Depois da diretoria, comissão técnica e jogadores jogarem toda a responsabilidade das derrotas e fracassos apenas nas costas da torcida, foi a vez da psicóloga Maíra Ruas fazer coro:
"- Se analisar os outros times, eles também sofrem com isso. Nenhum conseguiu manter a liderança direto. Acredito que o nível de exigência da nossa torcida é um pouco mais alto pelo longo tempo sem títulos. Qualquer erro remete a um passado recente de resultados adversos".
"- Se você parar para analisar, quase todas as equipes têm rendimento em casa muito melhor que fora. E porque isso acontece? Porque tem a torcida do lado. O incentivo te coloca em uma situação psicológica confortável, estável. Com a confiança, o jogador arrisca mais e acaba tendo sucesso. As vaias acabam jogando contra. Os jogadores sentem, claro. Não só os do Botafogo, mas qualquer um. Isso é inerente ao ser humano. A equipe começa a querer jogar para provar que sabe e acaba errando. A torcida tem um papel fundamental em um campeonato como o Brasileiro. Ela pode ser o 12º jogador. Pode decidir título, vaga em competição continental e fuga do rebaixamento".
Rapaz, isso que eu chamo de discurso afinado.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
28 comentários:
Com relação a este assunto já externei anteriormente meu ponto de vista: não vaio, e nem vaiarei jamais, qualquer jogador com a camisa do Botafogo antes do apito final. Acho que só piora as coisas. Após a partida é outra coisa. Uma boa vaia pode mexer nos brios dessa turma, se é que tem algum.
A torcida pode manifestar sua vontade durante a partida. Por exemplo: em vez de vaiar o Leo durante o jogo do Figueira, porque não ter gritado o nome do Herrera ?
É muito mais producente.
SAN
Rodrigo,
Uma coisa é certa, essa ratatuia de diretoria, comissão tecnica e jogadores amarelões, estão fechadinhos. O que um fala, o outro assina embaixo!!
Besta é a torcida, que dá trela pra esa raça de víboras.
Agora além do "Caneludo" temos mais um Embuste na firma, a tal de Maíra "Traíra" Ruas. rsrsrsr.
Patinhas.
isso é o q eu chamo de conversa fiada, e das piores... se vaiando nós temos a melhor campanha dentro de casa, e digo isso, lembrando q mesmo em jogos q vencemos, houveram vaias, contra o coritiba, por exemplo. Então esse papo de q a vaia... blá, blá, blá... não convence ninguém. Depois de tirarem sarro da nossa cara em coletiva, essa moça vem falar besteira, achando q a torcida nao tem memória. Não acho correto vaiar, mas não se pode atribuir aquela e as outras apresentações horrorosas do Botafogo as vaias. É julgar q o torcedor alvinegro é Burro! E isso, não é! Torço q para o próximo jogo haja apoio incondicional, do iníncio ao fim, mas bem q podia rolar uma faixa com o texto: "ASSUME TUAS FALHAS CARIO JR."
Meduna, acho que eles fizeram os dois (vaiaram o Léo e pediram o Herrera)! hehehe! Bom, a minha opinião todos já sabem também. Prefiro não julgar se é bom, ruim, certo ou errado. Apenas acho legítimo que o torcedor se comporte como bem quiser (desde que, pagando o ingresso e sem agressões físicas).
Patinhas, como eu disse, o discurso está muito bem afinado! rs.
Abs e SA!!!
Diego, é o retrato do pessoal que está lá dentro de GS: A transferência de culpa (para a torcida) é algo comum, discutido e colocado em prática sempre que uma coisa dá errado.
Abs e SA!!!
bicho, foi só nesse jogo que a torcida vaiou? claro que não! e não temos o melhor aproveitamento em casa? e aí, o que ela quis dizer então: a culpa foi mesmo das vaias?
vão se lascar!
queria poder dizer isso pra esse presidente banana, sua equipe incompetente e essa estagiária de psicóloga: vão se lascar!
Fala Rodrigão,
Pergunto a todos que frequentam esse espaço maravilhoso quantas vezes discutimos com nossos familiares? Pai, mãe (felicidades para eles e a todos que tem o prazer de ter esses anjos por perto), irmãos, tios(a). Dependendo da discussão, conheço algumas famílias que já passaram algum tempo, as vezes anos, sem se falar, porém, mesmo com todos os problemas e dificuldades que as famílias possuem não permitimos e não deixamos ninguém se intrometer e, falar alguma coisa. Nós podemos! Mas ninguém de fora (as vezes nem os parentes mais afastados), pode se meter e coitado de quem se atrever.
Algo parecido acontece com o nosso Botafogo! Nós brigamos e falamos dele, mas não permitimos que nenhum torcedor dos "co-irmãos" se atreva.
A frase do jornalista, mestre, e acima de tudo Botafoguense Roberto Porto, exprime bem esse amor que sentimos: " O BOTAFOGO, MINHA MAIOR PAIXÃO IMATERIAL".
Amigos, qualquer um de nós, se fossemos dirigente do nosso Botafogo teríamos demitido o inventor que é o atual treinador e qualquer outro profissional que falasse algo para denegrir, manchar, alimentar ou tocasse nas nossas feridas. Nossas feridas precisam ser diagnosticadas, tratadas, curadas dentro da nossa casa! Não pertence a ninguém e muito menos ao público.
Esse é o meu pensamento e a cada segundo eu vejo que os atuais dirigentes não possuem nada parecido com isso.
Algum frequentador do Cantinho Botafoguense pode dizer que são profissionais, mas que profissionais são esses? São os profissionais subservientes e que dificilmente os vemos defender os interesses do Botafogo!?
Alguns dizem que temos um bom time, mas coincidência ou não montaram um razoavel time no ano eleitoral! Coincidência ou não, a única vez que vi defender algo foi agora no jogo contra o time da colina. Me corrijam ou lembrem de algo mais!
Já que a psicologa defende a tese dos dirigentes, comissão técnica e de alguns jogadores, ela sabe que por mais que uma decisão seja tomada baseada nos dados analíticos, técnicos e profissionais, a atitude final é realizada fundamentalmente pela emoção. Qualquer decisão é sempre tomada por e pela emoção, em qualquer circunstância!
Já escrevi inúmeras vezes que não frequento GS e muito menos faço parte de qualquer corrente política do clube, mas a cada dia tenho a certeza que o Bebeto de Freitas largou o barco a deriva (seus últimos meses de mandato), por ver que todos aqueles que nos levaram para a segundona, quase acabaram com o clube e no qual os empresários mandavam e desmandavam, retornariam ao poder.
Ao contrário de todos esses que estão no poder, digo com toda a certeza que o clube ainda não acabou devido única e exclusivamente a essa torcida que virou bode expiatório.
Se tiverem a oportunidade vejam no site Movimento Carlito Rocha o tópico: Desagravo à torcida alvinegra, postado em 03.11.2011 pelo Bepe.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
As belas e ótimas contratações tambem, devem ser creditadas a torcida!cambada de cretinos incompetentes!!!
o problema é que a nossa torcida acha-se o supra sumo da sabedoria, pessoas diferenciadas e que não tem a mínima paciência com ninguém, basta alguém escrever algo que desagrade este sentimento de superioridade, que o mundo desaba.Para ser ídolo, não precisa jogar futebol, apenas, saber usar da palavra, como LAbreu. Enquanto não for pensado o futebol coletivo
a partir da base, vão sempre ficar pedindo e pensando em jogador de fechar aeroporto e não chegaremos a lugar algum.
Esse grupo atual, a maioria dos mesmos empresários, não estão nem aí para o clube.
Detesto o flamengo, mas, eles tem um padrão de jogo que vem da base com trocas de passes, saidas de bola rápidas, desde a famigerada era Zico.
Abs gloriosos.
Pois é, Fabião. O discurso é pré-estabelecido, mas totalmente incoerente.
Perfeito, Gil. Aqueles que hoje são considerados os "culpados" são justamente os que não deixam o Botafogo se tornar pequeno e insignificante, pois se dependesse do rodízio dos cardeais de GS, o clube seria apenas uma maneira de se tirar um trocado a mais.
Jorge, a culpa de tudo é da torcida. Só faltam agora o roupeiro e seguranças criticarem o pobre torcedor.
Santos, discordo em partes. A torcida botafoguense não se acha supra sumo de nada. Pelo contrário: Ela contesta (quando é o caso) por perceber que coisas estão erradas e/ou que podem ser melhoradas. Como ter mais paciência do que já temos com 5 anos de Alessandro? Como ter paciência com claras negociações que apenas visam interesses particulares (casos de J.Coral, V.Colombiano...)? A torcida botafoguense merece estátua, isso sim.
Abs e SA!!!
Falta o roupeiro!
Asura
Rodrigo, porque as fotos que voce põe aqui no seu blog, as pessoas que dirigem o BOTAFOGO , tem cara de sonsoou seja de bobo mesmo...
UMA PERGUNTA ?
SERÁ QUE OS CANSADINHOS DO BOTAFOGO, VIRAM O JOGO DO vasco ONTEM ?
Alex -Juiz de Fora -Mg
Se o Botafogo conseguir a vaga na Libertadores os méritos serão do time e do treinador.
Se o time for o campeão, méritos pro treinador, diretoria e jogadores.
Caso os resultados não apareçam, a culpa é da torcida, que vaia, não compreende, exige mais que as outras, o passado pesa, o top da sabedoria, blá, blá, blá,...
Amigos, não foi a primeira vez que isso aconteceu este ano. São desculpas sem argumentos, desprovidas de lógica.
Quer dizer que o psicológico agora está influenciando. Nos jogos contra coritiba e atlético-go, o que aconteceu com o psicológico dos jogadores? A torcida do Botafogo em Goiânia, por exemplo, não vaiou o time, pelo contrário, o incentivou e saiu decepcionada, cabisbaixa e envergonhada.
Sou contra as vaias nos primeiros minutos, mas os jogadores estão muito sensíveis, instáveis emocionalmente.
Troquem de psicóloga!
Peesoal, fui ao jogo e concordo integralmente com a Psicóloga. Acho que todos temos o direito a livre manifestação, mas em muitos casos a torcida é burra sim!!! Passados 5 minutos de jogo em que começamos dominando o Figueira, os caras "acharam" um gol após um frango do nosso grande Jefferson. Dali em diante o estádio em coro começou a pedir o Herrera!!! Absurdo! O Herrera está muito mal no time. Sua saída eu já havia pedido faz tempo. Se a torcida tivesse apoiado, ao invés de vaiar a confiança poderia ter voltado. Não digo que viraríamos a partida ou sequer que pudéssemos ganhar, mas a torcida do Botafogo jamais apoia em momentos difíceis. Ontem o Vasco estava empatando de 2 x 2 em casa precisando fazer mais 3 gols e a torcida literalmente empurrou o time! A nossa já estaria vaiando!
O interessante é que todos dizem que não há mais times bobos no futebol.
Mas em relação à torcida....
Juro! Se o Botafogo não for campeão ou não conseguir vaga na libertadores, vou ficar traumatizado pro resto da minha vida.
Uma dúvida: Se os torcedores são tão prejudiciais ao time, porque insistem tanto em pedir para que lotemos o Engenhão?
Só falta agora a dupla de mascotes dizer que os torcedores é que são culpados.
Haja saco!
Abraços e saudações alvinegras.
Os seguranças, cozinheiro e massagista tb, Asura. rs
Alex, boa pergunta! heheheh. Olha, claro que não viram o jogo do Vasco. É humanamente impossível trabalhar um período do dia, ficar acordado até meia noite e jogar no próximo domingo! rs.
Newton, e outra coisa: Não é exclusividade da torcida do Botafogo. A diferença é que nos outros clubes - quase sempre -, quando a torcida está mal humorada e tal, os jogadores correm em dobro e suam sangue, conseguindo trazer os adeptos novamente para o seu lado.
Paulo, repito o que acho (e disse ao Newton): A diferença é que nos adversários, vemos os jogadores com raiva, correndo em dobro, brigando, etc... No atual Botafogo, infelizmente é algo raro. Pelo contrário, os semblantes, postura e agressividade continuam da mesma maneira. Tipo, "seguindo o planejamento".
Abs e SA!!!
Perfeito, Antonio! Disse tudo. Então seria melhor a diretoria deixar bem claro: "Que venham apenas as organizadas (que estranhamente nunca nos cobram) e aqueles que aplaudem até derrota e vexames".
Abs e SA!!!
"Paulo, repito o que acho (e disse ao Newton): A diferença é que nos adversários, vemos os jogadores com raiva, correndo em dobro, brigando, etc... No atual Botafogo, infelizmente é algo raro. Pelo contrário, os semblantes, postura e agressividade continuam da mesma maneira. Tipo, "seguindo o planejamento"".
Veja bem Rodrigo, vc contesta a afirmação da psicóloga e dá inteira razão ao Paulo, estou com ele, como o time pode ter raiva, correr em dobro, brigando, etc., com a torcida vaiando 02 minutos após o gol sofrido??? Não é pedir demais???
A diferença não é exatamente essa, como vc afirma, a diferença é que as torcidas apoiam durante o jogo e depois vaiam, xingem, pixam, até, infelizmente, depredama e agridem os atletas e diretorias.
Não tenho qualquer objetivo de ensinar, como dizem por aqui, o torcedor a se comportar, mas isso é uma constante nas torcidas de Botafogo e Palmeiras e, por aqui, Avaí, infelizmente; devemos admitir isso para mudar a postura e ajudar a equipe; transmitimos nosso medo aos jogadores, nós somos (ou nos tornamos) inseguros em relação a resultados...
O exemplo de ontem, do Vasco, é claro, a torcida do FLA cansa de nos demonstrar isso com times ridículos e, se lembrarmos bem, a do FLU, quando passou a apoiar o time (vaiou o campeonato inteiro), em 2009, desmascarou os estatísticos de plantão; ano passado a torcida do Avaí fez a mesma coisa, pena que esse ano não esteja conseguindo reverter a situação, tem ido mas o time é fraco mesmo.
Reinaldo, eu contesto no sentido de só jogar a culpa/responsabilidade para a torcida. Quanto a isso, não concordo mesmo. Já disse aqui qual é a minha opinião (não julgando ser certo ou errado): Pagou ingresso e não agrediu (fisicamente) ninguém? A manifestação é livre. Pode não ser a melhor escolha, mas não aceito o fato de só jogarem nas costas do torcedor. E tb vejo essa diferença (de verdade) entre os jogadores botafoguenses e dos rivais: Quando a torcida dos outros está P, os caras parecem se motivar, lutar em dobro. Pode até não dar resultado e atrapalhar, mas a postura muda. No Botafogo, não. Os caras murcham de vez. Enfim, questão de opinião. Eu apenas não comungo com esse discurso ensaiado em GS.
Abs e SA!!!
CAIO JR. É O MAIOR CULPADO PELAS VAIAS DA TORCIDA,ERA SÓ FALAR QUE O TIME NÃO JOGOU PORRA NENHUMA E MERECEMOS SAIR DERROTADO.DIZER QUE O TIME JOGOU BEM, PÔRRA É UM ATENTADO CONTRA O TORCEDOR E QUAL FOI A BOLA QUE O GOLEIRO DO FIGUEIRA FÊZ DIFÍCIL EM TODO JOGO.CAIO JR. A TORCIDA DO BOTAFOGO É FEITA DE PESSOAS INTELIGENTES.
GABRIEL
Não digo que somos traumatizados? A síndrome dos injustiçados... futebol é um meio de diversão, Rodrigo, uma válvula de escape, devemos nos chatear com as derrotas, vibrar nas vitórias, o mundo gira e segue em frente.
Nós, não, sofremos com qualquer manifestação, nos culpamos... nos sentimos envergonhados nas derrotas, somos os Cricris nas vitórias..
O que tenho visto por parte de diretoria e jogadores são, sempre, solicitações de apoio, comparecimento (o que não existe baseado no posicionamento atual da equipe, somos o 12º em publico), nos fazemos de vítimas.
Como cobramos, também somos cobrados a apoiar, nada mais justo.
Como essas manifestações devem ter apenas uma via (só a torcida pode se manifestar), sigamos em frente, tudo às mil maravilhas...
Gabriel, na verdade - e considerando esse ponto -, acho que a culpa é de todos, pois a desculpa vai desde a diretoria até os jogadores.
Reinaldo, não acho que seja tanto assim. Vejo de outra maneira (mas obviamente respeito o seu ponto de vista). O torcedor (falo por mim) tem mais que cobrar mesmo. Já os jogadores, não. Quem paga os salários deles "somos nós". Eles amanhã estarão nos nossos maiores rivais. E outra coisa: A nossa média atual de comparecimento aos estádios não está tão diferente dos últimos anos, portanto, não adianta dizer que falta (ou sobra) presença da torcida. Se vão 1000 ou 100000, a entrega, cobrança e elogios (se houver razão para isso) devem ser iguais.
Abs e SA!!!
Rodrigo,
Essa história de culpar a torcida já encheu o saco.
Toda vez que as vaias aparecem é a mesma coisa, botafoguenses discutindo com botafoguenses, cada um defendendo suas concepções do que seja manifestação admissível ou inadmissível no estádio.
Agora temos o uso explícito do comportamento da torcida por pessoas dentro do clube da forma que lhes convêm, especialmente para fazer parecer que a consequência seria a causa de desempenho ruim da equipe.
Querer um comportamento padronizado da torcida faz lembrar dos programas de auditório, em que alguém levanta uma placa dizendo "aplaudir", "rir", "apupar" e a plateia age conforme o script.
Todos sabemos que os dirigentes do Botafogo lançaram recentemente a campanha "Tem que ter paixão". Esquecem-se agora de que a paixão por um clube se manifesta de diversas formas, algumas nada agradáveis como é o caso da vaia. Talvez devessem ter lançado a campanha "tem que apoiar" ou "tem que aplaudir", já que só querem manifestações positivas.
Alías, a creio que a campanha se adequa mais aos jogadores, porque a torcida é sempre paixão pura.
Saudações botafoguenses.
GJS-DF
Perfeito, GJS. Disse tudo! Valeu, cara.
Abs e SA!!!
Vou concordar com o Reinaldo...e tem mais: já pensaram que estamos no topo da tabela, a 3 pontos do lider e com chances de sermos campeões?!? E neste momento tratamos os jogadores e o Caio Jr. dessa forma?!? É atirar no próprio pé, cuspir pra cima, etc...no mínimo uma grande burrice! Por isso que acho nossa torcida meio burra, traumatizada e complexada. Mas não discordo em momento algum quando fala do direito de livre manifestação. Vale a célebre frase:
"-Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até e morte seu direito de dizer."
Ou seja, a torcida tem todo o direito dese manifestar, mas vai se manifestar mal assim no raio que a parta! Repito: 5 minutos de jogo e vaias!!!! Estava lá e fiquei revoltado com a nossa torcida!
Claro, Paulo. É questão de opinião. Por mais que eu tenha vontade (ás vezes), não consigo vaiar com tão pouco tempo, mas acho legítimo que o torcedor que quiser, assim o faça.
Abs e SA!!!
Mais uma boca que poderia ter ficado fechada
Também acho, Daniel.
Abs e SA!!!
Postar um comentário