas oficiais e portanto cresceu sua torcida e suas ações de MKT, eu mesmo comprei 3 camisas comemorativas e 2 oficiais.
Portanto para crescer tem que ter titulos mesmo.

Alex -Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Bem lembrado, Alex. E olha que naqueles anos o dep. de mkt praticamente inexistia. Seu exemplo foi cirúrgico.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eles já estão tentando justificar o Botafogo na Sulamericana ano que vem...

Asura

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, em se tratando de Botafogo, nem sempre ter grandes times se consegue títulos. Infelizmente futebol tem mais peso fora de campo do que dentro (e isso em se tratando de Brasil, é de longa data), a história nos mostra isso, e nós já fomos vítimas diversas vezes de armações descaradas. O Corintians em 30 anos só ganhou 2 títulos e a torcida não parava de crescer; o flamengo em 20 anos só ganhou 3 cariocas e a torcida não parava de crescer. Eu acho que a propaganda e as armações tem mais peso que fazer grandes times, não fosse assim, flamengo, corintians teriam fechado nas décads de 60 e 70 e o fluminense recentemente. Mas você já reparou que a imprensa nunca sacaneou ou sacaneia esses clubes, mas o Botafogo é sempre o alvo preferido das gozações. Acho que isso tem mais peso na hora do garoto escolher o clube do que títulos. O curioso, é que os vexames desses clubes caem no esquecimento, mas os do Botafogo, a própria torcida se encarrega de relembrar. Porque será que o amistoso dos mulambos em 81 a imprensa considera título mundial, não reconhecido pela fifa, mas os mundialitos que o Botafogo venceu times como o Barcelona, River Plate, Real Madri, Seleção argentina, Peñarol, etc, não valem nada, só por causa da fifa. F.... a fifa, o Botafogo ficou famoso no planeta por que? Com certeza não foi pelos títulos que ganhou, mas isso a imprensa suja se recusa a comentar. Não que títulos não sejam importantes, mas esse não é o único fator de crescimento de uma torcida. Se fosse, o Santos teria a maior torcida do Brasil. Abs e SB!

Levi disse...

"Tem que ter paixão" parece letra de musiquinha vagabunda de pagodeiro.
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Asura, confesso que em alguns momentos tb entendo assim.

Sergio, mas acho que mudou um pouco essa história atualmente. O grande exemplo é o São Paulo. O que eles cresceram (em todos os sentidos) depois de se tornarem multicampeões não está no gibi. O próprio Inter tb, após os vários vices do Brasileirão (disputando o título até o final), as Libertadores e Mundial. Acho que mkt é sempre importante, mas títulos (independe de bom time ou não) ainda pesam mais.

Levi, não dá ideia que logo o mkt lança um concurso do melhor pagode Botafoguense. Hehehehe.

Abs e SA!!!

LUIZ CARLOS disse...

A eleição e dentro de 30 dias e ninguem aqui do Cantinho vai apoiar uma chapa ou quem sabe ate mesmo se candidatar,quando vejo os comentarios aqui nesse espaço me empolgo e vejo a solução de todos
os problemas do BOTAFOGO serem resolvidos,ACORDA CANTINHO BOTAFOGUENSE e parte para a luta e
disso que o clube precisa.

LUIS CARLOS
JUIZ DE FORA

Rodrigo Federman disse...

Apoiar chapa? Luis Carlos, não apoio candidatos/políticos. Apoio o Botafogo e quem estiver no seu comando estará sujeito aos elogios e críticas. Ponto. Não sou chapa branca igual alguns que se ofendem por não ter capacidade de interpretar críticas e que acham que tudo é pessoal.
Abs e SA!!!

ari dias disse...

O problema é que o Dep. de marketing tá a 100 anos luz a frente do resto do clube, daí acharmos que os caras tão fazendo oba-oba. Infelizmente o futebol e a diretoria não aproveitam as boas iniciativas do marketing.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, eu concordo que o MKT está muuuuito na frente do dep. de futebol, mas ainda acho que algumas coisas são puro oba-oba.
Abs e SA!!!