No primeiro jogo da segunda fase da Sul-Americana, contra o Independiente Santa Fé (COL), no Engenhão, o Botafogo entrou em campo com quase todo o time reserva.
A justificativa foi de que no final de semana seguinte, teríamos uma importante partida pelo Brasileirão, e, na pior das hipóteses, ainda haveria o jogo da volta contra os colombianos.
Empatamos em 1 a 1 na competição internacional (viajando em ligeira desvantagem) e perdemos no campeonato brasileiro.
Aos trancos e barrancos, nos mantivemos entre os cinco primeiros do nacional.
E no dia da decisiva partida contra o Independiente, um time misto, em Bogotá.
Voltamos para o Brasil com uma goleada, eliminados e com apenas o Brasileirão por disputar.
Tudo bem, afinal, segundo a diretoria e comissão técnica, havia um planejamento e prioridade para o segundo semestre, né?
Mas passadas algumas rodadas - e apesar de continuarmos com boas chances no Brasileirão -, o Botafogo não engrenou. Pior: Perdeu excelentes oportunidades de assumir a ponta e vem de uma série de derrotas lamentáveis, que nos faz questionar até que ponto valeu a pena priorizar apenas um torneio.
Essa foi a pergunta da enquete encerrada hoje a noite: Abrir mão da Sul-Americana foi uma decisão acertada?
Foram 118 votos computados.
Destes, a maioria (87 - 75%) disseram que o GLORIOSO fez mal em disputar a competição internacional sem tanto interesse.
Eu fui um dos 87.
Primeiro, porque sou contra essa "desculpinha" de que jogador de futebol não aguenta disputar duas partidas em uma semana, viagens desgastantes e outros blás blás blás. Os caras ganham muita grana, tem uma vida boa a beça e são pagos para jogar bola. Esse é o único trabalho/compromisso que tem, e por questão de respeito a quem lhe paga (e aos milhões de torcedores), deveriam ser obrigados a entrar em campo com seriedade e buscando sempre as vitórias.
Além disso, a Sul-Americana é um campeonato que dá visibilidade, dinheiro, respeito e a mesma vaga (com o título) na Libertadores do próximo ano.
Se não temos elenco, a culpa não é do torcedor e nem dos atletas que estão no grupo. A culpa é da diretoria e só ela pode ser responsabilizada. O que não pode é o Botafogo fazer feio, levar goleada e ver todo o seu prestígio internacional ser apagado com o tempo.
Mas 31 (25%) dos amigos concordaram com a decisão.
Eu respeito, mas não penso assim. E mesmo com um possível título do Brasileirão, continuo achando que um clube como o GLORIOSO deve disputar todo e qualquer campeonato com um só objetivo: Título. O que vier (de lucro) é consequência.
O problema é que na atual situação no campeonato brasileiro, ao mesmo tempo em que continuamos vivamos, o risco de sequer ficar com uma das vagas na Libertadores também é grande. Pode ser que fiquemos sem nada no final da temporada.
Toc toc toc na madeira!
Bom, só saberemos no próximo dia 4 de dezembro, né? Enquanto isso, a nova enquete do CB: Quantos jogadores do atual elenco podem ser considerados insubstituíveis?
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
11 comentários:
Rodrigo,
Errar, é a especialidade da casa!!
Diferente vai ser o dia que "eles" acertarem. Aliás arrisco dizer, que eles vão acertar, no dia que o "Caneludo Embusteiro" aprender a matar uma bola, rsrsrsrsr.
Desculpe, é só pra não perder a piada.
Patinhas.
Hahaha. Patinhas, mais o Loco matar uma bola corretamente não é impossível. Acho que eles (dirigentes) vão acertar no dia em que o Alessandro fizer uma jogada de linha de fundo (com cruzamento certo, é claro). rs.
Abs e SA!!!
Rodrigo,
Vamos combinar então. Nós estamos querendo muito, talvez o impossivel.
Da próxima vamos pedir algo mais ameno e palpável. rsrsrsr.
Patinhas.
Feito, Patinhas! rs
Abs e SA!!!
Rodrigo, quem falou comigo sabe. Depois da partida Botafogo x Independiente Santa Fé, ainda no Engenhão, eu falei para meu filho: acabamos de ser eliminados da Copa Sul-americana com este 1 x 1! O Vítor disse que estava exagerando, mas frisei: se o Caio Júnior, apoiado pela comissão técnica e diretoria, colocou em campo um time de segunda linha no Rio, certamente ele fará o mesmo na Colômbia. Vamos levar pau! Não deu outra. Na minha opinião perdemos a participação na Sul-americana logo nesse primeiro jogo. Para fazer esse papelão era melhor abrir mão da competição.
Outra coisa: se o Botafogo continuar nessa descendente, correremos sério risco de, na última rodada do campeonato brasileiro, vermos o Fluminense sagrar-se campeão em cima da gente, em pleno Engenhão. Há que tomar cuidado...
Rodrigo como o Botafogo não da um espetáculo a muito tempo !!!!!!!, nem sei se você curte cara o som, mas o Roger Walters vai dar um Show La no engenhão, disso ai a diretoria não abriu mão né? Da grana, espero que peguem essa grana de 2.5 Milhões e invistam em algo realmente valioso !!!!!!!
Saudações
André Veluna
Somos dois, Chico. Assim que acabou o primeiro jogo, saí com o sentimento de eliminação. E putz, dia 4 de dezembro pode terminar exatamente assim como vc colocou. Mas aposta que muita gente em GS comemorará? Claro, pode ser mais uma conquista de nossos co-irmãos...
André, eu não curto. Bom, é esse valor mesmo? O negócio é ver quanto restará líquido para o Botafogo e em que será empregado, né?
Abs e SA!!!
Detalhezinho:
Poupou o time e tomou uma paulada com o time titular todinho "descansado".
"Pequeno detalhe", Hangman! rs.
Abs e SA!!!
Já vou me antecipando a sua enquete: acho que o Jefferson, Cortês, Renato, M. Mattos, Maicossuél e Loco são insubstituíveis. 6 no total. O Lucas está na média do futebol brasileiro, mas precisamos de outro lateral para disputar com ele (xô presidente). A zaga deve ser toda trocada (não confio em nenhum) e precisamos de um meia (camisa 10) para armar as jogadas. Nem o Mago nem o Elkeson fazem isso. E, óbvio, banco. Esse nosso é uma porcaria! Volta Carlos Roberto!!!
Paulo, ainda não vou responder em qual opção votei, mas adianto que não sou tão empolgado com o time!rs.
Abs e SA!!!
Postar um comentário